Se houver apenas uma sala comum, surge a questão de como organizar todas as zonas necessárias para uma vida confortável em um espaço limitado.
É necessário decidir onde receber convidados, onde trabalhar, onde relaxar e como tornar essas zonas o mais discretas possível.
Combinar uma sala de estar e um quarto em um único cômodo é uma tarefa interessante que requer uma consideração cuidadosa de design.
A sala de estar é destinada a passatempos ativos, enquanto a área de dormir deve proporcionar a oportunidade de descansar em um ambiente relaxante. Essas tarefas parecem ser mutuamente exclusivas.
No entanto, tendo pensado no layout do apartamento e feito alguns ajustes na fase de reforma, você pode colocar com sucesso um quarto e um “salão de recepção” em um único cômodo.
Contente
Métodos de zoneamento: fáceis e não tão fáceis
Quando é possível fazer pequenas alterações em um ambiente sem afetar as estruturas de suporte, uma boa solução para separar diferentes zonas seria construir uma divisória no meio do ambiente, perpendicular ao seu lado maior, com duas passagens nas laterais.
Mesas de cabeceira podem ser substituídas com sucesso por mesas de luz, cubos abertos com uma prateleira interna e até mesmo prateleiras de tecido em suportes. O principal é poder colocar um livro, um celular ou óculos.
Unidades de iluminação de cabeceira e sofá são montadas dentro da própria parede. Com esta solução de quarto-sala de estar, dependendo de onde estiver a abertura da janela, você pode admirar o pôr do sol ou o nascer do sol, deitado na cama ou confortavelmente acomodado com uma xícara de chocolate quente no sofá.
A segunda maneira de dividir um espaço comum em duas zonas, que também envolve a construção de estruturas de paredes leves, é estender divisórias curtas perpendiculares aos lados longos do cômodo.
Você também pode instalar suportes de teto para cortinas japonesas feitas de vários painéis que se movem em um plano, criando um espaço privado.
O terceiro método envolve dividir visualmente o espaço pintando a sala de estar e o quarto com cores contrastantes e usando materiais texturizados diferentes para decoração de paredes.
A sala de estar pode ser uma “explosão” de cores se combinar com o humor do dono. O efeito óptico dos diferentes espaços deve ser apoiado por prateleiras estreitas até o teto colocadas na junção, fotografias ou pôsteres, ou objetos que enfatizem o caráter e os hobbies dos moradores do apartamento.
Até mesmo hastes giratórias comuns ou um intrincado entrelaçamento de tubos de aço parecerão um objeto de arte, uma instalação moderna.
Se o sofá tomar o lugar da cama
Ao criar um espaço em um cômodo que seja ao mesmo tempo sala de estar e quarto, é necessário pensar na escolha de objetos grandes que enfatizem o propósito funcional de uma ou outra zona com sua aparência.
Quais são as opções possíveis?
- Sofá e cama independentes.
Esta opção é adequada desde que você não precise colocar os móveis muito próximos uns dos outros e consiga andar de uma ponta a outra do cômodo. - Uma cama de casal e um sofá-cama, que podem ser usados para acomodar hóspedes tardios, se necessário.
É melhor prestar atenção em móveis multifuncionais leves que não ocupem muito espaço, mas que permitam aproveitar ao máximo o espaço disponível. - Sofá grande e cama dobrável.
É importante lembrar que este é um cômodo único e deve parecer harmonioso. - Um sofá-cama que enfatiza a função da sala de estar durante o dia.
O local mais lógico para um sofá na sala de estar é considerado um lugar perto da janela.
Prós e contras: o que escolher
- Cama elevatória – uma ótima oportunidade de conseguir um lugar para dormir completo, que, ao amanhecer, sobe para dentro do armário, ou seja, fica invisível.
Isso permite uma economia significativa de espaço e, graças ao mecanismo de elevação, a estrutura pode ser facilmente armazenada em um nicho. Quando fechado, este dispositivo se transforma em um painel tridimensional onde você pode facilmente fixar um marcador magnético ou um quadro negro. É aqui que você pode pendurar os materiais necessários ao pensar em um novo projeto, colocar uma exposição de desenhos ou algo maior.
A opção mais simples e eficaz é um espelho. Um mecanismo conveniente ajudará a tornar a cama elevatória invisível durante o dia, e o espaço do quarto será projetado para trabalho e lazer ativo.
À noite, o armário se transforma em área de dormir, e o quarto vira quarto; pela manhã, você devolve a estrutura ao seu lugar (com um leve movimento) e o cômodo novamente se transforma em uma sala de estar, pronta para receber convidados. - Sofá-cama - uma invenção incrível. Durante o dia é um lugar de encontros e à noite para dormir.
Quando dobrado, não ocupa muito espaço. Um sofá pode se tornar o centro brilhante da sala, atraindo toda a atenção para si, se ele se destacar do esquema geral de cores com seu estofamento ou pequenos detalhes têxteis - almofadas decorativas, um cobertor texturizado.
Se você precisar usar um sofá-cama, poderá encontrar um modelo que se desdobra em uma área de dormir confortável. No entanto, esta peça de mobiliário tem suas desvantagens. Montar e desmontar uma estrutura pesada todos os dias é um verdadeiro desafio para qualquer pessoa.
Quando desdobrado, ele ocupa quase todo o ambiente e atrapalha a livre circulação. Além disso, o sofá-cama é uma medida temporária e não pode ser desmontado todos os dias. Em alguns produtos, os fabricantes até colocam a marcação “Não para uso permanente”.
Um sofá não pode fornecer o nível de suporte necessário para o corpo de uma pessoa dormindo da mesma forma que um colchão ortopédico. Colocar uma cama de casal e um sofá separado em áreas visualmente separadas é a melhor opção para criar um lar confortável.
Uma solução semelhante é possível em uma sala pequena, a única condição é seu formato retangular.