Qualquer item de tricô, seja tapetes, passadeiras, mantas para sofás, poltronas, cadeiras, evoca certas associações associadas à infância. Lembro-me dos momentos em que, ao visitar minha avó, via peças de tricô — guardanapos, tapetes e cortinas.

Não é apenas bonito, mas também prático, porque era assim que os móveis eram protegidos do desgaste. Agora que a moda de itens decorativos feitos à mão está voltando, essas coisas estão se tornando populares.

Contente
- Os benefícios do faça você mesmo
- Nós decidimos sobre o design e a construção
- Materiais e ferramentas necessários
- Processo de fabricação: instruções passo a passo
- A etapa final é a decoração
- Vídeo: Manta para sofá de canto, em crochê Master class. Versão completa
- 50 lindos e originais cobertores e capas, tricotados com suas próprias mãos:
Os benefícios do faça você mesmo
Tricotar com as próprias mãos é um processo fascinante e interessante, que tem muitas vantagens.
1 | Essas coisas são muito procuradas. Você pode dá-los ou vendê-los, as pessoas os compram com prazer, sem poupar despesas. |
2 | Eles proporcionam calor e conforto, criando uma atmosfera única na casa. |
3 | Você pode criar não apenas coisas originais, mas também brinquedos para a alegria das crianças, além de diversos acessórios, como bolsas, joias |
4 | Gastando uma pequena quantia em fios, você pode tricotar não apenas roupas, mas também abajures, travesseiros, colchas, capas e tapetes. Enquanto nas lojas essas coisas não são baratas |
5 | Qualquer pessoa, até mesmo uma criança, pode dominar esse tipo de artesanato. |
6 | Você pode, se quiser, é claro, transformar essa atividade em sua principal fonte de renda, construindo um negócio com ela. Os itens de malha nunca sairão de moda |
7 | Esses produtos são de alta qualidade e podem durar muitos anos. |
Nós decidimos sobre o design e a construção
As mantas de malha podem cobrir o encosto de um sofá ou cadeira e os braços, ou apenas o assento e o encosto, a seu critério. Ao escolher a cor dos fios, considere o interior do ambiente ou, usando um esquema de cores marcante, atualize-o criando um certo contraste.
Por exemplo, para uma sala em tons de branco, capas feitas de fios azuis ou dourados são perfeitas, para tons de marrom claro – cores verde e vermelho escuro.
Itens tricotados à mão são usados em interiores de diferentes estilos, seja campestre ou provençal. Para um visual moderno, capas de algodão em tons neutros são ideais.
Para um estilo clássico, é melhor usar fios com elementos metálicos.
Existem muitos padrões e esquemas de tricô, tanto simples quanto complexos. Escolher o modelo certo, seja você um tricotador iniciante ou já tenha experiência, não será difícil. Se você gosta de crochê, tente fazer algumas capas com quadrados.
Não é difícil, até um iniciante consegue fazer. Tricote-os da maneira que você quiser. Depois de dominar o tricô de quadrados, passe para padrões mais complexos. Você também pode usar sobras de fios de cores diferentes para o seu trabalho, o que permitirá que você tricote capas no estilo patchwork.
As capas para móveis são, na maioria das vezes, retangulares. Suas dimensões dependem do comprimento e da largura do sofá, e também levam em consideração a altura das pernas. É mais difícil tricotar mantas para um sofá de canto. Eles terão formato irregular, então as dimensões devem ser calculadas com cuidado. Nesse caso, é melhor dividir o sofá em duas partes diferentes e determinar as dimensões separadamente. Em seguida, escolha o método de conexão de duas telas conectadas.
Observação. Qualquer costureira consegue tricotar uma capa sozinha. Há muitas revistas à venda que contêm diagramas e padrões. Visite também sites de artesanato na Internet. Este pode ser um modelo tricotado como uma peça inteira ou como elementos individuais – quadrados, triângulos, círculos.
Materiais e ferramentas necessários
Para cobrir o sofá você precisará de:
- cerca de 11 novelos de fio, 100 g cada (100% acrílico, 100 g/210 m);
- se você decidir tricotar para cadeiras, então mais 4 novelos para uma capa
- o motivo completo requer aproximadamente 55 g de fio;
- junto com a decoração você precisa de cerca de 2 kg de fio.
Para tricotar uma capa, é melhor usar uma agulha de espessura média, por exemplo, a nº 5.
Processo de fabricação: instruções passo a passo
Vamos ver como fazer uma capa para um sofá padrão. O padrão é simples, por exemplo, quadrados.
- Você precisa tricotar 40 deles e depois amarrá-los com pontos altos duplos.
Começamos a tricotar o segundo fragmento – um triângulo Triângulo finalizado na cor amarela - Elas são conectadas ao tricotar a última carreira.
Conectamos nossas partes - inserimos o gancho através das alças traseiras de ambas as partes para criar conexões quase invisíveis - Se você tricotar com sobras de fios, precisará de uma combinação de cores.
Conecte o próximo par de quadrados - Para fazer a capa, você precisa tricotar 18 peças hexagonais inteiras e 4 meias peças.
- Para a cadeira - 6 peças inteiras e 4 metades. O diâmetro do fragmento inteiro cozido no vapor, tricotado de acordo com o padrão em carreiras circulares, deve ser de cerca de 40 cm.
- Por fim, faça os pincéis. Para uma, você precisará de 30 fios, cada um com 30 cm de comprimento. O comprimento final será de 15 cm. Para uma capa de sofá, você precisa fazer 21 peças; se for para uma cadeira, então 9 peças para cada.
Atenção! Ao escolher o fio por cor, concentre-se no ambiente geral, o principal é que tudo esteja harmonioso. Use qualquer pedaço de lã diferente que você tenha em casa para trabalhar.
A etapa final é a decoração
Aqui você pode mostrar toda a sua imaginação e dar vida a todas as suas ideias. Claro, isso pode ser feito por artesãs experientes. As costureiras iniciantes que não têm confiança no uso de ferramentas de tricô podem “disfarçar” sua criação escolhendo fios de “grama” ou bouclé para o trabalho, escondendo assim todas as irregularidades e imperfeições do produto final. Um item original pode ser criado a partir de fios grossos e tricô solto, e eles tricotam bem rápido.
Capas feitas de fios multicoloridos ficam magníficas. Tome uma cor como base e selecione meios-tons para ela. O produto principal pode ser decorado com franjas, borlas, uma borda recortada, uma tela volumosa - há muitas opções.
Seja qual for o modelo que você escolher, ele refrescará perfeitamente seu interior e trará uma sensação de verdadeiro conforto doméstico.