Os pais se esforçam para oferecer o melhor aos seus filhos. Os preços em lojas e mercados estão constantemente subindo. Isso se aplica a qualquer bem, incluindo móveis. Os adultos são forçados a economizar em muitas coisas. Muitas vezes, eles mesmos precisam decorar suas casas. Uma cama infantil feita por você mesmo custará menos do que uma comprada em uma loja de móveis. Não é difícil preparar uma cama aconchegante para seu bebê. Isso é feito em alguns dias. Aqui você precisa ter vontade de trabalhar.

Contente
Materiais para móveis infantis
Para fazer uma cama com suas próprias mãos, você precisa de tábuas e vigas feitas de madeira que não absorva bem umidade, como pinho ou carvalho. Primeiro, dois pares de pernas são feitos. Para a cabeceira, os apoios devem ser mais longos, já que aqui o encosto é mais alto. Isso é necessário para poder levantar o travesseiro mais alto e deitar-se na cama em uma posição semi-reclinada, por exemplo, enquanto lê. Normalmente, uma cama infantil é feita com as próprias mãos usando os seguintes materiais:
- barras;
- madeira compensada;
- placas;
- Cola PVA;
- manchas;
- verniz.

A madeira natural não emite substâncias nocivas, por isso as crianças não apresentam reações alérgicas. Esses móveis são confiáveis, duráveis e têm boa aparência. Um berço bem feito é a chave para um sono confortável. Se o ambiente for pequeno, o produto é feito de forma que sirva como cercadinho durante o dia. O tamanho é baseado no comprimento e na largura do colchão.

Geralmente não é feito à mão, mas comprado em uma loja. Os colchões infantis geralmente são desenvolvidos em colaboração com ortopedistas. Aqui, atenção especial é dada à formação correta da coluna vertebral, e as necessidades do corpo da criança por um sono saudável e adequado também são levadas em consideração.

Para crianças maiores de 4 anos, é adquirido um colchão sobre bloco de molas, onde os elementos individuais são conectados por uma estrutura metálica. Nele, o peso da criança dormindo é distribuído uniformemente por toda a área do produto. Para bebês, é melhor usar colchões sem molas, feitos de espuma de borracha. No quarto do bebê, é aconselhável colocar a cama longe da abertura da janela. Isso garantirá que a criança não fique exposta a correntes de ar.

Não deve haver um lustre pendurado acima da área de dormir da criança. As lâmpadas queimam com frequência. Às vezes acontece que quando uma lâmpada quebra, seu vidro voa em direções diferentes. Um fragmento de vidro pode facilmente ferir uma criança. Se houver uma estante pendurada acima do seu bebê, certifique-se de que ela esteja bem presa à parede.

Detalhes básicos de camas de madeira
Embora os produtos de madeira para crianças sejam caros, peças individuais podem ser compradas a um preço razoável. É aconselhável lixar cuidadosamente os blanks adquiridos com as próprias mãos para que a criança não se machuque com nenhuma lasca saliente. O produto é composto pelas seguintes partes:
- quadro;
- lamelas;
- paredes laterais;
- costas;
- pernas.

A estrutura é feita de tábuas aplainadas e bem lixadas. As ripas que sustentam o colchão por baixo são constituídas por tábuas. Eles são inseridos em ranhuras cortadas na estrutura e formam uma treliça para ventilação do colchão. A distância entre eles é de aproximadamente 5 centímetros. As laterais servem como uma cerca, evitando que a criança caia. Os suportes traseiros são preenchidos com folhas de compensado.

Para dar suporte ao colchão, ranhuras especiais são cortadas na estrutura. A cola de madeira é aplicada nas extremidades das ripas. As ripas são inseridas nos furos. Para tornar a fixação mais confiável, parafusos autoatarraxantes são parafusados de fora para dentro. As costas são feitas usando vigas verticais conectadas por travessas. Em seguida, são instalados compensados ou hastes de madeira.

As partes frontal e traseira são preenchidas com tábuas e fixadas com cola. O lado próximo é feito um terço mais baixo que o lado distante. Isso torna mais fácil cuidar do seu bebê. Os furos nas travessas são preenchidos com cola PVA. Em seguida, hastes de cerca de madeira são inseridas nele. As peças devem se encaixar perfeitamente umas nas outras, sem nenhuma folga. Use um esquadro para verificar se os ângulos estão corretos. Todos os ângulos devem ter 90 graus. Os painéis laterais montados são colocados sobre uma superfície plana até que a cola esteja completamente seca.

Ferramenta necessária
Se você colocar muito adesivo nas ranhuras, é claro que um pouco dele sairá. Não há nada com que se preocupar aqui, pois quando a cola estiver seca, ela pode ser facilmente cortada com uma faca. Em seguida, são fixados os painéis restantes, que servirão como cabeceira e peseira. Eles são fixados aos painéis laterais usando parafusos de cabeça escareada. Cada parafuso deve ser completamente escareado para que suas cabeças não possam ser sentidas. Depois, essas depressões são preenchidas com massa e lixadas. Durante o trabalho são utilizadas as seguintes ferramentas:
- serra de madeira;
- roteador manual;
- máquina de moer;
- canto;
- chave de fenda.

Depois que a cama estiver montada, ela precisa ser decorada. Para fazer isso, todas as lacunas entre as partes conectadas são preenchidas com massa. Quando a massa estiver completamente seca, as áreas tratadas são lixadas com lixa fina. Em seguida, a estrutura montada é tratada com tinta. Isso protegerá a madeira dos efeitos negativos da umidade. Após a secagem da tinta, é aplicada uma camada de verniz. Como o móvel é destinado ao bebê, todas as impregnações devem ser naturais, não contendo substâncias tóxicas ou agressivas.

