A praticidade e a conveniência da cômoda foram comprovadas pelo tempo, não é à toa que esse móvel não perdeu sua relevância ao longo dos séculos. Certamente você também apreciará todas as vantagens funcionais assim que ele aparecer na sua casa. Meias, cachecóis e roupas de cama encontrarão seu lugar permanente. No entanto, é bem possível colocar uma cômoda no corredor, e ela se tornará um local de armazenamento para guarda-chuvas, luvas e cosméticos.

cômodas no interior
Depois de comprar uma cômoda, os problemas com o armazenamento de itens pequenos desaparecerão imediatamente.

Vantagens das cômodas DIY

Nem sempre as características arquitetônicas do ambiente e os itens existentes no interior permitem comprar uma cômoda em uma loja. Afinal, muitas vezes, as dimensões padrão do produto não são adequadas para colocação em um apartamento. Nesse caso, uma opção alternativa seria fazê-lo em casa. Fazendo Cômoda faça você mesmo, você tem a oportunidade de desenvolver o design de forma independente, escolher as dimensões ideais, a paleta de cores e a estrutura do material.

cômoda no quarto
Uma cômoda feita por você mesmo pode ser integrada ao conceito geral do estilo existente da forma mais orgânica possível.

Além disso, você poderá economizar uma quantia considerável de dinheiro. O valor que seria solicitado para comprar uma cômoda semelhante em uma loja de varejo, você pode gastar em acessórios de maior qualidade (puxadores, guias) ou em compras mais importantes.

cômoda amarela
Muitas pessoas nem percebem o quanto as cômodas são úteis.

Sobre isso, como fazer uma cômoda com suas próprias mãos será discutido no artigo de hoje. Afinal, apesar da aparente simplicidade, esse assunto tem nuances próprias, com as quais você deve se familiarizar com antecedência para que o resultado final lhe agrade por muitos anos e não se torne motivo de irritação.

cômoda vermelha
A cômoda é mais leve e elegante. Ao contrário de um guarda-roupa, ele não parece volumoso.

Nós escolhemos o design e o material para produção

Se você duvida do seu gosto artístico e habilidades de design, em busca de ideias para criar uma cômoda com suas próprias mãos, você pode consultar os catálogos de fabricantes de móveis famosos. Certamente, entre os muitos exemplos, você poderá encontrar uma opção adequada, que só precisará ser ligeiramente adaptada às solicitações individuais.

Cômoda para TV
A beleza de uma cômoda é que, assim como uma mesa de console, ela pode ser transformada em um dos centros decorativos de um ambiente.

As dimensões padrão da cômoda são as seguintes:

  • EMaltura 800 mm;
  • ShIrina 800 – 1200 mm;
  • Gprofundidade – a partir de 300 mm.

Recomenda-se fixar modelos mais altos da cômoda na parede do cômodo para que, ao puxar as gavetas carregadas, ela não tombe acidentalmente.

cômoda alta
A cômoda pode ser decorada com objetos de decoração, inclusive bem chamativos e chamativos.

Em cômodas muito largas, é essencial prever um reforço na parte inferior da gaveta. Lembre-se também de que, sob cargas pesadas durante a operação das gavetas, o sistema de extração pode deformar e travar.

cômoda clássica
Os tampos das cômodas são decorados com abajures, relógios, velas, estatuetas, vasos, plantas, caixas, fotografias e lembranças.

Cômodas feitas de madeira natural continuam sendo as preferidas. E os materiais decorativos modernos permitem não apenas pintá-los, mas também decorá-los usando técnicas de decoupage ou pintura artística.

decoração de cômoda
Esses tipos de decoração podem ser feitos facilmente usando um estêncil.

Sem dúvida, a madeira continua sendo o melhor material para a produção de móveis, mas o aglomerado laminado não se tornou menos popular nos últimos anos, cujas vantagens incluem:

  • Nbaixo custo,
  • Mpeso escarlate,
  • Shuma ampla paleta de cores,
  • eufacilidade de montagem,
  • SOBREnão há necessidade de decoração final.
cômoda de três portas
Hoje em dia, uma cômoda é simplesmente um item insubstituível em um ambiente.

