Para economizar espaço em cômodos pequenos, é necessário extrair o máximo benefício de cada móvel no ambiente. Haverá muito mais espaço no quarto se ele estiver equipado com uma cama com um nicho embaixo do colchão, usado para guardar diversas coisas. Você mesmo pode fazer um mecanismo de elevação para uma cama, economizando uma quantia significativa de dinheiro. Neste artigo, você aprenderá sobre as vantagens dos móveis multifuncionais e instruções detalhadas passo a passo sobre como fazer uma cama elevatória universal com suas próprias mãos.

Contente
Características de uma cama com mecanismo de elevação
Uma cama com mecanismo de elevação possui características que merecem atenção especial ao criar um produto multifuncional com suas próprias mãos:
- as dimensões da cama planejada, que afetam a resistência do mecanismo de elevação;
- a largura do objeto criado;
- fixação do mecanismo: horizontal ou vertical;
- altura, que afeta a capacidade do nicho;
- Pernas – os produtos de mobiliário podem ser com ou sem pernas.
Depois de se familiarizar com as características do produto, você pode começar a fazer um mecanismo de elevação para uma cama espaçosa com suas próprias mãos.
Os benefícios do faça você mesmo
Fazer uma cama elevatória com suas próprias mãos é vantajoso pelos seguintes motivos.
- Móveis feitos em casa são confiáveis e duráveis.
- O material para os móveis é escolhido a critério do artesão, de acordo com o interior do quarto.
- Possibilidade de fabricar um item nas dimensões desejadas que se adaptem ao interior do ambiente.
- O móvel é feito de acordo com os desejos e preferências do proprietário.
Antes de começar a criar uma cama elevatória, você precisa decidir sobre a aparência, a configuração e a estrutura do produto desejado.
Tipos de mecanismos de elevação
As camas modernas são produzidas com diferentes elevadores integrados, que permitem que elas sejam inclinadas para uma posição vertical ou horizontal. Para criar uma cama multifuncional, são utilizados os seguintes mecanismos.
- Um elevador manual é um dispositivo acessível que não requer molas ou amortecedores. Uma cama com dispositivo manual integrado é usada para adultos porque a estrutura é levantada com força considerável.
O mecanismo de elevação manual é o dispositivo mais acessível. - O sistema de mola é prático de usar. Sua vida útil é curta – não mais que 5 anos. Deformação consiste no desgaste e alongamento das molas. A vantagem do dispositivo está no baixo custo do sistema.
O mecanismo de mola é fácil de usar e tem um preço baixo. - O elevador com amortecedor a gás é um dispositivo de alta qualidade, confiável e durável. O dispositivo funciona de forma silenciosa e suave e tem uma longa vida útil – até 10 anos com elevação ou abaixamento constante.
O amortecedor a gás é o mecanismo mais conveniente, confiável e durável
Qualquer um dos dispositivos descritos acima é adequado para você mesmo arrumar a cama. O mestre decide qual dispositivo é melhor usar, com base nas possibilidades e finanças disponíveis.
Materiais necessários
Ao preparar o material necessário para fazer uma cama de dormir, vale a pena considerar a carga criada pelo colchão nos amortecedores, nas ripas do dispositivo mecânico, na estrutura e nos pontos de fixação.
Durante a instalação de um móvel, você precisará dos seguintes materiais:
- elevador;
- MDF e aglomerado;
- ripas de madeira;
- placas;
- barras;
- tecido para estofamento;
- espuma de borracha;
- colchão;
- perfil metálico para criar uma estrutura confiável.
Um material comum e barato entre os fabricantes de móveis são as placas de aglomerado. Você pode usar aglomerado, OSB e outras placas. A escolha do material depende inteiramente das preferências do proprietário e da disponibilidade de dinheiro. O tecido do estofamento é selecionado levando em consideração o interior do quarto onde a cama caseira será instalada.
Depois de preparar o material de trabalho, você precisa estocar as ferramentas que serão necessárias para fazer a estrutura do local de dormir.
