A vida e os eventos que a cercam passam a uma velocidade vertiginosa. Muitas vezes, antes que percebamos, a semana acabou, o fim de semana acabou e é hora de voltar a correr. Quantas vezes, nesses momentos, sonhamos com um lugar aconchegante onde podemos nos aposentar e sonhar com o eterno? Ou talvez você só precise dormir e ler seu livro favorito, coberto com um cobertor quente, e sentir o movimento de balanço como se estivesse em um balanço ou rede?

Uma cadeira de balanço seria uma opção ideal para isso. Será um ótimo complemento para seu jardim ou varanda, onde você pode aproveitar os raios quentes do sol e ouvir o canto dos pássaros. A cadeira também se adapta perfeitamente ao interior urbano de um apartamento – você pode relaxar nela após um dia duro de trabalho e fazer suas coisas favoritas: tricotar, ler, assistir filmes.
Se um bebê aparecer em sua casa, qualquer mãe sonhará com um lugar onde possa facilmente embalá-lo e relaxar sozinha. Essas cadeiras de balanço não são baratas nas lojas e nem sempre é possível encontrar móveis que combinem perfeitamente com o interior do ambiente.
Uma excelente opção seria fazer uma cadeira dessas com suas próprias mãos. As vantagens neste caso são inegáveis: você poderá escolher o tamanho, o design, o material certos e sentir um enorme orgulho por ter conseguido criar tamanha beleza com suas próprias mãos.
Se você decidiu fazer uma cadeira de balanço com suas próprias mãos, primeiro deve considerar os tipos e designs dos produtos, familiarizar-se com os vários materiais dos quais esse processo de fabricação de uma cadeira trará prazer e as características de trabalhar com esses materiais.
Contente
Tipos de cadeiras de balanço
Vamos considerar os principais tipos de produtos:
- Cadeiras de balanço clássicas em corredores regulares — Eles estão em harmonia com os estilos moderno e clássico. A tecnologia de fabricação não exige ampla experiência na produção de móveis, mas os princípios básicos da prática devem estar presentes. Os corredores giram suavemente em um pequeno raio; se o balanço for muito forte, há risco de tombar.
- Cadeiras de balanço sobre corrediças com amortecedores. Se uma cadeira clássica precisar ser feita com uma altura de assento média (normal), é recomendável equipar os arcos com amortecedores - os corredores são projetados de forma que as extremidades sejam curvadas na direção oposta.
- Cadeiras de balanço com arcos elípticos - as cadeiras garantem um balanço suave e suave, mas com um balanço grande há risco de tombar, por isso é recomendável equipá-las com amortecedores, como na versão anterior. Para jardins, oferecemos uma cadeira de balanço elíptica com toldo, o que elimina a possibilidade de tombar.
- Cadeira de balanço multifuncional 3 em 1 - quando sentada, parece uma cadeira padrão para sentar-se totalmente reta, quando reclinada, os corredores entram no modo de balanço e, quando reclinada ainda mais, a cadeira se transforma em uma espreguiçadeira.
Tendo considerado os principais tipos de cadeiras, se você não tem experiência na produção de móveis, recomendamos que você dê uma olhada mais de perto na versão clássica; fazer uma cadeira de balanço não é tão difícil quanto parece.
Materiais para cadeira de balanço
Existem muitos materiais com os quais você pode fazer uma cadeira. Existem modelos populares que são mais frequentemente usados na fabricação de cadeiras de balanço.
- A videira de salgueiro é um material fácil de produzir, fica bonita no produto acabado, a principal desvantagem é a intolerância à umidade, ou seja, não é recomendado instalar ao ar livre.
- O rattan é uma liana nativa do Sudeste Asiático, não inferior em beleza aos materiais de salgueiro, mas não é durável. Ao trabalhar com rattan, são utilizadas cola e ligações especiais – pregos e parafusos não podem ser usados.
- O metal forjado é um material durável e forte; produtos forjados são decorados com uma variedade de padrões metálicos. Uma versão puramente externa de uma cadeira de balanço.
- Peças macias (de couro) – existem cadeiras de balanço feitas de compensado, revestidas com outro material, por exemplo, couro – elas podem ser classificadas como opções estritas de escritório;
Portanto, os materiais mais populares são o rattan e o salgueiro. Vamos tentar entender suas propriedades.
O rattan é uma liana da família das palmeiras que cresce em regiões úmidas; sua estrutura é porosa e resistente à umidade. O rattan não tem medo de chuva e móveis feitos dele são frequentemente instalados em jardins e quintais. Móveis feitos com esse material são ecologicamente corretos, bonitos e confortáveis. No entanto, devido à sua porosidade, o material pode se tornar rapidamente inutilizável, e consertar esses móveis custará metade do custo do produto.
O salgueiro é uma árvore que todos conhecemos, sua estrutura é uniforme, por isso esse material é menos flexível quando comparado ao rattan. Também não é recomendado deixar uma cadeira de vime na chuva, pois a estrutura da madeira pode inchar e se deteriorar. A estrutura porosa do rattan não permite o uso de nada além de cola, então as videiras precisam ser presas com nós especiais. Também vale a pena notar que o material de salgueiro será significativamente mais barato que o rattan.
Agora, conhecendo os principais indicadores dos diferentes tipos de madeira, você pode decidir qual material está mais próximo de você e melhor lhe convém.
