
Nosso humor e, consequentemente, nosso bem-estar dependem de quão confortáveis e aconchegantes nos sentimos em nosso apartamento. Muitas vezes, há casos em que uma família jovem é forçada a se amontoar em pequenos apartamentos ou até mesmo em um quarto na casa dos pais. Ao mesmo tempo, independentemente do tamanho do espaço de convivência, todos querem ter áreas separadas para receber convidados e para dormir. Há casos em que a família começa a crescer, mas com o aparecimento dos filhos nem sempre aparecem metros quadrados adicionais. Como colocar uma sala de estar e um quarto em um cômodo? Uma cama alta é uma excelente opção para isso.

Esse local para dormir não chama a atenção em um apartamento pequeno, não interfere na recepção de convidados no mesmo quarto e continua sendo uma cama confortável para uma ou duas pessoas. Para fazer essa estrutura, primeiro faça uma moldura a uma altura de aproximadamente 150-180 cm. O colchão ortopédico necessário é colocado sobre ele, e o nicho resultante pode ser usado como área de trabalho, como sistema de armazenamento ou como área de descanso.

Você pode criar uma cama fora do padrão com suas próprias mãos. Para fazer isso, você precisa ter pelo menos algum conhecimento sobre o uso de ferramentas de construção e vontade de projetar móveis. Ao construir você mesmo esse lugar, o problema de encontrar modelos prontos que sejam adequados para você desaparece. Além disso, uma cama feita em casa vai lhe economizar muito dinheiro.

para adultos
O primeiro passo no design de móveis é escolher a construção e o design da futura cama. Existem três opções para fixação no sótão, então você precisa escolher uma delas.
- O tipo clássico de fixação é em quatro suportes. Simplificando, você precisa fazer uma cama sobre 4 pernas muito altas e fortes. Com esta opção, você pode fazer rearranjos periódicos no ambiente, movendo facilmente a estrutura de uma parede para outra.

- A estrutura é suportada por um suporte de parede e dois suportes. Este é um sistema de fixação muito confiável, no entanto, não é possível mover uma cama alta: você deve decidir imediatamente um lugar no quarto e fixá-la na parede.

- Tipo de montagem no teto – adequado para os amantes de soluções originais e não padronizadas. Nesta versão, a parte inferior do quarto fica liberada do suporte da cama. Durante a instalação, é necessário garantir a resistência das lajes do teto para evitar possíveis problemas futuros.

A mais simples das variedades em consideração é uma cama apoiada em quatro suportes. Pode ser um design simples de 4 pernas ou um sistema de armazenamento embutido embaixo da cama ou área de trabalho, como uma escrivaninha e prateleiras embutidas. A escada pode ser colocada na extremidade ou na parte da frente da cama. Pode ser vertical ou inclinado, o que é muito mais prático de usar, mas aumentará a área ocupada pelo móvel.


Ao construir camas infantis, gavetas adicionais são frequentemente usadas como degraus. Este modelo é mais seguro para uso diário, mas ocupa mais espaço. Para camas altas infantis, também é aconselhável usar corrimãos nas escadas.


Ao determinar o tamanho da estrutura, as seguintes características devem ser levadas em consideração.
- Para crianças em idade pré-escolar, o local de dormir recomendado é de 160 cm de comprimento e 70 cm de largura, a altura recomendada da estrutura é de cerca de 120 cm. Nessa posição, os pais poderão facilmente verificar a criança, medir a temperatura em caso de doença sem precisar levantar o bebê, e assim por diante. Na parte inferior de tal sistema, é possível instalar apenas gavetas e prateleiras abertas para guardar coisas, ou usar um nicho para jogos e fazer uma espécie de tenda ou casinha de brinquedo.
- Para uma criança em idade escolar, recomenda-se usar uma cama de tamanho normal com parâmetros de 200 cm x 90 cm. Uma cama alta pode ser colocada a uma altura de até 180 cm.
- Um adulto se sentirá confortável em um local medindo 200x140 cm, a altura pode ser ajustada a partir do teto - a pessoa deve conseguir se endireitar na cama na posição sentada.
Em todas as variedades listadas, o beliche deve ser equipado com laterais de pelo menos 30 cm de altura.

Contente
Materiais para fazer uma cama alta
Existem várias opções de materiais necessários para produzir uma cama personalizada.
- Madeira, como primeira experiência, pinho maciço é adequado - um material relativamente barato. Se desejado e possível, camas feitas de carvalho ou faia durarão mais.

- MDF, aglomerado, chapa de fibra e outros. Também pode ser usada uma combinação de tábuas de madeira para a estrutura e aglomerado laminado para as prateleiras.

- Construção metálica - esta opção requer habilidades de soldagem, por isso não é recomendado montar tal produto em casa.

