Para camas, as ripas podem ser feitas exclusivamente de madeira. Bétula e álamo são os mais comumente usados. Este material foi escolhido por sua flexibilidade e elasticidade. A madeira também proporciona excelente ventilação para o colchão.
Especialistas acreditam que 30 ripas são suficientes para uma cama de casal, e muito menos para uma cama de solteiro. Os fabricantes não seguem essa opinião e colocam de 20 a 22 peças. Mas se você decidir fazer as ripas e a cama você mesmo, você mesmo pode calcular a quantidade delas.
Os benefícios de fazer móveis você mesmo
Entre as vantagens de construir você mesmo uma cama e ripas, destacam-se os seguintes fatores.
- Ecologicamente correto. O material natural, ou seja, a madeira, não pode ter efeitos prejudiciais à saúde humana.
- Durabilidade. Um produto feito por suas próprias mãos durará muitos anos. A cama suporta uma carga grande, o que confirma sua durabilidade.
- Tamanho e design personalizados. A cama será feita com suas próprias mãos, de acordo com seus desenhos. Você pode ajustar seu tamanho e formato aos parâmetros necessários. Você não precisará procurar um lugar para colocar uma cama grande.
- Salvando. Isso se aplica não apenas ao espaço na sala, mas também ao dinheiro. Você calcula a quantidade de material necessária e o compra. Isso custará várias vezes menos do que comprar um produto pronto em uma loja.
Contente
Projeto e construção de cama
Os designs de camas de madeira de solteiro ou de casal são bastante semelhantes e bastante simples. Ambos os tipos de móveis consistem nas seguintes partes.
- O colchão no qual a pessoa vai dormir é colocado sobre uma base plana ou ripas. Para a primeira opção, use uma folha grossa de compensado. As lamelas são tiras transversais. Este design é preferível. O colchão não se deforma, as tábuas em si são bastante elásticas. Este design é mais confortável para dormir.
- As tábuas ou compensados são colocados sobre uma estrutura feita de vigas de alta resistência.
- Painéis laterais ou pernas podem ser usados como suporte ao qual a estrutura é fixada.
Ao escolher o tamanho da sua futura cama, é recomendável confiar nos parâmetros do colchão. Também vale a pena considerar a localização e o posicionamento do produto. O tamanho padrão de uma cama de solteiro é de 200-210 cm de comprimento e 90-100 cm de largura. O comprimento de uma cama de casal permanece o mesmo, mas a largura é de 180-200 cm, ou seja, ela dobra.
A altura do produto é um parâmetro bastante subjetivo. Tudo depende das suas preferências.
Finalidade da trave
Já foi observado que uma folha grossa de compensado pode ser usada em vez de uma barra transversal. Vale destacar as vantagens e finalidades da grelha para entender qual é a mais indicada.
- Reduzindo a carga na área de dormir. Graças a isso, a qualidade do produto é melhorada e sua vida útil é aumentada.
- Tem a qualidade de uma mola. A barra é elástica e, portanto, toda a carga que atua sobre ela é distribuída uniformemente.
- Enquanto você dorme, sua coluna estará na posição correta.
- A grade é fixada usando suportes especiais. Isso torna a estrutura confiável e evita rangidos e ruídos posteriores.
- O bar é posicionado de forma que a ventilação natural da área de dormir possa ser alcançada de todos os lados.
Materiais necessários
Antes de comprar tudo o que você precisa e fazer a cama você mesmo, assim como as ripas, você deve fazer um desenho detalhado. Para uma cama de casal padrão, você precisará dos seguintes materiais.
- 3 tábuas medindo 200x30x3 cm. Elas se tornarão as paredes e a cabeceira do produto.
- 2 tábuas medindo 250x30x2 cm. Elas se tornarão as partes laterais da cama.
- 5 barras, cada uma com 200 cm de comprimento, seção transversal 4x4. Necessário para a produção da estrutura de suporte, suporte e pernas.
- Uma ripa medindo 150x4x2 cm. Ela se tornará a barra transversal na base da cama. A ripa é necessária para fixar as tábuas da cabeceira.
