Para proprietários de apartamentos pequenos, algumas soluções de design incomuns são uma boa maneira de otimizar o espaço. Uma dessas ideias é um pódio com uma cama dobrável. Este projeto economiza significativamente metros quadrados. Mas, além das vantagens, também tem suas desvantagens.
As vantagens de tal estrutura incluem os seguintes fatores.
- Funcionalidade.
Durante o dia, a cama pode ficar escondida sob o pódio, liberando a maior parte do espaço da sala de estar ou do quarto. Ao mesmo tempo, será possível combinar uma área de lazer, uma área de hóspedes e uma área de armazenamento.
- Zoneamento.
O pódio separa visualmente e praticamente a área de dormir, o que é especialmente importante para apartamentos de um cômodo e estúdios.
- Solução elegante.
Para pessoas criativas que gostam de tudo que é novo e incomum no design, esta é uma ótima oportunidade de dar um toque especial a um interior familiar.
As desvantagens de tal estrutura incluem os seguintes pontos.
- Complexidade de fabricação.
Fazer um produto assim é uma tarefa bastante trabalhosa. Se você mesmo fizer, precisará ter certas habilidades em fabricação de móveis, e esse tipo de projeto não será barato para encomendar. Mas quase sempre para os amantes de interiores modernos a ideia vale o esforço e o dinheiro. O principal é cuidar da confiabilidade do mecanismo retrátil e da resistência da estrutura, pois o uso diário regular exige maior resistência ao desgaste;
- Não é adequado para todos os cômodos.
Apesar de a ideia inicialmente implicar uma solução para o problema de uma pequena área, na realidade a sua implementação nem sempre justifica o objetivo inicialmente estabelecido. E tudo porque você precisa levar em conta muitas nuances: características do layout, altura do teto, localização das aberturas de janelas e portas, nichos, etc. Em cômodos muito pequenos, também é melhor abandonar essa ideia. Afinal, para desenrolar a cama, é preciso que haja espaço livre;
- Descanso desconfortável.
A cama geralmente não fica perto da parede, mas quase no meio do quarto, o que não será psicologicamente conveniente para todos. Para algumas pessoas, é importante dormir em uma cama clássica com uma cabeceira familiar.
Não há tantas desvantagens, mas em alguns casos elas podem ser um obstáculo decisivo para a implementação da ideia.
Contente
Tipos de estruturas
As estruturas podem ser divididas de acordo com vários critérios:
- por material de estrutura;
- por funcionalidade;
- por formulário;
- por altura.
A estrutura pode ser de metal ou madeira. A segunda opção é a mais comum.
Com base em suas características funcionais, as camas são divididas em simples e complexas, com sistemas de armazenamento embutidos. Além de uma cama dobrável, você pode equipar o pódio com gavetas para guardar roupas de cama, travesseiros e cobertores, o que também economiza espaço e ajuda a organizar as coisas.
O formato da estrutura pode ser quadrado, retangular, assimétrico, semicircular, etc. A altura do pódio pode ser baixa (cerca de 40 cm), média (50-70 cm) e alta (mais de 70 cm).
Características de design e opções para uso no interior
Existem vários critérios para escolher um modelo:
- layout (era Khrushchev, layout moderno melhorado, etc.)
- dimensões, área;
- altura do teto;
- preferências pessoais.
Todos os parâmetros listados devem ser levados em consideração simultaneamente ao escolher um modelo de produto e elaborar um esboço do design futuro (se você planeja fazê-lo sozinho).
Apartamentos em edifícios antigos construídos antes dos anos 90. do século passado não se distinguem por uma grande área, mas alguns deles têm tetos altos. Nos cômodos desses apartamentos, você pode instalar um pódio estreito, mas mais alto que a média, no qual pode caber uma área de trabalho compacta. Esses apartamentos também costumam ter nichos, o que, do ponto de vista da disposição dos móveis, não é um elemento muito prático do layout. Ao utilizar o espaço do nicho dessa forma, você pode resolver facilmente esse inconveniente.
Em uma sala com teto abaixo do padrão, é recomendável instalar um pódio de altura mínima.