Às vezes, em vez de aglomerado laminado, o aglomerado é usado para fazer frentes de gaveta, e o produto final é decorado com sobreposições de MDF. Esta cômoda parece muito mais cara e apresentável.A tampa superior maciça dará solidez à cômoda. Quando o orçamento é limitado, ele pode ser feito com 2 camadas de aglomerado laminado de 16 mm, torcendo-as e selando as bordas com fita de borda larga.

cômoda no corredor
Ao projetar uma cômoda, preste atenção ao seu posicionamento futuro no ambiente.

Afinal, muitas vezes o rodapé impede que você coloque os móveis bem próximos da parede. Há várias opções possíveis aqui:

  1. Instalação de uma cômoda sobre pés, que depois podem ser revestidos com faixas decorativas.
  2. Instalar um tampo de mesa que se projetará na parte traseira.
  3. Bebeu do fundo da cômoda.
cômoda com pernas
Se você ainda não tem um item assim no seu dia a dia, depois de conhecer melhor suas qualidades, você certamente irá comprá-lo.

Detalhamento e corte

Se você sabe como usar programas de computador para design de móveis, sua tarefa se torna muito mais fácil. Caso contrário, você pode recorrer às seguintes opções:

  • Utilize desenhos e cortes prontos, o mais próximo possível de suas solicitações.
  • Faça um desenho e calcule as dimensões de cada parte manualmente, usando lápis, régua e papel milimetrado.
  • Domine o programa de computador Compass 3D ou AutoCAD.
desenho de uma cômoda
Ao elaborar um desenho, leve em consideração que a espessura do LDSM laminado não se limita a 16 mm.

Disponível em variantes de 10, 16, 18 e 20 mm.A distância das paredes laterais da cômoda às paredes laterais da gaveta é de 12,5 mm de cada lado para acomodar os corrediças.

diagrama de cômoda
A parede posterior da cômoda deve estar a pelo menos 15 mm da borda externa da gaveta para evitar deformações.

Não se esqueça de levar a vantagem em consideração. Se a espessura for de 1 mm, essa distância deverá ser subtraída de todos os lados das peças.Ao calcular o tamanho das fachadas, lembre-se não apenas da borda, mas também do vão entre as gavetas. Da altura da fachada, é necessário subtrair 5 mm (espessura da borda superior e inferior + folga de 3 mm).

cômoda
Como exemplo, oferecemos uma descrição detalhada de uma cômoda feita de uma chapa de 16 mm de espessura e com bordas de fita melamínica de 0,5 mm.

O painel de fibras é usado para fazer o fundo das gavetas e as laterais da cômoda.

Tabela 1

Nome das peças Dimensões mm Qtd. peças
1 Tampo de mesa com cômoda 800x500 1
2 Suporte lateral 816x475 2
3 Parte inferior (embaixo) 800x475 1
4 Fachada 797x205 4
5 Barra de direção 768x80 2
6 Lado da caixa 160x450 8
7 Frente da gaveta 160x709 4
8 Parede posterior da gaveta 160x709 4
9 Parede posterior da cômoda 828x795 1
10 Fundo da gaveta 738x447 4

Materiais e ferramentas necessários

Vamos dar uma olhada mais de perto, como fazer uma cômoda com suas próprias mãos do LDSM.

Durante o trabalho você precisará de:

  • Shchave de fenda;
  • Dtrilho;
  • PARAfaca de bigorna;
  • Vocêgolnik;
  • Rflyaway ou metro;
  • PARAlápis;
  • COMsecador de cabelo ou ferro de passar;
  • COMbrocas de 4,5 mm e 8 mm;
  • Bestá sob confirmação.
  • eude aglomerado laminado;
  • COMamortizadores;
  • Nguias (vendidos em conjuntos de 2 peças. Guia direita e guia esquerda);
  • PARAconfirmações 5x70 ou 5x50 mm;
  • PARAfaixas de borda;
  • Rsuportes de gaveta;
  • Dfita dupla face;
  • Gpegue.
ferramentas
Ferramentas e materiais.

