Um aquário permite que cada pessoa crie um canto de relaxamento em sua casa. A beleza da vida subaquática é hipnotizante e calmante. É por isso que as pessoas ficam felizes em comprar peixes de aquário e criar condições confortáveis para eles em suas casas. A organização e manutenção de um canto do aquário não é barata para amadores. Além do aquário em si e de seus habitantes, você precisará gastar dinheiro em muitos itens adicionais para cuidar dos peixes e alimentá-los. Mas todas essas preocupações inicialmente ficam em segundo plano, porque primeiro você precisa organizar o habitat - colocando o aquário em um suporte.


A escolha de um armário não se resume tanto aos aspectos estéticos, embora isso também seja importante, mas à funcionalidade. O suporte para aquário deve ter as dimensões corretas, suportar as cargas necessárias, ser fácil de usar e resistente à umidade.
Contente
Por que você precisa de um suporte para um aquário?
Nem todo entusiasta de aquário entende por que gastaria dinheiro em uma estrutura volumosa no formato de um suporte para aquário. Ocupa muito espaço e, digamos, não é barato. Além disso, nem todos os fabricantes podem garantir a resistência e a durabilidade deste design. Então vale a pena comprar?
Aquaristas experientes certamente responderão afirmativamente. Há exceções à regra: aquários com capacidade de até 50 litros podem ser colocados em qualquer móvel. Pequenos recipientes podem ser armazenados sobre uma mesa, mesa de cabeceira ou colocados em prateleiras resistentes. Todas as estruturas de vidro que excedem o volume especificado requerem suportes especializados – pedestais. Esse fator não se deve ao desejo dos fabricantes de móveis de vender um produto adicional, mas à segurança do aquário em si e do espaço ao redor. A menor rachadura no vidro pode levar à destruição do aquário, à morte dos peixes e a danos à propriedade que será inundada com a água do frasco quebrado.
Fazer um armário com suas próprias mãos não é apenas econômico. Fazer um design caseiro pode resolver muitos problemas.
- Individualização do produto.
- Harmonização com o interior.
- Cálculo preciso de resistência.
- Qualidade.
Ao fazer um suporte para aquário com suas próprias mãos, você pode ter certeza de que ele servirá por muito tempo e não trará surpresas desagradáveis ao dono.
Estamos fazendo um projeto
A base fundamental de qualquer trabalho de fabricação de móveis é a criação de um desenho. O design do futuro suporte é baseado nas dimensões do aquário existente. Recomenda-se criar um design em que o tampo da mesa corresponda aos parâmetros do frasco de vidro ou os exceda ligeiramente. O aumento do estande deve ser insignificante; não há necessidade de deixar centímetros extras nas laterais.
O principal objetivo do suporte é suportar o peso do aquário, ou seja, o peso total do aquário em si, da água nele contida e dos elementos adicionais. Portanto, ao criar um projeto, é necessário levar esse valor em consideração e criar um desenho que dê conta dessa tarefa.
A altura do móvel também é de grande importância. Aqui é necessário levar em conta em que posição a pessoa estará observando o peixe – sentada ou em pé. Se for assumido que este é um banheiro onde as pessoas costumam sentar, então a altura da mesa de cabeceira, juntamente com as pernas, deve ser limitada a 70 centímetros e não mais alta. Colocar o aquário no quarto permite reduzir a altura.
O desenho deve levar em conta a funcionalidade adicional do uso deste produto de mobiliário. Pode ser equipado com prateleiras não apenas para equipamentos especiais de aquário, mas também para livros, jornais ou ornamentos decorativos.
Decidindo sobre os materiais
Ao selecionar materiais para o trabalho, é necessário lembrar que a própria finalidade do gabinete implica o contato da superfície do móvel com a água. Portanto, é recomendável utilizar somente materiais impermeáveis. Neste caso, MDF laminado ou aglomerado seriam perfeitos. É melhor não usar madeira, porque é difícil torná-la impermeabilizante, e a madeira maciça também aumentará o peso de uma estrutura já grande.
Ao calcular a quantidade necessária de materiais, você precisa levar em consideração que, diferentemente de mesas de cabeceira ou cômodas, um suporte para aquário requer uma parede traseira forte. É este que suportará a maior parte da carga. A espessura do MDF ou aglomerado para a parede traseira deve ser de pelo menos 22 mm. Recomenda-se não fazê-lo como um todo, mas construí-lo entre as divisórias laterais e internas. Isso aumenta a resistência da estrutura.
É melhor fazer a estrutura do aquário ser de metal. Se isso não for possível e a estrutura for feita de vigas de madeira, você deverá escolher elementos fortes e não finos. É melhor planejar as divisórias dentro do armário com um cálculo a cada 40 centímetros. Este design permite evitar a flacidez do tampo da mesa.
O tampo da mesa do aquário é feito de material altamente durável. Ao fixá-lo, é importante verificar o nível ao longo do perímetro de toda a superfície. O tampo da mesa deve estar perfeitamente nivelado e não apresentar a menor discrepância. Quanto mais grosso for o material da bancada, melhor.
As pernas do armário são selecionadas com base em sua resistência. Você deve prestar atenção às pernas de metal com uma superfície grande ou aos suportes estáveis de madeira.
Tudo o que diz respeito ao acabamento decorativo em forma de portas de mesa de cabeceira ou puxadores de gavetas, aqui tudo depende do gosto do mestre e do efeito final desejado. Você pode tornar a estrutura um pouco mais leve visualmente adicionando elementos de escultura à fachada externa. Se você tiver uma estrutura de metal resistente, também pode usar vidro para decorar as portas do armário.
Vamos trabalhar
Tendo um desenho pronto da futura estrutura e tendo decidido os materiais para o trabalho, você pode prosseguir com segurança para a implementação do projeto. Para fazer um armário com suas próprias mãos, você precisa seguir os seguintes passos passo a passo.
- Recorte papelão ou outro material selecionado. Você pode fazer isso sozinho, se tiver espaço e as ferramentas necessárias. O corte também pode ser encomendado em qualquer oficina ou loja de móveis, comprando-se chapas de aglomerado. Por uma taxa adicional, você também pode solicitar colagem com fita adesiva ao longo das bordas cortadas. Este serviço economizará significativamente tempo durante futuras montagens e reduzirá a quantidade de resíduos nas instalações.
- A montagem do produto começa pela parte da estrutura. São montadas vigas ou ripas metálicas. A fixação correta das peças da estrutura garantirá a resistência do futuro produto. Todos os ângulos são verificados e não devem se desviar do desenho. Uma inclinação de apenas um grau pode causar distorção e deformação do produto e, consequentemente, do próprio aquário. Paredes externas e divisórias internas são fixadas à estrutura. A fixação é feita com parafusos Euro e uma chave de fenda. Os Confirmats não são parafusos autoatarraxantes e exigem furos pré-perfurados nos materiais. Ao escolher uma broca, você deve levar em consideração o tamanho dos confirmats selecionados menos 1 mm.
- É melhor instalar o tampo da mesa em várias etapas. Primeiro, dois furos são feitos em seus cantos diametralmente opostos. Após a fixação do tampo da mesa, verifica-se o nivelamento e, caso não haja falhas, realiza-se o parafusamento final. Por esse motivo, é melhor não fazer furos preliminares em toda a superfície da mesa, mas sim fazer os furos após a medição preliminar do nível.
- Em seguida, prateleiras horizontais são instaladas, gavetas são montadas e portas são penduradas. No caso das gavetas, é muito importante fixar corretamente as guias, o que permitirá que sejam utilizadas sem obstáculos. Portas articuladas são fixadas às dobradiças dos móveis. Ao fixá-las, é melhor usar fechos que permitam que as portas abram e fechem corretamente e suavemente.
- Após a montagem completa, o produto é deitado de lado e, em seguida, as pernas são fixadas. Elas devem ser fixadas rigorosamente ao longo das bordas da estrutura do quadro para evitar afundamento e deflexão. As almofadas de calcanhar devem ser colocadas nas pernas fixadas para evitar arranhões no chão.
Montar o produto por conta própria permite que o artesão preveja todos os detalhes. Portanto, o passo final será fazer furos na parede traseira para permitir a passagem de cabos elétricos e mangueiras de ventilação de água ou ar. Os furos só devem ser feitos depois que a finalidade de cada furo e sua funcionalidade tenham sido claramente definidas.
Os toques finais
O toque final após a montagem do móvel é a correta instalação do criado-mudo. A superfície do piso deve ser perfeitamente plana, caso contrário todos os esforços do mestre serão anulados. Considerando o peso do próprio criado-mudo, mais o do aquário com todo o seu conteúdo, é preciso estar ciente da impossibilidade de mover esta composição monumental. Portanto, você deve primeiro selecionar um local conveniente para a instalação. Não apenas as possibilidades espaciais e estéticas são levadas em consideração, mas também o equipamento técnico. O aquário é conectado à rede elétrica, por isso é necessário providenciar tomadas elétricas a uma curta distância.
Recomenda-se colocar um substrato sob o recipiente do aquário. Este pode ser o material usado para assentar o laminado.