“Capito” ou engate de carruagem é um dos tipos de mobiliário e acabamento de interiores mais luxuosos. Diamantes ou quadrados volumétricos, cobertos com tecidos caros, decorados com botões ou strass, podem transformar e animar qualquer ambiente.

Sua história começou em meados do século XVIII, na França, durante o reinado do Imperador Napoleão III. Naquela época, esse tipo de acabamento era associado apenas ao luxo e ao chique. O nome “engate de carruagem” está relacionado ao fato de que tal decoração era usada para a decoração interna de carruagens. A técnica única de acabamento rapidamente se espalhou por toda a Europa.

Hoje em dia, os engates de carruagem continuam tão populares quanto sempre. Por exemplo, o design autêntico e lendário do sofá Chesterfield ainda é incrivelmente popular entre pessoas que querem tornar seu interior sofisticado e luxuoso.
Atualmente, a técnica “Capitone” é utilizada para decorar painéis de parede e elementos de mobiliário; Seu design pode ser usado em materiais de acabamento de parede e itens decorativos. Sua característica distintiva é o estofamento macio, unido por botões, e as dobras entre eles formam o padrão do produto final — losangos ou quadrados. Para esse estofamento, são utilizados tecidos de alta qualidade, resistentes ao desgaste e com textura densa - couro natural e artificial, camurça, veludo, veludo, flocado. Para fixar, utilize botões revestidos ou pregos de móveis com strass e pérolas.

Contente
Cabeceira DIY

O engate de carruagem também pode ser usado para atualizar móveis sem graça. Por exemplo, você pode renovar uma cama antiga fazendo você mesmo uma cabeceira com acabamento Capitone. Claro que isso exigirá muito esforço, mas o resultado certamente justificará. A autoprodução tem uma série de vantagens óbvias em relação aos produtos adquiridos:
- é possível dar vida a um design de cama individual que melhor se adapte ao interior, para criar um produto de tamanhos não padronizados e formas incomuns;
- você pode escolher a cor, a textura e a qualidade do tecido, dos materiais e dos acessórios;
- economias significativas em comparação com produtos acabados e feitos sob medida.
Para que uma cama estofada com suas próprias mãos fique perfeita, é necessário seguir rigorosamente as instruções para fazer engates de carruagem.

Esboço

Primeiro, você deve decidir sobre o padrão decorativo - um losango ou um quadrado, bem como o design e o formato da futura estrutura. Para sua primeira experiência, é recomendável começar com cabeceiras de formatos simples – um retângulo ou um quadrado. Em seguida, você precisa pensar em qual material será usado no estofamento. Aqui é recomendável escolher tecidos para móveis duráveis que possam suportar altas cargas durante o uso, já que materiais finos não destinados a estofamento podem rasgar mesmo durante o aperto dos botões. A escolha da cor fica a critério do mestre, mas é preferível utilizar tecidos lisos. Desenhos e padrões grandes ficam deformados quando estofados novamente e podem prejudicar a aparência do produto. Se você planeja usar botões revestidos, deve cuidar disso com antecedência: compre uma prensa especial e faça os blanks ou encomende a produção em uma oficina especializada. É muito mais fácil com botões de móveis prontos – você pode escolhê-los em uma loja de ferragens.

Materiais e ferramentas

Depois que o esboço estiver pronto, você pode prosseguir diretamente para o processo de fabricação.
Lista de materiais e ferramentas necessárias.
- Uma folha de compensado como base da estrutura (de formato e tamanho adequados).
- Tecido para móveis (com grande reserva, pois grande parte dele é aproveitado na formação de dobras).
- Botões de móveis.
- Borracha esponjosa com espessura de 5 cm (de acordo com o tamanho da cabeceira).
- Sintepon.
- Cola.
- Grampeador de móveis.
- Tesoura, agulhas de encadernação, linhas de alta resistência, estilete.
- Furar.
- Acessório “furadeira de corte” para furadeira (necessário para fazer furos uniformes em espuma de borracha).
Ao escolher a espuma de borracha, você precisa prestar atenção à sua densidade, elasticidade e finalidade. A vida útil do produto acabado depende desses parâmetros.
A escolha da cola também requer atenção redobrada. É altamente recomendável não utilizar soluções adesivas que contenham componentes tóxicos e inflamáveis, como tricloroetano e tolueno. Além dos danos óbvios à saúde, a força do vínculo também deixa muito a desejar. Recomenda-se a utilização de adesivos à base de poliuretano, neoprene, butadieno estireno. O adesivo de espuma de alta qualidade deve ser seguro para humanos e para o meio ambiente, formar uma costura forte, ser elástico e resistente à umidade e não inflamável.

