Para construir uma lareira com suas próprias mãos, você precisa modelar seu projeto de design com antecedência. A escolha do formato e das dimensões depende das preferências. A compra de materiais é realizada levando em consideração o tipo de dispositivo e seu design. O custo total do equipamento dependerá de muitos fatores, incluindo o layout do edifício.
Contente
- Características de uma lareira em uma casa particular
- Design de lareira
- Classificação de estruturas
- Como escolher uma lareira para uma casa particular: o que procurar
- Soluções de estilo
- Como fazer uma lareira com suas próprias mãos
- Atividades preparatórias
- Opções de design
- Etapas da construção de uma lareira
- Instalação: escolhendo um local
- Comissionamento
- Regras de uso e cuidados
- Dicas úteis e recomendações gerais
- Lados negativos das lareiras em uma casa particular
- Belos exemplos no interior
Características de uma lareira em uma casa particular
Os modelos modernos para aquecimento de ambientes são projetados para qualquer interior e metragem. Lareiras são instaladas em salas de estar, sótãos, varandas, terraços e até mesmo em um nicho embaixo da escada. Alguns modelos são criados apenas para fins estéticos.
A construção de lareiras decorativas não requer aprovação de autoridades reguladoras e sua instalação não leva mais de 1 dia. Antes de começar a comprar materiais, o proprietário deve estudar as características do equipamento e selecionar o modelo certo com base nas necessidades.
Finalidade funcional
Lareiras são instaladas para fornecer aquecimento adicional a um ambiente. A saída de calor do dispositivo é baixa em comparação a um fogão. O objetivo principal é a decoração de interiores, a criação de uma área atmosférica para relaxamento ou culinária (cozinha).
Princípio de funcionamento
Uma lareira é considerada análoga a um fogão. O combustível é queimado na câmara de combustão, cuja fumaça é removida através de um tubo sob a ação da tiragem. O princípio de funcionamento de outros tipos de dispositivos depende do combustível utilizado. Por exemplo, lareiras elétricas e biolareiras não necessitam de exaustor nem de ventilação.
Vantagens
Há muitos aspectos positivos. Se desejar, você mesmo pode arrumar a lareira.
Vantagens da construção:
- Cria uma percepção estética do espaço no ambiente (área de relaxamento confortável).
- É uma fonte adicional de calor e reduz a umidade.
- Usado para cozinhar em qualquer época do ano.
- Serve como elemento principal em um sistema de aquecimento com circuitos de gás e água.
Uma característica prática das lareiras é sua versatilidade. Em caso de falta de energia ou tempo frio precoce, o dispositivo é capaz de manter uma temperatura confortável em pelo menos um cômodo.
Design de lareira
A instalação tem 4 módulos principais.
Classificação de estruturas
A produção de lareiras não se limita aos modelos clássicos. Você pode encontrar muitos designs interessantes à venda que são adequados para qualquer layout.
Por método de instalação
As lareiras são dispostas levando em consideração soluções de design. A localização do dispositivo afeta seu formato.
Classificação:
A escolha do modelo depende da complexidade da instalação em uma área específica.
Se possível, mova-se
Os dispositivos de aquecimento podem ser móveis ou fixos. O primeiro grupo inclui lareiras falsas (com uma caixa de fogo que não funciona) e lareiras falsas, que são montadas para organizar sessões de fotos ou apresentações. Dispositivos fixos são mais volumosos e pesados. Para sua instalação, é feita uma fundação separada.
Por tipo de combustível
Vários tipos de materiais combustíveis são usados em lareiras.
Classificação:
Combustível sólido (madeira, turfa, carvão).
- Convecção (com aquecimento de ar).
- Combustível líquido ou lareiras ecológicas e biológicas (utilizando álcool purificado).
- Com um circuito de gás ou água (semelhante aos sistemas centralizados de suporte de vida).
- Elétricos (aquecedores de lareira).
- Pellet (em combustível comprimido, briquetes de serragem).
