Embora seja possível fazer uma lareira de verdade em uma casa particular, será difícil para proprietários de apartamentos na cidade implementar tal projeto. Apesar disso, existe uma nova solução incomum que permite instalar de forma rápida e fácil uma estrutura com lareira em casa. Qualquer pessoa pode fazer uma biolareira para seu apartamento com as próprias mãos. Este dispositivo permite obter calor, mas ao mesmo tempo, além de vapor e uma pequena quantidade de dióxido de carbono, nenhuma outra substância nociva é liberada.

Bio-lareira para apartamento
Biolareiras aconchegantes para apartamentos.
Biolareira embutida faça você mesmo
Bio-lareira na mesa
Bio-lareira no escritório

Informações gerais sobre biolareiras para apartamentos

Esta é uma fonte de fogo decorativa aberta que funciona com combustível especial. A presença de um portal permite que as pessoas fiquem protegidas das chamas, deixando a estrutura completamente segura.

Principais Características

Este dispositivo não necessita de chaminé para funcionar, por isso pode ser instalado em qualquer apartamento. Como o biocombustível não contém impurezas pesadas, ele queima completamente e não são formadas substâncias voláteis nocivas, fuligem ou carbono.

Bio-lareira na varanda
Bio-lareira no apartamento
Bio-lareira no quarto

Não é necessária nenhuma autorização especial para instalar uma biolareira. Este dispositivo não requer fundação ou tubulação resistente ao calor. Mas deve ser usado em uma sala que possa ser ventilada periodicamente, porque quando o combustível queima, o dióxido de carbono é liberado, então o suprimento de oxigênio na sala deve ser reabastecido.

A eficiência de uma biolareira é alta, mas devido ao pequeno tamanho da caixa de fogo, a saída de calor é insignificante.

Dispositivo

Se você decidir fazer uma biolareira, primeiro estude sua estrutura, avalie suas capacidades e só então comece a trabalhar.

Independentemente do tipo, tal dispositivo possui os seguintes componentes:

  1. Dispositivo de biolareira.
    Dispositivo de biolareira.

    Bloco de aquecimento. É constituído por um tanque feito de chapa de aço com espessura de 3 mm. A capacidade do recipiente pode variar de 100 ml a 5 l, tudo depende do tamanho do futuro aparelho. Inclui também um queimador, um pavio e um registro.

  2. Quadro. Diferentes materiais são utilizados em sua criação, as estruturas podem ser tanto abertas quanto fechadas. O tamanho e a forma dependem da imaginação e da capacidade do mestre, bem como da disponibilidade de espaço livre para a instalação da lareira.
  3. Elementos decorativos: grades forjadas, pedras, toras de cerâmica, etc. Eles servem para dar originalidade e singularidade ao dispositivo acabado.

Finalidade funcional

Esses dispositivos não desempenham apenas uma função decorativa – eles também têm um significado prático. Em lareiras tradicionais, grande parte do calor sobe pela chaminé, mas quando as biolareiras estão em operação, ele permanece no ambiente. Não é possível usar essa lareira como fonte principal de calor, mas ela cumpre bem a tarefa de aquecimento adicional.

Bio-lareira no interior
Controlando uma bio-lareira usando seu telefone
Biolareira de parede

O funcionamento dos modelos industriais modernos pode ser controlado por meio de controle remoto, celular ou tablet, através de rede Wi-Fi. Este dispositivo pode ser facilmente integrado a um sistema doméstico inteligente.

Princípio de funcionamento

O elemento de trabalho de uma biolareira é um queimador; em alguns dispositivos pode haver vários deles. Ele é conectado a um tanque contendo álcool combustível. Ela sobe pelo pavio até o queimador, onde ocorre o processo de combustão.

O princípio de funcionamento de uma bio-lareira
O princípio de funcionamento de uma biolareira.

Quando precisar apagar o fogo, basta cobrir o queimador com o registro. Ele bloqueia o fluxo de oxigênio. Este elemento é uma parte essencial de qualquer biolareira.