Durante o trabalho de montagem, os parafusos de fixação devem ser aparafusados até a profundidade máxima possível para que fiquem completamente rebaixados. As depressões resultantes são posteriormente fechadas com tampões ou preenchidas com massa. A estrutura montada deve ser reforçada com cantos especiais. Em seguida, o produto acabado é coberto com verniz ou cera para madeira. Se você decidir adicionar rodas ao berço, não se esqueça de fazer fixadores para elas.

Os benefícios dos móveis infantis DIY
Se o quarto do bebê for pequeno, o berço pode ser feito com gavetas. Eles são convenientes para guardar brinquedos, roupas de cama e roupas infantis. Esses móveis funcionais economizam espaço e eliminam a necessidade de encher o ambiente com armários ou cômodas adicionais. As vantagens de uma cama infantil do tipo "faça você mesmo" são:
- a capacidade de projetar um modelo que se encaixe perfeitamente no interior da sala;
- confiança na qualidade e confiabilidade do produto;
- a possibilidade de utilizar apenas materiais seguros para a saúde;
- custo relativamente baixo.

Depois que todas as peças e ferramentas de trabalho estiverem preparadas, é necessário pensar cuidadosamente no processo de fazer a cama em si. É melhor fazer esse tipo de trabalho fora de casa, pois haverá muita serragem e poeira. Caso não seja possível trabalhar ao ar livre, os móveis internos devem ser cobertos com filme plástico e o carpete deve ser removido do chão. Para um quarto pequeno, você pode fazer uma cama com uma área de dormir no segundo andar. Abaixo, em vez de uma cama, um tapete macio é colocado no chão. Esta opção será conveniente se você tiver apenas um filho.

No primeiro andar, o bebê passará um tempo brincando e subirá a escada até o segundo andar para descansar. Geralmente o processo de subir para o segundo andar dá muito prazer às crianças. Se a criança gosta de desenhar, você pode colocar uma mesa pequena e uma cadeira no primeiro andar. Para duas crianças, é feito um beliche normal. Em termos de design, esses produtos são projetados de forma diferente. O piso inferior pode estar localizado diretamente abaixo do nível superior ou perpendicularmente.

Às vezes, os degraus também são usados como tampas para as caixas localizadas abaixo deles. Cada uma dessas caixas pode ser usada para guardar brinquedos, roupas de cama e banho e roupas infantis. Antes de começar a fazer um beliche, você precisa decidir o local onde ele ficará. Você também precisa decidir qual lado é melhor para subir as escadas para o segundo andar. Se o teto do cômodo for baixo, o andar superior não deve ficar muito alto.

Quanto mais perto a criança estiver do teto, mais abafado será o ar que ela terá que respirar. Por outro lado, é aconselhável levar em conta que um adulto não deve apoiar a cabeça no segundo andar quando estiver sentado ao lado de um bebê. A altura do primeiro nível está relacionada ao conforto de sentar na cama, bem como ao fato de que uma gaveta para roupa de cama pode ser construída abaixo. Com base nessas informações, você pode tirar uma conclusão sobre quais dimensões o móvel que está sendo construído deve ter. Os tipos mais populares de berços são:
- transformador;
- deslizando;
- um andar;
- dois níveis;
- cadeira de balanço.

Durante o dia, o transformador geralmente fica dobrado, o que libera espaço no ambiente. Neste modelo, uma estrutura especial é fixada na parede, onde o produto dobrado é armazenado. Para garantir que a parte frontal visível da cama se encaixe no estilo geral do quarto, ela deve ser decorada. A cama retrátil é composta de duas partes. À medida que a criança cresce, ela pode ser alongada. Para isso, há rodas especiais na parte inferior. O modelo de dois andares geralmente é feito para duas crianças.

Condições para fabricação de peças de cama
Se você comprou o material de madeira diretamente de uma serraria, antes de começar a fazer as peças, as barras e tábuas precisam ser mantidas por cerca de uma semana no cômodo onde os móveis fabricados ficarão. Isso é necessário para que a umidade do ambiente seja igual à umidade dos materiais. Caso contrário, algumas áreas da cama podem rachar ou deformar no futuro. Uma vez que o material tenha adquirido os parâmetros necessários, as tábuas e barras devem ser aplainadas e cuidadosamente lixadas.

As barras verticais da cama devem ter uma altura tal que seja possível construir laterais e encostos acima do beliche superior. A borda frontal da camada inferior geralmente é removível. Uma cerca para berço é um importante recurso de segurança. Sua confiabilidade deve receber atenção especial. As tábuas da cerca são parafusadas às vigas de suporte por dentro com parafusos autoatarraxantes. As tampas devem ser completamente parafusadas na madeira. Ao fazer a cerca, você precisa deixar uma abertura para os degraus.

As escadas geralmente são feitas estritamente verticais ou inclinadas. Primeiro, duas vigas são fixadas, que servirão como guias. Depois os degraus são parafusados no lugar. O degrau superior e a escada em si são presos à cama com parafusos longos. Após a instalação do corrimão e dos degraus, são colocadas placas de compensado sobre as quais os colchões serão colocados. Como todas as partes deste produto são fixadas com parafusos e porcas, ele pode ser facilmente desmontado e movido para outro local posteriormente.

Este beliche é muito durável e durará muitos anos. Se você pintá-lo bem e depois cobri-lo com verniz nitro fosco, ele não refletirá a luz do sol e manterá a naturalidade dos desenhos por muito tempo. A parte interna das laterais pode ser forrada com tecido macio, o que protegerá o bebê de correntes de ar e hematomas.


VÍDEO: Berço faça você mesmo.
50 ideias de fotos sobre como fazer uma cama infantil com suas próprias mãos


















































