Decorar o quarto de uma criança não é menos importante do que decorar um quarto ou uma sala de estar. O quarto da criança deve ter uma área de dormir, um espaço de trabalho, uma área de recreação e um sistema de armazenamento. Muitas vezes é muito difícil colocar os elementos acima mencionados em uma sala pequena e, se houver várias crianças, a questão do espaço livre se torna especialmente grave. Uma cama alta pode ser a solução ideal. Neste caso, a área de dormir fica em uma plataforma elevada, deixando espaço embaixo para outras áreas necessárias.
Contente
Tipos de camas altas
A parte inferior da estrutura é organizada dependendo da idade da criança. Móveis infantis com mezanino para dormir são instalados para crianças a partir de três anos.
Vamos dar uma olhada nas opções mais populares para organizar quartos infantis com essas camas:
- Uma cama com sofá é uma ótima opção para quem gosta de reunir amigos ou parentes. Concordo, não é muito conveniente dormir e reunir os amigos no mesmo lugar. Nesse caso, a melhor opção seria colocar um sofá no ambiente que é mais utilizado durante o dia. Neste caso, uma cama de casal com colchão ortopédico, travesseiros e cobertores novos que ninguém tocou ou derrubou é usada para dormir. A área de dormir fica acima do sofá.
- Uma cama alta com área de trabalho é uma opção ideal para o quarto de um aluno pequeno. O nicho embaixo da cama contém uma escrivaninha com estantes e outros itens necessários.
- Uma cama alta com área de recreação é uma opção ideal para crianças em idade pré-escolar. Uma mini-casa ou cabana é montada no nicho embaixo da cama. Portas ou cortinas são instaladas na parte inferior para criar aconchego e a atmosfera certa para as crianças.
- Uma cama alta baixa com prateleiras e uma cômoda. Se houver pouco espaço no quarto e houver receio de colocar a criança muito alto, é possível fazer uma pequena estrutura e colocar caixas para brinquedos e roupas embaixo. Este tipo de mobiliário infantil economiza espaço e tem um aspecto orgânico.
- Um beliche é uma opção popular para uma família com dois filhos. Uma área pode acomodar facilmente duas camas de casal, uma acima da outra.
Quando a área e a localização das paredes do quarto permitirem, é conveniente colocar um guarda-roupa no sistema geral com a área de dormir. Geralmente é instalado na lateral da cama e é a base da estrutura. O guarda-roupa também pode ser colocado embaixo da cama, reduzindo o tamanho da escrivaninha. Um elemento importante é a escada. Deve ser confortável, seguro e estar em harmonia com o estilo geral do ambiente. As seguintes opções são possíveis: uma escada vertical clássica, uma escada colocada em ângulo e degraus. Ao mesmo tempo, os degraus, dispostos em cascata, podem servir simultaneamente como espaçosas mesas de cabeceira. Quando o espaço permite, as crianças ficarão felizes se puderem escorregar para fora da cama.
Considerando que a cama é elevada e muitas crianças dormem inquietas à noite, pode parecer que há perigo de o bebê cair de uma grande altura. Esta opção está completamente excluída, uma vez que todas as camas infantis são equipadas com uma lateral alta e resistente ao longo de todo o comprimento da cama - exceto na área próxima à escada.
Móveis infantis - transformadores - são frequentemente usados no quarto. O piso inferior pode ser alterado dependendo da finalidade. Por exemplo, estes podem ser sistemas de armazenamento modernos ocultos e, se necessário, uma mesa retrátil para trabalho pode ser exibida.
Material para cama
De que devem ser feitos esses móveis infantis? O mais importante é a sua confiabilidade, porque seus filhos dormirão nele. Vale lembrar que durante o dia as crianças sobem e é bem possível brincar em cima. Isso significa que as camas das crianças devem ser especialmente estáveis e confiáveis. Por esse motivo, esses sistemas devem ser encomendados de especialistas que saibam que tipo de estrutura e suporte são necessários para um uso seguro.
Materiais para fabricação
- A madeira é ideal para quem se compromete com o meio ambiente. Móveis infantis são quentes ao toque, duráveis e esteticamente bonitos. O conjunto mais resistente ao desgaste é feito de faia e carvalho, mas o custo de uma cama assim também é alto. Uma árvore mais acessível é o pinheiro.
- MDF e painéis de fibra são opções populares e relativamente baratas. Eles podem ser apresentados em absolutamente qualquer cor e textura. Opções combinadas são frequentemente usadas. A estrutura é feita de madeira maciça ou vigas coladas para maior resistência e confiabilidade. O restante da estrutura é feito de aglomerado laminado ou PVC.
- O metal também é uma opção popular na produção de camas altas. Os elementos metálicos utilizados são tubos de aço ocos, decorados decorativamente com uma camada especial. As camas infantis parecem visualmente mais leves, porém, o material é frio e desconfortável para o bebê. Considerando a idade do dono da cama, as estruturas geralmente são cobertas com compensado especial ou almofadas de madeira para evitar ferimentos.
