O design moderno de ambientes pode combinar elementos de diferentes estilos – escandinavo, provençal, oriental e outras tendências. O design vai tão longe que as soluções mais inusitadas aparecem no interior. Estamos falando de toldos que tornam o ambiente mais confortável e o descanso mais prazeroso.
Contente
- Que formato e design escolher?
- Tecido de cobertura
- Selecionando um quadro
- Material e formato da estrutura
- Opções para fixar a cobertura à estrutura
- Benefícios de um dossel
- Desvantagens de um dossel
- Dossel para quarto infantil
- Resumo breve da master class
- Processo de fabricação
- VÍDEO: Lindos toldos para o quarto. Opções de design.
- Canopies sobre a cama no interior - 50 ideias de fotos:
Que formato e design escolher?
Se você decidir instalar um dossel em seu quarto, lembre-se de que esse elemento interno requer cuidados na forma de lavagem e passagem. Portanto, é necessário pensar em que tipo de design de montagem deve ser escolhido para ser prático, para que ele possa ser removido sem obstáculos.
Para diferentes interiores, apenas três tipos principais de formatos de cobertura são mais frequentemente usados:
- Semicírculo;
- Cúpula;
- Clássico.
A opção tradicional para decorar uma cama de dossel em um quarto é a clássica. Inicialmente são instalados suportes na cama, onde o tecido é então fixado.
Cúpula — Uma estrutura suspensa que é fixada no teto com um suporte, tem uma variedade de formatos, e o tecido é disposto de tal forma que uma cobertura em forma de cúpula é criada.
O semicírculo é fixado na parede e tem uma moldura arqueada. Também pode haver variações nas formas.
Todos esses formatos podem ser usados dependendo do design geral do cômodo e de onde exatamente a área de dormir será localizada. O design pode ser simples ou complexo.
Tecido de cobertura
Essa nuance é muito importante na hora de escolher se você quer fazer um dossel sobre sua cama com suas próprias mãos. Tecidos leves e arejados ou tecidos pesados e aristocráticos podem criar diferentes efeitos estéticos e afetar a funcionalidade.
- Tecidos leves. Mais adequado para uso no quarto. Esta opção permite que o ar passe livremente e absorve o mínimo de poeira e outros contaminantes.
Isso inclui véus, organza e chiffon. - Tecidos pesados. Eles são usados para proteger a área de dormir da luz e do ruído. Mas os elementos pendurados acumulam muita poeira, que muitas vezes se torna um lar para ácaros, e esse tecido não permite a passagem de oxigênio suficiente para um descanso completo e saudável. Representantes desta categoria de materiais são jacquard, veludo e tapeçaria. Dependendo do estilo, as copas são decoradas com borlas, franjas e babados.
Além da textura e da densidade, também é escolhida uma cor que melhor se adapte ao design do ambiente.
Selecionando um quadro
Depois de decidir o formato, você pode começar a escolher a base para transformar sua ideia em realidade.
– A forma clássica de colocação do dossel implica na presença de um sistema de postes e hastes que são fixados à própria cama. Às vezes, é usada uma versão clássica simplificada do arranjo de cobertura: cabos ou cordas presos ao teto ao longo do perímetro.
– O formato arqueado requer uma base que tenha espaço para montagem na parede. Também pode ser usado um suporte de tubo com uma extremidade fixada na parede.
– O formato de cúpula pode ser obtido com uma base “coroa” (fixação em formato de anel que é fixada no teto). Você também pode usar um suporte de dossel, que geralmente é usado em berços.
Material e formato da estrutura
A estrutura pode ser feita de diferentes materiais. Que opções você pode usar para sua casa?
Cornija de perfil | Tubo de metal | Suportes de madeira, plástico e metal | Forma de coroa | Forma semicircular (em forma de arco) |
Pode ser usado no lugar da versão clássica, que é fixada na cama. A cornija é fixada no teto ao longo do perímetro da cama. | Seu estilo é semelhante ao suporte de teto. São utilizados tarugos e ganchos. | Eles são feitos de materiais diferentes dependendo da cama na qual estão fixados. Eles também podem ter diferenças no material. Por exemplo, a cama é de madeira e os suportes são de plástico. | Geralmente é feito de plástico, mas também é comum encontrar uma forma de madeira. Uma opção caseira também é possível: um arco de grande diâmetro ou um arame grosso dobrado podem ser ótimas opções. | Pode ser feito de tubo de alumínio laminado na cor desejada. Você também pode dobrar o tubo até o diâmetro desejado. O blank pode ser encontrado em qualquer loja de materiais de construção. |
Você pode simplesmente comprar uma estrutura pronta com todos os fixadores e tudo o que resta é montar a estrutura.