A escolha de uma lareira com base no tipo de combustível deve ser feita com responsabilidade. Disso dependem não apenas a eficiência energética e a segurança da instalação, mas também a quantidade de custos operacionais adicionais.
Por local de origem
Esta classificação distingue entre lareiras russas, inglesas, suíças, francesas, alemãs, finlandesas e estonianas. A estrutura interna de cada modelo é diferente, assim como a arquitetura externa do edifício.
Como escolher uma lareira para uma casa particular: o que procurar
Lojas especializadas vendem kits de portais prontos com caixas de fogo integradas e exaustores de fumaça de qualquer configuração e diâmetro.
Ao escolher, considere:
Local onde a fundação é colocada.
- A finalidade da lareira (decoração, aquecimento, cozimento, aquecimento de água).
- Normas técnicas e de segurança contra incêndio.
- Tipo de combustível.
- O formato, o tamanho da lareira, o tipo de lareira (aberta ou fechada, de um lado ou de vários lados).
- Potência (taxa de aquecimento por unidade de tempo).
- Materiais de instalação.
Levando esses fatores em consideração, você pode escolher 2 a 3 modelos, compará-los por custo de manutenção e eficiência energética e fazer uma compra.
Se a lareira for construída com suas próprias mãos, o artesão terá que pensar no projeto sozinho ou usar um esquema de instalação pronto.
Fabricantes populares
Você pode encontrar um contratante ou fornecedor confiável usando avaliações da Internet.
Marcas populares:
Cada empresa desenvolve um design exclusivo de lareiras que atendem a todos os requisitos de segurança.
A gama de produtos é ampla – desde designs de lareiras padrão até composições de design completas combinadas com o espaço de convivência.
Soluções de estilo
A aparência da lareira deve completar o interior do ambiente, colocando os detalhes certos.
estilo russo
Lareiras desse tipo são pintadas com símbolos eslavos ou decoradas com azulejos de esmalte. A chaminé é revestida com gesso ou gesso artístico. O formato da estrutura lembra a letra "D" em estilo country. As lareiras são caracterizadas pela sua solidez, simplicidade e abundância de elementos decorativos.
Clássico
As lareiras são feitas de materiais naturais: pedra, ferro fundido, tijolo com revestimento de mármore ou madeira maciça. O estilo é consistente com um número mínimo de elementos decorativos. Os estilos clássicos são caracterizados por estruturas maciças, presença de colunas, baixos-relevos e acessórios forjados.
Moderno
O estilo é caracterizado pelo minimalismo e praticidade, por isso a lareira pode ser colocada em casas com designs de alta tecnologia, loft, art nouveau, etc. O formato da estrutura é um pequeno retângulo. A chaminé é mascarada com uma cobertura ou “rebaixada” na parede. A caixa de fogo é coberta com um painel de vidro ou deixada aberta.
Como fazer uma lareira com suas próprias mãos
O trabalho começa com um desenho do projeto pretendido (foto). Com base nas dimensões calculadas, é feita uma estimativa, de acordo com a qual os materiais e estoque necessários são adquiridos.
Ao construir lareiras com aquecimento a gás ou a água, é contratado um empreiteiro e também é solicitada uma autorização à administração local. Lareiras falsas são instaladas em 2 a 3 dias, enquanto a instalação de uma estrutura completa com fogo real pode levar até 2 meses.
A tecnologia de fabricação do dispositivo depende inteiramente do tipo de construção e do sistema de ventilação.
Atividades preparatórias
Ao instalar uma lareira clássica de tijolos no ambiente, remova todos os móveis, faça uma limpeza úmida e cubra as superfícies de trabalho com filme.
Em seguida, parte do piso é desmontada, é feita uma cova de até 1 m de profundidade, que é preenchida com areia e brita. As camadas são isoladas com um material repelente à água e preenchidas com cimento em várias etapas sobre uma malha reforçada. A tecnologia é semelhante à instalação de uma fundação em faixa e leva de 20 a 30 dias.
