Quando você está procurando móveis para sua casa, pode ser bem difícil encontrar a opção perfeita. Uma cama bonita e de alta qualidade terá um preço bastante alto e, ao comprar uma barata, você corre o risco de desperdiçar dinheiro. O baixo custo geralmente significa que o produto não tem a mesma qualidade, mas logo perderá a aparência ou, pior ainda, simplesmente se desfará. Mas há uma oportunidade de economizar dinheiro sem arriscar nada: fazendo uma cama com suas próprias mãos usando aglomerado.
Você não ficará limitado na escolha de formas e designs; você pode fazer uma versão padrão do produto ou algo incomum. É necessário levar em consideração apenas as dimensões básicas do colchão disponível para venda.
Antes de comprar o material e começar a fazê-lo você mesmo, você deve decidir o design e o tipo do produto desejado. As camas são classificadas de acordo com parâmetros: simples, dupla, uma e meia; por tipo de construção: a cabeceira e a peseira servem de suporte, os pés ou a própria estrutura da cama servem de suporte para o produto. Há também modelos com gavetas adicionais para roupa de cama, beliches, formatos inusitados (em forma de carrinhos, castelos, etc.) e camas transformadoras. Seguindo cuidadosamente as instruções e os desenhos, você pode fazer qualquer um deles com suas próprias mãos.
Vantagens de uma cama feita de aglomerado:
– baixo custo dos materiais necessários (é necessário adquirir chapas de aglomerado e acessórios);
– disponibilidade de fabricação do produto (não são necessárias habilidades ou ferramentas especiais);
– você mesmo pode fazer os desenhos da cama ou encontrar uma opção adequada na Internet;
– ao contrário da madeira natural, que é apreciada por pequenos insetos, os móveis feitos de aglomerado não se tornarão suas presas;
– não há nós, furos ou outros defeitos típicos da madeira na superfície do material;
– alta resistência a impactos mecânicos;
– O aglomerado não delamina nem resseca;
– você poderá obter um item exclusivo sem pagar a mais por ele;
– o produto final combinará com seu interior;
– confiança na confiabilidade e qualidade da cama.
Apesar de uma gama bastante ampla de vantagens, há uma série de desvantagens:
– a presença de resinas de formaldeído nocivas (a classe “Super E” é considerada segura para a saúde);
– instabilidade à alta umidade;
– com a montagem e desmontagem repetidas, os pontos de fixação se deformam rapidamente;
- aparência inestética (a falha pode ser facilmente corrigida com a ajuda de decoração).
Contente
Como escolher a melhor opção de cama de aglomerado?
Qualquer lugar para dormir é composto por uma estrutura e uma base sobre a qual é colocado um colchão. A estrutura da cama é dividida em vários tipos:
- Dois encostos de apoio e dois painéis laterais.
- Quatro painéis laterais e encostos articulados.
- Painéis laterais sem costas.
- Pés sobre os quais são fixadas a base e os encostos.
Se você não tem experiência na área de criação de móveis com as próprias mãos, não escolha um design muito complexo ou trabalhoso na primeira vez. O mais fácil de fabricar e o mais confiável de usar será uma cama feita de aglomerado sem pernas. Se o número de peças for mínimo, o processo de montagem será muito mais fácil.
Para garantir uma base forte, uma cama de casal deve ter pelo menos trinta ripas. O espaço ideal entre elas não deve exceder a largura de uma lamela.
Se você decidir fazer uma cama de aglomerado sem cabeceiras, a parede que servirá como cabeceira deve ter um revestimento fácil de limpar e não abrasivo.
A chave para um sono saudável é o conforto, por isso você deve se lembrar do colchão. Deve ser feito de materiais seguros e de alta qualidade.
Como fazer uma cama de aglomerado com suas próprias mãos?
O processo de criação de uma cama de aglomerado deve começar com o corte do material de acordo com as dimensões do desenho. Isso pode ser feito em casa se você tiver escolhido um modelo simples e, se tiver medo de danificar as placas de aglomerado, poderá fazê-lo no próprio fabricante por uma pequena taxa. Quando todas as peças estiverem prontas, você pode começar a montar a cama.
A caixa padrão tem formato retangular e é o elemento principal do produto. Coloque os painéis laterais sobrepostos, prendendo-os com um canto de metal e parafusos pequenos.
Se você fizer uma cama com suas próprias mãos de aglomerado para uma criança, a caixa será pequena, e a área de dormir para adultos deverá ser reforçada no meio, entre as partes laterais. Isso dará resistência adicional à estrutura e não permitirá que ela se deforme no futuro.
Depois que a caixa estiver pronta, uma folha de papelão precisa ser fixada na parte inferior, que servirá como base do compartimento de armazenamento. Os parâmetros da folha são iguais às dimensões da própria caixa na área horizontal. O acesso ao espaço resultante pode ser feito elevando o colchão ou criando compartimentos para gavetas na estrutura.
Para dar um ar mais sofisticado à sua cama, forre todas as partes externas da caixa com placas coloridas de aglomerado laminado. É necessário que a altura dessas peças seja alguns centímetros maior que a base de aglomerado - graças a isso, o colchão não escorregará.
Em seguida, entre as laterais do aglomerado laminado, perpendicularmente à largura da caixa, são instaladas lamelas, preparadas de acordo com os parâmetros exigidos. Eles podem ser simplesmente colocados ou fixados com parafusos.
O próximo passo para fazer uma cama com suas próprias mãos é fixar a parte de trás. Na cabeça, ela será mais alta, e nos pés, mais baixa ou até mesmo ausente. Essas partes precisam ser contornadas com bordas para móveis.
Para evitar arranhões no chão, coloque pés de plástico na parte inferior das partes laterais. Com a ajuda deles, será possível ajustar o nível da estrutura caso ela esteja localizada em uma superfície irregular.
Fazer uma cama de aglomerado com as próprias mãos não é tão difícil, o principal é paciência, vontade e um pouco de tempo livre.
OBRIGATÓRIO
MATERIAIS | FERRAMENTAS NECESSÁRIAS |
Folhas de aglomerado | Serra ou quebra-cabeça |
Placas de aglomerado laminado colorido | Chave de fenda |
Folha de fibra de madeira | Roleta |
Parafusos auto-roscantes | Lápis |
Cantos de metal | |
Borda de móveis |