Uma estrutura antiga – uma lareira – voltou a ser um elemento moderno do design de interiores. Ele foi projetado para criar uma atmosfera aconchegante e calorosa na casa ou na dacha. Para aquecimento, eles usam lenha e briquetes de combustível, que são empilhados nas proximidades. Um suporte para lenha na lareira é prático para armazená-los. Ele permitirá que você coloque a lenha de forma organizada e decore o ambiente.
Contente
- Informações gerais sobre suportes de lenha para lareira
- Opções principais
- Critérios de seleção
- Como fazer uma pilha de lenha para lareira com suas próprias mãos
- Seleção de materiais
- Soluções de estilo
- Opções de fabricação interessantes
- Métodos de empilhamento de lenha
- Dicas úteis e recomendações gerais
- Belos exemplos no interior
Informações gerais sobre suportes de lenha para lareira
Os suportes para lenha são usados para armazenar toras em casa ou ao ar livre. Eles podem ser fixos ou portáteis. Estruturas decorativas que combinam com o interior são instaladas nos cômodos, ou são feitos recessos nas paredes. Estruturas são colocadas nos pátios para proteger a lenha da umidade e permitir que ela seque.
Principais Características
Ao construir ou comprar uma unidade de armazenamento de lenha, você deve avaliar sua capacidade. A lenha para lareira externa deve conter um volume de lenha suficiente para a estação de aquecimento. Casa estacionária - para fornecer um suprimento de combustível para a noite, para não deixar o calor aconchegante no frio.
A presença de uma bandeja ou suporte na estrutura permitirá que você colete cuidadosamente os fragmentos de casca, lascas e poeira que caem dos troncos.
Um suporte portátil para lenha é selecionado de forma que seja fácil trazer lenha para dentro de casa.
Estruturas forjadas com bandeja metálica são amplamente utilizadas. Eles combinam bem com a lareira, são leves e ainda assim altamente duráveis.
Suportes para lenha feitos de galhos de salgueiro, rattan, cordas e trepadeiras parecem caseiros e aconchegantes.
A estrutura é instalada na lateral do fogão ou lareira. Este é o lugar mais seguro. Não cairão faíscas na madeira e será conveniente adicionar lenha à fornalha.
Finalidade funcional
Fogões e lareiras são construídos não apenas para aquecer a casa, mas também para criar uma atmosfera de conforto e aconchego.
O objetivo do armazenamento de lenha é fornecer um suprimento de combustível para o dia (noite), para que você não precise sair para buscar uma nova porção.
Os troncos secos e aquecidos são colocados no fogo, e um novo maço é trazido conforme necessário.
Lenha empilhada no chão tem um aspecto feio. Portanto, o segundo propósito dos suportes para lenha é decorar ambientes.
Opções principais
A estrutura destinada ao armazenamento de toras pode ser feita de diversos materiais:
Os produtos podem ser fixos e móveis, para ambientes internos e externos. Tudo depende da finalidade de uso e das preferências do proprietário da casa.
Rua
São uma estrutura com um telhado para proteção contra chuva e neve. Para garantir a circulação de ar e a secagem da lenha, 1-2 paredes são deixadas abertas ou são feitas grelhas de tábuas. Em um design simples, eles podem ser um dossel ou um celeiro.
Interior
Eles podem ser fixos ou móveis. Os primeiros são um recesso especial (nicho) bem próximo da lareira. Os segundos são feitos de vários materiais. Eles são fáceis de mover de um lugar para outro.
Suportes de vime e lenha forjada combinam bem com o interior. A opção mais simples é uma caixa feita de tábuas.
Estacionário
Estruturas fixas para armazenamento de toras podem ser internas ou externas. Elas são feitas de tijolos, tábuas de madeira e ferro. Os suportes para lenha forjados ficam bem em uma área especial do quintal, onde ficam um fogão ao ar livre e uma churrasqueira.
Os modelos fixos para rua são geralmente feitos de madeira, com um perfil de metal ou policarbonato colocado no teto. Sua principal função é garantir a secagem da lenha recém-entregue.
Portátil
Esses são os modelos mais compactos. Projetado para transportar lenha para dentro de casa. Eles são pequenos em tamanho e leves. Você pode usar vime, cordas grossas ou costuradas com tecido resistente ao desgaste. A principal desvantagem é sua curta vida útil; eles falham rapidamente.
Os carregadores de lenha feitos de metal são pesados, mas duram muito tempo. Para aumentar a vida útil, eles são revestidos com um revestimento anticorrosivo.
Alguns produtos de metal são feitos em forma de suportes, prateleiras, cestos e parecem elementos decorativos.
Critérios de seleção
Ao escolher uma caixa de lenha, avalie a aparência, a qualidade dos materiais, o formato e a segurança de uso com fogo aberto.
Um design bem pensado ajudará a manter a limpeza e a ordem na casa e não perturbará a harmonia no design dos cômodos.
Especificações técnicas
A estrutura de armazenamento de lenha possui uma série de características técnicas que permitem avaliar a possibilidade de utilizá-la no dia a dia. Ao escolher um suporte para lenha, você deve considerar:
-
Ao escolher um suporte para lenha, você deve considerar seu tamanho e peso. dimensões, ou seja, altura, largura, profundidade;
- peso, que varia de 1 a 10 kg (nas versões móveis);
- material;
- presença de proteção contra corrosão e deterioração;
- método de fabricação;
- cor;
- equipamentos (prateleiras, puxadores, bandejas);
- equipamentos (disponibilidade de atiçador, pás, vassouras, etc.);
- país de fabricação (os produtos da Alemanha são de boa qualidade).
Custo aproximado
Ao fazer você mesmo os suportes para lenha, o custo deles depende do preço dos materiais utilizados.
Aqueles comprados em lojas especializadas podem custar mais caro, por serem feitos de metal. O preço depende do tamanho e da configuração. Em média, um produto metálico pode ter o seguinte custo:
- para dimensões 250x600x370 mm, peso 3 kg – 1400-1500 rublos e 440x350x630 mm, peso 6 kg – 2000-2300;
- suporte em forma de folha curva 415x280x3900 mm pesando 5 kg – 3100-3400 rublos;
- uma transportadora da China com dimensões de 520x370x370 mm – 3000-3100 rublos, uma similar feita na Rússia – 4800-5300;
- forjado com um conjunto de acessórios 640x480x400 mm – 7600-8200 rub.;
- para forjamento a céu aberto - 16.000-35.000 rublos.
Como fazer uma pilha de lenha para lareira com suas próprias mãos
Você mesmo pode fazer um suporte para lenha usando folhas de madeira compensada. Para fazer isso você precisará:
Primeiro, desenhe uma forma oval do tamanho desejado em uma folha de madeira compensada e recorte a figura ao longo do contorno. Faça furos para fixar as alças.
Para tornar o compensado elástico, coloque-o em uma bacia com água quente por 50–60 minutos. Após a imersão, ele pode ser cuidadosamente dobrado e preso com um pino.
Em seguida, as alças são inseridas nos furos. As ripas são usadas para fazer suportes para que o produto fique firme no chão. Eles são fixados com parafusos ou parafusos autoatarraxantes.
Uma estrutura semelhante pode ser construída a partir de uma folha de metal e pintada.
Seleção de materiais
Ao criar estruturas para armazenamento de lenha, é possível utilizar diversos materiais. A escolha depende da imaginação do proprietário da casa, dos recursos financeiros e do estilo do interior. Algumas pessoas preferem estruturas fixas confiáveis, outras escolhem transportadores forjados elegantes e outras tentam economizar dinheiro e usar meios improvisados para produção (baldes velhos, varas de salgueiro, anéis de concreto, etc.).
Metal
O metal permite dar à estrutura formas suaves e curvas. Na construção civil são utilizados vergalhões, tubos, chapas de aço e perfis metálicos.
Abrigos de lenha forjados com ornamentos aplicados ficam lindos. Eles são feitos sob encomenda ou comprados prontos nas lojas. As superfícies metálicas são tratadas com revestimentos protetores e decorativos que protegem contra a corrosão e conferem ao produto uma aparência elegante.
Árvore
Estruturas de madeira são mais baratas que as de metal. Este material é fácil de trabalhar.
Os recipientes de madeira para lenha têm um formato simples: retangular ou quadrado. Madeira, tábuas e compensados são usados na construção.
Os elementos decorativos incluem: escultura em madeira, incrustações (inserções de metal e vidro), pirografia e tingimento.
Soluções de estilo
As estruturas de armazenamento de lenha devem combinar com o interior e o design da lareira.
Porta-lenha portáteis forjados com acessórios projetados no mesmo estilo decoram o ambiente e demonstram o bom gosto dos proprietários.
Em ambientes internos você pode usar:
- mini suportes verticais para lenha,
- metal, decorado em estilo minimalista ou, ao contrário, com um padrão complexo de orifícios;
- formas não padronizadas em forma de árvores de Natal, estrelas, poliedros;
- prateleiras trapezoidais ou em forma de diamante;
- bancos de lareira.
Uma tendência da moda é preencher nichos verticais do chão ao teto com lenha empilhada ordenadamente. Elas parecem a decoração original do ambiente.
Quando usadas em designs de salas de estar de alta tecnologia, as lareiras são feitas de vidro temperado e aço cromado. O interior é caracterizado por linhas rígidas. Um cubo feito de vidro resistente a impactos com tiras de aço ou iluminação, preenchido com toras, ficaria bem em tal sala.
Para o estilo campestre, designs em forma de cestos de vime e baús antigos são adequados.
