Quando não há possibilidade de organizar um lugar completo para dormir, surge o desejo de comprar um sofá-cama. Mas é desconfortável dormir nele e, com o tempo, suas costas começarão a doer. Em habitações de pequeno porte, você pode encontrar a melhor solução - esta é cama dobrável transformadora. Ela é apresentada em diferentes tipos e difere no design. Dentre essa variedade, você pode escolher uma opção que atenda às suas necessidades.

Cama dobrável transformadora
Cama dobrável transformadora

Cama transformadora dobrável: características, dispositivo

Apesar do nome complicado, a cama desdobrada corresponde totalmente à definição. Este é um lugar completo para dormir: tem uma base em forma de tubo curvo ou pernas (dependendo do modelo), colchão, cabeceira, cama - um conjunto de ripas, como uma cama ortopédica completa. É necessário entender a diferença com outros modelos dobráveis: a versão dobrável não altera as dimensões quando montada.

Cama elevatória (dobrável)
Cama elevatória (dobrável)

A área de dormir fica escondida em um nicho fornecido para isso. Considerando que a estrutura é grande, ela é bem pesada. Isso significa que você precisa fazer algum esforço para apoiar a cama e evitar impactos fortes durante o processo de dobragem. Isto é facilitado por mecanismo de elevação.

No nicho, o módulo do móvel é fixado com o auxílio de chumbadores. Essa estrutura deve ser conectada à área de dormir, não de forma muito rígida, mas firme e segura. Eles resolvem a questão de tal contradição dobradiças. Devido ao seu peso, a cama transformadora dobrável só deve ser montada perto de uma parede de suporte. As divisórias não suportarão tal carga. Além disso, uma situação em que a cama não está bem fixada é perigosa.

Quando a cama é elevada, ela fica completamente escondida no nicho. Um painel decorativo é fornecido na parte externa. É importante que ele se encaixe no interior.

Você pode escolher uma opção:

  • plástico: material moderno, fácil de cuidar;

  • placas: aglomerado, MDF;

  • superfície de vidro ou espelho.

Observação! Há vários fatores citados como motivos para comprar uma cama dobrável. Economizar espaço é o principal. Mas também há questões secundárias: manter o minimalismo no design (a abundância de móveis estraga a impressão do interior), providenciar lugares adicionais para convidados, parentes que costumam passar a noite, se você quiser liberar mais espaço nos outros dias em que eles não estiverem lá.
Foto de uma cama dobrável
Foto de uma cama dobrável

Mecanismo de elevação

A estrutura pode ser montada de diferentes maneiras. O princípio de funcionamento é o mesmo: a cama com o colchão fixo nela se move de um plano para outro – da horizontal para a vertical.

Isto é facilitado por mecanismos:

  • primavera;

  • elevação de gás.

Mais simples e acessível - primeira opção. As molas helicoidais têm um ciclo operacional limitado: a estrutura sobe/desce até 20.000 vezes. Um suporte de aço é fornecido para garantir confiabilidade. É usado para fixar na estrutura do móvel. Um parafuso de ajuste também é fornecido. Permite alterar o grau de tensão da mola.

Opção alternativa - elevador de gás, que contém nitrogênio em seu interior. O mecanismo do pistão é conectado às placas rotativas e ao leito principal. Graças a ela, é muito mais fácil esconder um local para dormir em um nicho. É o elevador a gás o preferido para ser usado em novos modelos de móveis.

Este mecanismo tem vantagens significativas.:

  • longa vida útil – até 50 anos;
  • facilidade de controle: a cama pode ser montada até mesmo com uma mão, e o mecanismo é projetado de tal forma que parte da trajetória da estrutura
  • supera pela inércia;
  • não há risco do corpo bater nas paredes do nicho, já que o elevador a gás opera com muita suavidade.

O mecanismo de mola também tem suas vantagens, apesar da simplicidade do design.:

  • os móveis ficam melhores porque a mola é menos perceptível que o elevador a gás, que é sempre chamativo, mesmo parecendo moderno;
  • é possível alterar o grau de tensão;
  • preço mais razoável.

Quais são os prós e os contras de uma cama dobrável?

Ao comprar móveis, muitas vezes surgem dificuldades: escolher uma opção adequada que se encaixe no interior da casa. Comparar todos os seus recursos torna a tarefa mais fácil.

