Os pais que estão resolvendo o problema de arrumar um quarto para uma criança podem optar por uma opção ergonômica como uma cadeira infantil dobrável ou retrátil. A praticidade deste móvel é geralmente reconhecida, mas sua utilidade deve ser determinada com base nas condições específicas da casa, idade e condição física do bebê ou do aluno.

Uma poltrona-cama infantil é conveniente para espaços pequenos, economiza bastante espaço e pode ser facilmente guardada em um canto. A área de dormir também é fácil de organizar. A questão da compra deste móvel deve ser considerada dependendo da necessidade real.
Contente
Cama poltrona infantil: o que é e como funciona?
Os designs infantis podem ser idênticos aos modelos adultos ou diferentes deles. Tudo depende da idade do membro mais novo da família. A principal diferença está no tamanho: a cadeira infantil é menor em largura e comprimento. Caso contrário, a diferença pode ser vista no controle mais fácil do mecanismo de transformação, na presença de laterais e apoios de braços, etc.
Tendo em vista os padrões nacionais adotados, uma cadeira infantil deve ser rigorosamente padronizada. A área de dormir deve ser segura e o mais confortável possível.
A superfície da cadeira geralmente é muito lisa. As juntas são ajustadas umas às outras o mais próximo possível quando dispostas, para que não haja folgas.
É recomendável usar um móvel como uma cadeira-cama não antes dos 10 anos, mas existem modelos que são equipados para uma criança de 3 a 4 anos. Esses produtos se diferenciam de outros designs por seu maior conforto, geralmente possuindo uma gaveta para roupa de cama e outros recursos. Os modelos para bebês têm formas aerodinâmicas e altura baixa.
Qual opção é mais adequada para seu filho - um berço comum ou uma cadeira dobrável - deve ser decidida dependendo do espaço do quarto e de outras condições.
Tipos de sofás-cama infantis
Para uma criança mais nova, dois tipos de cadeiras são adequados:
- "acordeão";
- sair da cama.
Eles são os mais fáceis de gerenciar. Existem também modelos como camas do tipo "golfinho" ou dobráveis, mas um bebê não conseguirá manuseá-las sem ajuda externa. Portanto, móveis com tais mecanismos de transformação devem ser escolhidos para crianças mais velhas.
Ao equipar uma área de dormir, é importante entender o quão confortável será para a criança descansar. É preciso prestar atenção a todos os detalhes – desde o mecanismo de transformação até o material e a qualidade do revestimento.
As cadeiras infantis são feitas de materiais ecológicos. Geralmente possuem estofamento fácil de lavar e o fundo costuma ser feito com ripas para garantir boa circulação de ar.
Uma cadeira-cama dobrável infantil tem seus próprios padrões de comprimento e largura. Escolha uma opção com um pouco mais de espaço para ter mais espaço para dormir.
O estofamento usual da cadeira é semiduro. Isso cria a elasticidade necessária. Se a cadeira infantil estiver equipada com um colchão ortopédico, você deverá consultar um médico sobre seu uso. É adequado para a prevenção de doenças da coluna, mas pode não ser muito confortável. Colchões de reposição são escolhidos para esse tipo de mobília.
Vantagens e desvantagens dos sofás-cama para crianças
Entre os tipos de móveis, uma cadeira infantil pequena é uma das opções compactas. Além disso, destacam-se as seguintes vantagens:
- conveniência na organização do espaço do ambiente;
- naturalidade dos materiais utilizados na produção;
- longa vida útil da maioria dos modelos.
Se você escolher uma cadeira-cama infantil, seu filho terá mais espaço para brincar. A opção com gavetas onde você pode colocar roupas de cama torna esse móvel ainda mais prático.
Você pode organizar um local para dormir usando mais do que apenas uma cadeira-cama. Para duas crianças, uma cama com níveis e elementos transformáveis seria mais adequada.
A desvantagem das camas dobráveis é que um local de dormir usado constantemente pode rapidamente se tornar inutilizável devido ao desdobramento. A cadeira retrátil é mais confiável. Pode ser difícil para uma criança desdobrar e dobrar a cama constantemente - isso também deve ser considerado uma desvantagem do design.
Muitas vezes, os fabricantes usam tecidos artificiais para estofamento, que são muito densos ou têm textura irregular. Se for usado um colchão, não há problema. E no caso de arrumar a cama diretamente, isso se torna anti-higiênico. Os colchões precisam ser limpos periodicamente e colocados ao sol em uma área ventilada - uma varanda ou varanda. Se necessário, esgote o produto adicionalmente para remover o pó acumulado.
Como escolher a cadeira-cama certa para crianças?
Levar em conta a conveniência e a utilidade tanto quanto possível poltronas-camas para uma criança, a escolha deve ser feita com cuidado. Nem todas as cadeiras-cama infantis, por exemplo, têm braços que também servem como laterais quando desdobradas. Se a criança for pequena, essas restrições são necessárias para evitar que ela role para fora da cama enquanto dorme.
Uma adição prática ao sofá-cama seriam gavetas para roupa de cama. Graças ao seu design especial, eles ficam “afundados” dentro do modelo, tornando-se parte do fundo quando dobrados ou desdobrados. A presença de gavetas elimina a necessidade de comprar móveis adicionais. O ambiente fica então mais espaçoso.
Todos os componentes do mobiliário devem ser seguros tanto em termos de material quanto de mecanismo de transformação. A estrutura pode ser de metal ou madeira. Eles se distinguem pela sua resistência e durabilidade. Evite modelos de plástico - este é um material pouco confiável e até prejudicial (especialmente quando aquecido). Além disso, ele se deforma rapidamente.
Escolha uma cadeira infantil com revestimento higroscópico. Se você usar um colchão ortopédico, certifique-se de que ele seja removível – não é recomendado criar regularmente condições de sono muito espartanas. Se você tiver problemas na cintura escapular e na área do pescoço, você também deve cuidar de um travesseiro especial. A área de dormir está equipada com o máximo conforto. A primeira condição é que a criança durma o suficiente, e a opção com uma cama dura dificilmente será confortável o tempo todo.
O mecanismo de transformação deve funcionar perfeitamente. A facilidade de controle da estrutura indica a operacionalidade do modelo, testado durante o lançamento. Os produtos testados não apresentam defeitos nem nas conexões nem no revestimento.
Não deixe de pedir ao vendedor um certificado do fabricante. A presença do documento indica que os produtos especializados estão em conformidade com as regulamentações.
Para crianças menores de 3 anos, não é estritamente recomendado comprar uma cadeira-cama destinada a crianças mais velhas. Para uma criança menor de 10 anos, um design roll-out ou um “acordeão” é adequado. Outros tipos de cadeiras só devem ser considerados quando as crianças terminam o ensino fundamental.