Vantagens

Existem várias vantagens que indicam que vale a pena ter um aquecedor como uma biolareira em sua casa:

  • Vantagens de uma bio-lareira
    A biolareira tem um design simples, é ecológica e segura.

    simplicidade de design (você pode fazer tudo sozinho) e manutenção;

  • ecologicamente correto (não há liberação de fumaça, fuligem ou outras substâncias nocivas durante a operação);
  • design leve (mesmo os modelos grandes não requerem uma base separada, já que seu peso não ultrapassa 100 kg);
  • segurança (sujeita a precauções simples);
  • umidificação adicional do ar (relevante durante a estação de aquecimento, quando a umidade no apartamento é baixa).

Outra vantagem importante é que não há necessidade de coordenar sua instalação com órgãos governamentais e vizinhos.

Composição e características do biocombustível

A lareira ecológica usa combustível feito de matérias-primas naturais renováveis.

biocombustívelA composição do biocombustível varia dependendo da marca, mas tradicionalmente é a seguinte:

  • 95% bioetanol;
  • 4% de água destilada;
  • 1% metiletilcetona - agente desnaturante;
  • um pouco de bitrex cristalino (este é um pó amargo, é adicionado para evitar que o combustível seja consumido como álcool).

O bioetanol é geralmente feito de milho ou cana, que contêm muito açúcar e amido. O resultado é um tipo de álcool. Pode ser usado como gasolina, mas o custo desse combustível é alto.

Bio-lareira feita de matérias-primas naturais
Matérias-primas naturais são usadas para operar a biolareira.

Quando o bioetanol queima, ele produz uma chama azul. Para torná-lo mais semelhante ao obtido pela queima da madeira (amarelo-alaranjado), são adicionados aditivos especiais.

Dependendo do número e da potência dos queimadores, o consumo de combustível irá variar.

Para operar uma unidade que produz 4 kW/h, são necessários aproximadamente 400-500 ml de combustível.

Principais variedades

Existem vários tipos principais de biolareiras, que diferem em tamanho e método de instalação.

Montado na parede

Esses dispositivos são feitos em formato alongado e montados na parede. Para segurança de uso, a parte frontal é coberta com vidro transparente e a parte traseira é feita de material à prova de fogo. Durante o funcionamento da lareira ecológica, seu corpo praticamente não esquenta, portanto, não pode causar incêndio ou queimaduras em alguém que a toque acidentalmente.

Biolareiras de parede
Lareiras de parede são feitas em formato alongado.

De pé no chão

Este tipo de biolareira é montada diretamente no chão ou em um pequeno pódio. A parte inferior da estrutura não esquenta muito, por isso pode ser colocada em qualquer superfície em local conveniente. Se necessário, o dispositivo pode ser movido para outro local e, adicionalmente, aquecer a parte do ambiente onde é necessário.

Biolareiras de piso
Biolareiras de piso.

Mesa

São modelos compactos, com aparência semelhante à versão anterior, porém com dimensões menores. Eles podem ser instalados em uma mesa, prateleira, rack, suporte, etc. Esses pequenos dispositivos funcionais dificilmente podem ser chamados de lareiras completas. Apesar disso, são práticos de usar, capazes de criar aconchego e gerar calor adicional.

Biolareiras de mesa
Lareiras de mesa são compactas.

Canto

Se houver pouco espaço no apartamento, é recomendável instalar modelos de lareiras ecológicas de canto. Seu design prevê a colocação nas juntas das paredes, de modo que ocupem o mínimo de espaço livre. Os dispositivos de canto podem ser montados no chão ou na parede.

Biolareiras de canto
Biolareiras de canto ocupam o mínimo de espaço.

Estruturas embutidas

Para instalar essas biolareiras, você deve primeiro preparar um nicho do tamanho apropriado. Alguns modelos são montados rente à parede, de modo que somente a parte frontal fica visível. Existem opções salientes, elas têm uma superfície multifacetada e lembram mais uma lareira tradicional.

Biolareiras embutidas
Biolareiras embutidas.

