Itens feitos à mão estão se tornando cada vez mais populares. Incluindo móveis. Isso levará algum tempo, então você terá que ser paciente. Mas também há muitas vantagens em criar as coisas necessárias com suas próprias mãos.
Certamente você já se deparou com diversas ideias para criar sofás ou outros móveis de jardim a partir de paletes. Uma solução interessante para uso em diferentes direções. Mas hoje falaremos sobre como criar móveis para sua casa.
Contente
Os benefícios de fazer móveis você mesmo
Por que é melhor fazer uma cama em vez de comprar uma? Há muitas respostas. Comecemos pelo fato de que, ao criar, você mesmo escolhe o material e conhece exatamente suas características: resistência, confiabilidade. Uma vez concluído o projeto, você terá a certeza de que esta criação durará por muito tempo e não se desfará no primeiro uso.
Há momentos em que um cliente não consegue encontrar o que precisa em uma loja. Isso é especialmente verdadeiro para móveis: o tamanho não é o certo, o design não é do seu agrado, eles parecem desarrumados e muitos outros motivos. Há duas maneiras de sair dessa situação: fazer um pedido personalizado ou fazer tudo você mesmo. Ao escolher a segunda opção, você não precisará explicar ao contratante exatamente o que deseja e nem pagar uma quantia enorme de dinheiro para concluir o pedido.
E, claro, uma das principais vantagens de criar seus próprios móveis é a satisfação que você obtém com o resultado do seu próprio trabalho. É bom saber que você fez algo sozinho.
Ao fazer móveis com suas próprias mãos, você ganha em:
- Preço;
- Qualidade;
- Projeto
- Precisão nas medições.
Então, se você decidiu faça um beliche com suas próprias mãos - vamos começar!
Nós escolhemos o design e a construção
Há muitas variedades de modelos de dois níveis — tantos quanto sua imaginação permitir. Vamos dar uma olhada nos mais populares.
- Tradicional
O mais fácil de fazer. É composto por dois níveis (lugares para dormir) e escadas. Adequado para um quarto de criança com espaço suficiente.
- Com um sofá
O sofá no primeiro andar acrescenta variedade tanto em termos estéticos quanto funcionais. Este modelo economizará mais espaço em sala, porque você não precisará de um sofá extra. Pode ser usado como cama ou simplesmente como um lugar para descansar. Adequado para colocação na sala de estar.
- Com gavetas
Neste modelo, gavetas ou prateleiras são fixadas na escada que leva ao segundo andar, usadas no lugar de armários. Neste caso, ocupará um pouco mais de espaço sala, do que o tradicional.
- "Sótão"
Esta opção economiza muito espaço sala. lugar para dormir está localizado no segundo nível, o inferior é destinado à área de trabalho. Normalmente inclui uma mesa de trabalho, várias prateleiras e racks. Este design geralmente é escolhido para crianças mais velhas (adolescentes, estudantes). Basicamente, essa cama é de solteiro, mas, se desejar, duas pessoas podem ser acomodadas no segundo andar. É possível construí-lo em um canto com dois lugares para dormir no segundo andar. Uma condição importante no design deste modelo é a durabilidade.
- Beliche de três quartos
Existem várias sugestões para transformar um beliche em uma cama de três camas. Se criança ainda pequeno, e um apartamento um cômodo, você pode fazer isso com cama de casal no primeiro nível. Se este produto for para criança – ambos os lugares podem ser colocados no topo.
- Transformador
Esses modelos são muito populares porque economizam muito espaço. É composto por uma mesa, armários e lugar para dormir. Uma mesa ou um colchão podem ser retirados.
Preparação
Descobrimos quais são os modelos mais populares e convenientes, agora vamos decidir o que é necessário para começar a construir um beliche.
Desenhos
Em primeiro lugar necessário desenhe um desenho. A opção mais conveniente seria pegar esquemas prontos da Internet e, usando-os como guia, criar seu próprio projeto.
