Lareiras de canto na sala de estar acrescentam aconchego extra ao ambiente e criam uma atmosfera romântica. Além disso, elas permitem que você se aqueça nas noites frias na companhia de familiares e amigos.
Contente
- Características de uma lareira de canto no interior da sala de estar
- Tipos principais
- Tipos de designs
- Critérios de seleção: o que prestar atenção
- Custo aproximado
- Soluções de estilo e design
- Como fazer uma lareira de canto para a sala de estar com suas próprias mãos
- Atividades preparatórias
- Esquema de postura
- A localização da lareira na sala
- Regras de operação e manutenção
- Dicas úteis e recomendações gerais
- Belos exemplos no interior
Características de uma lareira de canto no interior da sala de estar
Uma lareira no canto de um cômodo é uma solução indispensável para casas pequenas com pouco espaço livre. Pode ser adaptado a qualquer estilo de interior e às preferências dos proprietários.
Finalidade funcional
Para muitas pessoas, cortar lenha e recolher as cinzas de baixo do fogão é um incômodo desnecessário. Ao mesmo tempo, os proprietários de casas de campo continuam a instalar lareiras em suas casas.
O principal objetivo de uma lareira no canto de uma sala é aquecer o ambiente.
Ao mesmo tempo, ele também desempenha funções decorativas, criando um ambiente aconchegante.
Vantagens
Entre as vantagens das estruturas de canto, destacam-se:
Compacidade. Eles são colocados em um canto livre e não utilizado e não ocupam muito espaço.
- Aquecimento rápido do espaço circundante. Lareiras de canto são caracterizadas pela boa saída de calor e são superiores aos sistemas elétricos e fogões. Eles ficam encostados em duas paredes, o que ajuda a aquecê-los.
- Possibilidade de instalação em diferentes ambientes. O sistema pode ser instalado não apenas na sala de estar, mas também no quarto, devido à praticidade do design.
- Várias opções de acabamento e design. A lareira pode ser adaptada a qualquer estilo de interior. A estrutura em si é feita de tijolo ou pedra, e a prateleira é feita de madeira. Para decorar ainda mais o ambiente, foi instalado um galpão de lenha. Além disso, o produto proporciona uma ocultação eficaz de defeitos na parede e outras imperfeições no acabamento.
Tipos principais
As lareiras diferem no tipo de combustível utilizado e em suas propriedades externas. Os mais comuns são os modelos a lenha e elétricos. Algumas modificações são usadas não apenas como sistemas de aquecimento, mas também para cozinhar.
Gás
Eles são caracterizados pela facilidade de manutenção e alta produção de calor. Ao mesmo tempo, não formam fuligem e não exigem limpeza trabalhosa. O funcionamento dos sistemas de gás não é acompanhado de ruído e o aquecimento ocorre muito rapidamente.
As desvantagens dessas lareiras incluem a necessidade de obter licenças das autoridades competentes, bem como uma série de dificuldades e custos durante a instalação.
Lareira elétrica
Para instalar uma lareira elétrica em um apartamento ou casa particular, você não precisa solicitar licenças especiais. É por isso que tais modelos são populares.
Eles imitam a queima de um fogo natural e têm acompanhamento sonoro. As principais vantagens das lareiras elétricas são o preço acessível e a facilidade de uso. O dispositivo decorativo pode ser instalado no chão ou na parede.
Bio-lareira
É caracterizado por um design lacônico e é um importante detalhe decorativo no interior. A função principal é decorar a casa, não aquecê-la. O sistema não necessita de chaminé para funcionar, por isso pode ser colocado em qualquer parte da casa.
No entanto, o biocombustível é muito caro, e os modelos de lareiras econômicas não se diferenciam pela segurança suficiente. Além disso, eles não serão capazes de proporcionar uma boa transferência de calor.
Queima de madeira
Estruturas a lenha são encontradas em casas particulares, casas de veraneio e casas de campo. As principais dificuldades durante sua instalação estão relacionadas à necessidade de construir uma fundação confiável e uma chaminé. Para operar a lareira, você precisará fornecer um suprimento de combustível sólido.
Falso
Na aparência, a invenção se assemelha ao tipo anterior, mas se destina a uma finalidade diferente: decoração de interiores.
Em edifícios de vários andares, lareiras falsas são bastante comuns, pois não exigem manutenção nem fornecimento de combustível.
