
Uma cama alta com um sofá embaixo é um tipo de beliche para quarto de criança. Existe outra versão desse tipo de mobiliário: os lofts clássicos, que além de uma área de dormir são equipados com guarda-roupa, escrivaninha e outros itens funcionais. Juntos, eles formam um complexo de móveis projetado para colocação compacta no quarto de uma criança.

A principal diferença entre uma cama alta com sofá e um modelo clássico é a presença de dois lugares para dormir. Se em um sótão regular a área de dormir estiver localizada na camada superior, e abaixo houver uma mesa e outros elementos do complexo, então esta modificação terá um sofá em vez de uma mesa. Isso faz deste design um beliche completo, o que não pode ser dito sobre o modelo clássico. Mas ambos têm suas próprias vantagens e desvantagens funcionais, que serão discutidas a seguir.

Contente
- Vantagens e desvantagens
- Vista do sótão com sofá abaixo
- Como escolher o material certo?
- No que você deve prestar atenção especial ao escolher?
- Dimensões da estrutura
- Características e como aplicá-las no interior?
- Preço de um loft com sofá no andar de baixo
- Vídeo: Cama alta sobre um sofá
- A melhor seleção de fotos com uma cama alta e um sofá abaixo no interior dos quartos:
Vantagens e desvantagens

Em termos de funcionalidade, uma cama alta com sofá é um pouco inferior à versão tradicional, porque, em essência, são dois lugares para dormir, mas com modificações. Eles não têm guarda-roupa, que também é uma estrutura de suporte para a área de dormir, bem como escrivaninha, prateleiras e outros elementos. Existem produtos com base macia, que contêm gavetas dispostas em forma de degraus em vez da habitual escada de tábuas. Isso torna a cama alta com um sofá adicional mais funcional.

Uma cama alta com sofá tem uma vantagem significativa: mais pessoas podem sentar nela. Se o modelo tradicional é projetado para uma pessoa, o modelo com pufe pode acomodar até três pessoas. Esta é uma excelente opção para um quarto infantil onde moram duas crianças, bem como para um pequeno apartamento de um cômodo. Os adultos podem sentar-se no sofá, que tem um mecanismo de transformação em forma de sanfona, golfinho ou Eurobook, e uma criança pode sentar-se na camada superior. Durante o dia, esse beliche permite manter a estética do quarto, propícia para receber convidados e, se necessário, transforma-se facilmente em uma espaçosa cama de casal. À noite, os usuários recebem três lugares para dormir de tamanho normal.

Outra vantagem que esse tipo de móvel infantil tem é sua compacidade. O design ocupa menos espaço no ambiente devido à ausência de elementos adicionais volumosos (mesa, armário). Em termos de dimensões, pode ser comparado a um beliche comum, que ocupa no máximo um metro de profundidade e dois metros de largura e altura.

A restrição de idade é o terceiro recurso que muitos compradores consideram uma desvantagem. A altura bastante grande – até 2 m – não permite que uma criança menor de 5 a 6 anos durma no segundo andar. Este tipo é projetado para uma categoria mais madura de usuários – para crianças em idade escolar, ensino fundamental e médio.

Vista do sótão com sofá abaixo

Entre os produtos de fábricas de móveis nacionais e estrangeiras, você pode encontrar vários tipos de designs. As características de desenvolvimento do design podem determinar diversas formas geométricas da base, escadas, diferentes soluções de cores para fachadas e estofados, além da presença de elementos adicionais (prateleiras internas, gavetas).

Mas todas as variantes têm um tipo de design básico comum:
- uma estrutura durável feita de madeira, aglomerado laminado, na qual há uma camada superior com uma área de dormir;
- um sofá inferior, que pode ser um componente de um complexo de móveis ou um elemento separado que pode ser movido para outro lugar, se necessário.

As principais diferenças entre os produtos são pequenas. Via de regra, eles consistem no tipo de escada, na presença de elementos funcionais adicionais, no design, no esquema de cores, no tipo de materiais e em outros parâmetros.

Uma cama alta clássica com sofá é uma extensão de uma área de dormir compacta abaixo com uma escada acoplada. Há modificações:
- estruturas com caixas modulares dispostas em forma de escada;
- produtos com escada lateral;
- opções com colocação de escada frontal.

Menos comum é um beliche, cujo design inclui um pequeno armário alto. Esses sótãos são mais volumosos. Você também pode encontrar opções que contam com uma escrivaninha pequena, que faz parte do conjunto de móveis reduzindo o tamanho dos estofados. É essencialmente um loft com uma cadeira que pode acomodar apenas uma pessoa.

Outras diferenças de design entre os produtos incluem o tipo de sofá. Podem ser Eurobooks compactos, sanfonas, golfinhos, bem como pequenos pufes sem mecanismo de transformação, mas com gavetas inferiores para roupa de cama e têxteis para o lar.

Como escolher o material certo?

Uma cama alta com sofá é feita principalmente de aglomerado laminado durável (LDSP) com uma espessura de 16-20 mm. Este é o material mais comum para a produção de móveis infantis, mais acessível que a madeira maciça. Em termos de propriedades e características, essas opções não são inferiores aos análogos feitos de madeira natural, embora o preço seja de 2 a 4 vezes menor.
O aglomerado geralmente é revestido com folheado ou eco-folheado na cor da madeira natural em tons claros (nogueira, carvalho, amieiro) e também é pintado em várias cores. Para quartos de crianças, é comum usar tons brilhantes e vibrantes - verde claro, amarelo, laranja, azul.
Há um beliche baseado em um perfil metálico redondo, do qual a estrutura é feita. Esses modelos são considerados produtos para quartos de adultos e geralmente são instalados em albergues e mini-hotéis.

