Estofar móveis com as próprias mãos é um processo longo e trabalhoso que requer muita experiência e habilidades. Por esse motivo, muitas pessoas simplesmente jogam fora móveis velhos, sem perceber que podem restaurá-los com as próprias mãos. Se você tem habilidade com as mãos e muita imaginação, estofar uma cadeira com suas próprias mãos não será particularmente difícil, principalmente se você seguir as instruções.
Contente
- Os benefícios de estofar uma cadeira você mesmo
- Escolha do tecido, atenção aos detalhes
- Conjunto de ferramentas necessárias
- Desmontagem da cadeira antes da restauração
- O processo de costura de uma cadeira nova
- Estofamento: instruções passo a passo
- Restaurando o encosto da cadeira
- Vídeo: Reparo de móveis faça você mesmo. Restauração de poltronas.
- 50 ideias de fotos para restaurar poltronas com suas próprias mãos com fotos antes e depois do reparo:
Os benefícios de estofar uma cadeira você mesmo
Fazer algo com as próprias mãos é um processo fascinante que permite que você revele seu potencial criativo. Não é à toa que, na era da produção industrial, os produtos artesanais são mais valorizados do que os fabricados em fábricas. Tal coisa certamente atrairá a atenção dos convidados e se tornará uma decoração do seu interior.
Ao decidir reformar uma cadeira velha, você fica livre para escolher os materiais de acabamento e também pode economizar na compra de uma cadeira nova. Qualquer design, textura, a única limitação é sua fantasia e imaginação. E também, coisas feitas à mão são muito mais bonitas e originais do que aquelas compradas em lojas.
Escolha do tecido, atenção aos detalhes
Ao escolher um material de acabamento, antes de tudo, você precisa prestar atenção em como estofar uma cadeira, bem como nos indicadores de resistência e desgaste.
- Couro ou tecidos com padrões diferenciados, como tapeçaria ou jacquard, são perfeitos para a sala de estar. O material corretamente selecionado mostrará aos convidados o bom gosto dos donos da casa e manterá uma boa aparência por muito tempo.
Gama de cores do material de estofamento – couro Amostras de estofamento de tecido para restauração de móveis - Para o quarto de uma criança, os tecidos mais resistentes ao desgaste e fáceis de cuidar são adequados. Flock ou chenille têm essas propriedades: são fáceis de limpar de vários contaminantes.
Chenille é boa por sua densidade e resistência, alta resistência ao desgaste e naturalidade. - Se você tem animais de estimação, como um cachorro ou um gato, o Flock é uma ótima escolha. Este material é resistente a arranhões e furos de garras afiadas.
Flock é um tecido não tecido versátil com um pelo característico na parte frontal. - Se as pessoas fumam muito no ambiente onde a cadeira ficará, a melhor escolha seria um material resistente à absorção de odores – chenille.
Ao escolher um material de estofamento adequado, preste atenção à presença de uma impregnação especial. Isso aumentará a vida útil e facilitará os cuidados com o tecido. Portanto, antes de comprar, verifique com o vendedor a disponibilidade de impregnação.
Conjunto de ferramentas necessárias
Vamos dar uma olhada no conjunto de ferramentas necessárias para estofar uma cadeira. Prepare-os com antecedência para não perder tempo extra.
Um grampeador de móveis é a principal ferramenta de trabalho usada para fixar estofados à estrutura. Você pode comprá-lo em qualquer loja de construção ou ferragens por um preço baixo. Você precisa comprar grampos especiais do tamanho apropriado para o grampeador. É melhor levá-los com uma reserva para não precisar interromper o processo de trabalho.
Borracha de espuma ou enchimento - se o enchimento antigo tiver perdido sua elasticidade anterior, ele deve ser substituído por um novo. Vendido em lojas de ferragens ou de construção.
Uma chave de fenda ou alavanca para remover grampos antigos.
Um martelo, um alicate, uma tesoura de alfaiate, uma chave inglesa ajustável - tudo isso será necessário para a montagem e desmontagem completa da cadeira.
Uma máquina de costura, giz de alfaiate ou uma barra de sabão para costurar estofados novos.
Escova de metal, lixa grossa e fina – para renovar elementos externos de madeira, bem como verniz ou tinta no tom desejado.
Desmontagem da cadeira antes da restauração
Depois de preparar todo o conjunto de ferramentas, você pode começar a desmontar a cadeira velha. Primeiro, você precisa deitá-lo de costas para chegar ao fundo. Usando uma chave de fenda, desparafuse as pernas e os apoios de braços de madeira, se houver.
