Até recentemente, uma lareira externa era considerada um luxo, mas agora ela pode ser encontrada em muitas casas particulares e chalés de verão. Este design permite que você cozinhe pratos saborosos e saudáveis ao ar livre e em fogo aberto. Se você quiser fazer uma churrasqueira-lareira com suas próprias mãos, qualquer homem pode fazê-lo; para fazer isso, você precisa encomendar um projeto pronto ou desenvolvê-lo você mesmo e, então, seguir rigorosamente todas as etapas da construção.

Contente
- Informações gerais sobre lareira externa
- Tipos principais
- Fabricantes populares
- Como fazer uma churrasqueira com suas próprias mãos
- Atividades preparatórias
- Etapas da construção
- Operação e manutenção
- Dicas úteis e conselhos gerais para iniciantes
- Exemplos interessantes na paisagem do local
- Desvantagens de uma lareira-churrasqueira
Informações gerais sobre lareira externa
Uma lareira externa moderna é um complexo multifuncional que é o objeto central de uma área de lazer organizada ao ar livre. Ao lado dele são construídos um gazebo ou marquise, balanços e lugares confortáveis para sentar. Aqui você pode se esconder da chuva, então nem o mau tempo vai atrapalhar seu descanso.
A aparência de uma lareira externa é diferente daquela instalada dentro de casa. Muitas vezes, essa estrutura não tem apenas um local para cozinhar em fogo aberto, mas também um forno, um fogão, uma mesa de corte e uma área de armazenamento para lenha.
Corretamente localizada, projetada originalmente e organicamente integrada à paisagem, uma lareira ao ar livre se torna um local favorito de relaxamento para proprietários e hóspedes.
Principais Características
Antes de começar a construir uma lareira externa, estude suas características que influenciam na escolha do local de instalação. Para evitar que odores estranhos entrem na casa, não coloque a lareira perto da área de estar. Também é necessário levar em consideração a direção do vento para que na maioria dos casos a fumaça vá em direção a edifícios não residenciais.
Uma lareira externa é construída em uma área aberta, de modo que não seja bloqueada por uma cerca, árvores, etc. Então, ela se tornará uma decoração do local e, de qualquer ponto do quintal, será conveniente controlar o processo de queima de madeira.
Finalidade funcional
Uma lareira-churrasqueira no pátio de uma casa particular é um complexo de cozinha multifuncional. Pratos de carne, peixe e vegetais são fritos em fogo aberto. Eles assam no forno e cozinham pilaf, sopa de peixe, etc. no fogão. Dependendo do design utilizado, diferentes produtos podem ser defumados e secos na lareira.

Além disso, a queima de lenha proporciona calor adicional, e você pode se aquecer perto de uma lareira aberta em dias frios, e a atmosfera criada pelo fogo ajuda a melhorar seu humor, fazendo com que você se sinta confortável e aconchegante.
Vantagens
Ao construir uma lareira externa em seu quintal ou jardim, você terá um lugar onde poderá passar momentos agradáveis com sua família ou amigos e fazer uma refeição saudável.

- a oportunidade de relaxar em qualquer época do ano (no calor ou na chuva você sempre pode se esconder no mirante ou no terraço);
- sem fumaça (tudo sai pela chaminé);
- a possibilidade de preparar pratos ao ar livre usando diferentes tecnologias (cozimento, defumação, secagem, fritura);
- decoração original do local.
Tipos principais
Existem muitos tipos de lareiras externas, e cada proprietário pode desenvolver seu próprio projeto e instalá-lo em sua propriedade. Os tipos mais comumente usados de lareiras externas estão listados abaixo.
forno de churrasco
Sua principal finalidade é cozinhar carne, peixe ou outros produtos em brasas fumegantes, utilizando uma grelha ou grelha. Para garantir que o prato fique bem cozido e uniforme, você terá que virá-lo com frequência. A estrutura é grande e é construída de tijolo, pedra ou concreto. Uma chaminé é feita sobre o braseiro.

Forno de churrasco
É semelhante a um fogão russo, no qual os pratos podem ser preparados usando diferentes técnicas culinárias. É conveniente grelhar carne em espetos na grelha. O formato da grelha desse forno é retangular, enquanto em uma churrasqueira ela geralmente é redonda.