Esquemas e desenhos
O projeto de design é elaborado de acordo com as dimensões necessárias e levando em consideração a metragem total do ambiente.
Medidas para desenhos:
- Área da caixa de fogo em relação à filmagem – 1:50 (padrão). Para evitar fumaça e melhorar a transferência de calor, a profundidade e a altura da câmara devem estar na proporção de 1:2 ou 2:3.
- As proporções do portal ficam a critério do mestre.
- Comprimento da saliência do pódio (proteção) – a partir de 50 cm.
- A inclinação da parede traseira para tração é de 20-25°.
- A chaminé se estende de 50 a 100 cm acima do cume do telhado. O furo deve ser 8 vezes menor que a área da fornalha. O diâmetro do tubo da chaminé é de até 10 cm.
- As dimensões da lareira correspondem ao comprimento do portal.
- As dimensões do cinzeiro são calculadas levando em consideração o tipo de combustível.
- As grades (portas) são ajustadas ao tamanho da fornalha.
Além disso, os desenhos preveem a instalação de um pescoço com arco, uma cornija de fumaça e amortecedor, e um guarda-chuva em caso de precipitação.
Seleção de materiais
Estruturas à prova de fogo são usadas na construção de lareiras.
Materiais:
A quantidade de materiais é calculada de forma independente.
Esquema de cores
Para revestimento de lareiras, são utilizados tons de origem natural (não brilhantes). A combinação de cores é opcional. Uma excelente opção é uma combinação de tons escuros da fachada com douramento ou metal envelhecido.
Portais de madeira são montados com alvenaria clara e cinza. Acabamentos em pedra em cores ricas são combinados com uma base preta.
Lista de ferramentas necessárias
A gama de equipamentos é bastante ampla.
Ferramentas:
As ferramentas são usadas para estabelecer a base de uma lareira de tijolos. Em outro caso, vale a pena limitar a lista a ferramentas de medição e desenho, tesouras, um pincel, uma chave de fenda, uma furadeira, pregos líquidos e cantos para estabilização.
Opções de design
A criação de instalações de lareiras pode ser realizada utilizando qualquer material. Entretanto, neste caso a função de aquecimento permanecerá em questão. O designer terá que pensar em tudo até o menor detalhe.
De gesso cartonado
Os painéis universais KGL são adequados para instalar lareiras de qualquer formato. A base da estrutura é uma armação de metal ou madeira. No lugar da caixa de fogo, são instaladas grades decorativas e telas de LCD com elemento de aquecimento. Há muitas opções de revestimento – desde pintura até acabamento com tijolo ou pedra decorativos.
Feito de ferro fundido
O material é usado para criar fogões a lenha sobre pernas ou caixas de fogo para alvenaria. Uma lareira de ferro fundido não pode ser usada continuamente. Além disso, ao instalar um fogão de forma independente, ele deve ser isolado com uma tela à prova de fogo e um pódio de pedra deve ser colocado.
Feito de metal
O aço e suas ligas podem suportar temperaturas máximas. Externamente, lareiras de metal lembram fogões de barriga com pernas. Eles são instalados até mesmo em ambientes com linóleo ou laminado. A instalação de lareiras de aço requer a remoção da chaminé, bem como a proteção das paredes em contato com a superfície do fogão.
Feito de tijolo
O material tem alta resistência quando aquecido acima de 1000°C. Lareiras feitas de tijolos de argila refratária são as mais duráveis. Eles podem ser usados em qualquer tipo de fogão caseiro. O principal requisito é que o tijolo seja sólido, não oco, sem lascas ou rachaduras. O revestimento pode ser feito com qualquer outro material.
Feito de madeira
O material é utilizado em lareiras decorativas com iluminação LED (eletrônica). O portal em si pode ser feito de tábuas de parquet, painéis de madeira, compensado ou madeira maciça. O formato da lareira será padrão.
