A disposição dos móveis em um cômodo é uma tarefa importante durante a reforma de um apartamento. O posicionamento vantajoso da mesa permitirá que você organize sua área de trabalho da forma mais confortável possível. E o posicionamento correto da cama pode influenciar num relaxamento saudável e produtivo. Existem muitas crenças sobre o lugar correto para este item no quarto. Devemos confiar neles?
A chave para um sono saudável
O relaxamento de qualidade é influenciado por vários fatores. Eles podem ser divididos em três grupos principais:
- relativas às condições ambientais;
- físico;
- psicossomático.
Os médicos recomendam fortemente manter uma atmosfera saudável no quarto. Para fazer isso, você precisa fazer limpeza úmida regularmente uma vez por semana, limpar o pó e aspirar 2 a 3 vezes por semana. Também é recomendável instalar plantas de interior nesta área.
No verão, você precisa deixar a janela aberta à noite; no inverno, deixe-o no modo “ventilação” à noite ou abra a popa. A temperatura deve ser confortável. É desejável que o ambiente esteja fresco.
Naturalmente, a condição física de uma pessoa é de grande importância. Uma das razões que causam sono ruim é comer demais. Para torná-lo forte e leve, os nutricionistas aconselham não ingerir alimentos 3 horas antes do relaxamento e líquidos 2 horas antes.
Fatores psicossomáticos incluem insônia e estado psicológico. Para um descanso tranquilo, é recomendável desligar os aparelhos eletrônicos 2 horas antes de dormir e não mantê-los no quarto. A meditação também é útil se você não consegue dormir por muito tempo.
A crença na importância da posição da cama é considerada um fator psicossomático. Experimentos não comprovaram conclusivamente a influência da disposição dos móveis nos sonhos e na qualidade de vida de um indivíduo. Este tópico permanece inexplorado. Os resultados dependiam de o participante acreditar ou não.
Contente
- O efeito da disposição dos móveis no sono
- Nas tradições eslavas
- Filosofia da Índia Antiga
- De acordo com o Feng Shui
- Superstições antigas e uma visão moderna
- Seguir ou não seguir?
- VÍDEO: É possível dormir em frente à porta / Periscópio de Banteyeva 2016 no TopPeriscope.Ru
- 50 ideias de fotos: dormir ou não com os pés voltados para a porta
O efeito da disposição dos móveis no sono
Muitas pessoas estão interessadas em saber se a posição da cama afeta a qualidade do sono e da vida? Não importa de que ângulo essa questão seja analisada, a resposta é “sim”.
- Do ponto de vista lógico, isso se explica pelo fato de que é preciso criar uma circulação de ar adequada no espaço. Se a cama não estiver posicionada corretamente, isso pode ser um obstáculo.
- Por outro lado, existem várias crenças quanto à localização da cama no quarto. Nas tradições de muitos povos, existe uma regra que diz que não se deve dormir com os pés voltados para a entrada, colocar a cama perto da parede ou encostá-la na abertura, pois isso afeta o bem-estar da pessoa e a qualidade de vida em geral.
Nas tradições eslavas
Segundo a mitologia eslava, não se pode dormir com os pés voltados para a entrada. Nossos ancestrais acreditavam que durante os sonhos a alma se separa do corpo e paira no espaço. A porta, por sua vez, era percebida como um portal para “outro mundo”, abrindo-se apenas à noite. Assim, acreditava-se que a alma de uma pessoa que dormia com os pés, pode se separar do corpo e não retornar a ele, escapando por este portal. Então, se você dormir nessa posição, há uma chance de não acordar.
Os eslavos acreditavam que espíritos malignos podiam entrar no quarto à noite. E se uma pessoa dorme com os pés voltados para a saída, ela fica mais aberta à influência dela. Como resultado, são observados distúrbios do sono, aparecimento de diversas doenças e um mau estado psicológico. Acreditava-se também que esses espíritos podiam arrastar a alma da pessoa adormecida, o que levaria à morte.
Filosofia da Índia Antiga
Nas crenças indianas, acreditava-se que os meridianos atravessavam a sala, por onde circulava a energia (prana).
Interessante! A ideia de fluxos de energia em espaços de convivência existe em diferentes culturas. Na Índia, essa energia é chamada de prana, no Japão – ki, na China – qi, no Havaí o análogo é mana.
Portanto, você não deve colocar sua cama perto da parede: correntes negativas podem estar localizadas ali. De acordo com as crenças indianas, você não deve colocar a cama com os pés voltados para a porta: há um forte fluxo de prana de diferentes direções nessa linha. Uma pessoa pode não ser capaz de lidar com um fluxo tão forte, o que tem um efeito adverso em sua condição psicológica e física.
De acordo com o Feng Shui
Feng Shui é um ensinamento que surgiu na China Antiga. Como a maioria das correntes orientais, ela se baseia no conhecimento sobre a circulação de energia e na capacidade de gerenciá-la. Parte dessa filosofia é o ensino sobre o posicionamento correto dos objetos no espaço.
De acordo com esta escola, você não pode posicionar sua cama de modo que os pés fiquem voltados para a porta. Acredita-se que seja uma espécie de portão. Se uma pessoa dorme nessa posição, a energia vital sai através dela. E em vez de ganhar força durante o descanso, ele a perde, e por isso acorda cansado e com falta de sono.
De acordo com a filosofia apresentada, a sorte pode escapar pela abertura durante o sono. Como resultado, surgem dificuldades com fluxo de caixa, saúde e relacionamentos com entes queridos. Tudo isso está conectado ao fato de que energia vital positiva é extraída através do portal.
Superstições antigas e uma visão moderna
De acordo com tradições antigas, colocar uma cama em frente a uma porta é proibido por vários motivos que discutimos. Especialistas modernos têm seu próprio ponto de vista sobre esta questão. Eles acreditam que os presságios só têm influência sobre as pessoas que acreditam neles. Ou seja, o fator psicossomático entra em jogo. Uma pessoa se prepara psicologicamente para doenças e fracassos, estando confiante de que eles acontecerão. Como resultado disso tudo acontece.
Alguns especialistas justificam a manifestação dos resultados de que falam as lendas pela memória genética e pelo desenvolvimento histórico do indivíduo. O que isso significa? Antigamente, quando as casas não eram protegidas por fechaduras e os inimigos podiam entrar, o dono precisava conseguir ver a abertura de qualquer ponto do cômodo. Quando ele dorme com os pés voltados para a entrada, isso é impossível. Portanto, no mundo moderno, o dorminhoco se sente desconfortável nessa posição, o que é justificado pela memória genética. Por causa disso, o regime pode ser interrompido, a fadiga pode se acumular e a irritabilidade pode aparecer.
As teorias acima não foram comprovadas e a questão ainda permanece em aberto. No entanto, há indícios de que a localização da área de dormir em frente à porta pode afetar negativamente o descanso e o bem-estar de uma pessoa.
Seguir ou não seguir?
É impossível dizer inequivocamente se vale a pena acreditar nessas crenças ou não.
Do ponto de vista da ciência moderna, sua manifestação é explicada pela psicologia: uma pessoa, ao acreditar nelas, se prepara para o fracasso. Entretanto, não há razão para negar os ensinamentos e crenças de nossos ancestrais.
Você mesmo continua sendo o único juiz. A maioria das pessoas, supersticiosas ou não, tenta não colocar a cama com os pés voltados para a porta. A escolha é somente sua, meu leitor.