Atualizar os móveis do seu quarto é especialmente importante. A cama merece toda a atenção – ela é o elemento central deste quarto. Ao escolher novos móveis, sempre surgem muitas dúvidas: qual modelo e material escolher, onde comprar, qual a política de preços vigente e muito mais. Sugerimos que você se livre de metade das perguntas perguntando a outras pessoas e arrumando a cama com suas próprias mãos.

Contente
Vale a pena dar esse passo?

Arrumar a cama não é uma tarefa fácil. É preciso encarar isso com seriedade e muito planejamento. Nesse caso, surge a questão se vale a pena construir uma cama com as próprias mãos. Vamos descobrir.
Fazer a cama com as próprias mãos lhe trará muitos aspectos positivos, sendo o principal deles a economia. Móveis feitos em casa são muito mais baratos do que os comprados em lojas. Considerando que você está comprando a cama pelo preço de varejo, seu preço será ainda mais alto. E ao gastar tempo montando móveis, você economiza dinheiro que pode ser usado para outros fins.

Uma grande vantagem é a qualidade. Nesse caso, você pode garantir a qualidade, já que você mesmo seleciona o material e todas as peças para produção. Você faz a montagem e não permite nenhum trabalho desleixado, porque está tentando pelos seus familiares. Isso é uma grande vantagem, porque os produtos no mercado de móveis modernos não podem se gabar de alta qualidade.
Claro que você aumentará sua autoestima, pois é muito agradável usar algo criado por suas próprias mãos. E se a cama for destinada a crianças, é duplamente agradável.

Você pode implementar qualquer ideia que lhe venha à mente. O mercado nem sempre tem um modelo adequado. E você é capaz de criar algo que irá satisfazer todas as suas necessidades.
Então não há dúvidas: você pode e deve criar uma cama com suas próprias mãos. Vai dar um pouco de trabalho, mas você verá que o processo não é difícil e trará muito prazer.

Decidindo sobre o tipo
No mundo moderno, existem muitos modelos de camas, por isso às vezes é difícil decidir qual é o certo. Propomos classificar as espécies existentes de acordo com certos critérios.
| Critério | Tipos |
| Idade | · infantil;
· adolescente; · adulto. |
| Tamanho | · solteiro;
· uma cama e meia; · dobro; · tamanho king. |
| Número de níveis | · um-;
· dois-; · três níveis. |
| Disponibilidade de sistemas de armazenamento adicionais | · com gavetas;
· com prateleiras; · com guarda-roupa. |
| Tipo de mecanismo | · transformador;
· dobrável; · com mecanismo de elevação. |
| Tipo de cabeceira | · macio;
· sólido; · com lacunas; · alto; · discreto. |
| Material de fabricação | · árvore;
· metálico; · materiais de cavacos de madeira. |
| Forma | · retangular;
· redondo; · quadrado; · na forma de quaisquer objetos (carro, navio, castelo, etc.) |
| Tipo de suporte | · pernas;
· sólido. |
Agora, de acordo com essa tabela, você pode escolher o modelo de cama que mais combina com você e montá-la você mesmo.
O que procurar ao criar uma cama
Existem vários critérios que precisam ser levados em conta para criar móveis corretamente.
- Idade e gênero. Esses critérios são de grande importância. Afinal, a cama de uma criança difere significativamente dos móveis para um adolescente, tanto em tamanho quanto em aparência.
Cama alta de madeira para adolescentes faça você mesmo Cama infantil faça você mesmo para uma menina - Dimensões da sala. Antes de criar um conjunto, é necessário tirar medidas do ambiente, e somente de acordo com elas fazer um desenho.
Layout do quarto com cama de casal Esquema de cama alta infantil com cômoda em escada com dimensões gerais - Preferência pessoal. Claro, esse é um fator importante, porque você está fazendo uma cama para um membro da sua família, e ela deve atender ao gosto dele.
Linda e confortável cama de madeira com um design interessante para se adequar ao seu gosto - Orçamento. Para evitar situações imprevistas, é necessário calcular imediatamente o orçamento disponível e fazer um planejamento posterior de acordo com os cálculos.
Lembre-se de que o processo de design deve ser divertido. Somente neste caso você obterá um produto bonito e confiável.
Oferecemos a possibilidade de fazer um beliche que pode ser usado para duas crianças, adolescentes, bem como para dois pais e uma criança pequena. Mas primeiro, vamos dar uma olhada nas vantagens e desvantagens desse design.

Vantagens e desvantagens
Se você duvida da confiabilidade e adequação do projeto proposto, preste atenção às suas vantagens e desvantagens.
A primeira vantagem advém de um motivo que preocupa muitos moradores do nosso país: a economia de espaço. Beliches com várias camas evitarão que você tenha que procurar uma cama extra ou um sofá que ocupam um espaço precioso. Os beliches têm uma série de outras vantagens.
- Ergonomia. Você não precisa ficar desdobrando e montando o sofá constantemente, nem instalar uma cama dobrável. Aqui tudo já está previsto. E limpar esse lugar para uma criança dormir será muito mais fácil - você só precisa fazer isso.
- Originalidade. Este design parece incomum e, se você escolher um design incomum, o efeito será dobrado. Por exemplo, artesãos qualificados podem pensar em como fazer um beliche no formato de um avião, um navio, um carro ou um castelo.
- Aproveitamento máximo do espaço. Além da economia imediata devido à presença de dois lugares para dormir, graças a este design você também pode aumentar a quantidade de espaço útil. Coloque gavetas entre os degraus, faça prateleiras ou caixas para pendurar roupas de cama e tenha ainda mais espaço livre.
Como qualquer produto, este também tem algumas desvantagens.
- Insegurança do dispositivo. Há casos conhecidos de crianças que caíram do segundo andar, por isso é necessário explicar às crianças as regras de conduta e os perigos que este dispositivo pode esconder.
- Condições irregulares. O ar quente tende a subir até o teto e permanecer lá, então a atmosfera no segundo e primeiro andares é um pouco diferente. Mas essa desvantagem pode ser eliminada instalando um sistema de “piso aquecido” no ambiente, pois ele suporta um sistema de circulação de ar ligeiramente diferente no ambiente.
- Altura. Esta cama é muito mais alta do que o normal, por isso é adequada apenas para quartos com tetos altos.
Como podemos ver, há mais vantagens em um beliche, e as desvantagens podem ser facilmente eliminadas. Por isso aconselhamos que você fique atento a essa opção e parta para a construção.
Faça você mesmo
Para fazer isso, é melhor lembrar de todas as suas habilidades de construção e, se você as esqueceu, pratique antes de começar a construir a cama. Depois prepare os materiais necessários. Coloque na sua caixa de construção:
- roleta;
- chave de fenda;
- parafusos auto-roscantes;
- roleta;
- lápis;
- furar;
- serra elétrica;
- fita térmica;
- cantos de metal;
- martelo e pregos.

Depois de preparar as ferramentas necessárias, vamos descobrir os materiais necessários. O mercado da construção civil moderno oferece muitos tipos de matérias-primas que podem ser utilizadas como base, por isso sua seleção deve ser feita com responsabilidade.
Selecionando o material
Oferecemos 3 opções mais adequadas para consideração.
- Madeira natural. Camas de madeira maciça são famosas por sua naturalidade e durabilidade. Este é um material ecológico, durável e durará muito tempo em uso. Mas é caro e exige habilidades especiais de carpintaria do artesão.
Um beliche de madeira com cama de casal é uma boa solução para acomodar três pessoas - MDF. Um aglomerado feito pela colagem de lascas de madeira muito finas usando lignina ou parafina. Ao contrário da madeira maciça, ela é menos durável, mas mais fácil de trabalhar.
Beliche confortável com prateleiras extras, feito de MDF - Aglomerado (placa de aglomerado laminado). Ele também é feito de lascas de madeira, porém maior que o MDF. Ele é prensado e colado com resinas de formaldeído, por isso não é um material ecologicamente correto, mas é o mais comum na fabricação de móveis de armário. Mas não é adequado para todas as partes.
Cama para duas crianças - uma opção econômica feita de aglomerado
Usaremos vigas de pinho para a base e escadas, aglomerado para peças adicionais e compensado para a base do colchão.
Nós elaboramos desenhos

O trabalho é realizado de acordo com os desenhos, então a primeira coisa a fazer é desenhá-lo. Para fazer isso, tiramos medidas do quarto e determinamos qual deve ser o comprimento, a largura e a altura da cama. Então calculamos esses parâmetros. Descubra também qual deve ser o tamanho das escadas.

