Se um paciente sofre de demência, ele tem que ficar de cama por muito tempo. Muitas outras doenças exigem tratamento de longo prazo e subsequente reabilitação do paciente. Como facilitar o cuidado e garantir que a pessoa fique confortável em casa?
É importante escolher não uma cama doméstica comum, mas uma cama médica funcional especial para pacientes acamados. Ele possui certas características de design que permitem que a equipe médica ou parentes forneçam o cuidado adequado. O modelo facilita o período de recuperação do paciente e o ajuda a assumir posições confortáveis e fisiologicamente corretas.
Contente
Critérios de seleção
Uma cama moderna para pessoas acamadas é selecionada apenas com base nos dispositivos e funções necessários. Antes de comprar, é importante considerar os seguintes parâmetros:
- Características dimensionais. Uma cama funcional deve fornecer espaço suficiente para uma pessoa se virar e permanecer na superfície. É importante deixar espaço ao redor do produto para a livre circulação de pessoas e familiares. O paciente precisa ter espaço em todos os lados. As dimensões da cama não devem exceder o tamanho da porta caso seja necessário movê-la periodicamente para outros cômodos.
- Camas médicas para pacientes acamados são feitas de materiais de alta qualidade, mas podem ocorrer danos durante o uso e a movimentação. Proteção adicional na forma de protetores de canto de polímero prolongará a vida útil da cama.
- A presença de rodas ao redor do perímetro é necessária para facilitar a movimentação. Essas camas são frequentemente instaladas em instituições médicas, onde são sempre monitoradas e, se ocorrer um ataque, o paciente recebe atendimento de emergência em outro departamento ou é transportado para cirurgia. Essas camas devem ter um freio automático que trave a cama quando ela parar. Rodas de borracha cinza não deixam marcas na superfície do piso.
- Cama funcional com muitas seções. O número de seções é selecionado individualmente para o paciente, pois depende da disponibilidade de procedimentos especiais. As seções da cama são ajustadas de várias maneiras: parafuso, pente, elétrico.
O tipo de parafuso requer a aplicação de força e um bom conhecimento de todas as características funcionais da cama e seus acessórios.
A cama de pente para pacientes acamados não é muito confortável, mas está na categoria de preço acessível
Os elétricos são mais caros e mais práticos de usar. Usando o controle remoto, o paciente pode ligar o elevador do encosto, abaixar a altura e levantar a seção.
Disponibilidade de dispositivos adicionais para pacientes acamados. Geralmente adquiridos separadamente do conjunto completo, eles incluem hastes que prendem os apoios de mão, colchões médicos especiais (permitem que você limpe rapidamente as fezes de uma pessoa e previna escaras), encostos removíveis, um suporte para soro, grades laterais (evitam quedas) e mesas para colocar pacientes acamados ao lado de suas camas.
Que tipos de seções existem?
As seções ajustáveis permitem que você altere a inclinação, adote a posição de George Fowler (posição semi-sentada), etc. O modelo de duas seções corrige apenas as seções da cabeça e dos pés. A seção de três também afeta a parte do quadril. A seção de quatro também fixa a posição da seção intermediária.
Mudar a inclinação e a posição sentada pode ter um efeito positivo em pacientes acamados que ainda não conseguem se movimentar de forma independente. Dessa forma, a pressão e a congestão na área pulmonar diminuem gradualmente, a tensão nos músculos abdominais diminui e um estado confortável do corpo é formado.
Em geral, a conclusão é que o melhor é optar por camas funcionais com rodas de borracha e autorregulação, com freio automático e elementos adicionais para garantir uma estadia confortável na posição deitada ou sentada. A presença de uma estrutura anatômica e várias seções para regulagem é considerada útil.
VÍDEO: Como escolher a cama funcional médica certa?