Das caixas
Lareiras de papelão funcionam como decorações temporárias. O revestimento da fachada é a parte mais trabalhosa do trabalho. Com a devida diligência, uma lareira falsa pode ser construída em 1 dia se você preparar um desenho, uma mesa e comprar painéis macios para cobrir o produto (papel de parede de tijolo, baguete de espuma) com antecedência. A abertura livre da lareira é decorada com uma guirlanda e uma imagem de fogo.
Feito de espuma de poliestireno
O material é mais resistente que papelão. É conveniente porque o artesão não precisa medir cada junta. Basta pegar um pedaço grande de espuma e cortar cuidadosamente a parte central. Em seguida, cole a base e o tampo da mesa. A fachada do produto é decorada com baguete e tijolos macios. Você pode instalar um painel de LED (velas, guirlanda, decoração de lareira) no lugar da caixa de fogo.
Água
A instalação de tal lareira é planejada na fase de construção de uma casa (ampliação). O tubo de aquecimento de água é conectado ao sistema de canais de aquecimento dentro das paredes e da fundação. Somente um especialista experiente pode instalar o equipamento por conta própria.
Elétrico
Lareiras com chamas de imitação são construídas em um nicho de parede ou portal. Os equipamentos são comprados sob encomenda. Os modelos de orçamento são apresentados como opções prontas para instalação – na forma de plasmas montados na parede.
Rua
O espécime é colocado em um terreno de jardim ou sob o telhado de um terraço ou gazebo. Uma lareira externa funciona como fogão, grelha, defumador e churrasqueira. A estrutura pode ser equipada com forno, pia, bancada, prateleiras e bar.
Pedra
Granito e mármore são os principais materiais para lareiras. Se você tiver um orçamento suficiente, é possível construir uma lareira a partir de um único bloco. A opção produzida em massa é um forno de tijolos com revestimento feito de chapas polidas, azulejos e pequenas pedras de rio.
Gás
A lareira produz calor através de um queimador que contém combustível. O dispositivo é conectado ao fornecimento central de gás ou a um cilindro com propano liquefeito. O redutor fornece gás ao queimador, mantendo a chama.
Qualquer material do portal pode ser usado. A instalação da estrutura é realizada apenas por empreiteiros licenciados.
Gel
A lareira emite uma quantidade mínima de calor e é mais uma instalação decorativa. Para acender o fogo, utiliza-se uma câmara de vidro, em cuja base é construído um canal para biocombustível. Ela é frequentemente decorada com pedras lisas. As lareiras de gel (álcool) têm uma função de controle de intensidade de combustão. Também há modelos com controle remoto à venda.
Etapas da construção de uma lareira
O dispositivo para aquecimento da área de lazer é construído de acordo com os desenhos aprovados.
Elementos básicos da alvenaria:
- Tubo de ventilação.
- Dente de fumaça.
- Câmara de exaustão de gases.
- Placa traseira.
- Poço de cinzas (poço de cinzas).
- Grelha.
- Caixa de fogo.
- Sob.
- Pódio.
- Portal (com ou sem cornija).
Uma base separada para a lareira é colocada com antecedência. Deve ser 10 cm mais largo que a estrutura. Se houver um vão entre o cimento e o nível do piso no ambiente, a base da lareira é elevada. Será necessária a reforma e secagem da argamassa de cimento.
Alvenaria
A formação da lareira em si começa no nível zero - duas fileiras de tijolos, a primeira colocada na borda, a segunda - plana.
Etapas da postura:
- O concreto seco é coberto com feltro, um pedaço de ferro e duas folhas de feltro para telhado. As camadas são cobertas com uma segunda camada de aço.
- A fileira zero de tijolos é disposta abaixo do nível do chão. Eles fecham todas as lacunas.
- A primeira fileira é disposta dos cantos para o centro. O espaço livre é preenchido com uma solução de areia e argila. Outras 2-3 fileiras formam a base.
-
Instalar uma lareira é um processo complexo que exige atenção do artesão. Em seguida, é feita uma abertura para o cinzeiro (com porta). A altura da alvenaria depende da potência e do tamanho da lareira. Além disso, é possível instalar 2 canais de aquecimento (para remoção de ar quente).