Preparando a base da cabeceira

O primeiro passo é desenhar um diagrama do futuro engate de carruagem em uma folha de espuma de borracha. A maneira mais fácil é cortar um molde de diamante do tamanho desejado e marcar a folha inteira usando-o. Primeiro, você deve desenhar 2 eixos que se cruzam no centro da folha: vertical e horizontal. Coloque o molde de diamante com o centro na intersecção dos eixos e, assim, marque toda a área de trabalho.

As pontas dos losangos serão os pontos onde os botões serão puxados. Nestes locais é necessário fazer furos redondos na espuma de borracha. Eles são feitos usando um acessório de perfuração especial - um “tsifenbor”, mas se você não tiver um, pode substituí-lo por um tubo de metal de diâmetro adequado. Ele é instalado no lugar certo e até mesmo ranhuras são cortadas ao bater no tubo. Como último recurso, eles podem ser cortados com um estilete, mas as bordas dos furos ficarão irregulares. Isso não é crítico e não afeta a aparência do produto.

Depois que todos os slots estiverem prontos, você precisa marcá-los em uma folha de madeira compensada. Para fazer isso, você deve aplicar a espuma de borracha sobre o compensado e marcar os pontos onde os furos ficarão. Usando uma furadeira, faça um furo no painel de madeira compensada em cada ponto marcado.


Em seguida, você precisa colar a espuma de borracha no painel de madeira compensada, certificando-se de que as bordas e todos os furos dessas duas partes coincidam. Não use cola que corroa a estrutura porosa da espuma de borracha, caso contrário o produto final não durará muito. Recomenda-se a utilização de uma cola especial para espuma de borracha, que seja segura para a saúde e tenha alta adesão a diversas superfícies.

Às vezes, leva um certo tempo para garantir um vínculo forte. As características dos adesivos de diferentes marcas diferem entre si. As informações no rótulo devem ser estudadas.
Depois que a espuma de borracha estiver firmemente colada ao compensado, você precisa cobri-la cuidadosamente com um fino enchimento sintético. Prenda as bordas do enchimento sintético com um grampeador na parte de trás do compensado.

Estofamento em tecido

Depois que a base da cabeceira estiver pronta, você pode começar o processo de cobrir a estrutura com tecido para móveis. Você deve começar do ponto extremo da cabeceira, movendo-se gradualmente em direção ao lado oposto. Duas agulhas com linha forte são inseridas em cada furo ao mesmo tempo, puxadas para fora, esticando o tecido, para o lado de trás do compensado e presas com um grampeador várias vezes em um padrão de zigue-zague.


À medida que o tecido é esticado, dobras são formadas entre os pontos de tensão de acordo com o padrão pretendido (losangos, quadrados). Quando todo o padrão do acoplador de carruagem estiver pronto, é necessário dobrar as bordas do tecido para o lado avesso da moldura e prendê-lo firmemente com um grampeador em todo o perímetro.


Decorando a cabeceira

Por fim, os botões são costurados nos furos, ou presos da maneira descrita acima, usando duas agulhas longas que trazem a linha que segura o botão para o lado de trás. Existe outro método em que as dobras são fixadas imediatamente no botão, mas neste caso há risco de danificar o molde caso ele se solte durante o uso.

Depois que a parte da frente das costas estiver completamente pronta, seu verso é cuidadosamente coberto com tecido técnico (spunbond, chita).
A cabeceira com engate para carruagem pode ser emoldurada em uma baguete esculpida ou usada sem ela. Ele pode ser montado na parede ao lado da cama, ou pode ser fixado diretamente na estrutura da cama — isso fica a critério do usuário.

Se desejar, você também pode cobrir a estrutura da cama com o mesmo tecido usado para fazer a cabeceira estofada. Uma fina espuma de borracha é colocada na estrutura da cama e envolvida em enchimento sintético. A estrutura preparada é coberta com tecido, que é preso com um grampeador ao longo da parte interna da estrutura da cama. A parte externa da caixa, assim como as bordas da cabeceira, podem ser decoradas com pregos de móveis ou cordões decorativos.
Com uma certa dose de habilidade, atenção e criatividade, fazer uma cabeceira com “Capitone” não é tão difícil quanto parece à primeira vista. Mas tal detalhe pode se tornar uma decoração do quarto e um objeto de orgulho para seu dono.

Vídeo: Cama, engate de carruagem. O caminho fácil.
https://www.youtube.com/watch?v=yp5E9D6RrKE
50 fotos de camas com engates de carruagem no interior:


















