- Mancha.
- Cola de madeira.
- Verniz;
- Parafusos auto-roscantes.
Vale esclarecer mais uma vez que a quantidade de material indicada é para uma cama de casal padrão. Você deve selecionar tudo de acordo com os parâmetros do futuro produto e desenhos.
Ferramentas necessárias
Para montar a cama e fazer a travessa, você precisará de uma furadeira, um cortador e uma lixa. Prepare também uma serra e um lápis. Para medição e precisão, você precisará de réguas, fita métrica e esquadro. As ferramentas necessárias para fazer uma cama você mesmo devem incluir uma plaina, uma chave de fenda e uma serra tico-tico.
Processo de fabricação
Depois de comprar os materiais necessários e preparar as ferramentas, você deve começar a marcá-los e depois cortá-los. Recomenda-se seguir as seguintes regras neste processo.
- Faça um desenho detalhado da futura cama, indicando todos os parâmetros exatos.
- Escreva uma lista de todas as peças necessárias para o produto. Por favor, indique quanto material é necessário para cada um deles.
- Recomenda-se marcar os locais dos futuros cortes com um estilete ou lápis e, claro, uma régua.
- Ao fazer peças com parâmetros idênticos em várias cópias, você deve fazer uma e deixá-la como modelo. Isso tornará o processo mais fácil e rápido.
- As áreas cortadas devem ser limpas com lixa.
Depois de fazer as marcações, você pode começar a construir a estrutura.
Recomenda-se iniciar a montagem medindo os parâmetros do colchão que será utilizado nesta cama. Ele se encaixa livremente na moldura.
Usando as medidas tiradas, corte 2 tábuas longas e finas, que se tornarão as laterais.
Monte as peças resultantes em um retângulo. Para fixá-los, você pode usar cavilhas de madeira ou ilhós. Recorte os furos com uma serra tico-tico. Você pode cinzelá-lo.
As alças resultantes são lubrificadas com cola e conectadas. Alinhe tudo em um ângulo de 90 graus e use grampos para prender até secar completamente.
A moldura está pronta. É bastante confiável e forte. Para facilitar a montagem da base de uma cama de madeira, você deve conectar as peças usando parafusos autoatarraxantes com fixação adicional e cantos de metal.
Depois da estrutura, eles começam a instalar as pernas. Corte várias barras de comprimento idêntico. Eles são montados nos cantos do produto. Eles podem ser inseridos na moldura ou fixados por fora ou por dentro.
Use os pinos para fixar as pernas diretamente na base. Esta é a opção mais confiável. Se a largura da cama exceder 220 cm, o 5º pé deverá ser instalado no meio do produto. Para isso, é montada uma tábua longitudinal, à qual é fixada.
A fase final
Agora você pode prosseguir com a montagem da base de ripas. São travessas que sustentam o colchão e evitam que ele se deforme.
- Pregue a tira de fixação nas partes da base, laterais e extremidade.
- Faça marcações pelo menos 100 mm acima da borda superior.
- O trilho é fixado em todo o perímetro usando uma linha sólida e uma linha pontilhada. Você pode usar um canto de metal.
- Você precisará de uma barra com seção transversal de 30x30. A partir dele, faça uma moldura para a barra transversal. Ela é fixada de acordo com os parâmetros internos da base.
- Em seguida, uma ripa de 150x4x2 cm é pregada na estrutura. Prenda-o em todo o comprimento. A distância não é menor que 5 cm.
Se você executar todas as ações seguindo rigorosamente os desenhos, não terá problemas com a instalação. Na etapa final, a base deve ser tratada com lixa e coberta com verniz.
Você deve prestar muita atenção à escolha da cobertura para sua cama finalizada. Afinal, ele deve se encaixar completamente no interior do ambiente. Antes de envernizar o produto, recomenda-se primeiramente tonalizá-lo. Uma mancha serve para isso.
Deve ser aplicado uniformemente com um pincel. A superfície deve ser envernizada somente após a tinta secar. É necessário fazer 2 camadas de verniz.