Não é mais possível mover este dispositivo, por isso é necessário escolher o local certo para sua instalação.

Tipos de interação com equipamentos

Além do local de instalação, as lareiras ecológicas modernas são classificadas pelo método de controle.

Automático

Bio-lareira automática

Esses modelos são controlados por meio de um controle remoto ou aplicativos móveis especiais. Essas lareiras ecológicas são equipadas com vários sensores que controlam o processo de operação. Em caso de emergência, a lareira desliga-se automaticamente e ajustes adicionais são feitos pelo proprietário.

Mecânico

Biolareira mecânica

Nesses projetos, todos os ajustes e configurações são realizados manualmente. A intensidade da chama é definida movendo o registro localizado no queimador. Para desligar o dispositivo, desligue completamente o fornecimento de oxigênio para a zona de combustão.

O que procurar ao escolher

Se você decidir comprar um modelo de biolareira pronto, ao escolher, você precisa considerar não apenas a aparência do dispositivo, mas também as características técnicas:

  1. Escolhendo uma bio-lareiraPoder. É caracterizada por indicadores como transferência de calor, saturação e altura da chama. Em alguns modelos pode chegar a 7 kW.
  2. Consumo de combustível. Em média, são necessários 500-700 ml de combustível por hora de operação, mas tudo depende do modo e da potência do equipamento.
  3. Volume do tanque. Quanto maior for, mais tempo a lareira ecológica funcionará com um único enchimento. Recomenda-se adicionar combustível após a porção anterior ter queimado completamente.
  4. Material e espessura do queimador. Para fabricar o elemento, são utilizados metais com espessura de 3 mm ou mais ou cerâmica. Os modelos modernos de 2 circuitos permitem coletar o excesso de combustível e devolvê-lo ao tanque.

Lareira para o quarto

Uma chama acesa ajuda a relaxar, aliviar o estresse e se acalmar antes de dormir, e é por isso que muitas pessoas instalam uma biolareira no quarto. Esses projetos têm corpo com isolamento térmico, pequenas dimensões e potência, geralmente possuem controle automático e existe a possibilidade de desligamento remoto. É importante lembrar que esta é uma fonte de fogo aberto, portanto você não deve deixá-la sem vigilância.

Biolareiras para quartos
Uma lareira no quarto ajudará você a se acalmar antes de dormir.

Para a cozinha

Em muitos apartamentos, a cozinha tem uma área pequena, mas mesmo aqui você pode instalar um modelo compacto desse tipo de aquecedor. Um pequeno design de mesa ajudará a tornar qualquer jantar romântico.

Biolareiras na cozinha
Biolareiras para a cozinha.

Em apartamentos estúdio, a cozinha é integrada a outros cômodos, e aqui uma biolareira pode ser não apenas um elemento decorativo, mas também fornecer aquecimento adicional e ser usada para zonear o espaço.

Para a sala de estar

Este local do apartamento é destinado ao relaxamento e à recepção de convidados, por isso é mais adequado para a instalação de uma lareira ecológica. Qualquer modelo pode ser colocado aqui, tudo depende do tamanho da sala e da vontade dos proprietários. O design do dispositivo deve estar em harmonia com o interior.

Biolareiras para sala de estar
Qualquer modelo pode ser instalado na sala de estar.

A presença de uma lareira acesa torna o ambiente mais quente e iluminado, tornando-o mais aconchegante e confortável. Muitas vezes, uma lareira ecológica é o elemento central da sala de estar e instalada em um local onde não seja ofuscada por outros móveis.

Outros quartos

Uma grande seleção de modelos, variando em tamanho, potência e método de instalação, permite que você escolha uma lareira para quase qualquer cômodo: banheiro, corredor, varanda, etc. A única condição é que haja a possibilidade de ventilar esses cômodos.

Biolareiras para diferentes ambientes
Uma biolareira pode ser selecionada para diferentes cômodos.

Se você trabalha muito em casa, pode instalar uma pequena lareira ecológica na mesa do seu escritório. Uma chama viva ajudará você a se acalmar e se concentrar nas tarefas em questão, além de encontrar a solução certa.