Você pode fazer esse produto a partir de ferramentas e materiais disponíveis, por exemplo:
- Plástico de espuma.
- Madeira compensada.
- Tábuas para móveis, etc.
Tipos de designs
Existem diferentes modificações de geradores de calor à venda. Apesar do design angular da lareira, a lareira pode ser retangular, quadrada, semicircular e trapezoidal.
Assimétrico
Eles são usados para dividir um ambiente em zonas separadas sem violar a integridade do espaço. Essas lareiras parecem discretas e combinam bem com o interior de salas grandes. Dependendo da estrutura da lareira e do combustível utilizado, os projetos são divididos em vários tipos. Eles determinam sua eficiência energética.
Simétrico
Neste projeto, as duas partes da estrutura se repetem. As lareiras são adequadas para diferentes ambientes e são caracterizadas por propriedades operacionais aprimoradas.
Critérios de seleção: o que prestar atenção
A compra e instalação de uma lareira envolvem custos financeiros, portanto, para evitar erros, você deve abordar cuidadosamente o processo de seleção.
É dada especial atenção aos seguintes pontos:
- Em que parte da casa ele ficará localizado?
- Para quais funções ele será utilizado?
- Com que tipo de combustível ele funciona?
Caixa de fogo de tijolos
Em casas de campo, lareiras com caixas de fogo de tijolos são comuns. Este material é confiável e seguro, além de proporcionar alta transferência de calor. Mesmo em geadas severas, a caixa de fogo aquece rapidamente e permanece quente por muito tempo.
O tijolo é resistente a flutuações de temperatura e influências externas negativas, portanto, tem uma longa vida útil.
Além disso, uma caixa de fogo de tijolos não precisa ser limpa com tanta frequência quanto, por exemplo, uma de ferro fundido, e os materiais resistentes ao calor (argila refratária) não emitem substâncias nocivas ao meio ambiente. O peso médio de uma lareira desse tipo é de 450-500 kg, por isso ela precisa de uma base sólida.
Para decorar a base, utilize revestimento à prova de fogo, como ladrilhos de mármore. É impossível construir uma fornalha de tijolos sem experiência, por isso é melhor envolver especialistas nesse trabalho.
Metálico
Estruturas de ferro fundido são projetadas para temperaturas extremamente altas. Eles não acumulam depósitos de carbono e retêm o calor por muito tempo, proporcionando aquecimento eficiente de grandes áreas.
Lareiras de metal são vendidas montadas e desmontadas.
A instalação da segunda opção exigirá assistência profissional. Ao contrário das lareiras de tijolo ou pedra, as lareiras de ferro fundido são mais baratas.
Custo aproximado
O custo de uma lareira de canto para sala de estar é determinado por seus parâmetros, a área da sala aquecida, os materiais de acabamento e o fabricante.
A faixa de preço é bem ampla:
- Modelos de tijolos de canto – 80-160 mil rublos.
- Sistemas acabados com pedra natural (ônix, mármore, granito) – 150-250 mil rublos.
- Lareiras feitas de talco-magnesita – cerca de 230 mil rublos.
- Lareiras de canto Estoril – a partir de 150 mil rublos.
- Modificações portáteis de queima de madeira – 15 mil rublos.
Soluções de estilo e design
As pessoas passam muito tempo na sala de estar, por isso ela deve ser aconchegante e bonita. Lareiras de canto podem ser um ótimo detalhe decorativo, desde que seu design combine com o estilo geral do ambiente.
Clássico
Eles são usados em diferentes estilos de interiores de apartamentos e casas particulares. Na maioria dos casos, essas estruturas são decoradas com tijolos vermelhos resistentes ao calor. O estilo clássico tem muitos subtipos.
Se falamos da direção inglesa, ela é caracterizada por:
- Falta de decoração sofisticada.
- Revestimento de tijolo ou madeira.
- Uma pequena caixa de fogo com elementos decorativos.
- Paleta de cores naturais.
Moderno
Uma lareira de canto com detalhes brancos ficará linda em uma casa decorada em estilo moderno. Esta opção perdoa muitas falhas de design e combina bem com outros elementos decorativos.
Ao enfrentar o gerador de calor, são utilizados elementos de pedra, madeira, azulejos, vidro à prova de fogo e ferro fundido. O estilo Art Nouveau é dominado por linhas contidas e decoração ornamentada.
