A cama é uma parte importante da vida de uma pessoa. Um sono saudável é a chave para o funcionamento adequado do corpo, uma boa função cerebral e uma vida ativa. Atenção especial deve ser dada às camas das crianças. Nessa idade, a coluna ainda não está formada. Se você escolher a cama errada para a criança, há o risco de desenvolver escoliose e outras doenças da coluna.

A melhor opção seria uma cama infantil de madeira maciça, complementada por um colchão e travesseiros ortopédicos. Por que vale a pena escolher uma cama de madeira maciça e não de outro material (como aglomerado, MDF, aglomerado laminado, metal)? Este material tem muitas vantagens que o tornam uma boa escolha.
Contente
Vantagens e desvantagens
Primeiro, vamos falar sobre as vantagens das camas infantis feitas de madeira maciça.
- Eco-amizade
Este material é seguro. A cama é feita de madeira maciça, que não emite nenhuma substância nociva para o ambiente (ao contrário do aglomerado, que contém resinas de formaldeído, perigosas para a saúde humana). A madeira ozoniza o ar, confere-lhe um aroma agradável e tem um efeito positivo na saúde geral da criança.
- Resistência e ductilidade
Móveis de madeira maciça são duráveis e duradouros. Um fator igualmente importante para o conforto das camas é a plasticidade do material. A plasticidade de diferentes espécies de árvores varia. Ao escolher este móvel, você pode escolher a opção mais adequada individualmente.
- Fácil de cuidar
Cuidar dessas camas é fácil. Para limpar, basta tirar o pó da superfície com um polidor. Basta lembrar de uma regra: não é permitido usar muita água ao lavar móveis feitos desse material. Você precisa limpá-lo com um pano úmido, usar polidor ou spray anti-pó.
- Facilidade de restauração
Como o material é flexível, é fácil remover quaisquer arranhões e amassados que apareçam nele.
- Beleza
Uma das principais vantagens das camas de madeira maciça é sua aparência. O material pode ser moído. Isso possibilita a criação de fachadas originais. Eles se adaptam bem ao interior e não exigem decoração adicional.
Apesar de um número sólido de vantagens, essas camas têm algumas desvantagens.
- Alto custo
O primeiro fator que assusta os compradores é o preço do produto, que varia de 5 a 150 mil rublos. A madeira é um material de qualidade, e a política de preços também é influenciada pela complexidade do processamento e pela intensidade de trabalho da produção.
- Peso
Móveis de madeira maciça são bem pesados. Pode ser inconveniente mudar o berço do seu bebê de lugar com frequência. Para este produto, geralmente é determinado um local específico no interior. Neste caso, esse fator não causará nenhum problema.
Tipos de camas
Essas camas têm muitas vantagens. Depois de decidir comprá-lo, você deve primeiro decidir o que exatamente é necessário, pois existem muitos tipos desses produtos.
As camas infantis feitas de madeira maciça são divididas em categorias dependendo de vários fatores:
- madeira utilizada na fabricação;
- projeto;
- a idade da criança a quem a cama se destina;
- projeto.
Basicamente, as camas infantis são feitas de pinho maciço, bétula, carvalho, amieiro, freixo, faia e seringueira. Os produtos mais comuns e práticos são feitos de pinho. Eles são duráveis, moderadamente flexíveis, fáceis de manter e confortáveis de usar.
Hoje em dia, as camas infantis são feitas em uma grande variedade de designs. Dependendo do número de níveis, uma cama infantil de madeira maciça pode ter um, dois ou, às vezes, três níveis. Os mais comuns são os modelos de dois níveis. Eles são mais práticos e funcionais que os outros. O produto pode ter de um a quatro lugares para dormir. Camas infantis com gavetas embutidas, prateleiras e uma área de trabalho também são comuns.
De acordo com a faixa etária da criança, as camas são divididas em berços para crianças de até 3 anos; berços para crianças de 3 a 5 anos; para crianças de 5 a 7 anos; adolescente. Essa classificação é determinada pelo tamanho da área de dormir, durabilidade, presença de laterais e outras características de design, que são selecionadas dependendo das características físicas da criança.
A madeira maciça é um material flexível que permite criar camas de vários designs, desde beliches simples até camas estilo nave espacial. Você pode encomendar um produto de qualquer design, dependendo dos desejos e da funcionalidade da criança.
Dicas para escolher
Primeiro, você deve prestar atenção às dimensões. Uma cama infantil de madeira maciça deve ser confortável, pois um design inadequado pode afetar a saúde da criança. É desejável que a área de dormir tenha metade do comprimento da altura da criança e um terço mais larga, porque o colchão também ocupará algum espaço. Escolha levando em consideração que a criança está crescendo rapidamente. Considere o tamanho da sala. Se você estiver encomendando um beliche, meça a altura do cômodo. A criança deve conseguir sentar-se confortavelmente no segundo andar sem bater a cabeça na parede.
Considere a funcionalidade do produto. É melhor usar designs com armários embutidos, eles são mais práticos e combinam diversas funções ao mesmo tempo. Produtos com gavetas também são práticos. Para cumprir suas funções, uma cama infantil deve ser forte, confiável e bem fixada (certifique-se de verificar a confiabilidade da fixação dos elementos).
Preste atenção especial à qualidade do material. Depois de escolher um produto específico feito de um certo tipo de madeira, peça ao vendedor os certificados de qualidade para este modelo. Não deve haver arranhões, amassados ou rachaduras na superfície do produto.
Ao dar preferência à funcionalidade, não se esqueça do design. Se você quer agradar seu filho com uma boa escolha, que seja uma cama infantil de madeira maciça em forma de carro, navio pirata, foguete (para meninos). Há também opções interessantes para meninas (casinha de bonecas, design interessante em cores claras). Para crianças ativas e alegres, uma “casa na árvore” com um ou dois lugares para dormir é perfeita, assim como opções com barras de parede embutidas e uma corda.
Características do ponto de vista do design
A principal característica das camas infantis feitas com esse material é que elas são ecologicamente corretas. A árvore tem um efeito positivo na saúde física e psicológica da criança. Ele também cria uma sensação de aconchego e calor e tem um efeito positivo na composição do ar no ambiente.
A peculiaridade de usar tais camas no interior é sua multifuncionalidade única. O material é fácil de processar, por isso se adapta bem a qualquer interior. Produtos cobertos com verniz e esfregados em alguns lugares têm aparência elegante. Isso lhes dá um aspecto “antigo” que combina bem com a decoração do ambiente. As camas infantis são particularmente diversas. E você tem a oportunidade de incorporar todas as funções em um único exemplar, que complementará perfeitamente o interior.
Outra característica desses móveis é sua resistência e durabilidade, o que é especialmente importante para a segurança da criança. A criança pode pular livremente na cama, e você não pode ter medo de que ela quebre ou que a criança cause danos sérios a ela. Além disso, esse material é fácil de restaurar; pequenos arranhões ou amassados podem ser facilmente removidos com polimento.
Depois de estudar as qualidades, os tipos e as características das camas infantis de madeira maciça, você definitivamente deve dar preferência a elas ao escolher uma cama para o quarto de uma criança. Eles têm uma série de vantagens que permitem que os pais não se preocupem com a saúde e a segurança de seus filhos. Graças à grande seleção de camas infantis, você pode escolher qualquer modelo. Não será difícil encontrar um produto que se adapte ao seu gosto individual, levando em consideração a qualidade, a funcionalidade, a confiabilidade e o preço do produto.