- As fileiras seguintes emolduram as paredes da fornalha, que se estreita em profundidade até o nível 10. Uma grelha é colocada diretamente acima da fornalha.
- As linhas 11 a 13 criam um teto que se transforma em uma câmara de exaustão de fumaça. A partir do nível 13, é formado um tipo especial de alvenaria, que elimina a corrente de ar reversa (fumaça no ambiente). Nesta fase, inicia-se a formação da abóbada em arco. Os diagramas de layout são baixados da Internet.
- Nos níveis 13-14, poços de ar (stompers) são formados. Através delas, o ar quente entra no ambiente. A eficiência energética da estrutura aumenta em 20%.
- Uma tela de aço refletora de calor é fixada na parte superior da parede traseira da fornalha. Os pinos são inseridos com ajuste na fase de assentamento da parede traseira. Em outra opção de design, esta etapa é ignorada, porque mais frequentemente, são utilizadas caixas de fogo de aço prontas da loja.
A partir da 15ª à 20ª fileira, a câmara é coberta com uma grade e eles passam a construir a chaminé. Se desejar, você pode terminar a instalação nesta etapa. O tubo de aço embutido na caixa de fogo é simplesmente levado para o telhado.
Construção de uma chaminé
Esta parte do edifício foi projetada obedecendo a dimensões rigorosas. Ao instalar uma caixa de fogo pronta, os diâmetros da junta (tubo) e da chaminé são selecionados com antecedência. Para construir a estrutura você mesmo, você precisa calcular a seção transversal (quadrada, retangular). Caso contrário, a lareira não terá tiragem.
O canal de combustão de tijolos tem dimensões de 20x25 cm ao dispor uma caixa de fogo com lados de 60 e 75 cm. A partir da 20ª fileira, tijolos sólidos são dispostos em um ângulo de 30° (dentro da fornalha). Neste caso, ele é estendido exatamente um quarto. É assim que se forma um dente de chaminé (uma passagem de 5 carreiras). O duto de gases de combustão tem a forma de um cotovelo inclinado, que se transforma em um canal vertical. Pinos são inseridos nas juntas da fileira inferior de tijolos. A parte superior da chapa de aço, cuja colocação foi planejada na fase de montagem da parede traseira, é fixada a elas.
Nas 25ª e 26ª fileiras de tijolos, é colocado um canal para remover a fumaça. Após 4 níveis, a seção transversal da alvenaria é expandida para seu valor original até entrar em contato com o telhado. Para colocar acima do telhado (montante, lontra, pescoço, cabeça), use tijolos duráveis embebidos em argamassa de cimento e argila por 5 minutos.
Regras para a construção de chaminés:
- A estrutura é colocada ao longo das paredes adjacentes (internas). Estruturas de suporte de carga (externas) não são utilizadas em alvenaria devido à perda de calor.
- O comprimento do cano, ou melhor, sua parte visível da rua, não deve ultrapassar 50 cm.
- As aberturas de passagem devem garantir a saída completa da fumaça.
- Ao usar alvenaria, não é necessário instalar um refletor e um guarda-chuva acima do telhado.
Em lareiras prontas de loja, a montagem da chaminé é realizada de acordo com as instruções. A costura da junta é tratada com selante. As paredes ao redor da chaminé são protegidas com material resistente ao calor. Para fixar o tubo no teto, é criada uma caixa com uma margem de 20–25 cm ao redor do perímetro. A estrutura protege os elementos de madeira da abóbada.
Lã mineral ou argila expandida são usadas como materiais isolantes. A caixa com a cabeceira é revestida com um tecido impermeável (flexível) e uma passagem metálica (com guarda-chuva) é aparafusada na parte superior. Cópias prontas são compradas em lojas de materiais de construção.
Formação do arco
A estrutura é formada a partir da 9ª-10ª fileira e terminando no 15º nível. Os tijolos em arco são cortados no formato desejado usando um moedor. Na parte frontal da alvenaria são utilizados apenas briquetes inteiros.
