
Espaço limitado é um problema para muitos. É possível economizar espaço útil sem comprometer a funcionalidade. O principal é “trabalhar” corretamente com o ambiente. Além do acabamento bem executado, é importante escolher os móveis corretamente. Para espaços compactos, existem modelos transformáveis (sofá-cama, mesa dobrável ou cama guarda-roupa). No entanto, a maioria dessas opções terá que ser feita sob encomenda, o que não é um prazer barato. Você pode resolver o problema de custo fazendo você mesmo os móveis. Por exemplo, não é nada difícil fazer um guarda-roupa de cama com as próprias mãos.
Nem sempre é possível encomendar um produto personalizado. Em cidades pequenas, empresas individuais fornecem serviços semelhantes. Ao mesmo tempo, projetos complexos ou raros podem simplesmente não ser realizados. No entanto, comprar tudo o que você precisa para concluir o trabalho não será difícil. O principal é ter familiaridade com a ferramenta e saber como mexer nela.
Além disso, fazer você mesmo dá espaço para a imaginação. Basta realizar as medições e cálculos necessários e executar o trabalho de instalação com cuidado e corretamente. Aqui está o campo para decoração e está pronto. Com uma abordagem séria, é fácil obter uma verdadeira obra-prima.
Outro aspecto importante é o custo. Móveis feitos sob medida são um prazer caro. Uma família com baixa renda recusará esse serviço por esse motivo. A compra de ferramentas e materiais necessários para o trabalho é bastante acessível.
Contente
Planejamento: como decidir sobre o design
Depois de decidir sobre a possibilidade de criar uma cama você mesmo (tendo habilidades, desejo de criar, recursos para ferramentas, materiais), é hora de pensar em um design e construção aceitáveis para a coisa. Esses são parâmetros que afetarão o curso do trabalho futuro.
Primeiro, você precisa decidir a localização da cama no armário. O espaço deve permitir que a cama seja dobrada para trás sem obstrução. Ao mesmo tempo, quando desdobrada, a cama deve deixar espaço suficiente para passagem livre. O gabinete não deve se destacar do fundo geral. O que é necessário é uma imagem completa e harmoniosa no final.
É melhor escolher um design lacônico e discreto para o item. Então, as deficiências do trabalho, que raramente são evitadas quando um iniciante o executa, não serão perceptíveis. Além disso, a decoração minimalista é fácil de implementar. Adapta-se mais facilmente a qualquer interior.
Design: desenhos e diagramas
Uma etapa preparatória importante na criação de uma cama em um armário é o design do item. Antes de iniciar o trabalho principal, são feitas as medições necessárias e as dimensões da estrutura são claramente determinadas.
Com base nos parâmetros obtidos, é criada uma imagem esquemática da futura cama e, posteriormente, desenhos. Isso ajudará a planejar todos os elementos estruturais em detalhes, projetar as unidades do mecanismo (método de montagem, elevação, comprimento, número de beliches). Via de regra, uma cama com guarda-roupa é composta pelas seguintes unidades:
- base fixa (firmemente fixada na parede);
- parte ativa do corpo de elevação (estrutura para as áreas de dormir da cama);
- conexão articulada dos elementos básicos.
Quando a cama estiver completamente planejada de acordo com o diagrama, eles passam para a parte técnica: a elaboração do desenho. Ele será usado para posterior implementação prática do projeto. O desenho ajudará a planejar a união das peças (qualidade do encaixe, folgas necessárias).
Com base nessas informações, são determinados os materiais e ferramentas necessários para o trabalho. Depois disso, eles começam o trabalho principal de montagem da cama.
Materiais e ferramentas necessários
Antes de começar, você deve preparar todas as ferramentas e materiais necessários para criar a cama. Dessa forma, você poderá finalizar o item de forma rápida e eficiente, sem precisar perder tempo em buscas não planejadas pelas peças necessárias.
Muitos outros pequenos componentes encontrados na maioria dos kits de trabalho podem ser usados para criar uma cama embutida. É melhor se familiarizar com o processo de fabricação com antecedência, fazer um plano de ação para si mesmo e ajustar individualmente a lista de dispositivos necessários.
O principal material utilizado na cama é aglomerado laminado. Em casos excepcionais, são utilizados outros tipos de painéis de madeira.
