No mercado de móveis modernos você pode encontrar um grande número de camas diferentes. E se os beliches não surpreendem mais ninguém, as camas de três camadas, dobráveis, suspensas e de pódio ainda são uma novidade para muitos e ainda não foram lançadas. Talvez alguém já tenha encontrado uma cama nova para comprar, e faremos uma cama de pódio com nossas próprias mãos. Antes de projetá-lo, vamos analisar seus recursos, prós e contras.
Contente
O que é isso
Uma cama de pódio é uma plataforma elevada em forma de degrau com um colchão colocado sobre ela. A principal diferença em relação a uma cama normal é que há uma quantidade bastante grande de espaço livre no estrado ao redor do colchão. Pode variar de 25 cm ou mais.
A área de dormir pode estar localizada diretamente no pódio, ou pode ser retrátil, ou seja, localizada em um dos nichos do pódio. Neste último caso, a elevação serve para organizar um espaço de trabalho ou de lazer, ou uma área de recreação.
Funções
Como camas desse tipo são de design misto, sua funcionalidade é bastante extensa.
- Zoneamento do espaço. Usando um pódio, você pode destacar uma das áreas da sala. A área elevada é psicologicamente definida como algo separado de todo o resto. Ao criar uma área de dormir no pódio e separá-la com cortinas, você pode facilmente obter um quarto separado em um apartamento de um cômodo.
- Correção de proporções. Um piso irregular pode ser corrigido escolhendo o formato certo do pódio, uma sala estreita pode ser expandida visualmente com esse truque, e um grande espaço vazio pode receber formas claras.
- Economizando espaço. Isso é possível porque a cama de pódio combina diversas funções, aumentando o espaço útil. Você pode instalar gavetas para roupas de cama, prateleiras para livros ou outras coisas.
- Camuflagem das comunicações. O pódio é uma excelente oportunidade para esconder fios de equipamentos de vídeo e áudio, iluminação e outras comunicações.
Um número tão grande de funções executadas cria a impressão de que encontramos o ideal. No entanto, a cama de pódio também tem suas desvantagens.
Vantagens e desvantagens
A vantagem indiscutível é a multifuncionalidade e a economia de espaço. Outra vantagem é a simplicidade do design aparentemente complexo. Não é difícil de montar, então, ao encomendar uma cama de pódio, você pode montá-la sem ajuda externa ou fazê-la você mesmo. É por isso que esses móveis são relativamente baratos, principalmente se você mesmo os fizer.
As desvantagens incluem o fato de que o pódio corta a altura da sala. Portanto, instalar uma cama dessas em um apartamento pequeno e baixo seria impraticável.
Tipos
As camas do pódio podem ser divididas de acordo com vários critérios. Para começar, vamos dividi-los de acordo com o formato: os mais comuns são os modelos redondos e retangulares. Mas aqui tudo depende da sua imaginação. Você pode fazer o pódio triangular, poligonal ou até mesmo de formato intrincado. Mas para isso é necessário fazer um enquadramento adequado, o que acrescenta complexidade à questão.
Podemos falar de um critério como o uso do pódio. Isso se refere à localização da área de dormir. Ele pode ser colocado no topo do pódio, e o pódio proporciona espaço útil adicional, que pode ser usado como caixas de armazenamento. A segunda opção é uma cama retrátil.
Vale destacar também o tipo de pódio: monolítico e em estrutura. O primeiro é feito de blocos de gesso, mistura de areia e cimento ou concreto celular. Esse tipo é mais usado em cozinhas e banheiros de residências particulares, pois a estrutura é bastante pesada e acrescenta peso adicional ao piso. Os pódios de estrutura são mais frequentemente usados para camas. A essência consiste em construir um perfil de metal ou madeira, que depois é coberto com compensado.
Vamos começar
A base da cama que faremos também consiste em um pódio de estrutura. O trabalho consiste em várias etapas.
Estágio de trabalho | Principais tarefas | Ferramentas |
Preparatório | Selecione o material, prepare as ferramentas necessárias, faça as medições | Régua, fita métrica, lápis |
Construção do pódio | Faça e instale a estrutura | Furadeira, parafusos |
Adicionamos detalhes | Faça e instale gavetas | Uma folha de compensado, vários painéis de aglomerado laminado, cola |
Estamos nos reunindo | Fixe todas as peças fabricadas, remova os defeitos | Guias, parafusos, chave de fenda |
Instalação | Instale a cama junto com as peças adicionais | Folhas de compensado ou aglomerado laminado, parafusos, chave de fenda, colchão |
Acabamento externo | Projetar a aparência de acordo com a solução de design | Fita de LED, carpete, tecido, etc. |
Nós traçamos um plano, agora podemos começar a trabalhar com confiança.
Estágio preparatório
Qualquer trabalho requer preparação. Mas uma tarefa como fazer uma cama de pódio com as próprias mãos exige uma preparação cuidadosa. Esta etapa inclui:
- fazer medições;
- preparação de um projeto de design;
- seleção de material;
- tratamento de base;
- preparação de instrumentos.
Primeiro, você precisa tirar as medidas do cômodo. As dimensões do pódio são determinadas pelo tamanho da sala. Sugerimos fazer um pódio retangular em toda a largura da sala. Determine você mesmo o comprimento, de acordo com as dimensões do ambiente. Você também precisa levar em consideração o tamanho do colchão para determinar quanto espaço livre restará.
Com base nas medições recebidas, elaboramos um projeto de design. Inclui todas as etapas do trabalho, desde a escolha do material até o design do produto.
Nós selecionamos o material. Para fazer a estrutura, você precisará de vigas de madeira fortes. Aglomerado ou várias folhas de compensado para cobrir a estrutura do pódio. Você também precisará de aglomerado (placa de partículas) para as paredes laterais da cama.