Tipos de arcos:
Além disso, a abóbada pode ser formada usando um método de amarração ou sobreposição (cunha, sobreposição).
Em todos os casos, a estrutura é colocada sob uma fundação de suporte temporária. As lacunas são preenchidas com argamassa.
Obras de frente
Na fase final da construção, o acabamento é realizado com materiais decorativos (resistentes ao calor). As opções mais comuns são tijolo aparente, gesso, cerâmica e pedra. Se tijolos novos foram usados durante o assentamento, a estrutura não precisa ser revestida.
Instalação: escolhendo um local
A lareira é instalada levando em consideração o layout e as preferências pessoais. Os locais mais populares para acomodação são a sala de estar, a cozinha e a área de estar. É necessária uma consulta com um especialista.
Comissionamento
Recomenda-se usar a lareira 14 dias após a instalação. Após uma semana de secagem, um pequeno feixe de lenha é aceso na fornalha. Durante o período seguinte, a chama é acesa diariamente (30-60 minutos). Os amortecedores são sempre deixados abertos.
Regras de uso e cuidados
Lareiras são fáceis de manter. Uma vez por estação a chaminé é limpa de fuligem. Para este propósito, escotilhas e aberturas especiais são previstas no projeto.
Dicas úteis e recomendações gerais
Para simplificar a instalação, os construtores aconselham usar algumas regras.
Conselho:
- Desenhos de lareiras são baixados da Internet. Elas já incluem dimensões gerais e padrões de consumo de material.
- Para uma instalação rápida, os tijolos são primeiro dispostos “secos”, sem argamassa. Depois eles são numerados. A estrutura está sendo desmontada.
- Para economizar dinheiro, aplique a solução no centro do tijolo com uma desempenadeira. Remova o excesso com um pano úmido. A costura (5-7 mm) é nivelada com um martelo de borracha. A espessura é verificada usando uma régua.
- Para melhor aderência, adiciona-se argila vermelha ou azul à argamassa de cimento.
- O tijolo vermelho não refratário é poroso. Antes da instalação, deixe-o de molho em água por 3 minutos até que todas as bolhas de ar tenham escapado.
A alvenaria é colocada uniformemente, sem qualquer afundamento ou saliência. Cada nova fileira começa nos cantos. A inclinação da alvenaria é verificada usando um nível de construção ou um fio de prumo.
Lados negativos das lareiras em uma casa particular
- A principal desvantagem da estrutura é a necessidade de chamar um agrimensor-consultor, bem como obter licenças. O processo é muito burocrático e exige o cumprimento de muitas formalidades. Não serão consideradas inscrições sem extratos do registro da casa com um diagrama das instalações, desenhos do sistema de aquecimento centralizado, fiação elétrica, etc.
- Ao instalar sistemas complexos de lareira, você terá que pagar pelos serviços de um especialista, incluindo: fabricante profissional de fogões. O preço total pode exceder 100 mil rublos.
- A desvantagem das lareiras é sua baixa eficiência energética com um consumo de combustível bastante alto. O dispositivo é capaz de aquecer apenas 1 ambiente e somente em condições climáticas amenas. Para aquecimento de varandas e galerias no inverno, pistolas de ar quente e cortinas são as mais usadas.
Belos exemplos no interior
Lareiras são, antes de tudo, composições de interiores usadas para criar uma atmosfera de aconchego e um lar familiar. O estilo do design se torna um fator decisivo na escolha de uma composição.
Lareiras rústicas são perfeitas para casas de campo ou casas de veraneio. Proprietários de imóveis de luxo devem dar uma olhada mais de perto nos clássicos. O estilo rústico será apreciado pelos amantes de lofts, proprietários de casas de campo, cabanas, vilas, palácios-fortalezas. O estilo moderno atrairá indivíduos sofisticados que buscam um meio-termo entre funcionalidade e conteúdo estético do design.