Além disso, a profundidade da grelha é menor, então a carne fica mais próxima das brasas e cozinha mais rápido.
Externamente, a estrutura lembra um forno de churrasco, e a presença de braseiros substituíveis permite trocá-los rapidamente no nicho e, assim, transformar uma estrutura em outra. Muitas vezes o churrasco é equipado com elementos adicionais.
fogão russo
Externamente, é um fogão russo comum, só que instalado do lado de fora. Para reduzir o consumo de lenha, as paredes laterais dessas estruturas são isoladas. Isso permite que você retenha bem o calor e cozinhe qualquer prato, desde assados e kebabs até sopas. O método mais comum é a fervura lenta e prolongada. Para poder processar produtos com fumaça e fogo, o forno é complementado com uma grelha, defumador ou churrasqueira.

Este tipo de lareira tem um design complexo e sua localização externa limita um pouco suas possibilidades. O fogão russo clássico é grande, por isso, muitas vezes, é criada uma versão simplificada. É semelhante ao original e permite cozinhar carnes, peixes na grelha ou no churrasco.
Tandoor
É um forno em formato de jarra que foi projetado principalmente para cozinhar carne. Aqui, diferentemente de uma grelha ou churrasco, a comida não é frita, mas assada. Devido à distribuição uniforme da temperatura, a carne não precisa ser virada constantemente. Há suportes para espetos na parte interna da tampa. O princípio de funcionamento do tandoor envolve o uso mínimo de lenha. Muitas vezes, esse fogão é criado como um elemento adicional de uma lareira-churrasqueira.

Fumeiro
Este tipo de grelha é projetado para processar produtos com fumaça fria ou quente. A lenha queima no galpão, a fumaça flui pelos canais até a câmara onde a comida está localizada e depois sai pela chaminé. Para a defumação a frio, utiliza-se serragem - ela é colocada em um recipiente de metal, que é colocado no fogo.

Fabricantes populares
Se você não tem tempo para fazer uma lareira sozinho, pode pegar uma versão pronta. O mercado oferece uma grande variedade de modelos de fabricantes nacionais e estrangeiros.
"Manufatura Kuznechnaya"
Os produtos são feitos de metal ferroso. Para decoração, eles usam detalhes feitos pelo método de forjamento - podem ser silhuetas de animais, árvores, folhas ou simplesmente padrões geométricos. Todas as lareiras são portáteis e dobráveis, para que possam ser colocadas em um local conveniente e, durante o inverno, podem ser desmontadas e armazenadas.
"Churrasco"
Essas lareiras pertencem a um segmento mais caro. Na maioria das vezes são feitas de tijolos. Existem diferentes opções de design: com pia, local para caldeirão, etc. Os produtos da Barbecue LLC se destacam pela bela aparência, confiabilidade e durabilidade. Essas lareiras são fixas, então você precisa escolher o local certo para sua instalação.
Como fazer uma churrasqueira com suas próprias mãos
Se você tiver um pouco de tempo livre e mãos habilidosas, você mesmo pode construir uma lareira. Para fazer isso, você precisa preparar materiais, ferramentas, fazer um projeto e começar a trabalhar.
As principais etapas da criação de uma churrasqueira:
-
Você mesmo pode fazer uma churrasqueira. escolha do local;
- limpeza da área circundante de galhos e arbustos;
- desenvolvimento de um desenho, projeto ou busca de um pronto;
- criação de um poço;
- despejando a fundação;
- parede;
- construção de chaminés;
- acabamento.
Se você não tem muita experiência em trabalhos de construção, é melhor escolher um projeto simples: uma churrasqueira ou churrasqueira sem chaminé. Para criar um forno russo ou tandoor, só o desejo não basta; você precisa ter as habilidades apropriadas, então iniciantes não devem assumir a construção deles.
Nos projetos finalizados há sempre uma descrição passo a passo do trabalho com uma ordem detalhada, que não pode ser violada.
Se você sabe como fazer uma alvenaria bonita, então você pode simplesmente expandir as paredes, caso contrário você terá que rebocá-las e depois pintá-las ou cobri-las com azulejos de cerâmica.
Atividades preparatórias
Se você está planejando construir um forno fixo, precisa escolher o local certo para sua construção.