O desenho é composto por várias partes. O primeiro especifica os parâmetros do projeto geral com uma nota sobre os materiais necessários. A segunda parte é dedicada à montagem de peças individuais (você pode especificar suas dimensões aqui). A terceira parte especifica a ordem de instalação da estrutura geral. Vale também indicar a ordem em que o trabalho será realizado, dividindo-o em pontos. Dessa forma você terá um desenho aliado a um plano de ação.
Preparando os detalhes
Em seguida, de acordo com o desenho, preparamos as peças necessárias.
Precisaremos de:
- 5 vigas de pinho correspondentes à altura da cama (4 para peças de suporte, 1 para fixação da escada);
- 4 vigas de pinho ao longo do comprimento da cama (para a base sob o colchão);
- 4 barras na largura do produto (também para a caixa base);
- vigas de pinho para a escada (calculamos a quantidade de acordo com a altura da cama e o tamanho entre os degraus);
- tábuas para a base do colchão;
- 2 placas de aglomerado ao longo do comprimento (para faixas laterais);
- 2 placas de aglomerado ao longo do comprimento da viga de suporte até a madeira que serve de suporte para a escada;
- 4 placas de aglomerado de largura (também para as laterais);
As vigas e os aglomerados geralmente são vendidos em tamanhos específicos (1x1m; 2x1m; 2x1,8m, etc.), então teremos que cortar os materiais de acordo com nossas medidas. Após o corte, elas precisam ser processadas com lixa ou retificadora. Os cortes do aglomerado são cobertos com fita térmica.
Então, todas as peças necessárias estão prontas, agora só falta instalar as peças individuais e montá-las em uma única estrutura.
Estamos nos reunindo

Vamos começar com o básico. Pegamos as vigas preparadas para os postes e para a estrutura. Fazemos um corte nas vigas para os postes usando uma serra tico-tico, pegamos as vigas ao longo do comprimento da cama, as inserimos nesses furos e as fixamos usando parafusos autoatarraxantes.
Em seguida, fixamos cantos a essa junta e a eles, com parafusos auto-roscantes, travessas, que do outro lado, por sua vez, são fixadas com os mesmos cantos a outro rack. Os painéis traseiro e lateral estão finalizados.

Agora fazemos a da frente. Fixamos as vigas da estrutura de maneira semelhante. O resultado foram duas caixas sobre um suporte.

Agora adicionamos mais um suporte – para as escadas. Fazemos cortes nas travessas inferior e superior e inserimos a viga vertical nelas, fixando-a.

Agora, parafuse as tábuas nas quais o colchão será colocado em ambas as caixas usando parafusos autoatarraxantes.

Nós fazemos uma escada. Fixamos os degraus da escada às vigas de suporte. Eles também podem ser inseridos na base ou fixados na extremidade usando parafusos autoatarraxantes.


Refinamos o design. Construa as laterais fixando aglomerado do tamanho apropriado na base.
Aqui está nossa cama pronta, só falta dar alguns retoques finais.

O último passo é a decoração
Se você planeja fazer uma decoração complexa, ela deve ser pensada com antecedência e incluída no plano e no desenho. Tipos como queimar e esculpir podem afetar o progresso de alguns itens, por isso devem ser incluídos no plano com antecedência. Mas quando a decoração envolve pintura ou colagem com materiais decorativos, isso fica por último.
Conselho!
Se a cama for de madeira natural, deixe-a sem pintura.
Fizemos os móveis de madeira natural, então apenas os envernizaremos. Essa é a melhor opção, pois o verniz só vai realçar a beleza natural da madeira. Mas se você quiser deixar o quarto iluminado, pinte a cama com uma cor brilhante. Também é uma boa opção pintar o produto de branco ou outra cor neutra e aplicar padrões interessantes. Isso pode ser feito usando pincéis. E se suas habilidades artísticas deixarem muito a desejar, use estênceis. Tudo depende da sua imaginação!
Vamos resumir
Como podemos ver, criar uma cama com as próprias mãos, mesmo um beliche, não é tão difícil. Então não hesite e mãos à obra. E nossos conselhos e instruções passo a passo fornecidos se tornarão um bom guia neste assunto.
Não se esqueça de explicar às crianças as regras de utilização da estrutura do beliche para evitar lesões.


























