É conveniente quando uma lareira dessas é feita no banheiro: sua presença contribuirá para um relaxamento ainda maior após um dia duro de trabalho.

Soluções de estilo

Embora o interior de todas as biolareiras seja quase idêntico, o design externo pode variar. Tudo depende da imaginação dos designers ou proprietários que criam o dispositivo.

Lareiras ecológicas projetadas nos seguintes estilos estão atualmente em alta entre os compradores:

  • alta tecnologia – cores neutras contrastantes, design minimalista, rigor e progressividade;
Bio-lareira em estilo high-tech
Bio-lareira feita em estilo de alta tecnologia
Bio-lareira estilo high-tech
  • Barroco – sofisticação, materiais de elite, adequados para modelos que são o elemento central do interior;
Bio-lareira em estilo barroco
Bio-lareira feita em estilo barroco
Bio-lareira decorada em estilo barroco
  • clássico – imitação de uma lareira tradicional, uso de manequins de pedra natural, toras;
Bio-lareira decorada em estilo clássico
Bio-lareira feita em estilo clássico
Bio-lareira em estilo clássico
  • país – primitivismo e brutalidade, uso de materiais naturais;
Bio-lareira em estilo campestre
Bio-lareira feita em estilo campestre
Bio-lareira decorada em estilo campestre
  • Shabby chic – envelhecimento artificial de elementos de acabamento.
Bio-lareira decorada em estilo shabby chic
Bio-lareira feita em estilo shabby chic
Biolareira em estilo shabby chic

Como fazer uma biolareira para um apartamento com suas próprias mãos

Se você fizer a base de uma lareira ecológica com um perfil de metal e depois cobri-la com gesso cartonado e pedra artificial, externamente essa estrutura não será diferente de uma feita de tijolos. Você pode fazer um modelo fixo e um portátil do dispositivo com suas próprias mãos em seu apartamento.

Independentemente da opção escolhida, a ordem de execução das obras será praticamente a mesma:

  1. Criando uma base (ela deve ser de metal).
  2. Fabricação do corpo.
  3. Projeto de um bloco de combustível (para opções estacionárias, é melhor comprar um modelo pronto do tamanho apropriado).
  4. Decoração: colocação de pedrinhas, toras falsas, acabamento da carroceria, etc.

Atividades preparatórias

Nesta fase, são determinadas as dimensões da futura estrutura para selecionar um local para sua instalação. Se o apartamento for pequeno, um modelo enorme não ficará bonito nele; é melhor escolher opções pequenas e portáteis.

Esboços e desenhos

Sem uma representação esquemática da futura lareira, você não deve começar a trabalhar. Ao criar um desenho, você não apenas desenvolve a aparência do dispositivo, mas também calcula suas dimensões, o que simplificará ainda mais o processo de compra dos materiais necessários e de criação direta do modelo.

Desenho de biolareira
Desenho de biolareira

Seleção de materiais

Dependendo da opção de design escolhida, diferentes materiais serão necessários para sua produção.

Para um modelo de mesa pequeno você precisará de:

Caixa de metal para a base
O corpo (pode ser um aquário – pronto ou montado em vidro)
Selante
malha de ferro
Pedrinhas para decorar a lareira
Elementos decorativos (grelha, bonecos de madeira, etc.)

Para criar uma maquete grande você precisará de:

Perfil metálico
Gesso cartonado
Gesso
Telha
Pedra artificial ou natural
Composição adesiva

Lista de ferramentas necessárias

A escolha das ferramentas também depende se a biolareira é estacionária ou portátil.

No primeiro caso você precisará de:

Cortador de vidro
Tesoura
Governante
Roleta
Quadrado
Lápis

Para fazer um modelo grande, você precisará preparar adicionalmente:

Tesouras de metal
Chave de fenda
Espátula

Etapas de fabricação: instruções de montagem

O custo dos modelos prontos é bastante alto, por isso os proprietários de apartamentos muitas vezes decidem fazer eles mesmos uma lareira ecológica. Dependendo de suas habilidades e desejos, você pode criar um modelo grande, estacionário ou portátil.