Vantagens de uma cama dobrável:

  • a capacidade de liberar espaço e usá-lo para outros fins;
  • implementação de um grande número de funções;
  • economizando tempo, não precisa arrumar a cama toda hora;
  • facilidade de operação do projeto: o mecanismo de elevação facilita a operação;
  • a capacidade de selecionar um design de acordo com o design de interiores da sala;
  • aparência moderna dos móveis, originalidade da solução de design;
  • Um colchão ortopédico é fornecido, garantindo sono confortável e saúde.

Também há desvantagens:

  • dificuldades que surgem quando você quer descansar durante o dia - você precisa encontrar força extra para desdobrar a cama;
  • a necessidade de escolher um local confiável para instalar uma estrutura de grande porte, nem todos os apartamentos estão em conformidade com os códigos de construção, talvez a reforma tenha sido feita há muito tempo, se o gesso estiver se desintegrando, a instalação de uma cama transformável só é permitida após uma grande reforma, quando todas as camadas de acabamento forem removidas, até o gesso;
  • preço alto.

Sofá-cama guarda-roupa
Sofá-cama guarda-roupa

O preço é ajustado dependendo do design e das dimensões do móvel. Existem opções mais acessíveis.

Que tipos de camas dobráveis ​​existem?

Ao considerar uma cama transformável com mecanismo de elevação, pode parecer que há apenas alguns modelos disponíveis nas lojas. Na verdade, a escolha é muito ampla.

Cama de casal transformável com armário de canto para sala de estar
Cama de casal transformável com armário de canto para sala de estar

A classificação principal é baseada no tipo de construção.:

guarda-roupa de cama: quando levantado, fica completamente escondido em um nicho, esse design é chamado de secreto, pois não há sinais de um local para dormir quando o mecanismo é levantado, esta é uma opção universal que se adapta a qualquer interior, a principal vantagem é a solução para o problema principal - liberando espaço na sala;

sofá-cama dobrável: permite organizar um local para dormir e um canto separado para descanso, para o qual é fornecido um sofá do lado de fora (do lado da fachada), quando o móvel é desdobrado ele atua como um suporte, esta opção é adequada para quem quer dormir em uma cama, mas precisa de um lugar adicional para descansar, onde possa sentar-se durante o dia;

mesa de cabeceira: compacta devido ao fato de a mesa ser pequena, ela desempenha sua função principal quando a cama está escondida atrás de um painel decorativo, mas se você precisar preparar um lugar para dormir, a mesa se transforma em um suporte adicional - ela assume a carga da cama e da pessoa dormindo, esta opção é frequentemente escolhida para o quarto de uma criança.

A classificação das camas dobráveis ​​também é feita por formato.:

  • horizontal;

  • vertical.

Há um grande número de tipos de camas transformadoras à venda que são orientadas horizontalmente. Existem modelos longa-metragem, que são desdobrados em tal plano, o conjunto geralmente inclui um sofá, mas também há variações ocultas - eles ficam completamente escondidos no armário. Este tipo de mobiliário é fácil de manter e operar, pois é mais fácil levantar uma estrutura baixa, embora longa, do que uma vertical alta.

As camas verticais geralmente são conversíveis em 2 tipos de conjuntos de móveis: um armário secreto ou um sofá-cama, e neste caso o sofá é pequeno – corresponde à largura da área de dormir. A segunda opção (no formato horizontal) é menos utilizada, pois nem sempre há espaço suficiente para instalar um sofá grande na sala. Afinal, neste caso, suas dimensões devem corresponder ao comprimento da cama.

Além disso, os modelos infantis são representados por um grande número de tipos orientados horizontalmente. Entre elas há muitas opções com mesa.

As variedades dobráveis ​​também são apresentadas em outras opções:

  • solteiro;

  • dobro.

Cama grande e confortável em um apartamento pequeno
Cama grande e confortável em um apartamento pequeno
Observe! A escolha é feita levando em consideração as necessidades pessoais - você deve entender para quem os móveis estão sendo comprados: para um casal, um adulto, uma criança. Isso nos permitirá encontrar uma solução de compromisso.

Tipos de camas com sofá adicional

Diferentes tipos de camas são usados ​​se o conjunto incluir um sofá:

  • o assento do sofá é recolhido para baixo e permanece entre as paredes da estrutura; um mecanismo especial é fornecido para isso;
  • Com a ajuda de um elevador a gás, o assento sobe e há espaço livre embaixo dele, que pode ser usado de forma útil - para guardar coisas;
  • desmontagem manual do sofá - o assento terá que ser removido a cada vez para poder prosseguir com o processo de desdobramento da cama.
Camas transformadoras: simples e duplas
Camas transformadoras: simples e duplas

As características listadas não afetam as dimensões do móvel, portanto a escolha deve ser feita com base no nível de conforto. O modelo menos indicado é do último grupo, que exige desmontagem manual do sofá. Isso requer esforço adicional. Se você realizar tal operação todos os dias, com o tempo a pessoa se cansa.