Alta tecnologia
O estilo de alta tecnologia é dominado por uma paleta de cores monocromáticas:
- Preto.
- Branco.
- Cinza.
- Bege.
Revestimentos com cores metálicas não ficarão menos estilosos. No entanto, é melhor evitar tons brilhantes e provocantes.
O estilo high-tech é caracterizado por formas rígidas e dimensões pequenas.
Rústico
Lareiras rústicas personificam o antigo arquétipo da lareira doméstica.
Essas estruturas desempenham uma série de funções:
- Eles são o centro de composição do interior.
- O ambiente é dividido em zonas funcionais.
- Eles aquecem o ambiente.
Na aparência, as lareiras lembram um fogão russo. A fornalha tem uma configuração retangular ou arqueada e é decorada com pedra ou tijolo. Pode haver uma pilha de lenha embaixo, e as seções laterais às vezes se transformam suavemente em prateleiras.
Como fazer uma lareira de canto para a sala de estar com suas próprias mãos
É melhor confiar o trabalho de montagem de uma lareira de canto moderna a especialistas. Mas se você tiver habilidades básicas e uma ferramenta especial, você pode tentar construí-lo sozinho.
Um guia passo a passo com uma descrição detalhada de cada etapa simplificará a implementação da tarefa. Primeiro, você deve preparar a fundação, levando em consideração o peso e os parâmetros do futuro sistema de aquecimento.
As paredes às quais a estrutura será adjacente devem ser protegidas do superaquecimento e, em seguida, começar a preparar a mistura de alvenaria (se estivermos falando de uma fornalha de tijolos).
As ações posteriores são realizadas estritamente de acordo com os desenhos e instruções passo a passo.
Atividades preparatórias
Na fase de preparação, são selecionadas as ferramentas e os materiais necessários, bem como é elaborado um esboço do futuro projeto. Se você não tem habilidade para criar desenhos, você pode usar ideias prontas que estão disponíveis gratuitamente.
Desenho do projeto
A documentação do projeto especifica as dimensões reais da futura estrutura, o esquema de alvenaria, o tipo e a quantidade de materiais e outras informações importantes. Esboços detalhados simplificarão a montagem passo a passo da lareira com suas próprias mãos.
Existem dezenas de modelos de lareiras prontas para salas pequenas de até 15 m². m e instalações maiores. Se for necessário recalcular as dimensões, é melhor recorrer a um fabricante de fogões.
Sistemas complementados com portais são mais complexos de implementar, mas eficazes na transferência de calor.
Seleção de materiais
Para construir uma lareira, você precisa preparar os seguintes materiais de construção:
Durante o processo de montagem, você precisará de placas ou folhas de metal para a fôrma, tela e hastes.
Lista de ferramentas necessárias
A lista de ferramentas para o próximo trabalho inclui:
Esquema de postura
Cada esquema de alvenaria tem uma ordem separada para facilitar o trabalho de instalação. Com sua ajuda, é possível dispor as primeiras fileiras sem erros e concluir a montagem da fornalha sem dificuldades.
Primeiras filas
Existem 2 ordens de instalação de uma lareira com modificação de canto. Ao mesmo tempo, a primeira fileira afeta a confiabilidade e as propriedades operacionais da futura estrutura, portanto, seu arranjo deve ser abordado com responsabilidade especial. Esta parte determina as dimensões do sistema, para que a espessura das costuras seja selecionada com a maior precisão possível.
Cada fileira é disposta “a seco” com ajuste de materiais e posterior fixação com argamassa de cimento. Os tijolos são primeiro imersos em água por vários minutos, após o que a solução é aplicada na superfície usando uma desempenadeira.
Para compactar a alvenaria, você pode pressionar com força e bater levemente no material.
Caixa de fogo
Para que a lareira não desempenhe apenas um papel decorativo, mas também forneça aquecimento ao ambiente, é necessário formar corretamente a fornalha. As paredes são colocadas em ângulo umas em relação às outras: as seções laterais são ligeiramente viradas para fora e a seção traseira tem uma inclinação para a frente.
As dimensões da caixa de fogo são 1/50 das dimensões totais do ambiente. Além disso, a profundidade deve ser adicionada ao cálculo. Se for muito grande, a lareira não conseguirá aquecer adequadamente e o ambiente ficará frio.
As caixas de fogo podem ser abertas ou fechadas, sólidas ou combinadas. Para calcular as dimensões da janela da fornalha, a área da sala é dividida por 50.