Opções de fabricação interessantes
Ao criar um galpão para lenha, você pode usar sua criatividade e imaginação. É possível usar vários materiais, incluindo: coisas que já serviram ao seu propósito.
Do barril
Um velho barril vazio pode servir aos seus donos como um local de armazenamento de toras.
Para fixá-lo à superfície, são aparafusadas duas ripas de ferro ou madeira. Você pode soldar um pedaço de aço na parte interna das paredes para fazer uma prateleira para armazenar lascas e casca de bétula para acender gravetos.
Feito de madeira e compensado
Esses materiais são usados para fazer caixas de lenha para uso doméstico e externo. Os tipos e tamanhos das estruturas são selecionados individualmente dependendo do volume de lenha a ser armazenado.
As opções mais comuns para áreas externas são aquelas que consistem em uma estrutura de 4 postes sobre uma fundação. Um telhado é feito no topo para proteger da chuva, 2 a 3 paredes são cobertas frouxamente com tábuas.
De tubos de metal
Tubos de ferro são usados para fazer transportadores de lenha ou pequenos suportes para armazenar lenha em casa, perto de lareiras.
As hastes são aquecidas e dobradas nos lugares certos para formar um hemisfério. Eles são então conectados por soldagem.
De canos de água
Inicialmente, é feito um suporte quadrado de madeira. Nele são fixadas 4 flanges. Os postes laterais são feitos de tubos e fixados na base. A estrutura finalizada é pintada na cor desejada.
Suporte para carrinhos
É uma caixa ou um hemisfério com rodas parafusadas na parte inferior. A estrutura é fácil de mover pelo apartamento ou quintal. Você não precisa carregar lenha pesada nas mãos; você pode carregá-lo em um carrinho e transportá-lo.
O suporte é uma cadeira invertida
O design lembra um banquinho de madeira invertido. Em três lados, são feitas travessas entre as pernas na parte superior para fornecer rigidez. O quarto lado permanece aberto.
Nicho na parede
Muitos modelos de lareiras possuem reentrâncias nas paredes para secagem de lenha. Isso permite que a lenha seja colocada com segurança em um local aquecido para remover o excesso de umidade.
Os nichos são colocados verticalmente ou horizontalmente.
A única desvantagem é que as paredes podem ficar sujas por causa da lenha.
Métodos de empilhamento de lenha
A regra principal ao empilhar lenha é que a estrutura deve ser estável e não desmoronar. Troncos jogados de qualquer jeito ocupam muito espaço. Existe o risco de alguns deles caírem.
Método circular
Dispor toras em círculo, em forma de torre. Com esse método de assentamento, uma estaca é colocada no centro pretendido da estrutura. Amarra-se nele uma corda do comprimento necessário e desenha-se um círculo.
A lenha é empilhada firmemente ao longo da borda do círculo. Depois de colocá-lo a uma altura de 50 cm, preencha o meio. A altura total dessa pilha de lenha é de 1,5 m.
Pilha
Este método de instalação utiliza suportes. Pode ser a parede de uma casa, uma casa de banho, a grade de um galpão de lenha, etc. As toras são dispostas em fileiras uniformes. Em baixo há lenha grande, em cima há lenha fina e leve.
Com paradas de estaca
Se não houver galpão de lenha, estacas cravadas no chão são usadas como suportes laterais.
A lenha é empilhada em fileiras uniformes. Cubra a parte superior com um material à prova de umidade.
Dicas úteis e recomendações gerais
- Para que a lareira forneça calor e para que a lenha queime de maneira uniforme e quente, ela é bem seca ao ar livre e depois em casa.
- Antes de colocar as toras no galpão de lenha, para evitar que a umidade entre por baixo e que a madeira apodreça, é feita uma camada de pedra britada ou areia. Casca de árvore é colocada sobre ele.
- O depósito de lenha deve ser bem ventilado e deve ser instalado um telhado no topo para proteger da chuva e da neve.
- As estruturas para armazenamento de lenha na casa são instaladas de forma a excluir o forte aquecimento da chama e a entrada de faíscas.
- Uma plataforma feita de material não combustível (pedra, concreto, metal) é colocada em frente à lareira para evitar que o chão seja queimado por brasas caídas acidentalmente.
- Para proteger contra faíscas, telas de proteção feitas de vidro resistente ao calor, grades de lareira ou portas de ferro são instaladas na frente da fornalha.
Belos exemplos no interior
Uma lareira lindamente decorada pode se tornar a decoração do ambiente. Deve estar em harmonia com o espaço ao redor e outros objetos.
Em uma casa de campo, cestos cheios de pinhas e lenha podem ser colocados ao lado da lareira. Cadeiras de vime e tapetes de malha colocados nas proximidades darão aconchego e charme ao ambiente.
Em um interior frio e minimalista em tons de branco ou cinza claro, uma lareira azul escura com fogo forte ficará elegante. Um nicho vertical com lenha adicionará tons quentes e dará ao ambiente uma aparência habitada.