Os fabricantes de móveis levam em consideração as dimensões dos apartamentos modernos, oferecendo aos compradores uma variedade de móveis compactos e funcionais. Os complexos de móveis são adequados para um quarto de criança pequeno ou apartamento de um cômodo. O tipo mais popular é uma cama alta com área de trabalho para um adolescente - um design semelhante aos beliches com escada, mas mais funcional devido à presença de prateleiras, armários, racks, gavetas embutidos, bem como uma mesa de trabalho - a principal característica deste móvel.
Uma cama alta ou beliche com escrivaninha também é adequada para um quarto de tamanho padrão. A versatilidade dos conjuntos de móveis permite que eles sejam utilizados em qualquer lugar, concretizando a ideia de preservação do espaço de convivência e aumentando a área útil para descanso, mesa, armazenamento e área de lazer.
Contente
- Vantagens e desvantagens dos complexos de móveis
- Tipos de camas altas com área de trabalho
- Outras variedades
- Soluções de cores
- Como escolher o material certo?
- No que você deve prestar atenção especial ao escolher?
- Dimensões e características de design
- Características e uso no interior
- Design inovador com sistemas de armazenamento inteligentes
- Vídeo: Cama com área de trabalho
- 50 opções para usar uma cama alta com espaço de trabalho no interior:
Vantagens e desvantagens dos complexos de móveis
As camas com área de trabalho apresentadas pelos fabricantes têm muitas vantagens e relativamente poucas desvantagens. As principais vantagens dos modelos incluem:
- compacidade;
- funcionalidade;
- conveniência;
- versatilidade.
Eles compram um beliche com área de trabalho para economizar espaço em pequenos apartamentos de um cômodo. Sua peculiaridade está na disposição compacta dos elementos principais: área de dormir e guarda-roupas. A maioria das opções são itens combinados com base em uma estrutura de suporte: a moldura. Uma cama e um pequeno guarda-roupa são instalados em cima dela. Na parte inferior há um nicho onde é instalado o tampo da mesa. Uma escada de tábuas é fornecida para acesso ao nível superior. Existem complexos com caixas modulares dispostas em forma de degraus que levam para cima, que são considerados mais seguros e estáveis, aumentando a funcionalidade.
A desvantagem de uma cama alta com área de trabalho é seu volume, que é especialmente perceptível em um cômodo pequeno. Mas graças à funcionalidade do modelo, essa desvantagem é facilmente compensada. Usar esse tipo de beliche permite que você não precise comprar móveis adicionais, pois já possui um guarda-roupa para guardar roupas, uma estante, uma escrivaninha e um local para dormir. Ao instalar uma cama alta ao longo de uma parede pequena de comprimento igual, você pode manter a geometria do cômodo e reduzir a perda de espaço habitável.
Outra desvantagem desse design é que ele é adequado apenas para uma criança, porque a maioria dos modelos tem apenas um lugar para dormir. Às vezes, entre a variedade apresentada, você pode encontrar uma modificação com beliches superiores localizados em ângulo entre si. Mas tais variantes são raras na produção em série; elas geralmente são encontradas como edições limitadas exclusivas de marcas europeias.
Tipos de camas altas com área de trabalho
Existem muitas variações desse tipo de beliche, sendo as diferenças determinadas por pequenas modificações feitas pelos designers. Características comuns a todos os modelos são o design, que inclui elementos funcionais sob a parte superior - um tampo de mesa, um guarda-roupa com portas, prateleiras abertas, uma extensão ou uma escada padrão.
As características de cada componente também podem ser diferentes:
- A área de dormir é equipada com laterais protetoras feitas de aglomerado laminado ou MDF.
- Uma escrivaninha pode ser um único tampo simples que pode deslizar e dobrar, ou uma escrivaninha completa com um pedestal e gavetas. O tampo da mesa pode ser reto ou angular (radial).
- Guarda-roupa com portas de batente com compartimentos internos e varão para cabides.
- Prateleiras de parede instaladas sob a base da cama, acima do tampo da mesa.
- Uma estante estreita com prateleiras abertas para livros, geralmente instalada ao lado de um guarda-roupa.
A presença de um grande número de gavetas, compartimentos abertos, prateleiras e nichos torna as camas altas muito funcionais. Isso permite que os usuários organizem todas as suas coisas: roupas, livros didáticos, instrumentos de escrita, brinquedos, roupas de cama e muito mais.
Outras variedades
Existem variedades de camas altas para diferentes faixas etárias de usuários. Os modelos padrão são adequados para crianças em idade escolar secundária, adolescentes, com altura padrão de cerca de 2000 mm. Há uma variedade para crianças pequenas a partir de 2,5 anos: camas baixas de até 1,5 m, cuja base lembra uma grande cômoda com gavetas, e a área de dormir fica na parte superior. O tampo da mesa é instalado em ângulo reto, na forma de uma pequena mesa retangular.
Muitos produtos para crianças pequenas são equipados com atributos de playground, tendo elementos de design adicionais. Além da escada extensível ou modular padrão, essas modificações são equipadas com escorregadores e cordas. Essas variações são grandes em tamanho e são adequadas para ambientes espaçosos. Se o seu apartamento tiver espaço limitado, você pode escolher uma versão mais compacta da cama alta com uma área de lazer embaixo.