Apartamentos modernos com layouts aprimorados geralmente contam com cômodos bastante espaçosos, o que permite a instalação de um modelo mais amplo.
O pódio pode combinar várias zonas funcionais ao mesmo tempo: dormir, sala de estar, trabalho ou estudo, etc. Gavetas, prateleiras e prateleiras embutidas aumentam a variabilidade de uso do produto. Esse tipo de arranjo é relevante para famílias onde várias crianças dividem o quarto. Para apartamentos tipo estúdio, que hoje são um dos tipos de moradia mais vendidos nas grandes cidades, essa solução permitirá organizar o espaço com sabedoria.
A localização do pódio também desempenha um papel. A área de dormir deve ser posicionada em uma parte menos iluminada do quarto para que os raios solares não interfiram em uma boa noite de sono. Também há nuances com radiadores. Ao fechar a fonte de calor, você pode não ter o melhor efeito no aquecimento do ambiente, especialmente se ele for grande.
Dimensões da estrutura e área de dormir
Não haverá problemas em escolher um modelo para uma sala grande. Mas os proprietários de um pequeno apartamento ou quarto, onde esse elemento deve ser instalado, precisam encontrar um meio-termo entre as características técnicas e as necessidades pessoais.
Primeiro, você deve começar pelo básico: padrões. Essa é a única coisa que não pode ser mudada, pois existem certas dimensões estabelecidas que determinam o conforto e a qualidade do sono. Nossa saúde também depende disso.
O tamanho padrão de uma cama de solteiro para um adulto é 190 x 80 cm (comprimento e largura, respectivamente).
O tamanho padrão de uma cama de casal é 200 por 160 cm.
O tamanho da área de dormir de uma criança depende da idade:
- para adolescentes, os mesmos parâmetros que para um adulto são adequados;
- para uma criança em idade escolar até 10-11 anos - 160 por 70 cm.
Ao fazer uma cama com suas próprias mãos ou sob encomenda, você pode calcular de forma independente a largura e o comprimento necessários. O cálculo é baseado na altura da pessoa e são acrescentados pelo menos 20 cm. Os padrões fornecem uma largura média que permitirá que você se sinta confortável durante o sono e o descanso. Mas esse número pode ser aumentado se a área permitir a instalação de um pódio com cama king-size.
Agora você pode começar a determinar as dimensões. Não há requisitos ou restrições rígidas impostas a eles. A distância mínima recomendada do chão é de 20 cm. Caso contrário, há total liberdade de escolha no design.
A largura e a altura do pódio dependerão dos parâmetros da sala. Por exemplo, em um quarto espaçoso, você pode construir um amplo pódio, colocando nele uma área de hóspedes completa com sofás, poltronas e uma mesa de centro. E no caso de tetos altos, você pode instalar um modelo alto com degraus nos quais vários acessórios ou outros itens internos podem ser colocados para decoração.
Seleção de materiais
Os materiais são selecionados para 3 elementos constituintes:
- quadro;
- revestimento;
- acabamento fino.
Para uma estrutura durável, escolha uma viga com pelo menos 4 cm de espessura. Ao comprar, preste atenção à qualidade: não deve haver irregularidades, nós ou cortes. A tábua ou madeira deve estar seca.
Para o revestimento, são adquiridos painéis de MDF, aglomerados e compensados. O MDF é considerado o material de mais alta qualidade, mas também o mais caro entre os listados.
O papelão pode se deformar com o tempo e não durar tanto quanto você gostaria. O compensado pode ser uma opção de compromisso ao escolher qualidade média a um preço adequado.
Para decoração e acabamento, eles usam principalmente os mesmos materiais que cobrem o restante do piso do ambiente, por exemplo, carpete, laminado, parquet, etc.
Pódio com cama de MDF com suas próprias mãos
Antes de iniciar qualquer trabalho, são realizadas uma série de etapas preparatórias:
- decidir sobre um modelo;
- preparar materiais, ferramentas;
- faça um esboço, desenho do futuro produto de acordo com as medidas individuais, com base nos parâmetros do ambiente e da carga.