Ferramentas essenciais para montagem de móveis
No processo de execução de trabalhos intensivos que exigem atenção e concentração, você precisará de:
- marcador de construção;
- fita métrica de três metros;
- quebra-cabeça;
- furar;
- parafusos auto-roscantes;
- máquina de solda;
- moedor com disco de metal;
- nível;
- grampeador;
- secador de cabelo de construção.
Depois de reunir todas as ferramentas e materiais que serão necessários durante a montagem da estrutura, iniciamos o procedimento de construção.
Processo de fabricação: instruções passo a passo
Para fazer um mecanismo de elevação universal para uma cama com suas próprias mãos, você precisa preparar desenhos detalhados do futuro modelo. Para evitar erros irreparáveis na montagem da cama, você pode usar o desenho esquemático pronto do conjunto da estrutura como referência.
Você pode obter informações sobre como fazer uma cama com mecanismo de elevação com suas próprias mãos estudando os desenhos preparados.
Primeiro, uma base forte e confiável para a cama pretendida é construída. Para fazer a base da cama, você precisa preparar:
- a parte inferior, as laterais da cama, as grades laterais e a cabeceira em MDF ou aglomerado – todos os elementos com o tamanho adequado;
Materiais da base da cama - uma estrutura formada por vigas de madeira;
- Pontes de colchão feitas de ripas e tábuas.
Após a conclusão do trabalho preparatório para a instalação, a base da cama é montada a partir dos elementos acabados.
- O fundo do nicho a ser preparado é fixado à estrutura feita de barras por meio de parafusos autoatarraxantes.
A base do quadro é uma caixa feita de placas calibradas Ripas de fixação para fundo de compensado - Após a conclusão das etapas, os painéis laterais e as paredes laterais são montados na estrutura.
As pernas são fixadas dentro da estrutura - Fixamos a cabeceira na estrutura preparada usando uma chave de fenda e parafusos autoatarraxantes.
Uma cabeceira em branco é cortada de uma folha de madeira compensada e coberta com espuma de borracha e couro sintético, assim como as laterais. - Após a conclusão do processo de montagem da base, o elevador de cama é instalado. É vendido pronto para uso, ou seja, a estrutura de elevação é montada sobre porcas.
A barra de aço inferior é fixada imediatamente à estrutura de base e, em seguida, o elemento superior é fixado à parte lateral.
Para criar um local de dormir confiável, é instalada uma base de aço, feita de um perfil de metal, cortado com uma retificadora em partes das dimensões necessárias e conectadas entre si em uma única estrutura por soldagem, o que é uma etapa importante do trabalho. Após a conclusão do trabalho de soldagem, uma estrutura de madeira é fixada na base.
A etapa final é a decoração
Depois que a cama estiver pronta, o produto é coberto com espuma de borracha, tecido de estofamento e um grampeador de móveis. Graças ao forro, a armação e os elementos da armação ficam ocultos, resultando em um modelo macio, confortável e esteticamente projetado.
Como ocorre o processo de revestimento do modelo finalizado?
Passo 1
Borracha de espuma é colocada na base da cama. O número necessário de camadas é determinado pelo mestre de forma independente.
Passo 2
A espuma de borracha é coberta na parte superior com tecido de estofamento preparado previamente. O estofamento é selecionado de acordo com o interior do ambiente e o gosto do proprietário.
Etapa 3
O estofamento é fixado à base usando um grampeador, que fixa firmemente os grampos na estrutura do móvel. Os grampos no acabamento não são perceptíveis e não afetam a aparência estética.
Passo 4
As laterais do modelo são decoradas com estofamento. Nos locais onde o tecido decorativo e o elevador entram em contato, um selante é colocado sob o material de estofamento.
Passo 5
As pernas são fixadas ao modelo acabado se estiverem previstas no desenho esquemático.
Tendo estudado detalhadamente as instruções sobre como fazer uma cama com mecanismo de elevação com suas próprias mãos, até mesmo um artesão novato será capaz de fazer sozinho uma peça complexa de mobília para quarto. Não é difícil fazer uma cama com elevador com as próprias mãos, com base em desenhos previamente preparados. Fazer sua própria cama economiza bastante dinheiro e lhe dá a oportunidade de criar uma cama multifuncional exclusiva.