No mundo moderno, onde as pessoas buscam o maior conforto em tudo, grande importância é dada ao espaço e à disposição dos móveis mais convenientes e organizados.
Mas você quer ter um número suficiente de prateleiras para roupas de cama e uma cama larga e confortável sem comprometer a liberdade de movimento pelo apartamento.
Contente
Mecanismo de elevação da cama: o que é e como funciona?
Com sua ajuda você pode obter uma cama e um guarda-roupa ao mesmo tempo.
Ou a cama pode ser escondida em um armário, liberando espaço.
Este tipo de mecanismo de cama consiste em dispositivos de elevação localizados em duas extremidades opostas da estrutura e um suporte dobrável de metal.
Tipos de mecanismos de elevação, suas vantagens e desvantagens
Existem 3 tipos de mecanismos de elevação para camas.
- Amortecedores a gás.
Os mais práticos de manusear, pois assumem toda a carga ao serem levantados. Portanto, eles podem ser usados por adultos, adolescentes e pessoas com deficiência.
Com a ajuda deles, a elevação e a descida são realizadas de forma suave, fácil e silenciosa. Com base no peso da estrutura, é selecionado um amortecedor com a potência necessária. Dê preferência a uma cama com estrutura ortopédica, pois ela será mais leve e, portanto, você poderá economizar em elevadores a gás.
Essas fixações durarão muito tempo: de 5 a 10 anos. Talvez a única desvantagem desse tipo de elevador seja seu alto custo. Mas justifica sua facilidade de uso e relativa durabilidade.
- Mecanismo de mola.
Um dos mais populares. Seu design é muito parecido com o do primeiro, só que em vez de amortecedores, são instaladas molas. Custa uma ordem de magnitude menor, mas também dura menos, de 3 a 5 anos.
As molas aqui se desgastam rapidamente, mas podem ser removidas e substituídas. A desvantagem desse mecanismo é que você terá que aplicar algum esforço ao levantar a estrutura da cama.
As molas suportam apenas parte da carga. Portanto, esta opção não é adequada para um quarto de criança. A criança não conseguirá usá-lo sozinha.
- Mecanismo de elevação em dobradiças.
A opção mais simples e durável.
Com dobradiças de móveis, será necessário mais esforço. Ele não possui nenhuma peça adicional na forma de molas ou pistões que assumam parte da carga ao ser levantado e, portanto, não há nada que possa se desgastar.
Ao usar esse mecanismo, você precisa confiar inteiramente em sua própria força, por isso ele é usado muito raramente. Além disso, para levantar a cama com esse mecanismo, é necessário remover completamente o colchão, o que é muito inconveniente e demorado.
Vale ressaltar que o mecanismo de elevação pode variar de acordo com a maneira como a cama é levantada.
- Um elevador horizontal no qual uma caixa fica localizada embaixo da cama, funcionando como um armário.
Se necessário, a estrutura da cama é levantada e depois abaixada.
Isso cria espaço de armazenamento adicional.
- Elevação vertical — quando a cama é elevada e fixada na parede.
Quando dobrado, parece um guarda-roupa.
Uma opção conveniente para apartamentos pequenos, onde cada metro livre é valioso. A desvantagem desse arranjo é a necessidade de levantar e abaixar a cama todos os dias.
Este ponto deve ser levado em conta ao escolher um design ou outro.
Como escolher o mecanismo de elevação de cama certo
Para fazer uma escolha bem-sucedida, é necessário levar em consideração uma série de pontos.
- As dimensões do cômodo em que a cama ficará.
Se o quarto for pequeno, uma cama de casal grande pode ocupar muito espaço, então uma disposição vertical pode ser usada. Se você precisa de espaço de armazenamento adicional, mas não quer encher o cômodo com armários — Para esses fins, a opção de montagem horizontal é adequada.
Uma cama dobrável horizontal permite que você coloque uma área de dormir e um guarda-roupa em um único armário. - Também é importante considerar o lado da abertura da moldura quando colocada horizontalmente, bem como qual lado, com base na disposição dos móveis no ambiente, será mais conveniente para abrir.
A orientação horizontal da cama dobrável é preferível à vertical, porque com o mesmo peso a carga sobre os fechos será distribuída de forma diferente. - Ao escolher um mecanismo de elevação, preste atenção à presença de peças adicionais, como amplificadores e bloqueadores.
Eles tornarão o uso dos móveis mais conveniente e seguro. - Ao escolher um fabricante, é melhor se concentrar em lojas e fábricas bem estabelecidas, pois acessórios aparentemente bonitos podem ser feitos de materiais de origem duvidosa.
Acessórios de alta qualidade duram muito tempo e proporcionam prazer no uso. Somente depois de decidir o design do quarto e a disposição dos móveis nele, podemos falar sobre a escolha do mecanismo de elevação da cama.
Um espaço pequeno não é motivo para abrir mão do conforto em favor da praticidade, pois você pode comprar uma cama elevatória, deixando o interior muito mais interessante! VÍDEO: Camas dobráveis embutidas em um armário.
50 ideias de fotos de camas dobráveis:
Quero que a cama fique elevada horizontalmente.