Os seguintes fatores são levados em consideração:
- requisitos de segurança contra incêndio (a estrutura deve ser erguida a uma distância de outros objetos no local);
- a disposição dos edifícios (são criados redemoinhos entre eles, de modo que o movimento do ar é quase sempre o mesmo);
- o princípio da conveniência (é preciso vigiar o fogo na lareira, aproximar-se frequentemente da lareira, trazer e levar comida);
- a localização dos vizinhos para que a fumaça não crie inconvenientes para eles.
Projeto
Nesta etapa, é elaborada a documentação, que apresenta os desenhos do modelo selecionado, sua configuração, a finalidade de todos os componentes e as dimensões da futura estrutura. Se você nunca fez um projeto assim, é melhor encontrar uma solução pronta, que indique todas as nuances e um esquema de construção passo a passo.
Ao fazer um projeto você mesmo, é importante calcular corretamente a tiragem para que os produtos da combustão sejam bem removidos para uma distância segura.
Soluções de estilo: design
Antes de construir uma lareira em sua propriedade, você precisa decidir qual será seu tamanho, formato e conteúdo, além de avaliar corretamente suas capacidades.
As soluções de design mais comuns:

- Opção simples. Até um iniciante pode fazer uma lareira dessas. Não há necessidade de uma base forte nem de chaminé. As paredes são construídas com qualquer tijolo e depois são finalizadas. A caixa de fogo é revestida com material à prova de fogo. A grelha é colocada em cima. A desvantagem dessa solução é que a lareira fica aberta: quando não estiver em uso, ela terá que ser coberta com material impermeável.

- Lareira sob o dossel. Esta é uma construção mais complexa, mas a presença de um teto não só protege o forno da chuva e do sol, mas também permite que ele se esconda das intempéries, para que você possa cozinhar a qualquer hora.

- Centro de recreação. Neste caso, é criado um fogão multifuncional, que inclui churrasqueira, forno, fogão, tandoor, etc. Eles formam um gazebo aconchegante, lugares para sentar, balanços, uma piscina, criando um canto no qual você pode não apenas cozinhar comidas deliciosas, mas também relaxar e apreciar a beleza da natureza.
Seleção de materiais
Para construir uma churrasqueira, prepare os seguintes materiais:
Se forem instalados sistemas de água e esgoto, então serão preparados canos, conexões e válvulas.
Lista de ferramentas necessárias para alvenaria
Para realizar o trabalho você precisará das seguintes ferramentas:
Etapas da construção
O processo de criação de uma lareira consiste em várias etapas separadas. Se você tem pouca experiência, não pode se desviar do esquema final e fazer alterações nele.
Fundação

A fundação de concreto armado é criada na seguinte sequência:
- Eles marcam e cavam um buraco. O buraco é feito com 40-60 cm de profundidade e 15 cm de largura em relação à futura estrutura. Depois disso, o fundo é nivelado e compactado.
- Eles criam uma almofada de areia e cascalho. Sua espessura é de 15-20 cm. Para aumentar a densidade, o travesseiro é umedecido com água.
- A fôrma está sendo instalada. Ela sobe 10 cm acima do solo, de modo que a fundação se projeta de 5 a 7 cm acima da superfície.
- Eles criam uma estrutura a partir do reforço. As hastes são soldadas ou torcidas com arame ou braçadeiras de plástico.
- Despejando concreto. Eles fazem isso continuamente e removem o ar restante usando uma haste de aço. Depois nivele a superfície com uma régua.
Depois de criar a fundação, você precisa esperar de 20 a 25 dias para que o concreto ganhe a resistência necessária.
Para garantir o endurecimento uniforme, a superfície é regada periodicamente durante esse período e, no verão, também é coberta com um material espesso para que a umidade não evapore rapidamente.
Paredes
Se você seguir exatamente a ordem desenvolvida, não haverá problemas na construção das paredes. Primeiro, o feltro de cobertura é colocado na fundação para proteger as paredes da umidade vinda do solo.

Após aplicar 3-4 camadas, é recomendável fazer uma pequena pausa para que a solução endureça um pouco. A estrutura não está sujeita a cargas pesadas, por isso as paredes são feitas de meio tijolo. A resistência necessária é fornecida pela alvenaria escalonada. Se for prevista a criação de prateleiras, são feitas saliências para elas e tijolos ou elementos metálicos são dispostos ao longo da fileira.
Preparando a grelha
A grelha é instalada nas saliências concluídas. Deve ter furos por onde o ar fluirá em direção à chama. A câmara de torrefação é feita de tijolos de argila refratária; se você usar os comuns, eles irão quebrar rapidamente devido à alta temperatura. Alguns artesãos usam pavimentação de pedra natural para esses fins.

A alvenaria é realizada somente em argamassa de barro; se for usado cimento, ele rachará rapidamente e a estanqueidade do braseiro será quebrada. Depois que o churrasco é criado, um canto é colocado no tijolo e uma chaminé é construída sobre ele.
Para criar uma churrasqueira, você pode usar um inserto de ferro fundido, que, se necessário, é colocado na estrutura da lareira. Essa caixa com pernas também pode ser feita de metal de parede grossa. Seu fundo é feito de grelhas, que são colocadas a uma pequena distância umas das outras para que o ar possa passar, mas as brasas não caiam.