Montagem passo a passo

  1. Apesar de o processamento do aglomerado laminado não ser difícil, dificilmente você conseguirá cortar a folha em casa sem uma serra. Claro, você pode usar uma serra elétrica, mas neste caso, esteja preparado para pequenas lascas ao longo do corte (partículas do revestimento se quebrarão e formarão uma borda irregular). É muito melhor usar os serviços de profissionais que cortarão de forma rápida e eficiente as peças que você precisa.

    corte de peças
    Se isso não for possível, deixe 1–2 mm de estoque em todos os lados de cada peça e lixe o excesso. Isso ajudará a minimizar lascas.
  2. EMTodas as extremidades abertas são tratadas com uma borda na base da qual é aplicada uma camada de cola que derrete sob a influência de altas temperaturas. Aplique a fita na peça, alinhe-a e passe-a com um ferro comum sem vapor ou secador de cabelo. Não tenha pressa, aqueça a borda em pequenas seções e pressione firmemente, limpando com um pano macio. Corte o excesso de borda com um estilete ou lâmina de plaina, segurando-a em um ângulo de 45 graus em relação à peça.

    processamento de borda
    Lixe as juntas com uma lixa fina.
  3. Marque os locais para as confirmações e faça os furos. Apesar do diâmetro de confirmação ser de 5 mm, ainda é melhor usar uma broca de 4,5. Não haverá dificuldades na hora de parafusar, pois o material é bem macio e maleável.

    perfuração para confirmações
    Dessa forma a qualidade das conexões será significativamente melhorada.
  4. Antes de começar a montar a cômoda, marque os eixos para fixação das guias. Normalmente, a marcação começa na parte inferior, recuando 30 mm da superfície interna da parte inferior, e desenha o primeiro eixo. As linhas subsequentes são calculadas com base na altura da frente da gaveta, adicionando 3 mm a esse valor para a folga e subtraindo 25 mm. A marca resultante se tornará o centro da fixação da barra guia. Se as dimensões de todas as caixas forem iguais em altura, então as distâncias entre os eixos serão simétricas.

    instalação de guias
    Faça um procedimento semelhante nas duas paredes laterais, certificando-se de que elas estejam espelhadas.
  5. Conecte as partes do corpo apertando-as com confirmações. É mais conveniente iniciar a montagem por baixo, fixando os postes laterais e só depois as barras de ligação por cima. Antes de pregar a parede do fundo, certifique-se de verificar não apenas todos os cantos, que devem estar retos, mas também as diagonais.

    montagem em confirmações
    Se houver algum erro, ele deve ser corrigido e só então a parede posterior da cômoda é instalada.
  6. Se o design incluir pernas, parafuse-as.

    almofadas de calcanhar na parte inferior
    No nosso caso, são utilizadas palmilhas especiais.
  7. Instale a tampa superior fixando-a na parte interna da cômoda.

    instalando a tampa
    Para maior segurança, usaremos cantos de móveis prontos.
  8. Monte as paredes laterais das caixas em uma única estrutura. Verifique se as diagonais estão alinhadas e os ângulos estão corretos e, em seguida, fixe a parte inferior com segurança.

    caixas de montagem
    As caixas são dispostas em paralelo e devem ser tão uniformes e idênticas quanto possível.
  9. Insira as gavetas na cômoda. É hora de fixar as fachadas, para isso utilize fita dupla face. Primeiro, fixe todas as partes frontais com fita adesiva e só então retire as gavetas e fixe as frentes com parafusos.

    cômoda quase pronta
    Para fazer um espaço uniforme de 3 mm, comece a colar de baixo para cima, colocando espaçadores de 3 mm entre eles.
  10. O toque final será a instalação de puxadores nas gavetas.

    cômoda pronta
    Se todos os cálculos durante o detalhamento foram realizados corretamente e as peças foram cortadas sem erros, não surgirão dificuldades durante a montagem.

Montado Cômoda faça você mesmo certamente encantará você e sua família por muitos anos.

VÍDEO: Cômoda faça você mesmo.

Cômodas em um interior moderno – 50 ideias de fotos: