É impossível imaginar um banheiro moderno e elegante sem um móvel de vaidade, que esconde as comunicações, expande a funcionalidade e enobrece o interior. Muitas pessoas compram esse item, mas é possível fazê-lo você mesmo. Surge então uma pergunta lógica: “Como fazer você mesmo um armário embaixo da pia?”
Contente
- Comprar ou fazer você mesmo?
- Como determinar os parâmetros de um pedestal
- Tipos de unidades de vaidade
- Materiais adequados para uma unidade de vaidade
- Processo de fabricação
- Andamento do trabalho
- VÍDEO: Pedestal faça você mesmo sob a pia com aglomerado
- 50 ideias de fotos sobre como fazer um armário embaixo da pia com suas próprias mãos
Comprar ou fazer você mesmo?
O espaço do banheiro nem sempre atende aos padrões, por isso não é tão fácil colocar todos os itens necessários. Não é fácil selecionar móveis entre opções prontas de acordo com os tamanhos individuais. Tentar aproveitar o que você conseguiu adquirir é estúpido. Qualquer situação fora do padrão requer uma solução extraordinária. Aqui você não pode prescindir de móveis feitos sob medida.
Encomendar itens personalizados de profissionais não é acessível para todos. Além disso, as oficinas costumam ficar lotadas de pedidos, e você terá que esperar muito tempo pelo seu pequeno criado-mudo. Nesse caso, um armário embaixo da pia do tipo "faça você mesmo" será a solução ideal. Você poderá economizar tempo e dinheiro.
Vale a pena fazer você mesmo uma mesa de cabeceira para quem tem habilidade com móveis. É sempre agradável receber um item original e criar um interior único. Além disso, decorar uma pia com as próprias mãos não é particularmente difícil.
Como determinar os parâmetros de um pedestal
Existem muitas opções para fazer um armário de banheiro. É aconselhável selecionar parâmetros com base nas capacidades financeiras, nas funções pretendidas do item, no estilo, nas dimensões do banheiro e nas preferências pessoais dos proprietários. Os principais critérios de seleção: tipo (localização do gabinete, opção de instalação da cuba), material de que é feito.
Tipos de unidades de vaidade
Dependendo da localização, os pedestais são divididos em:
- pingente;
- chão;
- angular.
Os modelos suspensos parecem leves e não sobrecarregam o interior com dimensões. Este design é aplicável em qualquer situação, mesmo quando a localização das caixas de encanamento não permite a instalação de grandes opções de móveis de chão. Armários montados na parede exigem que as paredes atendam a requisitos de maior resistência. A instalação é mais complicada do que a das estruturas de piso. Ao escolher, você precisará levar em consideração o peso do produto e seu conteúdo futuro. As versões suspensas não são indicadas para armazenar itens pesados. Esses armários não têm medo de poças no chão. Se as condições operacionais forem atendidas (evitando excesso de peso), elas durarão muito tempo.
Variações de piso são particularmente populares. Eles são estáveis e permitem armazenar itens relativamente pesados (sabão em pó, produtos químicos domésticos). Mesas de cabeceira são feitas sobre pernas e bases monolíticas. Para garantir maior estabilidade e segurança, é permitida a fixação adicional do gabinete na parede. A multifuncionalidade do item determina sua demanda.
Os modelos de canto caracterizam a localização do gabinete. Eles são feitos suspensos ou apoiados no chão. Os modelos de canto não “ocupam” muito espaço, ocupando espaço mal aproveitado em qualquer interior. O uso de armários de canto é preferível para espaços pequenos. A localização permite o uso vantajoso de valiosos metros quadrados. As prateleiras espaçosas do armário de canto permitem expandir significativamente as opções de sistema de armazenamento no banheiro.
Com base no método de instalação da pia, os armários são divididos nos seguintes tipos.