Um cinzeiro removível é instalado na parte inferior. Esta solução permite que você utilize o forno como churrasqueira e grelhador.
Arranjo de chaminé
Lareiras externas simples nem sempre têm chaminé. É necessário no caso de extensão do fogão para um gazebo, marquise ou terraço, quando for necessário remover fumaça.

Existem várias maneiras de fazer uma chaminé:
- Feito de tijolo. Este tipo de trabalho é bastante complexo e exige cálculos precisos, pois a alvenaria vai estreitando gradativamente.
- Feito de elementos de concreto. Primeiro, eles fazem moldes para a fôrma, depois criam uma estrutura de reforço e despejam o concreto. Depois disso, a estrutura é montada em um único conjunto, e as costuras são cobertas com argamassa.
- Feito de metal. A estrutura de aço em forma de pirâmide truncada é feita de reforço, as hastes são instaladas a cada 10 cm. Ele é fixado ao fogão e depois coberto com tijolos.
Obras de acabamento
Quando a estrutura está completamente pronta, eles começam a finalizá-la. Se for planejada uma junta de dilatação, ela será feita com argamassa fresca – uma vez endurecida, isso não será mais possível. Na maioria dos casos, são utilizados gesso decorativo ou ladrilhos cerâmicos. Além disso, a lareira é decorada com desenhos, ornamentos e elementos de design próprios ou prontos.

Operação e manutenção
Cuidar de uma lareira externa é fácil, basta seguir estas regras:
- Limpe as grelhas após cada utilização. Se isso não for feito, eles ficarão sujos rapidamente, o que é feio e perigoso para a saúde (excesso de carbono e fuligem entram nos alimentos).
- Quando a lareira não estiver em uso, ela deve ser coberta com uma capa de tecido impermeável para protegê-la dos impactos negativos de fatores externos.
Dicas úteis e conselhos gerais para iniciantes
Para fazer você mesmo uma lareira não apenas bonita, mas também durável, você precisa seguir as recomendações de especialistas:
embora a fundação endureça por fora no 2º dia, ela ainda não está forte por dentro, então você não pode construir paredes imediatamente;
- Primeiro, é melhor colocar uma fileira de tijolos sem argamassa, ver como eles se encaixam, fazer os cortes necessários e só então fixá-los;
- monitorar constantemente a horizontalidade e a verticalidade de cada linha;
- a solução sobre a qual são colocados os elementos da fornalha é preparada por vários dias, isso se deve à necessidade de peneirar e embeber a argila;
- A churrasqueira só poderá ser utilizada 2 semanas após a conclusão da construção, para que a alvenaria possa endurecer completamente.
Exemplos interessantes na paisagem do local
Não é necessário reservar um local separado no local ou no jardim para criar uma área de lazer com lareira. Se a área for pequena, uma lareira aberta pode ser construída no terraço.
Se o tamanho da propriedade permitir, um gazebo com lareira é escolhido como opção alternativa.
Eles são instalados longe de áreas de convivência, para que não haja cheiro de fumaça na casa. Toda a área de lazer foi projetada no mesmo estilo para que fique bonita e se encaixe harmoniosamente no design geral da área.
Desvantagens de uma lareira-churrasqueira
O piso do gazebo ou da varanda não suportará o peso de uma lareira fixa, então é preciso fazer uma fundação separada e resistente para ela. Se ficar enviesado ou se acomodar, toda a estrutura ficará deformada.
Desvantagens de uma lareira-churrasqueira:
- alto custo;
- para criá-lo você mesmo, você precisa ter as habilidades apropriadas;
- a necessidade de construir uma chaminé, o que é complicado e exigirá custos adicionais.
Uma das vantagens inegáveis de possuir uma casa particular é a capacidade de cozinhar alimentos em fogo aberto. Dentre uma grande variedade de lareiras externas, você sempre pode escolher uma que seja adequada ao seu tamanho, custo e complexidade de fabricação.
Como construir e onde colocar uma lareira ou churrasqueira em uma casa particular ou na rua - tudo isso pode ser encontrado no artigo.
Basta encontrar um desenho na Internet. Então compre papelão ou caixas de papelão. E você pode abrir uma página em nosso site sobre lareiras falsas.




