Passar
Para evitar faíscas saindo da chaminé e diferenças de ar, deve ser formada uma soleira especial entre a câmara de fumaça e a fornalha. Ela é chamada de passagem e pode ser plana ou em forma de calha. Ao mesmo tempo, não deve estreitar o tubo.
Arco e saída da chaminé
Arcos semicirculares, retos e arqueados são usados para cobrir o portal. As chaminés são vendidas montadas, mas são bem caras. Portanto, é mais fácil fazê-los com suas próprias mãos, usando tijolos ou metal. As paredes por onde a saída passará devem ser protegidas do aquecimento crítico por uma camada de amianto.
Não é recomendado usar a mesma chaminé para diferentes sistemas de aquecimento. Uma saída totalmente autônoma com 5 m de altura é usada para a lareira. Qualquer material à prova de fogo é adequado para montar a chaminé. Se for escolhido tijolo, ele pode ser reforçado com um tubo de aço cilíndrico.
Obras de acabamento
A etapa de acabamento envolve o revestimento da estrutura, levando em consideração as preferências pessoais e o estilo do interior. O acabamento pode ser feito com cerâmica, pedra, mármore e materiais combinados. Portanto, se a chaminé tiver acabamento em pedra, a parte superior da lareira pode ser tratada com gesso.
Antes de decorar a estrutura, é necessário cobrir sua superfície com um primer de reforço. Uma malha soldada com células de 10x10 mm pode ser fixada às superfícies de tijolos que receberão acabamento em pedra usando parafusos autoatarraxantes.
A localização da lareira na sala
Estruturas pesadas de ferro fundido ou tijolo devem ser colocadas sobre uma base sólida e, se houver crianças ou animais, é melhor cobrir o sistema de aquecimento com uma grelha alta.
É proibido instalar fonte de calor próximo a aberturas de janelas e portas, pois nesses locais há correntes de ar que podem causar incêndio nos elementos decorativos.
Em um quarto espaçoso
Se a sala de estar for grande, não há restrições especiais quanto ao tamanho da lareira.
Antes de sua disposição, é necessário preparar a documentação do projeto e dividir corretamente as zonas funcionais. É melhor colocar uma lareira clássica a lenha contra uma parede de suporte, organizando a troca de ar adequada com a ajuda de uma chaminé e grades de ventilação.
Em um pequeno
Em espaços pequenos, lareiras falsas são comuns, destinadas apenas a fins decorativos. A escolha de tal item de interior deve ser feita com responsabilidade, pois com o tempo ele pode perder seu valor e se tornar algo desnecessário. Você também pode comprar um conjunto de lareira elétrica ou apenas uma lareira elétrica.
As seguintes regras são levadas em consideração na colocação:
- O design deve ser consistente com o conceito geral do design.
- Em uma sala de estar pequena, a lareira é considerada um objeto dominante, então os móveis e os elementos internos que a acompanham desempenham funções adicionais e enfatizadoras.
Regras de operação e manutenção
A manutenção da lareira começa desde o primeiro uso. Antes de acender o fogo, é necessário aquecer a chaminé para evitar que a fumaça encha o arco. No tempo frio isso é essencial.
Para melhorar a tiragem, você pode queimar um pedaço de papel ou introduzir uma tocha acesa através da caixa de fogo até a chaminé. Este método aumentará a combustão e evitará que a fumaça encha a mina.
A manutenção da estrutura se resume à limpeza periódica da chaminé – pelo menos uma vez por ano.
Dicas úteis e recomendações gerais
A estrutura da lareira deve ter uma fundação independente. Se você usar a fundação de uma casa, ela logo encolherá.
Outras recomendações:
- A preparação dos desenhos e o assentamento da estrutura devem começar ainda quando a fundação estiver sendo lançada.
- As paredes devem ser feitas de materiais à prova de fogo, com proteção adicional contra incêndio por meio de chapas metálicas.
- É melhor posicionar a parte traseira da fornalha em um leve ângulo.
- Se a lareira for construída para aquecimento, a estrutura deve ser rebaixada para melhorar o aquecimento do revestimento do piso.
Belos exemplos no interior
Uma lareira alta e branca fica linda em um interior clássico. Os modelos embutidos se adaptam a qualquer estilo e tamanho de ambiente. Instalar um espelho acima da fornalha é uma maneira original de destacar a lareira.