As dimensões da área de dormir podem ser:

  • cama infantil: 60x120 cm;
  • solteiro: 80-100x190 cm;

  • um e meio: 120-150x190-200 cm;
  • dobro: 140-160x190-200 cm.

Opções maiores (200x200 cm) geralmente não são encontradas entre os modelos de cama dobráveis. Isso se deve à necessidade de levantar a estrutura e liberar espaço para ela no estado desdobrado. Será difícil movimentar um produto assim. Além disso, não haverá espaço para isso em apartamentos de um cômodo.

Opção 3 em 1 com sofá
Opção 3 em 1 com sofá

Para encomendar uma cama de dimensões não padronizadas, é preciso levar em consideração a carga na parede, pois ela varia de acordo com os parâmetros do móvel.

O que considerar ao escolher - qual modelo é melhor

Os primeiros critérios a serem considerados são os mais óbvios: tamanho e design. Outros parâmetros que devem ser considerados:

Formato do móvel: horizontal, vertical. É necessário determinar se há espaço suficiente na parede para um nicho/caixa de móveis e se há área suficiente no quarto onde a cama será desdobrada.

Tipo de mecanismo de elevação. O elevador de gás, embora mais perceptível, proporciona conforto na operação. Se os fundos permitirem, é melhor escolher esta opção.

Tipo de cama: com sofá, mesa ou opção "secreta". A escolha nem sempre depende de preferências; você deve levar em conta a configuração do quarto, o número de assentos, quando a cama é colocada em um nicho e a finalidade da área de dormir.

Tipo de moldura e materiais do painel decorativo, que permanece visível depois que a área de dormir é elevada. Para reduzir o peso da estrutura, são utilizados aglomerados e MDF – materiais comuns na produção de móveis de segmento médio.

Parâmetros do colchão. Normalmente, para camas dobráveis ​​deste tipo, recomenda-se adquirir produtos com largura de 15-25 cm. Isso determinará se a cama caberá no nicho.

Perguntas populares

Há alguma restrição de peso para camas dobráveis?

É necessário levar em consideração os parâmetros dos acessórios - mecanismo de elevação, fixadores. Muitos produtos são projetados para camas de até 100-200 kg, uma carga significativa, mas com a escolha certa, os acessórios serão capazes de suportá-la, a pressão máxima no dispositivo desdobrado é de 250 kg.

Que tipos de estofamento são usados ​​na produção de camas transformáveis?

A aparência moderna da estrutura é fornecida por painéis para móveis, aglomerados laminados, revestimento vinílico, vidro fosco ou pintado. A escolha da opção é feita levando em consideração o design do ambiente, a cor da decoração, a finalidade do ambiente (sala de estar, quarto de criança).

Quais são alguns usos originais para uma cama dobrável?

Uma cama de solteiro de largura mínima pode ser usada em vários cômodos, incluindo aqueles onde o espaço para dormir não costuma ser organizado: um escritório, uma galeria envidraçada e isolada. Isso se tornou possível devido ao arranjo compacto de todos os elementos no corpo da caixa do móvel.

Como organizar um sistema de armazenamento em um quarto com cama embutida?

Existe um modelo estendido – uma cama de parede. O conjunto inclui uma cama, um sistema de armazenamento, uma mesa, um sofá e, às vezes, uma poltrona.

Existe garantia para a cama transformadora?

Na maioria das vezes, a garantia é fornecida apenas para camas instaladas por artesãos experientes que fazem parte da equipe da empresa. Se você cometer um erro, o funcionamento da estrutura será interrompido, pois um peso enorme exerce pressão sobre o mecanismo de elevação, e a instalação do tipo "faça você mesmo" pode ser realizada com violações da tecnologia, o que levará à quebra.

Ao comprar uma cama dobrável, primeiro libere espaço no quarto. Essa solução é frequentemente usada onde cada centímetro de espaço é importante – em apartamentos muito pequenos. Para tornar seu local de dormir confortável, você precisa escolher um modelo levando em consideração o tamanho, o mecanismo de elevação, a finalidade do móvel, etc. É melhor confiar a instalação a especialistas.

Análise em vídeo de cama transformadora horizontal