Ao mobiliar um quarto infantil, atenção especial deve ser dada à escolha do tapete. O carpete não só deixará o ambiente bonito e aconchegante, como também protegerá a criança de hematomas durante quedas. Além disso, o carpete proporciona isolamento térmico adicional no ambiente, para que o bebê possa brincar com segurança no chão, mesmo na estação fria.
Observe! O interior do berçário mudará gradualmente à medida que a criança cresce. Portanto, os pais não devem escolher modelos de tapetes muito caros, pois eles terão que ser trocados pelo menos 3 vezes de acordo com as características da idade do bebê.
No entanto, você não deve comprar produtos muito baratos, pois esses revestimentos são feitos de materiais sintéticos que podem causar alergias.
Contente
- Características e benefícios dos tapetes infantis
- Critérios de seleção
- Escolhendo o tamanho e o local certos para o seu tapete
- Seleção de material
- Seleção de pilha
- Selecionando um design
- Escolhendo um tapete de acordo com a idade da criança
- VÍDEO: Como escolher um tapete para quarto de criança.
- 50 exemplos de tapetes no interior de um quarto infantil
Características e benefícios dos tapetes infantis
As vantagens dos tapetes para o quarto de um menino incluem os seguintes fatores.
- Suavidade.
Geralmente os meninos são muito mais ativos que as meninas. Eles passam a maior parte do tempo correndo, pulando e dando cambalhotas. Um tapete macio protegerá as crianças de ferimentos e também evitará atrito nos cotovelos e joelhos enquanto brincam no chão.
- Cor brilhante e estampa inusitada.
Cores brilhantes e designs originais de tapetes evocam emoções positivas nas crianças, promovem o desenvolvimento do pensamento lógico e ajudam a entender o mundo ao seu redor.
- Fácil de cuidar.
A limpeza do quarto das crianças precisa ser feita com bastante frequência, porque as crianças podem derramar suco no carpete, manchá-lo com chocolate ou sujá-lo com tinta ou plasticina. Os tapetes infantis são fáceis de limpar de sujeira e poeira e não têm medo de umidade.
- Elasticidade.
O produto elástico não amassa, não amassa nem escorrega no chão, o que minimiza o risco de lesões durante jogos ativos.
Critérios de seleção
Ao comprar um tapete para o quarto de um menino, preste atenção aos seguintes fatores.
- Tamanho.
O tapete deve ser grande o suficiente para que a criança não precise brincar no chão. No entanto, deve-se deixar pelo menos 20 cm de espaço livre entre o carpete e o móvel.
- O comprimento da pilha.
O produto de pelo longo tem uma aparência esteticamente muito agradável. É bom para engatinhar e andar, mas com o uso constante ele se desgasta rapidamente. Além disso, peças de conjuntos de construção e brinquedos pequenos podem se perder nele.
- Antiestático.
Um tapete eletrificado causará desconforto a uma criança, e esse fenômeno desagradável pode ser muito assustador para crianças muito pequenas.
- Respeito ao meio ambiente.
Bebês são propensos a alergias, então vapores de soluções químicas usadas para tratar produtos sintéticos para torná-los mais duráveis podem causar uma reação alérgica.
- Gama de cores.
A cor do carpete deve estar em harmonia com o interior geral do ambiente.
- Condutividade térmica.
O carpete não deve deixar passar o frio do chão. Isto é especialmente importante na primavera e no outono, quando o aquecimento central é desligado e a temperatura externa é bastante baixa.
Escolhendo o tamanho e o local certos para o seu tapete
Dependendo do seu tamanho, os tapetes para quartos infantis são divididos em:
- pequeno (comprimento – até 1,5 m, largura – até 0,5 m);
- médio (comprimento – 1,5-5,5 m, largura – 0,5-3 m);
- grande (comprimento – 5,5-12 m, largura – 3-7 m).
Pequenos tapetes são usados para dividir o espaço em zonas. Eles geralmente são colocados perto da cama ou da cômoda, bem como na área de recreação. Esses produtos têm um preço baixo, então você pode comprar várias opções de uma vez e alterná-las entre si.
Tapetes médios são usados para isolar, amaciar e decorar a área de lazer. Eles são usados para separar a área de jogos ativos da área de estudo ou de dormir.
Tapetes grandes cobrem quase todo o chão, proporcionando bom isolamento térmico e segurança para a criança durante as brincadeiras. No entanto, esses modelos são dispostos de forma que não seja possível colocar móveis sobre eles, pois os tapetes terão que ser retirados e limpos com frequência.
Informações adicionais! Às vezes, os pais usam carpete no quarto do bebê em vez de tapete, cobrindo o chão inteiro. Mas esta opção tem muitas desvantagens. É muito difícil remover manchas, e a poeira se acumula constantemente em sua superfície, e até mesmo ácaros começam a aparecer.
Seleção de material
Os materiais mais comuns para fazer tapetes para quarto de menino são os seguintes produtos.
- Lã.
Os tapetes de lã são adequados para ambientes mal aquecidos, pois têm excelente isolamento térmico. Esses produtos são caracterizados pela máxima resistência ao desgaste: sua vida útil é de cerca de 50 anos. O pelo desses tapetes é bastante elástico, por isso eles não amassam mesmo após uso prolongado.