Se você não tem muita experiência na montagem dessas estruturas, é recomendável tomar como base um exemplo simples, que será descrito a seguir. Depois de entender o mecanismo do dispositivo e o princípio de instalação, com base na master class fornecida, você pode planejar um modelo de acordo com suas dimensões.
O exemplo fornecido pressupõe a produção de um pódio para uma sala com tetos padrão (2,5 m). A altura do produto acabado será de cerca de 45 cm (incluindo o colchão), o que, de acordo com os parâmetros acima, é bastante confortável para uma pessoa de estatura média. A área de dormir será aberta sobre rodas. Os tamanhos no exemplo são aproximados; selecione os materiais individualmente com base nas suas medidas na loja, tomando apenas o princípio de construção como base.
Para trabalhar você precisará de:
- Placa de MDF em 2 cópias. Escolha uma espessura de aproximadamente 19 mm. Comprimento e largura – 2070 x 2620 mm;
- viga de 40 x 60 mm e 25 m de comprimento;
- painel para móveis em 2 cópias. O tamanho é de aproximadamente 600×3000 mm. Espessura – 22 mm;
- Cola PVA;
- verniz para móveis;
- rodízios para móveis (rodas) – 2 peças;
- parafusos, buchas.
Ferramentas para trabalho:
- furar;
- chave de fenda;
- chaves de fenda;
- quebra-cabeça;
- fresadora;
- serra elétrica;
- roleta;
- braçadeira;
- máquina de moer;
- lixa;
- régua e lápis;
- rolo e pincel.
Um conjunto de algumas das ferramentas listadas acima não será barato, então, se você estiver com orçamento limitado, peça algumas a amigos ou conhecidos. Alugar uma ferramenta também será mais barato.
Realizamos a instalação em várias etapas. A primeira é a instalação da base de toda a estrutura.
- Instalando a estrutura.
Uma estrutura de suporte é montada ao longo da parede. Marque a cama no chão com antecedência para que todo o suporte possa ser montado levando em consideração esse espaço. Uma estrutura de madeira é colocada ao longo do contorno.
Para garantir que a estrutura fique bem ajustada à parede, remova o rodapé.
Ao longo do perímetro do pódio proposto, postes verticais pré-preparados feitos de madeira são instalados na estrutura, que servirão de suporte. O passo dos racks depende da carga.
A altura dos racks deve ser calculada com base nas dimensões do pódio e na espessura da plataforma. É igual à altura do pódio menos o dobro da espessura da madeira.
- Vigas horizontais são fixadas aos suportes verticais. Você também pode reforçar a base adicionando vigas adicionais.
- A estrutura finalizada é fixada na parede usando buchas. A estrutura deve ser forte e confiável para suportar o peso de um adulto.
- A estrutura é revestida com painel de MDF. Comparado ao aglomerado, este é um material de qualidade superior, e o pódio acabado ficará mais apresentável.
De acordo com o desenho, recortamos os pedaços necessários da placa e os parafusamos na estrutura com parafusos autoatarraxantes. Cama Podium feita de MDF laminado para quarto de adolescente
- A produção da cama retrátil é feita separadamente.
- Marque a cama na placa e na placa de MDF. Os seguintes elementos precisam ser cortados com uma serra tico-tico: a base da cama, a capa do pódio e as laterais da placa do móvel. Lixe as áreas cortadas.
- As laterais são fixadas ao chão do pódio. E o piso é fixado nas laterais.
- As nervuras de reforço são feitas de madeira de 40x60 mm e fixadas nas bordas do deck.
- Cubra toda a estrutura da futura cama com verniz e somente depois que estiver completamente seca é que será possível instalar as pernas.
- Montamos uma treliça para colchão a partir de ripas.
- A frente da cama é cortada dos restos da laje e fixada na estrutura principal com uma chave de fenda.
- Rodízios são aparafusados na base inferior da cama retrátil para garantir mobilidade.
- Os degraus são cortados do escudo e fixados com uma chave de fenda.
Além disso, o produto pode ser pintado, e a superfície do pódio pode receber acabamento com laminado, parquet ou carpete para combinar com o piso principal da sala.
Antes do acabamento final, toda a superfície deve ser cuidadosamente limpa e lixada com uma máquina.