As ferramentas que você precisará são uma fita métrica, um lápis, uma chave de fenda, uma furadeira, uma serra, um conjunto de chaves de fenda, parafusos, um martelo, um grampeador de construção e um nível de construção.
Você precisa comprar o material de acordo com as medidas que receber. Neste caso, você não terá elementos extras ou falta de material. Não é necessário processamento inicial, pois as vigas de madeira e o aglomerado são vendidos prontos. O processamento ocorrerá durante o trabalho, à medida que o material for cortado e fixado.
Nós fazemos uma moldura
Após concluir a etapa preparatória, iniciamos o trabalho. Tudo começa com o básico. E nosso trabalho começa com a construção do pódio, que servirá de base para a cama e as gavetas.
Começamos com a colocação do pódio. Para isso, desenhe a altura das vigas a serem fixadas nas paredes de acordo com as medidas e, em seguida, verifique as marcações usando um nível de construção para que o pódio resultante fique nivelado. Depois, pegamos as vigas de madeira preparadas e as fixamos ao piso e às paredes com chumbadores horizontais. Depois, você precisa fixar as vigas verticalmente a elas, fixando-as também na parede. A distância entre as vigas não deve ser maior que 40 cm para a resistência da estrutura. Também fixamos vigas de madeira às vigas verticais por cima, duplicando a camada inferior. O resultado é uma espécie de caixa. Esta é a estrutura do pódio. Agora você precisa determinar a localização do colchão.
Dependendo da posição do colchão, fixe três barras na base do pódio para fixar as ripas. Um deve ficar exatamente no meio do colchão pretendido, os outros dois ao longo das bordas direita e esquerda. Em seguida, pregue as ripas em vigas especiais – esta será nossa área de dormir. Também é necessário fixar várias tábuas na base ao redor do perímetro do colchão para fixá-lo. Ao longo da borda da estrutura, fixamos uma placa de compensado ou aglomerado laminado (dependendo do restante do material da cama) na parede e na base, que formarão a futura cabeceira.
Agora você pode prosseguir com a criação e fixação de peças adicionais.
Adicionamos detalhes
No nosso caso, os detalhes adicionais são as gavetas. Esta é uma opção muito prática e fácil de usar. Você também pode fazer gavetas com portas articuladas ou prateleiras. No entanto, recomendamos o uso de gavetas deslizantes.
Depois de tirar as medidas, você pode encomendar o produto final e simplesmente inseri-lo na moldura. Mas sugerimos que você mesmo faça as caixas. Além disso, não exigirá muito tempo nem esforço. Vale ressaltar que a largura da caixa deve ser 2,5 cm menor que a caixa na qual ela será colocada. De acordo com isso, começamos a fabricar as caixas. Precisaremos de uma folha de compensado para o fundo e 3 placas de aglomerado laminado para as paredes laterais. Fixamos essas peças com cola. Pegamos outro aglomerado e prendemos uma alça nele, depois prendemos esse aglomerado ao resto da caixa. A caixa está pronta.
Usando o esquema descrito acima, faça as caixas restantes, cujo número é fornecido pelos nichos existentes.
Para instalar as gavetas você precisará de várias guias. Eles consistem em duas partes: a primeira (duas guias) é fixada em ambos os lados da caixa, e a segunda (também 2 guias) é fixada na estrutura. Isso é feito usando parafusos, que geralmente vêm com as guias, e uma chave de fenda.
A fase final
A etapa final envolve a montagem de todas as peças estruturais, sua instalação final e revestimento.
Basicamente, só temos a estrutura pronta. Agora precisamos fazer o acabamento. Para isso, é melhor utilizar chapas de compensado. Pegue as folhas de compensado cortadas no tamanho certo ou corte-as de acordo com as medidas tiradas. Cobrimos o corte com uma borda de plástico. Um dos lados tem cola ativada por calor aplicada. Para fixar essa borda, você precisa aquecê-la e pressioná-la firmemente contra o corte de madeira compensada (isso pode ser feito usando um ferro velho). Agora fixamos as folhas de compensado processadas à estrutura usando parafusos. É assim que você precisa cobrir todo o pódio (para as paredes da cama, já fixamos o aglomerado ao redor do perímetro do colchão; você também pode usar madeira compensada para as paredes). Cobrimos a junção entre o pódio e o piso com um rodapé.
A parte superior da estrutura é coberta. Repetimos essas ações em relação às laterais do quadro. Agora só falta colocar as caixas nos nichos apropriados e colocar o colchão no local designado para ele.
Decoração
A cama do pódio está pronta. Fizemos a estrutura e as peças principais, realizamos a montagem e o acabamento. Agora há uma oportunidade de fantasiar e decorar o produto resultante.
A decoração que não estiver prevista no projeto pode ser feita com tecido, carpete, fita de LED, etc. Assim, o pódio pode ser revestido com carpete, fixando-o com rodapés; decoramos a cabeceira da cama com tecido; Colamos tiras de LED ao redor do perímetro do pódio ou das gavetas ou as cobrimos com tecido. Essas técnicas simples de decoração podem ser usadas por qualquer pessoa e variam em todas as direções e técnicas que você domina. Você pode usar papel ou linhas, tintas, vernizes e outros materiais para conseguir a aparência desejada para a cama.
As coisas são diferentes com uma decoração mais complexa. Isso pode ser iluminação LED embutida ou equipamento musical, acabamento de pódio com vigas de mármore estampadas, etc. Planejamento é necessário para tais inovações. Elas devem ser refletidas no projeto de design, pois exigem modificações estruturais adicionais. Com um planejamento cuidadoso, você pode implementar qualquer ideia que lhe venha à mente.
Uma solução muito boa e, o mais importante, descreve como fazer você mesmo... Vou anotar...