Dispositivo compacto

Se for decidido fazer um dispositivo compacto, a ordem de trabalho será a seguinte:

Fabricação do corpo da biolareira

  • Fabricação do corpo. É feito em forma de caixa de vidro que não possui tampa nem fundo. Usando um cortador de vidro, corte pedaços do tamanho necessário e depois una-os com um selante transparente. Após endurecer completamente, remova qualquer resíduo restante com uma faca ou lâmina.

Fazendo a base de uma bio-lareira

  • Criando uma fundação. Ela é feita em forma de caixa metálica na qual o corpo será colocado.

Fabricação de tanque de combustível e queimador de biolareira

  • Fabricação de tanque de combustível e queimador. Um contêiner de volume apropriado é instalado no centro da estrutura.

Instalação de uma malha dentro da estrutura da biolareira

  • Uma malha do mesmo tamanho da base é colocada em cima do tanque. O combustível é despejado no tanque e o pavio é abaixado

Decorando o enchimento de uma bio-lareira

  • Decoração. Pedras são dispostas em cima da malha. Além da função decorativa, eles também dissipam calor, o que protege o vidro de rachaduras.

Bio-lareira em ação

  • Biolareira em ação.

Modelo grande

Criar uma grande biolareira levará muito tempo e esforço, mas externamente ela será mais parecida com a versão tradicional de tijolos desse dispositivo.

Ordem de serviço:

Criação e revestimento da estrutura da biolareira

  • Marcação do canteiro de obras.

  • Criando uma estrutura. É feito de um perfil de metal.

  • Revestimento. Recorte pedaços de gesso cartonado de tamanhos apropriados e fixe-os na estrutura usando parafusos autoatarraxantes.

Instalação da parte interna da bio-lareira

  • Instalação da base e revestimento interno. O suporte nas paredes pelo lado interno é feito de material à prova de fogo, e o isolamento térmico é colocado entre ele e a placa de gesso.

  • Fabricação de um tanque de combustível. É difícil fazer você mesmo uma lareira grande; requer aço inoxidável de 3 mm de espessura, que é difícil de trabalhar.

  • É melhor comprar um modelo pronto. Muitas vezes o tanque vem com um suporte, só falta instalá-lo no meio da lareira ecológica.

De frente para uma bio-lareira com pedra artificial
  • Obras de frente. Para isso, são utilizados revestimentos cerâmicos resistentes ao calor, pedras artificiais ou naturais.

Para garantir a segurança, uma grelha decorativa forjada ou uma tela de vidro transparente é colocada na frente da chama.

Queimador de lareira faça você mesmo

O queimador, que é o principal elemento de trabalho da biolareira, é feito na seguinte sequência:

Fazendo um tanque de combustível para uma bio-lareira
Colocação da malha no tanque de combustível da biolareira
Colocação de pedras decorativas
  1. Eles criam um tanque de combustível. É melhor escolher um recipiente de metal selado e pronto para uso, de tamanho adequado. Você pode fazer isso sozinho, mas precisará de uma chapa de aço inoxidável com pelo menos 3 mm de espessura, uma ferramenta para cortá-la e soldá-la. É difícil trabalhar com esse material e nem todo mundo sabe como fazê-lo. Se a lateral do tanque estiver visível, ele pode ser coberto com tinta à prova de fogo (somente na parte externa, isso não pode ser feito na parte interna).
  2. Coloque uma tela cobrindo o recipiente de combustível (necessário para distribuir uniformemente a chama). Pedras decorativas são colocadas sobre ela, então a malha deve ser forte e suas dimensões devem exceder ligeiramente as dimensões correspondentes do tanque.
  3. Instale o pavio. Pode ser um pedaço de barbante, cuja ponta é colocada no combustível e a outra é colocada entre pedras decorativas.

Instalação da estrutura

Biolareira faça você mesmoNa fase final, todos os elementos preparados são montados em uma única estrutura. Na base é instalado um corpo, no centro do qual é colocado um queimador. Sua parte inferior é decorada com lenha de cerâmica, uma tela metálica é colocada em cima e um pavio é abaixado.