Opções para fixar a cobertura à estrutura
Há muitas opções aqui, você pode escolhê-las com base na complexidade do trabalho e na facilidade de uso.Como a base pode ser diferente, diferentes técnicas de fixação podem ser escolhidas.
- Laços.
Listras largas que podem ser costuradas em ambas as bordas ou com velcro. A última opção é fácil de instalar para manutenção (lavar, passar).
- Ilhós.
São anéis de metal rebitados em tecido com uma certa distância da borda. Eles são frequentemente usados para tecidos de peso médio e pesado.
- Fita ondulada.
A fita com laçadas é costurada na borda do tecido. Neste caso, é necessário criar um sistema com ganchos na base. Laços da fita são colocados nos ganchos.
Benefícios de um dossel
Apesar de o dossel ser uma peça de mobiliário bastante elegante, ele não só pode desempenhar funções decorativas, mas também servir como um complemento útil para a cama.
- Dependendo do formato da cobertura, ela desempenha funções de proteção contra mosquitos. Deve ser feito de materiais transparentes e arejados.
- Se a cobertura for feita de tecido grosso, ela protege do excesso de luz, principalmente pela manhã.
- Criando um espaço aconchegante e privado.
- Solução de design para zoneamento condicional.
Embora o dossel desempenhe funções úteis, ele também tem uma série de desvantagens.
Desvantagens de um dossel
Os designers se recusam a usar coberturas no interior nos seguintes casos.
- "Coletor de pó" extra. A poeira é um ambiente propício para a proliferação de ácaros, que causam reações alérgicas.
- Problemas de manutenção. Manutenção frequente, como limpar o pó dos fechos e lavar o tecido, pode parecer impraticável para muitos.
- Redução visual do espaço. Este tipo de decoração não é adequado para espaços pequenos.
Dossel para quarto infantil
Você pode usá-lo desde o momento em que seu filho nasce até que ele atinja uma certa idade. Se a criança for alérgica, um dossel no quarto dela não é desejável.
Para um recém-nascido
Ao comprar um berço, os pais também compram um conjunto de tecidos, que depois são fixados nele. São para-choques de proteção, uma lona e uma capota.
Eles são presos ao berço ou ao cercadinho por meio de um suporte com um anel. Externamente, parece uma “coroa”, só que não está fixada no teto, mas na base. Pode ser usado tanto por meninos quanto por meninas.
Para idade pré-escolar e primária
Os toldos são adorados principalmente pelas meninas. Encaixa-se perfeitamente no interior de uma pequena princesa. Está disponível em diferentes formas. A escolha da cor deve ser feita com responsabilidade. Selecionam-se aquelas que não estimulam o sistema nervoso (cores pastéis).
Resumo breve da master class
É possível “recompensar” uma cama com um dossel com suas próprias mãos, mas você precisa seguir instruções claras. Para começar, você precisa adquirir as seguintes ferramentas:
- Fita métrica (para medir distâncias na superfície de montagem);
- Furadeira/parafusadeira (para criar furos de montagem);
- Lápis (para marcar os limites do trabalho, locais de perfuração);
- Cavilhas, âncoras com ganchos (fixadores).
Processo de fabricação
- Marque o local onde a cobertura será fixada (teto, parede).
- Selecione a forma base. Se possível, faça você mesmo com o material selecionado, dependendo do design.
- Fixe a base no local desejado.
Para uma cama grande e volumosa, o dossel precisa ser exuberante e pesado; para uma cama leve e lacônica, um dossel leve e translúcido é mais adequado. - Selecione o tecido. Meça a largura e o comprimento do material necessário para todas as seções.
- Processe as bordas, decida a fixação e faça laçadas, ilhós ou tranças.
- Pendure um dossel.
É fácil fazer tudo isso, e todos podem se sentir como designers e escolher a cor, o tecido e o design necessários para o dossel.