Soluções de cores
As diferenças externas entre as opções de cama alta com escrivaninha são o uso de diferentes esquemas de cores. A maioria das fábricas produz camas de acordo com os padrões de produção de móveis: usando cores brilhantes e ricas para decorar fachadas e tons claros de revestimento ecológico. Muitas vezes, em catálogos, você pode encontrar produtos para meninos e meninas. As cores mais populares são rosa, azul, verde claro, laranja, amarelo, limão e lilás. Você também pode encontrar opções em cores neutras – nogueira, amieiro, pinho, carvalho, wengué. Tons claros de madeira continuam sendo preferíveis, pois combinam bem com inserções de cores brilhantes nas fachadas.
Como escolher o material certo?
99% dos armários e móveis modulares produzidos em série são feitos de aglomerado laminado (LDSP) de 16-22 mm, bem como de compensado, MDF, plástico e outros materiais artificiais. Produtos feitos de carvalho maciço, faia e pinho são menos comuns e geralmente são feitos sob encomenda.
Para permanecer confiante na qualidade do modelo de cama alta escolhido, você precisa se concentrar no indicador 20-22 na espessura do aglomerado laminado do qual a base é feita. Isso garantirá estabilidade e longa vida útil.
No que você deve prestar atenção especial ao escolher?
Assim como todas as estruturas de beliche, as camas altas têm altos requisitos de segurança.
- É essencial ter um guarda-corpo para evitar que uma criança caia de uma altura de quase dois metros. Isto é especialmente importante para crianças com 3 anos ou mais, em idade escolar primária e secundária.
- Outro requisito importante de segurança é que todos os elementos de fixação – dobradiças, parafusos, porcas – não fiquem salientes acima da superfície do aglomerado laminado ou sejam cobertos com tampões plásticos especiais.
- As extremidades do tampo e as laterais da mesa devem ser cobertas com uma borda especial de PVC para proteger contra danos à pele.
Fabricantes confiáveis atendem a esses requisitos oferecendo camas altas feitas de acordo com padrões higiênicos e ecologicamente corretos. Ao escolher, é melhor certificar-se também de que não há substâncias tóxicas (formaldeído) nos revestimentos de tinta e verniz.
Dimensões e características de design
Devido à configuração ampliada dos produtos, as camas altas com escrivaninha têm dimensões maiores em comparação às versões padrão. Se houver elementos retráteis – escadas, escorregadores, tampos de mesa – a profundidade e a largura dos produtos podem ser aumentadas ainda mais.
Tamanhos padrão de cama alta com área de trabalho | |
Altura | 2000-2500 milímetros |
Largura | 2000-2300 milímetros |
Profundidade | 800-1200 milímetros |
Características e uso no interior
Os modelos padrão com um grande número de componentes têm peso e dimensões consideráveis em comparação com outros tipos. Isso requer uma fixação segura da cama alta na parede usando dobradiças especiais e outros fixadores. Caso o comprador considere que um produto à base de aglomerado laminado será instável, ele pode escolher uma opção com um suporte metálico adicional no qual o berço superior é instalado. Ele atuará como um suporte de carga adicional, garantindo a confiabilidade de todo o complexo de móveis.
As dimensões do quarto do bebê são um parâmetro essencial na hora de escolher um beliche. Isso não é um problema para os pais, porque o mercado de móveis infantis oferece muitas opções de modelos compactos para quartos pequenos e conjuntos de móveis maiores para quartos espaçosos. Para economizar espaço útil, são fornecidas modificações que podem ser estendidas em altura. Todos os componentes, módulos, beliche superior, prateleiras e gavetas lembram uma estrutura monolítica com um nicho para tampo de mesa. Elementos adicionais – escadas, escorregadores – aumentam a área usada para instalação, especialmente aqueles localizados em ângulo. Para economizar espaço, você pode escolher produtos com escadas laterais verticais.
Design inovador com sistemas de armazenamento inteligentes
Como o principal objetivo da criação de uma cama alta era aumentar a funcionalidade do quarto de uma criança, os fabricantes estão constantemente trabalhando para melhorar esse tipo de mobília para crianças. Existem muitos tipos diferentes de camas altas: as padrão, com um sofá embaixo, e as mini-alcovas para crianças em idade pré-escolar, com diferentes tipos de escadas, com cordas e escorregadores. A maioria dos desenvolvedores se concentra em aumentar a funcionalidade, criando designs inovadores com sistemas de armazenamento inteligentes para coisas – brinquedos, roupas, livros didáticos.
Seções abertas e fechadas, prateleiras e gavetas são incluídas nos produtos de várias maneiras: como componentes de armários, armários altos, estantes, escadas modulares e gavetas superiores.
Essas eram as principais características dos complexos de móveis de dois andares com área de trabalho. Quase todos os fabricantes oferecem seu próprio design exclusivo de camas altas. A escolha depende da capacidade financeira dos pais, do tamanho da creche, do número de crianças na família e das preferências pessoais.
Vídeo: Cama com área de trabalho
https://www.youtube.com/watch?v=Mt1JjGDkGJA
Como descobrir o preço de um mural infantil