As moradias modernas nem sempre se distinguem por sua grande área. Muitas vezes, os proprietários de apartamentos se deparam com a necessidade de escolher entre estilo e praticidade. Nesses casos, móveis multifuncionais vêm em socorro.

Uma cama com cadeira dobrável não é apenas confortável, mas também elegante. Os fabricantes oferecem uma ampla gama de modelos em diversos designs. Este móvel se adapta bem a qualquer interior e será uma tábua de salvação quando você precisar de uma cama extra.
Contente
Características do uso de uma cadeira-cama dobrável
Como qualquer outro móvel, uma cadeira-cama dobrável tem seus prós e contras. Sua popularidade se deve às seguintes propriedades e características técnicas:
- usar tanto para descanso diário quanto como local para dormir;
- a compactação de alguns modelos permite que a cadeira seja instalada mesmo em uma sala pequena ou corredor estreito;
- sistema prático e simples de transformação de cadeira em cama e vice-versa;
- rodas nas pernas tornam o modelo móvel;
- uma gaveta adicional para roupa de cama economiza espaço no armário;
- Graças à ampla variedade, é possível escolher um modelo que se adapte a qualquer interior.
É difícil falar sobre as desvantagens dos sofás-cama dobráveis. Modelos de qualidade simplesmente não os possuem. As consequências de comprar de fabricantes não verificados podem ser problemas com o mecanismo de transformação da cadeira, um local desconfortável para dormir e desconforto ao descansar nela.
Tipos de sofás-cama dobráveis
No mercado de cadeiras dobráveis você pode encontrar modelos com diferentes mecanismos de transformação. Para escolher a sua opção ideal, você precisa conhecer cada uma delas mais detalhadamente.
- Acordeão.
O princípio do acordeão é usado. A cadeira é puxada para fora usando uma correia especial sob o assento. As costas saem depois.
Prós:
- facilidade de uso;
- um lugar plano para dormir;
- caixa espaçosa.
2. Mecanismo de desenrolamento composto por três partes.
Ela é estendida deslizando para fora a parte frontal, após o que as outras duas “rolam para fora”.
Prós:
- design compacto quando dobrado;
- facilidade de uso;
- sem costuras visíveis quando desdobrado.
3. Golfinho
O design recebeu esse nome devido à trajetória do mecanismo: primeiro a parte inferior rola para fora e depois a parte superior é retirada.
Prós:
- lugar alto para dormir;
- facilidade de reparo;
- força dos mecanismos.
4. Livro. Versão clássica de transformação.
O assento é levantado até ouvir um clique, enquanto o encosto é abaixado paralelamente. Depois disso, o assento é abaixado para trás.
Prós:
- baixo custo;
- Adequado para qualquer revestimento de piso;
- fácil substituição de peças em caso de quebra.
5. Eurolivro
Talvez o mecanismo mais popular. O assento rola para a frente e o encosto da cadeira volta ao seu lugar original.
Prós:
- superfície plana para dormir;
- várias opções de apoio de braço;
- Ao desdobrar, não há necessidade de levantar partes individuais do mecanismo.
Escolhendo o modelo certo
Para que uma cadeira-cama agrade seus donos por muitos anos, é necessário levar a sério sua avaliação preliminar. Ao escolher este tipo de mobiliário, vale a pena prestar atenção especial aos seguintes elementos de design.
- Mecanismo de dobramento. A escolha depende do local e do propósito futuro. Se você pretende usá-lo como cama extra para hóspedes, pode optar por uma versão leve do mecanismo. Para o uso diário, um colchão flexível é mais adequado.
Adicionará exclusividade e originalidade a qualquer interior. - Quadro. O mercado oferece modelos com estruturas de aglomerado, madeira e metal. A primeira opção é barata e serve bem para uso ocasional. Blocos de madeira e painéis de metal podem suportar cargas diárias. Uma vantagem adicional é a possibilidade de remover a tampa da estrutura metálica. Os fabricantes modernos também oferecem opções combinadas que reúnem todas as vantagens acima.
3. Enchimento. A opção ideal seria um pedaço sólido de enchimento duro. É necessário prestar atenção à superfície da cadeira - não deve haver defeitos na forma de depressões ou, inversamente, saliências.
4. Estofamento. Existem 9 categorias diferentes de acabamentos para móveis dobráveis. Para escolher a melhor opção, é preciso levar em consideração as condições de operação esperadas da cadeira-cama. Falaremos mais sobre os materiais de estofamento abaixo.
5. Dimensões. Os fabricantes modernos oferecem uma ampla variedade de cadeiras dobráveis de vários formatos e tamanhos. Em média, seu comprimento e largura são de cerca de um metro, mas também existem modelos com desvios de até 30 centímetros para um lado ou outro. Sofás-cama individuais do fabricante podem ser feitos sob encomenda, se desejado.
Qual material seria melhor?
Além da aparência, o material do estofamento tem várias características de desempenho. Para que a cadeira não precise de renovação de tecido por muitos anos, você precisa avaliar inicialmente todas as opções e encontrar a mais adequada para você.
Existem 9 classes de estofamento, começando com 0, que representa os tecidos mais finos e fáceis de usar (algodão, chenille leve, lã). Cada categoria subsequente tem suas próprias características. Além da densidade, o tecido pode apresentar os seguintes critérios e características:
- resistência ao desgaste;
- tolerância a danos mecânicos;
- resistência à poluição;
- higroscopicidade;
- durabilidade;
- suavidade;
- capacidade de reter calor;
- qualidade de impressão;
- elasticidade.
Couro, popular em cadeiras comuns, não é a melhor escolha para uma cama dobrável. A superfície de couro será bastante escorregadia, então a roupa de cama terá que ser ajustada com frequência.
Não faz absolutamente nenhum sentido economizar no material principal de uma cama de cadeira dobrável. Essas “economias” podem resultar, no mínimo, em despesas adicionais para a substituição do estofamento, ou até mesmo na substituição completa da cadeira.
Características da colocação de uma cadeira-cama no interior
Tradicionalmente, um sofá-cama é colocado no quarto ou na sala de estar da casa. O design dobrável desses móveis se encaixa perfeitamente no minimalismo atualmente em voga: graças às suas dimensões, a cadeira economizará muito espaço durante o dia.
A chave para um interior bem pensado é espaço livre e uma combinação inteligente de cores. Portanto, a vantagem inegável deste móvel é a abundância de opções de cores.
É permitido usar uma poltrona-cama como destaque principal do ambiente. Nesse caso, vale a pena escolher uma cor de estofamento contrastante e encontrar um local adequado de onde ele pareça especialmente vantajoso. Dessa forma, esse tipo de móvel, já tão versátil, pode assumir a função adicional de decorar um quarto ou sala de estar.
Com uma abordagem habilidosa, uma cama dobrável pode servir de local para dormir para um hóspede inesperado e se tornar uma decoração de interiores na vida cotidiana.
VÍDEO: Cama de poltrona faça você mesmo