
A maioria dos moradores de prédios de apartamentos enfrenta o problema de um espaço pequeno onde muitas coisas precisam ser colocadas e organizadas. A cama transformadora se tornou muito popular devido a essas exigências. Durante o dia, esse modelo pode ser usado como uma mesa ou parede comum e, à noite, se transforma em um lugar completo para dormir.
Todo mundo quer que sua casa seja aconchegante e confortável, então esse tipo de mobília deve combinar com o interior e o layout do cômodo. Mas o preço desses produtos é muito alto e nem todos podem comprá-los. Sempre há uma saída: com habilidades mínimas, você pode fazer uma cama transformadora com suas próprias mãos.
As vantagens de fazer móveis com as próprias mãos:
- economia de espaço;
- custo acessível dos materiais necessários (em qualquer caso, será muito mais barato do que comprar um produto acabado);
- a capacidade de criar um modelo exclusivo que atenda às suas necessidades;
- todos os desenhos necessários estão disponíveis na Internet;
- confiança na qualidade e confiabilidade do produto acabado;
- Dormir em uma cama com um colchão de qualidade é benéfico, mas dormir em um sofá pode prejudicar o sistema musculoesquelético.
Contente
Nós decidimos o design e a construção da futura cama
Antes de procurar desenhos e comprar os materiais necessários, escolha que tipo de produto você quer receber e qual modelo você poderá fazer. As camas transformadoras são divididas em diversas variedades.
- Um guarda-roupa de cama – com a ajuda de um dispositivo de elevação, a cama é pressionada contra a parede e parece um guarda-roupa simples. Este tipo é o mais popular entre os demais e é considerado um dos mais práticos para espaços pequenos. É mais fácil criar uma cama transformadora do tipo "faça você mesmo" do que outros modelos.
- Uma cama-local de trabalho é popular para mobiliar quartos de crianças, pois inclui uma escrivaninha com todos os tipos de gavetas adicionais, um guarda-roupa e uma cama.
- Um sofá-cama pode ser encontrado tanto na versão normal quanto na versão que se transforma em beliche.
- Uma das inovações é que a área de dormir sobe até o teto e fica escondida lá. Ele é classificado como um transformador, pois esse design libera instantaneamente uma grande quantidade de espaço, tornando-se invisível.
Se você é um pequeno especialista e está começando a fazer uma cama transformadora com suas próprias mãos pela primeira vez, opte por uma opção mais simples. Como mencionado acima, é isso que é uma cama guarda-roupa. Primeiro, faça ou encontre um desenho do futuro produto com os parâmetros necessários, marcando os locais de fixações e conexões.
O modelo do guarda-roupa de cama é dividido em três partes principais, que primeiro precisarão ser criadas separadamente e depois combinadas em um todo. Abaixo estão listados esses elementos e os materiais necessários para a produção.
- A estrutura pode ter qualquer formato e aparência, o principal é um grande nicho no qual a cama será colocada. O nicho deve ser feito com base nos parâmetros do colchão. Podem ser utilizadas como material chapas de aglomerado laminado; são bem fáceis de processar e têm um preço acessível. Para evitar lascas durante o corte, é melhor solicitar o corte do aglomerado de acordo com os parâmetros exigidos pelo fabricante. Esse serviço é barato e todas as bordas das peças serão cobertas com fita de borda.
Armário com estrutura de cama que precisa ser fixado em uma parede sólida - A base da cama - para fazê-la você precisará de uma viga de madeira - a partir dela você fará uma estrutura e ripas ou uma folha de compensado sobre a qual o colchão será colocado. Chapas de aglomerado ou MDF são fixadas na parte inferior da base - quando dobradas, elas servirão como a frente do armário, então esse detalhe deve ser abordado do ponto de vista do design.
Uma cama escondida no armário é uma ótima opção para economizar espaço. - O mecanismo de elevação combina o guarda-roupa e a cama. Como ele suporta a maior parte da carga, faz sentido comprar esse mecanismo pronto. Esta é uma das principais partes de uma cama transformadora, você não deve economizar nela, dê preferência a um sistema de alta qualidade.
Processo de fabricação
A montagem de uma cama transformável consiste em duas etapas: primeiro, você precisa fazer uma estrutura para o mecanismo dobrável e, em seguida, uma área de dormir. Na Internet, você pode encontrar dimensões prontas para modelos simples e duplos padrão, mas se precisar de outros parâmetros, você mesmo terá que calculá-los. O programa “Designer de Móveis” será um excelente auxiliar nesse sentido.
Fixe firmemente uma tira de metal resistente na parede usando chumbadores. Isso será necessário para reforçar a estrutura com cantos de metal. Para a base da estrutura, use duas tábuas confiáveis - elas desempenham uma função de suporte de carga, o comprimento médio para formas padrão de camas transformadoras é de cerca de dois metros. Nas bordas, na parte superior e inferior, use cola e parafusos para fixá-los com uma tábua transversal. Usando cola e parafusos autoatarraxantes, fixe o revestimento na estrutura acabada. Lembre-se: a profundidade da caixa deve corresponder à espessura da cama. Para evitar acabar com uma caixa que não caiba o produto final, é melhor torná-la alguns centímetros maior.
Em seguida, você pode começar a instalar a cama dobrável. Como base, use madeira compensada que atenda aos parâmetros necessários. Para evitar danos e deflexão do material, reforce-o por baixo instalando quatro placas ao longo e transversalmente ao futuro produto. Para maior conforto, você pode equipar a base da cama com vários lados, mas lembre-se: nada deve interferir nos mecanismos de elevação.
O próximo passo é fixar a moldura na parede. Para garantir uma longa vida útil do produto acabado, escolha apenas fixadores de alta qualidade. Use laços para prender a parte dobrável à estrutura e prenda sua extremidade livre com fechos especiais - graças a eles, a cama transformadora permanece dobrada e não se desdobra repentinamente. Se você for envernizar as superfícies de madeira, é aconselhável fazer isso enquanto a parte dobrável não estiver fixada na estrutura.
O último passo é decorar o produto acabado
A cama transformadora pode ser complementada com pequenos armários, prateleiras ou espelhos, o que dará maior funcionalidade à estrutura. Em opções de design moderno, o produto pode ser pintado com tintas acrílicas - cores brilhantes são as mais populares em quartos infantis. O quarto pode ser decorado usando uma combinação de diversas cores e padrões. Se você não sabe desenhar, pode encontrar muitos estênceis na Internet. Imprima o que precisa e use-o para criar um design exclusivo.
Para combinar melhor com o armário, a parte externa do produto pode ser decorada com ferragens suspensas, travessas falsas e puxadores de imitação. Você também pode criar nichos adicionais usando espelhos ou instalar elementos de iluminação adicionais – lâmpadas, LEDs.
Finalize a extremidade das tábuas com bordas autoadesivas - você pode comprá-las em qualquer loja de materiais de construção. Coloque a borda com o lado adesivo para a ponta e passe o ferro quente por cima. Em seguida, limpe com um pano seco, pressionando bem. Corte o excesso e lixe com uma lixa.
Como você pode ver, o resultado de uma cama transformadora feita por você mesmo não será pior do que uma de fábrica e, em algum lugar, até melhor e será única em seu gênero. O principal é desejo, paciência, cumprimento rigoroso das instruções e uso de materiais de qualidade.
Quanto custa um mecanismo de plataforma elevatória com uma cama de 2x1,4?