Instruções passo a passo para fazer uma cama alta
Vamos considerar a possibilidade de produzir uma cama para um adulto em um cômodo estreito de até 3 metros de largura.
- Em ambos os lados das paredes, é necessário pregar tábuas de suporte, que são fixadas com parafusos fortes. Nesta fase, você deve determinar a altura da estrutura; é necessário que haja pelo menos 80 cm do teto até a superfície do colchão. Deve haver espaço suficiente na cama para que você possa sentar-se completamente. Considerando que as tábuas servem de guia para a localização da área de dormir, é importante pregá-las na mesma altura; para isso, você precisa usar um laser ou nível de água.
Instalando postes de suporte para uma cama alta grande - Fixamos uniformemente os suportes de montagem em forma de U nas placas a uma distância de 50–60 cm um do outro. Em seguida, nós os usamos para fixar as tábuas transversais (troncos) – reforço para a área de dormir.
O processo de montagem de um local para dormir - Depois, é preciso montar o piso – a estrutura da cama. Para isso, é melhor usar tábuas macho e fêmea aplainadas; elas devem ser colocadas sobre as vigas e fixadas com parafusos autoatarraxantes. Para garantir a resistência, o parafuso deve ter pelo menos três vezes a espessura da placa. Observe a ausência de espaços entre as placas.
- Fazendo uma escada. Pegamos duas vigas idênticas e cortamos entalhes (cortamos as pontas de cada tábua em um leve ângulo de 20 a 25 cm da borda) para prender a escada na base da cama. Fixamos no chão e nas laterais usando cantos e cola de madeira. Em seguida fazemos as marcações para os degraus. O ideal é colocá-los a uma distância de 25-30 cm um do outro. Utilizando um nível, marcamos os locais onde os degraus serão fixados. Eles podem ser fixados com parafusos ou com cantos. O último elemento será a fixação dos corrimãos em ambos os lados para uma subida e descida seguras.
Escada com inclinação lateral para o raio de abertura da porta - Instalamos a lateral da cama, recomendamos fazer a altura em 40 cm. Fixamos a viga verticalmente na base da cama usando pregos. Para esconder o ponto de fixação, pregamos uma tábua com extremidades arredondadas – um rodapé largo. Instalamos uma faixa figurada em cima da cerca resultante.
Estrutura de cama pronta com laterais - Depois que a estrutura estiver pronta, todas as tábuas devem ser lixadas. Para isso, você precisará de uma lixadeira ou de uma lixa — bastante. Após atingir o resultado desejado, é preciso remover o pó e tratar a madeira com tinta. Após a secagem, aplique duas camadas de verniz, possivelmente com um componente de coloração.
- Em seguida, colocamos um colchão do tamanho necessário e a cama alta está pronta. Observe que o tamanho do colchão deve ser de 4 a 6 cm menor que a estrutura da cama.

Ao optar por trabalhar com vigas de madeira, o ideal é utilizar uma seção de 100x100 mm. O piso do sótão também pode ser feito de compensado.

Ferramentas necessárias

Antes de começar a trabalhar, você deve garantir que possui as seguintes ferramentas e materiais (para fazer a amostra descrita acima).
- Vigas de madeira medindo 100x100mm – quantidade e tamanho dependem do tamanho necessário.
- Tábuas macho e fêmea – vigas.
- Para a escada e o aparador, ripas arredondadas de 2-3 cm de espessura.
- Placa de compensado na fabricação de uma base de compensado.
- Pregos, parafusos, parafusos autoatarraxantes, cola para madeira, grampos em forma de U.
- Serra tico-tico ou quebra-cabeça.
- Chave de fenda.
- Lixadeira ou lixa.
- Nível laser ou de água, fita métrica, martelo.

Uma cama alta pode ser projetada usando desenhos e projetos encontrados na Internet ou seus próprios esboços. Um desenho autocalculado proporcionará individualidade e conveniência, projetado exclusivamente para suas instalações, levando em consideração seus próprios desejos. A área de dormir não deve ser apenas confortável, mas também prática, o que é especialmente importante para apartamentos pequenos. Ao colocar a cama sobre uma plataforma elevada, o quarto ganha originalidade e funcionalidade.

Assim, resumindo tudo o que foi exposto acima, podemos destacar as principais vantagens e desvantagens das camas altas feitas com as próprias mãos.
| Prós | Contras |
| Aumentar a área útil – para apartamentos pequenos, este é o principal fator para fazer tais estruturas. | Esses sistemas de móveis podem ser traumáticos para crianças muito ativas, mas se todas as normas de segurança forem observadas, os riscos são reduzidos a zero. |
| Economizar dinheiro – ao fazer um modelo com suas próprias mãos, o custo do produto acabado é várias vezes mais barato do que uma cama comprada e, se você também construir móveis em um nicho – um guarda-roupa ou uma escrivaninha com prateleiras – você obterá um conjunto de móveis completo. | Acesso difícil ao local para dormir, algumas pessoas também não gostam de dormir em uma colina, o ar é mais quente vindo de cima e há uma sensação de falta de oxigênio. |
| Design original. | Estruturas altas não podem ser instaladas em apartamentos com pé-direito baixo; neste caso, recomenda-se utilizar modelos mais baixos com possibilidade de colocar uma cômoda ou mesas de cabeceira baixas abaixo da cama. |
| Aumento da autoestima do dono da cama - algo para se gabar para os amigos. |