A maneira mais fácil de fazer uma cadeira de balanço com suas próprias mãos, especialmente se esse for seu primeiro projeto, é usando madeira compensada. Como primeira experiência, recomendamos o uso de compensado de bordo, pois é um material muito duro, de alta densidade e com textura e padrão lindos.
Vamos considerar as características do trabalho com madeira compensada. Para garantir a resistência da estrutura, são utilizadas três camadas de compensado, sendo que a do meio deve ter o dobro da espessura das externas, por exemplo, se precisarmos de uma espessura total de 20 mm, então colamos 5-10-5 mm, precisamos colar com uma cola especial à prova d'água e podemos reforçar adicionalmente com pregos pequenos.
A estrutura do compensado também permite o desenvolvimento de formas inusitadas. Basta desenhar o espaço em branco desejado e recortá-lo com uma serra tico-tico. Além disso, ao trabalhar com madeira compensada, é importante levar em consideração que ela deve ser impregnada com uma emulsão de água-polímero e verniz pelo menos duas vezes.
Abaixo oferecemos instruções passo a passo para consideração. como fazer uma cadeira de balanço com suas próprias mãos. Vamos considerar duas opções de cadeiras, para ambas usaremos madeira compensada como material principal. Antes de começar a produção, é importante decidir sobre os equipamentos necessários para que seu trabalho não pare no meio do ciclo por falta de algum material ou ferramenta. Então, você vai precisar de:
- Modelos para peças de estrutura;
- Tábuas e barras de compensado;
- Quebra-cabeça;
- Fios de junco;
- Máquina de moer;
- Parafusos, pregos pequenos, parafusos auto-roscantes;
- Lixa;
- Broca – para furar furos laterais;
- Impregnações hidrófugas, vernizes.
O processo de fabricação de uma cadeira de balanço
Uma cadeira de balanço feita à mão em estilo clássico com corrediças curvas será uma ótima opção para sua primeira experiência na fabricação de móveis. Além disso, serão utilizados elementos de junco trançado, que criarão lindos padrões e conforto ao sentar.
Então, precisamos de compensado de bordo de 3 camadas, no qual aplicaremos modelos pré-criados e faremos a estrutura do produto. Você mesmo pode criar o desenho de uma cadeira de balanço ou pesquisar na Internet por opções prontas para o formato.
É muito importante processar cuidadosamente a superfície de todos os elementos de madeira, eles devem ser lisos, sem rebarbas e áreas ásperas, portanto, para que os moldes tomem a forma desejada, eles também precisam ser limpos com lixa.
Não se esqueça de que o encosto e o assento da nossa cadeira serão decorados com padrões de junco, por isso deixamos a parte central vazia. Ou seja, nós somente criamos a estrutura em compensado. Ao longo de todo o perímetro da moldura resultante, fazemos pequenos furos idênticos a uma distância de 1,5-2 cm um do outro.
Depois que nossa base estiver pronta, começamos a trabalhar com a palheta. Nós o entrelaçamos com fios vertical e horizontalmente em toda a superfície do assento usando o método de tecelagem e o prendemos com nós fortes nos furos previamente perfurados.
Uma vez formado o produto, todos os elementos de madeira devem ser tratados com uma camada protetora pelo menos 2 vezes.
Vamos considerar outra versão simples de uma cadeira de balanço original feita de madeira compensada. A cadeira é composta por dois painéis laterais em formato de bumerangue e 14 guias transversais de parede a parede.
Primeiro, desenharemos os 2 painéis laterais da cadeira usando o molde e os recortaremos cuidadosamente usando uma serra tico-tico seguindo as marcações. Todas as bordas da parede lateral devem ser lixadas com lixa.
Em seguida, do mesmo compensado de 15 mm de espessura, fazemos 14 tiras retangulares de 59 cm de comprimento e 6 cm de espessura. Também serraremos pequenas barras como suportes, seu comprimento deverá ser de 5 cm.
Depois de concluir todos os passos acima, teremos uma estrutura pronta para nossa cadeira de balanço. Tratamos as laterais da cadeira com tinta em duas camadas; você pode começar a segunda camada somente depois que a primeira estiver completamente seca.
Só falta decorá-lo. Para fazer isso, pegue travesseiros macios da cor desejada ou um pequeno colchão flexível e prenda-o à estrutura usando amarras. Elementos macios podem ser comprados em uma loja ou feitos por você. Para isso, é melhor usar tecido natural como estofamento e espuma de borracha de 5 cm de espessura.
Temos certeza de que fazer uma cadeira de balanço com suas próprias mãos irá inspirá-lo a conquistar novos patamares, e você vai querer fazer uma cadeira de balanço semelhante ou diferente com suas próprias mãos para todos os membros da família, para que possam se reunir em noites tranquilas e aconchegantes e conversar sobre os eventos que aconteceram e os planos para o futuro, balançando lentamente nas cadeiras que você mesmo fez.
Você pode fazer esses móveis de acordo com os tamanhos individuais, incluindo tamanhos infantis para os membros mais jovens da família. Esse balanço matinal ou noturno cria um efeito relaxante e calmante, tão necessário para uma pessoa no mundo moderno. Essas cadeiras são ecologicamente corretas, pois são feitas de materiais naturais.
A maioria das cadeiras de balanço não requer cuidados especiais e pode suportar facilmente temperaturas frias. Alguns materiais não toleram alta umidade, por isso esses móveis não podem ficar do lado de fora durante o inverno.
Fazer uma cadeira de balanço com suas próprias mãos não é nada difícil, tudo o que você precisa é de um conjunto mínimo de ferramentas e muita vontade.