Caso seja necessária decoração, os materiais são selecionados de acordo com a técnica escolhida.
Ferramentas | Acessórios adicionais | Materiais |
furar | governante | parafusos para móveis; |
quebra-cabeça | roleta | madeira medindo 50*50 mm; |
chave de fenda | lápis de carpinteiro | placa de corte 15*150 mm; |
serra | lixa | canto de fixação; |
chaves de fenda, lima, alicate | nível | juntas de roda livre. |
Processo de fabricação: instruções detalhadas para iniciantes
A primeira coisa que você precisa fazer é criar uma estrutura de armário que fique firmemente fixada na parede. Esta parte do processo consiste nas seguintes etapas.
- As paredes do futuro gabinete são cortadas: 4 painéis laterais e uma base traseira. Tamanhos recomendados para painéis laterais: 1124*450 mm e 450*1800 mm - 2 peças cada. cada um. Parede traseira 1124*1800 mm - 1 pç. Os parâmetros das peças e sua localização dependem das características individuais da cama.
Construindo uma estrutura de cama box - Os painéis resultantes são fixados em uma única caixa usando parafusos de móveis. Para fazer isso sem correr o risco de rachar o material, é necessário primeiro preparar os furos usando uma furadeira com broca especial (com capacidade de preparar uma ranhura para a cabeça do fixador). O diâmetro do recesso deve ser menor que esse valor para o parafuso. As juntas são espaçadas uniformemente a cada 25-35 cm.
- Para reforçar a estrutura, recomenda-se colocar as vigas em padrão xadrez ao longo dos cantos internos da caixa resultante. O principal é que o processo de fixação deste acréscimo não viole a integridade das paredes do armário. Se você não tem experiência suficiente, é melhor recusar esta ação (para não danificar o quadro).
Moldura pronta com elementos decorativos anexados
A próxima parte do processo será montar a estrutura da cama e preparar a cama. Isso é um pouco mais difícil de fazer do que um armário. O procedimento é o seguinte.
- As paredes da base são recortadas de acordo com as dimensões determinadas previamente. Você deve terminar com peças de caixa com um fundo sólido.
Fazendo a base da cama - Os painéis resultantes são fixados com parafusos de móveis. É dada especial atenção a este processo, uma vez que juntas de má qualidade muitas vezes se tornam o “ponto sensível” da cama. A frequência de fixação dos parafusos não deve exceder 25-30 cm.
- No interior (ao longo do perímetro) é colocada uma viga, que servirá de suporte para o colchão. A altura da fixação em relação à borda inferior é de 30 mm.
- Para instalar o sobrecolchão, uma placa de acabamento é parafusada no suporte criado anteriormente. Este tipo de mecanismo de cama é de alta qualidade, prático e pode ser concluído rapidamente. É necessário buscar a máxima leveza da estrutura da cama, que deve ser fácil de movimentar e desempenhar suas funções.
Montando uma caixa de colchão usando cola e parafusos - Para proteger ainda mais a área de dormir quando a cama estiver elevada, é necessário fornecer limitadores de movimento para o colchão.
A parte final da produção do mecanismo é a montagem dos componentes em um movimento móvel. Para isso, a estrutura da cama é parafusada usando um mecanismo de dobradiça. É bom se houver a possibilidade de fornecer peças adicionais que tornem o passeio mais fácil (amortecedores a gás, contrapeso). O produto é finalizado com a fixação das pernas móveis em ambos os lados da barra inferior da caixa.
Decorando o produto acabado
Depois que a estrutura da cama estiver pronta, você pode começar a criar a aparência ideal do produto. Todas as peças são polidas por padrão durante o processo de fabricação, preparando-as para uso seguro. Portanto, não há necessidade urgente de design visual da cama.
Você só precisa se certificar de que a parede inferior da estrutura da cama esteja bem fechada (a cama não deve ficar visível quando fechada). Externamente, os detalhes da estrutura removida devem combinar entre si e assemelhar-se visualmente à função do gabinete. Se necessário, o item pode ser decorado usando técnicas de design simples.
Não é nada difícil montar uma cama em um armário que agrade aos olhos e economize espaço. Para isso, são utilizadas ferramentas e materiais simples, amplamente disponíveis e acessíveis. O resultado do seu trabalho certamente não o deixará indiferente.