Quando chegamos em casa, a primeira coisa que fazemos é tirar as roupas externas e pendurá-las no armário ou em um cabide. A última opção tem algumas vantagens significativas: ocupa pouco espaço, oferece acesso rápido às coisas, é fácil de instalar e é adequada para corredores de vários formatos e tamanhos.
Vantagens da autoprodução:
- Nbaixo custo do produto;
- EMa capacidade de alcançar a melhor combinação com o interior;
- Eindividualidade do cabide: seus amigos e conhecidos não terão o mesmo;
- RO trabalho científico é altamente valorizado.
Contente
Tipos de projeto e construção
Antes de começar a fazer, você precisa analisar o formato do corredor. Se for muito alongado, é melhor dar preferência a um cabide longo com prateleiras compactas ou sem elas. Para espaços grandes, você pode escolher qualquer modelo.
O tipo mais simples de cabide é uma tábua de madeira com ganchos que é fixada na parede. É permitido ter uma prateleira para chapéus, painéis laterais localizados acima ou abaixo dela. A base do design pode ser uma única tábua de madeira grande ou várias tábuas menores presas juntas.
Se você quiser mostrar sua criatividade, você pode fazer um modelo fora do padrão. Por exemplo, você pode fazer um ótimo cabide para o quarto de uma criança se criar um espaço em branco no formato de uma nuvem, uma árvore ou um galho. Para o corredor, seria melhor cortar outra coisa: chifres, uma cerca ou uma inscrição.
Materiais e ferramentas
Hoje em dia, quase todas as lojas de ferragens oferecem ao comprador uma gama tão ampla de produtos que não será difícil comprar tudo o que é necessário para criar um cabide de madeira com as próprias mãos no menor tempo possível.
Para fazer isso, você deve comprar ou preparar as ferramentas apropriadas:
- Quebra-cabeça
- Serra de arco;
- Maçarico;
- Lixa;
- Chave de fenda ou martelo;
- Furador;
- Lápis;
- Roleta.
Os materiais necessários são:
- Um pedaço de tábua de madeira;
- Parafusos;
- Ganchos.
Para decoração:
- Cartilha;
- Pincel ou rolo;
- Verniz ou outro revestimento;
- Blanks para decoupage, tesoura, cola, esponja texturizada.
O processo de fabricação de um cabide
Um cabide clássico feito à mão para o corredor não exige muito esforço. A produção leva o mínimo de tempo. Inicialmente, você precisa pensar no design em detalhes; recomenda-se fazer um desenho em papel milimetrado e calcular o consumo de materiais.
Em seguida, você deve pegar uma folha de madeira (ou tábua) e colocá-la sobre suportes estáveis, de modo que haja alguns centímetros entre ela e a superfície do chão ou da mesa. Usando uma serra tico-tico, recorte os espaços em branco no formato desejado, seguindo o contorno. Se você quiser deixar as bordas em relevo, é preciso passar a mesma ferramenta por cima delas.
Próximo passo — dando a aparência desejada. Para queimar as tábuas, você precisará de um maçarico, que pode ser facilmente substituído por um queimador a gás. Nesta etapa, você precisa ter cuidado para não machucar os dedos ou danificar o material. Depois você precisa pegar um pouco de tinta ou verniz e cobrir todas as partes recortadas.
O método suspenso envolve a instalação de pequenas tiras metálicas redondas chamadas “orelhas”. Neles são feitos furos para fixação com buchas e parafusos. Neste caso, a confiabilidade é determinada pelo seu comprimento.
Outro método não menos popular é fazer furos passantes. Depois de criados e processados, parafusos ou pregos com haste longa são passados e o cabide é fixado na parede.
Para concluir o trabalho, você precisa fixar ganchos de metal. Eles podem ser dispostos aleatoriamente, em uma ou várias fileiras.
Pode ser corrigido com os seguintes dispositivos:
- "Com ventosas";
- Tira adesiva;
- Com ímãs.
Esses métodos não causam dificuldades e levam pouco tempo. No entanto, a fixação não é muito confiável e é adequada apenas para chapéus.
Fazendo um cabide com tábuas longitudinais e transversais
Este projeto se assemelha a uma treliça e envolve a fabricação de uma base fixada na parede a partir de tábuas alongadas posicionadas horizontal e verticalmente. Neste caso, duas camadas podem ser condicionalmente distinguidas: a primeira — dispostos transversalmente, segundo — com longitudinal.
Para criar um cabide de parede com suas próprias mãos, você precisará estocar várias tábuas longas. É melhor dar preferência a madeira de 10-20 cm de largura e 1 m de comprimento. Depois de decidir o tamanho, você deve obter o número necessário de espaços em branco.
Depois disso, é necessário processá-los para que não fiquem saliências, lascas ou rugosidades, prestando atenção especial às bordas. Depois, você precisa dispor a primeira camada primeiro, mantendo-a paralela e mantendo a mesma distância entre as tábuas. Se tudo estiver bem, é hora de passar para o segundo nível. Armado com uma chave de fenda (ou, se você não tiver uma, um martelo), fixe a posição deles nos pontos de intersecção.
Os ganchos precisam ser fixados nas tábuas superiores. Se estiverem na posição vertical, é melhor colocar os ganchos na parte superior, em uma fileira. Para um cabide cujo lado externo é formado por tábuas verticais, você pode criar vários níveis prendendo ganchos em cada uma delas.
Decoração
Você pode completar a produção dando ao produto uma aparência original. A superfície será mais interessante se:
- Cubra com esmalte ou craquelure;
Craquelure é uma técnica usada para dar uma aparência desgastada e envelhecida a uma superfície pintada. - Pintar com cores;
Um cabide de madeira simples e comum pode ser pintado de uma forma que deixará todos os seus amigos encantados. - Decore com decoupage.
Você pode fazer decoupage em um cabide usando decoupage ou guardanapos comuns.
Antes de aplicar o revestimento, a madeira deve ser limpa de quaisquer vestígios de poeira, sujeira e gordura.
Para isso, recomenda-se a utilização de uma escova de metal. Depois, munido de um pincel, rolo ou pulverizador, você precisa preparar a superfície, preenchendo cuidadosamente todas as microfissuras.
Glizal é uma tinta transparente que, com certo esforço, cria uma superfície texturizada. Antes de iniciar o trabalho, você deve diluir o esmalte com água de acordo com as instruções. Em seguida, a mistura é aplicada à peça de trabalho preparada e um padrão é criado usando uma esponja texturizada. Você precisa agir rápido, caso contrário o revestimento endurecerá em meia hora.Para envelhecer artificialmente a madeira, é usado um tipo de verniz chamado craquelure.
A decoupage permite criar produtos de madeira que combinam com qualquer interior. É mais frequentemente usado quando se tenta obter móveis com efeito antigo e padrões complexos. Para decorar esse cabide, você terá que se munir de uma tesoura e pedaços de papel com um molde.
Se tudo estiver bem — cubra a parte de trás com cola, aplique na madeira e nivele para que não se formem bolhas depois, depois cubra com verniz para móveis e deixe secar completamente.
Se você tem habilidades artísticas, pode aplicar o desenho usando tintas acrílicas. Primeiro, o fundo e os elementos grandes são criados e depois os detalhes são desenhados. É melhor finalizar o trabalho aplicando verniz e craquelure.