Para resumir as opções de materiais para organizar um ambiente, você deve prestar atenção às estruturas de madeira - elas são mais macias e menos traumáticas. É melhor evitar estruturas metálicas para crianças de três anos e pré-escolares ativas.
Tamanho do local de dormir
Se você planeja usar a área de dormir para crianças de 3 a 7 anos, o comprimento pode ser de 140-160 cm e a largura de 60 cm. Para crianças em idade pré-escolar, uma cama com altura de 120 cm é a mais utilizada. A área abaixo dela é usada como mesas de cabeceira ou como área de recreação — por exemplo, na forma de uma barraca infantil. Dessa forma, economiza-se espaço.
Se a cama for usada por um longo período, inclusive na adolescência, você deve escolher uma cama de tamanho adulto. As dimensões padrão da área de dormir neste caso são 190-200 cm x 85-90 cm. É importante considerar a altura da parte inferior da estrutura: ela deve ser confortável para um adulto sentado na cama. Também é importante lembrar que na parte superior – na cama – a criança deve sentar-se confortavelmente, sem encostar no teto. Isso significa que a distância da cama ao teto deve ser de 80 cm ou mais. Os cantos do sistema são suavizados e arredondados. Protetores de cama são essenciais. Sua altura não deve ser inferior a 30 cm. Os ferimentos mais frequentes entre crianças ocorrem em escadas, por isso atenção especial deve ser dada a esse componente. Se a cama for comprada para uma criança com mais de três anos, é melhor usar degraus grandes como trampolim; elas são usadas como mesas de cabeceira. Ao mesmo tempo, a área da sala deve permitir a colocação de móveis adicionais. Para crianças mais velhas, é utilizada uma escada com corrimãos nas laterais, instalada em ângulo. Sua largura geralmente é de 40 cm, a distância entre os degraus é de 20-25 cm. É importante levar em consideração a idade da criança: quanto menor for o dono da cama, menor deve ser a distância entre os degraus.
Acessórios adicionais para uma cama alta
Atualmente, existe uma grande variedade de sistemas de armazenamento diferentes em estruturas infantis. Podem ser armários embutidos e unidades altas, cômodas, prateleiras abertas, uma mesa de trabalho ou uma combinação de todos os itens acima. Graças a esse arranjo compacto, o espaço no quarto é significativamente economizado e sobra espaço para uma segunda criança ou para jogos. Além disso, o corpo em crescimento do bebê exige exercícios físicos constantes. Um bar de parede colocado no final da cama alta ajudará você a combinar negócios com prazer. É importante lembrar que neste caso a carga sobre os móveis infantis aumenta, eles devem ser confiáveis e duráveis. Se a estrutura for colocada no canto da sala, é conveniente fixá-la na parede em ambos os lados. Uma criança em idade pré-escolar ficará muito satisfeita em ter seu próprio escorregador ou corda para descer da cama alta.
Com base em tudo o que foi dito acima, podemos compilar uma lista das principais vantagens e desvantagens de uma cama alta para crianças de 3 anos ou mais.
Vantagens: | Imperfeições: |
Economizando espaço. | Traumático – esses móveis infantis desenvolvem a imaginação das crianças e, se os pais sabem que seu filho é completamente inquieto, devem ter cuidado ao comprar essas estruturas. Apesar de garantir a segurança do bebê durante o sono, durante o dia a criança pode decidir pular da cama, o que pode lhe causar danos. |
Criar uma área de lazer ou trabalho. | Nem todas as pessoas gostam de dormir em posições elevadas - o ar acima é mais quente e algumas pessoas se sentem desconfortáveis por causa disso. |
Economizar dinheiro – comprar uma cama, guarda-roupa, escrivaninha e mesas de cabeceira separados custará mais do que uma única estrutura. | Acesso difícil ao local de dormir - no início, ir para a cama pode ser interessante para o bebê, mas com o tempo, essa descida e subida constantes podem se tornar entediantes tanto para a criança quanto para os pais. Por exemplo, durante a doença de uma criança, será mais difícil para os pais medirem a temperatura. |
Design – os canteiros elevados infantis são muito populares entre as crianças e se adaptam perfeitamente ao interior do quarto infantil. | Não é recomendado comprar uma cama dessas para quartos com tetos baixos, pois pode haver falta de oxigênio no topo. |
Assim, tendo considerado todos os prós e contras, podemos dizer com segurança que uma cama alta para crianças a partir de 3 anos será uma excelente opção para um quarto pequeno, em que cada centímetro de espaço é usado da forma mais eficiente possível. Ao receber esses móveis infantis, seu bebê dormirá feliz em seu lugar à noite e brincará ou estudará embaixo deles durante o dia.
Vídeo: Conjunto de cama alta Legend 2, 1. Análise em vídeo
50 opções interessantes de camas altas para crianças maiores de 3 anos no interior de um quarto infantil: