Desde os primeiros dias, você quer cercar seu filho com o melhor, o mais seguro, o mais confiável e, o mais importante, algo que servirá fiel e verdadeiramente por muitos anos até que o bebê cresça.Para isso, via de regra, são escolhidos materiais naturais que não sejam capazes de constituir uma “mina” para futuras doenças oncológicas, protegendo assim a criança desde os primeiros dias.
Contente
- Por que é melhor fazer você mesmo?
- Projeto e construção de um berço para bebê
- O melhor material para uma cama infantil é madeira maciça
- As ferramentas são um assistente confiável para o mestre
- Algumas características da marcenaria
- Fazendo um berço com suas próprias mãos
- Berço em casa - um conto de fadas aconchegante
- VÍDEO: Cama caseira faça você mesmo.
- Camas de madeira para crianças - 50 ideias de fotos:
Por que é melhor fazer você mesmo?
O berço do bebê é a primeira fortaleza do bebê. É lá que ele dorme, aproveita a vida, começa a explorar o mundo, estudando tudo o que o cerca.Mas como você pode ter certeza de que a cobertura e os materiais da cama do seu filho são seguros? Somente fazendo com suas próprias mãos.
Pais inteligentes que sabem muito bem o que fazer — Você só pode ter certeza de algo quando tenta e faz você mesmo. Essa é a principal vantagem do produto. Por que é que? Vamos fazer uma pequena comparação.
Fábrica | Caseiro | ||
Vantagens | Imperfeições | Vantagens | Imperfeições |
Não perca tempo - vá comprar ou encomendar | Nem sempre material de qualidade | Você sabe do que é feito? | A fabricação exige muito trabalho e consome muito tempo. |
Não há garantia da confiabilidade do projeto | Design confiável - eu mesmo verifiquei | ||
A cobertura nem sempre é de alta qualidade | Revestimento de alta qualidade - eu mesmo o selecionei | ||
Muitas vezes a superfície do produto não é processada | A superfície é cuidadosamente limpa - afinal, a criança estará "deslizando" sobre ela |
Projeto e construção de um berço para bebê
A aparência da cama de uma criança determina o aconchego do quarto, como a criança vai gostar, sua conveniência e a distribuição racional do espaço.
Todos nós queremos algo original e incomum, algo fora do comum. Mas sejamos realistas. Por que complicar a vida com um design elaborado de uma cama infantil no formato de um carro, avião, elefante ou navio a vapor se eles são difíceis de fazer? Além disso, o que acontece se não houver uma ferramenta especializada, como uma plaina, uma fresadora CNC, uma serra de fita, etc.? Ao escolher esse tipo de design, você pode estragar toda a madeira sem conseguir o que deseja.
O melhor material para uma cama infantil é madeira maciça
A madeira é o material mais preferido, não tem contraindicações, é absolutamente inerte. Enquanto aglomerado, painel de fibra, OSB, MDF e compensado contêm cargas que têm um efeito prejudicial na carroceria e não toleram bem o estresse mecânico.
- O aglomerado (DSP) é um painel de aparas de madeira produzido pela prensagem de aparas de madeira e um elemento aglutinante – formaldeído.
Não tolera bem a umidade, emite vapores e deteriora-se rapidamente. - Madeira compensada é composta de finas camadas de verniz coladas com resinas orgânicas. Com o tempo, ele descama, principalmente quando exposto à umidade.
Isso também promove a transferência de resina para a cama. - OSB – painel de fios orientados é composto por aparas, cavacos e resíduos de madeira de vários tamanhos, colados e prensados.
Como material de conexão utilizo resinas sintéticas com adição de cera e boro. - Painel de fibras – painel de fibras. Eles são feitos de fibras de madeira com adição de aditivos químicos que os tornam mais fortes, resistentes à umidade e a fungos.
Elas incluem: painel duro, MDF, cartão duro.
A principal característica de todos os materiais listados que afetam negativamente seu uso é a presença de formaldeído, um composto químico usado na medicina para desinfecção.Como você pode ver, não é sem razão que aconselhamos a escolha de madeira maciça. Um pré-requisito é que esteja bem seco. Não utilize tábuas úmidas, pois antes que você perceba, a estrutura irá desmoronar, o material irá rachar e torcer. O ideal é que a madeira seque em prateleiras por três a quatro anos, em local sombreado e protegido da umidade.
Além das placas, você precisará de:
- Parafusos auto-roscantes, porcas (para fixação de peças);
- Cantos de metal (proporcionarão rigidez adicional às juntas dos cantos);
- Viga, ripas (para suporte de colchão);
- As lamelas são placas flexíveis de 15-20 mm de espessura, feitas de madeira dura (carvalho, acácia).
As ferramentas são um assistente confiável para o mestre
A complexidade do trabalho depende não apenas do design do produto e dos materiais, mas também da disponibilidade de ferramentas. Tendo uma verdadeira oficina de carpintaria em seu arsenal, você pode facilmente fazer qualquer produto. Mas e se não houver nada além de uma garagem e uma bancada de trabalho? Podemos começar a trabalhar?
Sem problemas! Qualquer homem tem tudo o que precisa. E precisaremos de:
- Furadeira, com conjunto de brocas para madeira;
- Plaina para limpeza de peças de madeira;
- Serra para cortar;
- Conjunto de limas para sulcos.
Ter uma fresadora manual tornará o trabalho de montagem de um berço de bebê muito mais fácil, mas se você não tiver uma, nos contentaremos com o que está listado.
Algumas características da marcenaria
Para garantir que os móveis sejam confiáveis, são utilizadas juntas de marcenaria especiais na sua fabricação. Ao contrário dos pregos convencionais ou parafusos auto-roscantes, esses fixadores são mais resistentes ao afrouxamento, não “quebram” e são bem resistentes a danos mecânicos.
Esse tipo de conexão consiste em uma ranhura cega ou passante e uma haste que se encaixa livremente na ranhura. Elas são fixadas com cola de madeira. O tamanho de cada ranhura e haste é selecionado individualmente, com base na espessura da peça de madeira (ripas, vigas, tábuas).
Primeiro, marque os limites da ranhura ou haste com um lápis. Em seguida, uma serra é usada para fazer um corte com a profundidade necessária para a haste, e a ranhura é perfurada com uma furadeira. Usando um cinzel, remova o excesso de madeira. As bordas do produto são alinhadas com limas de agulha.Se você tiver uma tupia, defina a profundidade de corte e frese as peças necessárias. Além disso, usando o anel copiador que acompanha a máquina, você pode facilmente fazer ranhuras do tamanho necessário.
Fazendo um berço com suas próprias mãos
- Nós determinamos as dimensões do produto. Você precisa começar pelas dimensões do colchão em que a criança vai dormir. Tomamos o tamanho padrão – 1200x600 mm.
A estrutura de um berço é composta por encostos e pela base propriamente dita, sobre a qual o colchão será posteriormente colocado. - A parte inferior do berço é posicionada de modo a não atrapalhar a criança na hora de subir na cama. Para crianças de 4 a 6 anos – é 35 cm.
Esquema do estrado da cama. - Tratamento de superfície. É necessário fabricar as peças do produto, deixando-as do mesmo tamanho. A estrutura de suporte será uma viga cortada em 6 peças idênticas com ranhuras de 25 mm para fixação das ripas.
A base da cama será composta por 4 tábuas de 35 mm de espessura e 7 mm de largura. - Calculamos o cálculo do encosto. Para fazer isso, some a espessura da placa à largura da cama. Se houver grades, fazemos uma tolerância de 25 mm, levando em consideração seu volume.
Diagrama de cabeceira de cama infantil. - As hastes do encosto são feitas de ripas de 20x20 mm. Para fixação nas extremidades fazemos uma conexão espigada.
Cabeceira decorativa com pés para cama infantil. - Nós montamos a estrutura. As tábuas e bases da cama são conectadas umas às outras por meio de hastes e ranhuras. Para maior confiabilidade, reforçamos os cantos com cantos de metal, fixando-os com parafusos ou parafusos autoatarraxantes.
Os furos devem ter a mesma profundidade, ou seja, metade do comprimento do pedaço de madeira. - Fixamos a base do colchão à estrutura da cama usando juntas de encaixe.
Antes de montar a cama, é preciso verificar se há lascas e outros defeitos nas peças. - Inserimos as ripas nas ranhuras preparadas na base do colchão.
Não faz sentido economizar se houver poucos, pois eles quebrarão rapidamente no futuro. - Fixamos as peças laterais e traseiras na estrutura.
Após a montagem, limpamos a superfície e envernizamos pelo menos três vezes.
Observe! Todas as juntas de encaixe são fixadas com cola de madeira. Sob sua influência, a madeira não apenas é fixada, mas também incha, ficando firmemente fixada dentro da ranhura.
Berço em casa - um conto de fadas aconchegante
Todos nós nos lembramos da sensação única e do mistério das cabanas feitas de cobertores. Então, por que não mimar seu bebê e melhorar seu berço, “construindo” sua própria casinha para dormir com tanto conforto?
Ou seja, aumentando um pouco o tamanho dos corrimãos, cortando primeiro a parte superior em um ângulo de 75 º com uma serra de arco ou serra de esquadria.Fixamos nelas as bases do “telhado” da nossa casa. É melhor fixar a conexão com pontas, mas dada a complexidade de tal produto, parafusos auto-roscantes também funcionam, o principal — não esqueça de colar.
Assim, o bebê receberá um “conto de fadas” pessoal feito pelas mãos carinhosas de seu pai, e o cobertor jogado sobre ele por sua mãe servirá como um teto confiável.
É claro que o que descrevemos não reflete todas as complexidades do processo de fazer uma cama infantil com as próprias mãos. Durante seu trabalho, você encontrará muitos obstáculos e terá que pensar nas nuances mais de uma vez. No entanto, esperamos que as instruções para fazer móveis simples que podem elevar a autoridade de um pai a um novo nível sejam úteis tanto para um pai jovem quanto para um chefe de família com muitos filhos.