Entretanto, se o carpete ficar molhado, levará muito tempo para secar. Além disso, é difícil limpar a sujeira, pois a limpeza úmida com uma escova dura pode causar deformação do produto.
- Algodão.
Os tapetes de algodão, diferentemente dos de lã, são muito leves e práticos. Eles são resistentes ao desbotamento e mantêm o brilho da cor original durante toda a sua vida útil.
Os tapetes absorvem muito bem a umidade, por isso é aconselhável colocá-los somente depois que a criança já estiver totalmente treinada para usar o penico. Outra desvantagem dos tapetes de algodão é que eles se desgastam rapidamente.
- Polietileno expandido.
Esses modelos surgiram no mercado recentemente, mas já são populares entre famílias com crianças, pois, ao contrário de outros tapetes artificiais, são totalmente inofensivos. Os tapetes têm uma superfície nervurada, o que ajuda a evitar que o bebê caia com muita frequência. Esses produtos são completamente livres de fiapos, por isso não acumulam poeira. Os tapetes são resistentes a mofo e não são suscetíveis a ácaros saprofíticos.
Seleção de pilha
Um tapete infantil para quarto de menino pode ser dos seguintes tipos.
- Pelo longo.
Esses tapetes são muito macios e agradáveis ao toque. No entanto, elas não são convenientes para crianças: é difícil andar de carro nelas ou construir conjuntos de construção. Os produtos são difíceis de limpar da sujeira e, com limpezas frequentes, eles perdem rapidamente sua atratividade original. Tapetes com pelos longos são adequados para bebês que começaram a andar recentemente. Eles vão adorar engatinhar, pular e correr no tapete elástico.
Esses modelos também podem ser usados em quartos de adolescentes que já aprenderam a se manter limpos.
- Pelo curto.
Os produtos são destinados a crianças maiores de 3 anos. Durante esse período, as brincadeiras ativas predominam entre as crianças.
- Não solta fiapos.
Eles são bem duros, então as crianças não conseguirão cair sobre eles ou simplesmente deitar sobre eles. Além disso, se o bebê passar muito tempo no tapete, ele pode ficar com dores nos joelhos e cotovelos.
Selecionando um design
O formato do tapete para o quarto de uma criança é escolhido com base nas características internas do cômodo. Produtos em formato retangular são universais e podem ser combinados com qualquer configuração de mobiliário.
Importante! A cor do carpete não deve contrastar muito com a decoração geral do ambiente, mas também não é aconselhável comprar modelos de uma única cor.
Para meninos, produtos com imagens são adequados:
- personagens favoritos de desenhos animados ou contos de fadas;
- diferentes tipos de transporte (carros, ônibus, aviões, locomotivas, etc.);
- temas marinhos (navios, peixes, piratas);
- peças de xadrez.
Um tapete com imitação de campo de jogos também seria uma boa opção para o quarto de uma criança. Pode ser um tapete com a imagem de uma estrada ou ferrovia, uma ilha, uma cidade ou um labirinto bizarro.
Escolhendo um tapete de acordo com a idade da criança
À medida que a criança cresce, seus gostos e interesses mudam, por isso os pais devem mudar o interior do seu quarto.
Crianças menores de 3 anos precisam de carpetes com pelos macios, o que suaviza significativamente o impacto de uma queda. É melhor comprar um produto brilhante com padrões grandes (por exemplo, com imagens de carros ou animais).
Após 3 anos, a principal atividade da criança passa a ser a brincadeira. Para essa idade, tapetes infantis em formato de quebra-cabeça são adequados, pois ajudam a desenvolver a coordenação motora fina. A superfície plana desses produtos torna prático brincar com carrinhos e outros brinquedos. Um tapete com uma imagem tridimensional também seria uma opção interessante. O efeito 3D é obtido graças aos diferentes níveis de pilha e a uma tecnologia especial de desenho de padrões.
Na idade escolar, as crianças prestam mais atenção aos estudos do que às brincadeiras. Durante esse período, novos móveis aparecem no quarto da criança, ocupando uma parte significativa do espaço livre, por isso é melhor remover o tapete grande e substituí-lo por um pequeno tapete redondo. Esses tapetes para quarto de menino são usados principalmente para decoração, enfatizando o esquema de cores e o estilo do ambiente. Portanto, é melhor comprar modelos decorados com linhas retas ou padrões geométricos rigorosos.
VÍDEO: Como escolher um tapete para quarto de criança.
50 exemplos de tapetes no interior de um quarto infantil
As fotos vão ajudar você a entender quais tapetes infantis ficam melhores em um quarto de menino.
Ao comprar um tapete para quarto infantil, é preciso levar em consideração todas as vantagens e desvantagens dos modelos propostos para que a criança sempre se sinta confortável em seu quarto. É aconselhável escolher tapetes feitos de materiais naturais que tenham boa condutividade térmica, elasticidade e maciez. A cor do produto deve ser brilhante, pois é muito mais interessante brincar em um tapete colorido do que em um revestimento simples.