Os seguintes dados são utilizados no desenho:
- Altura do produto;
- Comprimento;
- Largura;
- Distância dos níveis superior e inferior;
- Comprimento e largura da escada;
- O espaço entre os degraus de uma escada;
- Altura do nível superior;
- Largura das vigas de suporte;
- Dimensões dos armários.
Fotos de opções finalizadas ajudarão você a determinar claramente como fazer um desenho corretamente.
Materiais
Ao escolher os materiais, considere suas habilidades e a variedade de ferramentas disponíveis. Aglomerado ou pinho maciço são ideais para este trabalho. Vamos preparar as ferramentas que precisaremos para o trabalho.
Dependendo se você vai cortar o material sozinho ou confiá-lo a profissionais, selecionamos um conjunto de ferramentas necessárias. A melhor opção seria cortar as tábuas de acordo com as medidas usando equipamentos profissionais em uma oficina de móveis. Depois, tudo o que você precisa fazer é conectar todas as peças.
Para fazer isso, você precisará de: uma chave de fenda, parafusos, cola, um nível, uma furadeira, um martelo, uma retificadora para processar o produto acabado e o material da peça cortado no tamanho certo.
Vamos trabalhar
Então, com todos os preparativos concluídos, você pode começar a fazer um beliche com suas próprias mãos.
- Em primeiro lugar necessário construir uma base - uma caixa retangular.
Depois, um colchão é colocado dentro. - Primeiro, vamos fazer os painéis laterais da caixa. Para fazer isso, pegue duas placas pré-cortadas e processadas do comprimento apropriado, fixe nelas, em um ângulo de 90 graus, mais 2 placas de largura menor (conforme o desenho).
Isso deve criar uma “prateleira”. - Fixe as barras nas laterais. Serão então colocadas tábuas entre elas para formar a base do colchão.
Preste atenção à largura das tábuas. - Em seguida, faça o mesmo com as laterais que ficam na cabeça e nos pés. Fixe 2 tábuas correspondentes à largura da cama com uma “prateleira” e conecte-as às longarinas laterais com parafusos auto-roscantes através de um furo feito “embaixo do rebaixo”.
Prenda-as nas pernas da mesma maneira. - Coloque as tábuas entre as barras coladas nos trilhos laterais.
Eles devem ser fortes o suficiente.
Agora vamos prosseguir com a criação das costas.
- Pegue 3 tábuas, do tamanho da largura da cama, para fixá-las prateleiras.
- Para fazer isso, você precisará de pinos de conexão (você pode comprá-los em uma loja ou aplainá-los você mesmo).
Coloque-os nas tábuas traseiras e use um lápis simples para marcar a área onde será feito o furo para o pino. - Faça furos em ambas as peças e una-as usando cavilhas.
- Fixe as laterais traseiras da mesma maneira prateleiras.O primeiro nível está pronto.
Usando parafusos autoatarraxantes e o método de escareamento, fixe a escada em um dos postes.
Se o projeto envolver a presença de caixas, a escada deverá ser fixada externamente à estrutura de suporte. prateleira. Agora fixe as caixas na escada de acordo com o desenho.
Decoração
Vale a pena pensar na decoração antes de começar a fazê-la, pois isso pode afetar o projeto. Artesãos experientes podem fazer móveis no formato de uma casa, um carro ou um barco. Você pode anexar “galhos” em vez de uma escada, que o “jovem Mowgli” usará para subir ao segundo andar.
Uma opção comum é adicionar uma parede suíça, argolas de atletismo ou uma corda. Camas com inclinação tipo escorregador se tornaram muito populares.
Se você construiu um modelo clássico de beliche e só pensou no design depois, use algum tecido para decoração: almofadas, enfeites pendurados. prenda a corda.
Em geral, fazer um beliche com as próprias mãos não é tão difícil, além de ser lucrativo e bonito.
Desejamos a você sucesso em seus empreendimentos criativos!