Eles colocam pedras decorativas. Se a caixa não oferecer proteção contra incêndio, será instalada uma tela de vidro, cujas bordas devem ser retificadas para que não fiquem afiadas.

Requisitos para as instalações

Uma biolareira tem uma chama aberta, portanto, os seguintes requisitos se aplicam ao ambiente onde ela é instalada:

  1. Espaço para bio-lareiraCorrespondência entre o tamanho do ambiente e a potência do aparelho. Se a potência for alta, a lareira não pode ser instalada em um ambiente com área inferior a 25 m².
  2. Sem rascunhos.
  3. Possibilidade de ventilação do ambiente. Modelos com alta saída de calor só podem ser instalados em ambientes com boa ventilação de insuflação e exaustão.
  4. A distância da lareira aos aparelhos elétricos e inflamáveis ​​deve ser de pelo menos 1 m.

Regras operacionais

Ao utilizar os dispositivos, você deve sempre lembrar que eles contêm uma chama aberta e seguir estas regras:

  • não deixe uma biolareira funcionando sem supervisão, especialmente quando houver crianças pequenas e animais no apartamento;
  • armazene o combustível a uma distância segura do tanque e reabasteça este somente depois que ele esfriar completamente;
  • não durma em um quarto com uma lareira ecológica funcionando;
  • Não substitua o bioetanol por gasolina ou outros líquidos inflamáveis;
  • acenda o dispositivo usando isqueiros longos ou fósforos;
  • calcular o volume de combustível necessário para que seja suficiente para 1 uso; você não deve deixar combustível no tanque.
Funcionamento de uma bio-lareira
A biolareira não deve ser deixada sem supervisão.

Nuances do cuidado

Cuidar de um dispositivo assim é fácil: basta limpá-lo do pó de vez em quando. As superfícies de vidro são limpas com produtos especiais.

Todo o trabalho é realizado somente em um dispositivo completamente resfriado. Lave periodicamente a unidade de aquecimento com água quente.

Erros comuns do usuário

No nosso país, as biolareiras estão apenas a conquistar o mercado, por isso muitas pessoas sabem pouco sobre elas e, na hora de comprar, cometem os seguintes erros:

  • Bio-lareira interna
    Ao comprar uma biolareira, preste atenção à qualidade dos materiais.

    eles se preocupam apenas com o custo, sem levar em conta a qualidade dos materiais, a montagem e o nível de segurança;

  • não verifique o conjunto completo e a disponibilidade de funções adicionais;
  • eles primeiro fazem um nicho para a estrutura selecionada de acordo com as dimensões especificadas pelo fabricante, esquecendo de deixar as folgas necessárias durante a instalação, então após a compra o trabalho tem que ser refeito;
  • não leve em consideração a aparência de uma lareira apagada.

Lados negativos das biolareiras

Apesar de ter muitas vantagens, este dispositivo ecológico também tem uma série de desvantagens, incluindo:

  • o custo relativamente alto de modelos prontos (mas você sempre pode fazer um dispositivo desses sozinho) e biocombustíveis;
  • baixa produção de calor (mesmo os modelos mais potentes não são capazes de aquecer totalmente um apartamento e são usados ​​como uma fonte adicional de calor);
  • a necessidade de ventilar periodicamente o ambiente em que tal dispositivo está operando (quando uma grande quantidade de dióxido de carbono se acumula no ambiente, aparecem sintomas como fadiga, dor de cabeça e letargia sem causa).

Belos exemplos no interior

Ter uma fonte de chama viva em seu apartamento o torna mais aconchegante e confortável. Você sempre pode desenvolver seu próprio projeto de biolareira ou escolher o que preferir entre uma grande variedade de projetos prontos.

Uma biolareira é uma solução simples e acessível que permite que você desfrute de uma lareira aberta em qualquer apartamento.

Que tipo de enchimento devo usar para uma biolareira?

Pedras, lenha de cerâmica.