Desmontamos a parte inferior, para isso removemos os suportes antigos. É conveniente retirá-los com uma chave de fenda e removê-los completamente com um pé de cabra. Removemos o estofamento inferior e precisamos chegar à parte de trás do assento. Depois disso, começamos a remover o estofamento antigo usando um alicate. É importante fazer tudo com extremo cuidado, pois será necessário o estofamento para cortar o novo tecido.
Para simplificar o processo, você precisa marcar a sequência de etapas, isso será útil durante a remontagem. Você também pode marcar qual parte estava localizada onde, para não se confundir. Como o estofamento é preso com grampos, nós os removemos usando uma chave de fenda e um pé de cabra.
Depois de remover o tecido antigo, você pode avaliar a qualidade do enchimento. Se a espuma de borracha ficar amarelada e começar a esfarelar, é melhor substituí-la por uma nova. Se ele simplesmente perdeu o formato, você pode adicionar uma nova camada de espuma de borracha ou enchimento por cima. Nos locais onde ainda houver fixadores, estes devem ser removidos para melhor aderência do revestimento ou enchimento.
O processo de costura de uma cadeira nova
O próximo passo é tirar medidas do estofamento antigo usando uma fita métrica e anotá-las separadamente. Depois disso, vamos até a loja e compramos uma tela do tamanho apropriado. Nesta fase, você pode escolher o material, a textura e o padrão de acordo com seu gosto. É aconselhável escolher uma tela 10% maior que o comprimento necessário. Em qualquer caso, o excesso pode ser cortado, mas se o comprimento não for suficiente, você não conseguirá terminar de costurar. Para tecidos com estampas, escolha tecidos mais específicos para combinar com o padrão em todos os elementos da cadeira.
Colocamos as peças antigas do estofamento sobre o tecido e as contornamos com giz de alfaiate, deixando uma pequena margem.
Se o tecido for plano ou felpudo, preste atenção na direção correta do pelo: de cima para baixo e de trás para frente.
Para criar dobras decorativas, marque os pontos de dobra do tecido e use uma máquina de costura. Antes de costurar, prenda cada elemento na estrutura da cadeira com alfinetes e verifique como ficará quando terminado. Depois de uma série de tentativas e experimentos, você pode começar a costura final. Depois de cortar todos os detalhes e dar a eles a aparência adequada, você pode começar a estofar novamente.
Estofamento: instruções passo a passo
Antes de remontar e estofar novamente, os elementos externos de madeira devem ser reformados. Para fazer isso, remova a pintura antiga usando uma escova de aço ou uma lixa grossa. Depois, lixe essas partes com uma lixa de grão fino e cubra-as com verniz ou tinta de sua preferência.
Experimente novamente todas as peças do móvel usando alfinetes: se tudo combinar, você pode começar a estofar. Começamos o processo do local onde terminamos de desmontar a cadeira. Fixamos uma extremidade da peça à estrutura com grampos, começando pelo centro e deixando uma distância de 10 centímetros nas bordas. Depois de prender, esticamos o tecido pela frente e verificamos se há dobras. Se tudo estiver ok, esticamos e prendemos os lados restantes. Verificamos a aparência novamente. Se tudo estiver em ordem, fixamos as bordas do estofamento na estrutura.
Fixamos todos os elementos da cadeira usando o mesmo princípio, observando a ordem inversa da desmontagem. Como resultado, o tecido envolverá completamente a cadeira inteira, e todas as bordas ficarão dobradas.
Reestofar completamente os móveis pode levar muito tempo, mas o mais importante nesse processo é não ter pressa. É importante observar que cadeiras diferentes têm suas próprias características, então você terá que descobrir muitos detalhes sozinho. O resultado final certamente compensará todo o esforço de estofamento e lhe agradará por muito tempo.
Restaurando o encosto da cadeira
Vamos dar uma olhada separada no reparo do encosto se ele estiver quebrado por algum motivo. Depois de remover completamente o estofamento, você precisa determinar a causa da avaria. Podem ser parafusos de montagem soltos que precisam ser apertados.
- Se houver uma rachadura na estrutura, você pode tentar encontrar uma peça semelhante e substituir a quebrada. Ou esculpa você mesmo uma nova em madeira.
- Se a causa da pane foi uma fita de fixação solta, ela deve ser apertada. Para fazer isso, remova uma das bordas da fita, estique-a uniformemente e prenda-a com grampos.
- Se as fitas perderem suas propriedades anteriores, elas devem ser substituídas por novas. O excesso restante é cortado com uma tesoura para não prejudicar a aparência após o estofamento. Você receberá uma linda cadeira sem custos extras.