Se falamos de móveis infantis, a maioria dos fabricantes oferece modelos baseados em aglomerado laminado, bem como MDF ou compensado. Produtos de madeira maciça são mais raros e geralmente precisam ser encomendados individualmente.
Há mais opções para escolher quando se trata do material do elemento estrutural inferior. A maioria dos fabricantes produz móveis estofados à base de espuma de borracha e espuma de poliuretano. Assentos com fibra de coco, pelo e outros enchimentos naturais são raros. O estofamento é feito de um tecido especial projetado para uso intensivo.
Você pode encontrar modelos com estofamento feito de jacquard, fleece e outros materiais. Uma estrutura de metal, bem como uma de madeira com base em madeira e compensado, pode ser usada como base. A maioria das variedades modernas tem uma base ortopédica feita de ripas flexíveis; opções com molas são bastante raras.

No que você deve prestar atenção especial ao escolher?
Uma cama alta infantil pertence a uma categoria especial de produtos que possuem requisitos de segurança rigorosos. Isso se aplica à compatibilidade ambiental dos materiais, bem como às propriedades de design dos produtos.
O aglomerado e o compensado usados na produção de móveis são seguros por si só. Vale a pena prestar atenção à composição das tintas e vernizes utilizados no revestimento. Eles não devem conter formaldeído ou outras substâncias tóxicas que podem evaporar quando aquecidas. Para verificar isso, você precisa estudar cuidadosamente a documentação técnica ou consultar pessoalmente o vendedor/fabricante.

Outro aspecto importante da segurança das crianças é a ausência de perigo potencial de ferimentos. E pode ser provocado por:
- degraus redondos e escorregadios de uma escada;
- fixadores salientes;
- cantos afiados;
- falta de laterais na camada superior;
- extremidades não tratadas de painéis de aglomerado laminado.
De acordo com as regras para a produção de móveis para crianças, todos os elementos de fixação — dobradiças, pregos, porcas — não devem sobressair da superfície. O ideal é que elas sejam cobertas com tampões de plástico e as extremidades dos painéis de aglomerado sejam polidas ou protegidas com bordas de PVC.
As laterais são um elemento estrutural importante onde a criança dorme até os 7 ou 8 anos de idade. Uma cerca baixa (até 25 cm) deve fornecer proteção contra quedas.

Dimensões da estrutura
As dimensões desses beliches dependem do tipo de construção desenvolvida e implementada pelo fabricante. Os parâmetros médios de um projeto são os seguintes:
| comprimento | 2000-2200 milímetros |
| profundidade | 1000-1040 milímetros |
| altura | 1800-1950 mm |
As dimensões do elemento inferior quando dobrado geralmente variam entre 1750-1800*700-800 mm, quando desdobrado podem ser 1750-1800*1500*2200 mm.
Características e como aplicá-las no interior?

A peculiaridade desse tipo de mobiliário para quartos infantis é a grande variabilidade de utilização. Este design é considerado universal, pois se adapta igualmente bem a um berçário pequeno e a um quarto espaçoso.
Os fabricantes oferecem opções para meninos e meninas. Para os primeiros, geralmente são utilizadas cores mais calmas e contidas nas fachadas e estofados, com preferência para tons de azul, roxo e verde. Para uma menina, a escolha geralmente recai sobre rosa, fúcsia, amarelo e laranja. Você também pode escolher uma opção neutra - produtos usando folheado ecológico em nogueira clara, carvalho Belfort, pinho e wengué.

A escolha de um beliche depende das dimensões do quarto da criança. Se houver necessidade de guardar muitas coisas, brinquedos, roupas, roupas de cama, cobertores e edredons, é melhor escolher a opção com gavetas modulares dispostas em forma de escada. Graças a eles, você não precisará comprar uma cômoda ou guarda-roupa adicional.
Preço de um loft com sofá no andar de baixo

O custo de um beliche com sofá pode variar, dependendo de muitos fatores:
- materiais de fabricação;
- complexidade do design;
- presença de elementos adicionais;
- política de preços do vendedor.
A faixa de preços para esta categoria de móveis para quartos infantis é bastante ampla: o custo começa em 9 a 10 mil rublos para modelos padrão feitos de aglomerado laminado, sem nenhuma adição especial de design. Existem opções com preços entre 38 e 40 mil rublos: são produtos baseados em aglomerado laminado mais espesso, com revestimento natural, estofamento em tecido ou contendo elementos adicionais, como gavetas. Geralmente o custo é acrescido por um sofá, que pode ter um mecanismo de transformação diferente. Modelos sem possibilidade de desdobramento - pufes compactos em vez de estruturas dobráveis completas - reduzem o custo.

A política de preços do vendedor desempenha um papel importante no custo desse tipo de mobiliário infantil. Normalmente, os intermediários que compram produtos dos fabricantes e os vendem no varejo aumentam os preços em 15% a 25% do preço de custo para cobrir despesas e obter lucro. Se a venda for realizada diretamente pelo fabricante no depósito (geralmente é assim que os móveis são vendidos em lojas online), o custo pode até ser menor do que o preço médio de mercado.
As lojas oferecem vários modelos com sofá embaixo a preços acessíveis. Explore a variedade e escolha o que melhor se adapta ao seu preço, tamanho e design.



















