Tipo de lavatório | Breve descrição |
Consolidado | Modificações consolidadas de lavatórios são fabricadas conectadas ao corpo do gabinete. Na maioria dos casos, é impossível fazer tal modelo com as próprias mãos. O tampo da mesa, que é parte integrante do armário, originalmente contém uma pia. |
Sobrecarga | Armários com montagem de pia suspensa são os mais fáceis de fazer você mesmo. A tigela é colocada em cima da caixa do móvel em vez do tampo da mesa, presa e selada, se necessário. |
Mortise | Armários com método de instalação de pia embutida exigirão alguma habilidade se você mesmo os fizer. A tigela é colocada em um buraco feito para ela na parede superior da seção de móveis. A abertura deve corresponder exatamente aos parâmetros da pia, caso contrário, o gabinete acabado pode ser simplesmente arruinado. |
Materiais adequados para uma unidade de vaidade
A vida útil de um armário de pia "faça você mesmo" depende não apenas da qualidade do trabalho realizado, mas também do material utilizado.
No banheiro é aceitável usar:
- madeira natural;
- MDF;
- vidro;
- plástico;
- gesso cartonado.
A madeira utilizada é protegida com revestimentos resistentes à umidade. É fácil trabalhar com ele. O produto final é durável e tem um visual estiloso, mas o preço faz você procurar alternativas. Um deles é o MDF, que inicialmente impede a penetração excessiva de umidade.
O vidro não é frequentemente usado para fazer móveis; trabalhar com isso requer habilidades. Opções especiais reforçadas são usadas para garantir a resistência da estrutura. Um produto feito de acordo com todas as regras se tornará uma fonte de orgulho e encantará você com sua praticidade.
O plástico é uma ótima opção para o banheiro. Ele tem um conjunto completo de qualidades necessárias. Trabalhar com isso você mesmo não causará nenhum problema específico. Para criar a resistência necessária do produto final, você terá que tomar cuidado para reforçar a estrutura. O mesmo se aplica às placas de gesso. Modificações à prova d'água são perfeitas para o banheiro, mas sua fragilidade exigirá algumas modificações no design.
Um produto elegante e incomum pode ser criado combinando vários materiais. Ao mesmo tempo, é possível alcançar uma combinação ideal de praticidade, economia e aparência única.
Processo de fabricação
Antes de iniciar o trabalho principal, você deve selecionar as ferramentas, materiais e componentes necessários para a futura estrutura. Para fazer um móvel para pia de banheiro com suas próprias mãos, você precisará de:
- serra;
- furar;
- chave de fenda;
- quebra-cabeça;
- martelo;
- chave de fenda;
- alicate;
- lixadeira;
- lápis;
- roleta;
- formão.
Para o trabalho também é necessário:
- peças fabricadas conforme desenhos, a partir do material selecionado;
- parafusos, cantos para fixação;
- acessórios (dobradiças de portas, maçanetas).
Andamento do trabalho
- Se a pia for embutida, é necessário fazer um furo na parede superior do futuro armário. Para isso, é feito um molde correspondente ao diâmetro da pia, colocado na superfície, e é recortado um sulco ao longo de seus contornos. Usando uma furadeira, faça um furo, insira uma serra tico-tico nele e complete o corte do contorno.
- É necessário montar uma estrutura a partir das peças preparadas previamente. Todos os elementos são pré-tratados com agentes de proteção contra umidade: os cortes são lixados e preparados.
- As paredes laterais são fixadas à estrutura acabada usando parafusos autoatarraxantes ou cola. Serão necessários cantos nos pontos de conexão com a estrutura.
- Dependendo do método de montagem da pia, é necessário fazer uma bancada: uma pia suspensa ou um painel com furo para a pia. As costuras são cuidadosamente seladas.
- Eles instalam acessórios internos (prateleiras, gavetas), ferragens (puxadores, dobradiças), portas, fundos, pés (se houver).
- A pia embutida é colocada na abertura. Conectando comunicações. Todas as costuras são seladas com silicone.
- O armário acabado no banheiro é instalado no lugar e fixado, se necessário. Por fim, o produto pode ser decorado com película autoadesiva, esmalte, verniz ou folheado.
Não é difícil fazer um armário de banheiro com suas próprias mãos. O principal é o desejo de alcançar resultados, precisão e habilidades básicas no trabalho com ferramentas e materiais selecionados.