No mundo acelerado de hoje, itens feitos à mão se tornaram muito valorizados, não importa se são roupas, pratos, móveis ou outros elementos decorativos. Isso se explica pelo fato de o mercado estar saturado de produtos feitos à máquina. Existem muitos tipos de criatividade no mundo, mas este artigo irá levá-lo ao mundo da decoupage.
Contente
- O que é decoupage
- Ferramentas e consumíveis
- Guardanapos de decoupage: o que são
- Prós e contras dos guardanapos de decoupage
- Como fazer decoupage com guardanapos: master class
- Trabalho preparatório
- Métodos de colagem de guardanapos
- Nós eliminamos as falhas
- Envernizamento
- Nuances e segredos da tecnologia
- Conclusão
- VÍDEO: Decoupage – ideias para criatividade.
- 50 opções inusitadas de decoupage faça você mesmo:
O que é decoupage
Decoupage é uma palavra que veio da língua francesa e que se traduz literalmente como “recortar”. Esta é uma técnica muito simples que envolve aplicar um desenho pronto em papel em qualquer superfície. Na maioria das vezes é vidro, menos frequentemente metal e plástico.
Ferramentas e consumíveis
Decoupage é um tipo de arte decorativa e aplicada que permite a cada pessoa criar algo verdadeiramente belo usando os materiais mais simples e acessíveis. Você pode não acreditar, mas a maioria das ferramentas que você precisa já está em sua casa!
Vamos descobrir o que você precisa antes de começar a trabalhar.
Ferramentas
- Tesoura afiada de manicure ou médica, de tamanho conveniente para cortar pequenos detalhes.
- Você também pode precisar de um estilete.
- Vários tipos de pincéis. Se você planeja trabalhar com pequenos detalhes, precisará de pincéis pequenos e planos com cerdas artificiais finas. Para aplicar tinta acrílica ou primer, uma esponja comum de lavar louça pode ser útil, mas lembre-se de que ela cria uma textura áspera, o que não é necessário para todos os trabalhos. Para criar uma superfície lisa, é necessário um pincel sintético grande. Para desenhar pequenos detalhes no trabalho finalizado, pincéis finos feitos de cerdas sintéticas são adequados. Vale lembrar que são necessários pincéis separados para aplicação de cola, tinta e verniz.
- Lixa para lixar a superfície durante trabalhos preparatórios ou para corrigir pequenos erros. Escolha papel com granulação fina e média em diversas gradações.
Consumíveis
- Verniz acrílico. Há muitas variedades disponíveis no mercado. Existem os à base de água e os adesivos, com diferentes efeitos (antiguidade, brilho, rachaduras) e acabamentos (fosco, brilhante, semifosco, semibrilho). Escolha um verniz à base de água, mas o efeito e o acabamento devem ser escolhidos com base no resultado desejado. Tanto o verniz de construção comum quanto o verniz especial para decoupage são adequados para o trabalho, mas esta é uma opção mais cara para artesãos avançados.
- Tintas acrílicas, aquarelas e pastéis para desenhar pequenos detalhes ou criar efeitos adicionais.
- Cola. Lojas de artesanato vendem potes de cola especial para decoupage, mas, novamente, ela não é útil para iniciantes que querem apenas experimentar uma nova técnica. A cola PVA da categoria de preço médio serve (não use a cola infantil mais simples) diluída com água em proporções iguais.
- Preparação. Serve para melhorar a adesão entre camadas de cola e guardanapos.
- Impressões. Papel fino, no qual um padrão é impresso usando uma impressora a laser, também é adequado para decoupage.
- Guardanapos. Mais detalhes sobre suas variedades são fornecidos na próxima seção.
Guardanapos de decoupage: o que são
Se falamos sobre a popularidade de materiais para decoupage, os guardanapos são os líderes indiscutíveis. Os guardanapos são a base de todo o equipamento, por isso é tão importante levar em conta todas as nuances na hora de escolher os guardanapos.
Claro que, nos estágios iniciais da criatividade, um mestre novato pode usar guardanapos de servir simples, mas com a ajuda desses guardanapos nem sempre é possível alcançar o resultado desejado, porque alguns guardanapos são muito finos e não têm boa qualidade, enquanto outros, pelo contrário, são muito grossos. Não corra atrás de materiais baratos, compre guardanapos especiais para decoupage em uma loja especializada.
Os guardanapos para decoupage diferem entre si no número de camadas (mas no trabalho apenas a camada superior, na qual a imagem é retratada, ainda será usada), tamanho (21X21cm, 25X25cm, 33X33cm, 40X40cm) e formato (quadrado, redondo, retangular). Além disso, a disposição dos motivos pode variar de guardanapo para guardanapo. Existem cinco arranjos principais: quatro motivos idênticos, dois motivos idênticos dispostos em pares no guardanapo, quatro motivos diferentes, dois motivos diferentes e, por fim, um motivo que ocupa toda a área do guardanapo.
Ao escolher guardanapos, você também deve prestar muita atenção às suas propriedades.
- Na maioria das vezes, a camada superior de trabalho do guardanapo é muito fina e translúcida. Trabalhar com ela pode ser difícil, mas é justamente por causa dessa propriedade que a obra finalizada se assemelhará a uma aquarela, devido à fusão da imagem e da superfície.
- A capacidade do papel de esticar e formar dobras. Para evitar isso, você deve preparar a decoupage com cuidado.
- Além disso, devido à transparência do guardanapo, aborde a escolha da cor para o fundo com mais cuidado.
Prós e contras dos guardanapos de decoupage
Como qualquer material criativo, os guardanapos têm suas vantagens e desvantagens.
Vamos considerar as principais vantagens deste material.
- Existem muitos tipos diferentes de guardanapos disponíveis no mercado. Cada mestre encontrará uma cor, textura e padrão adequados para seu trabalho.
- Disponibilidade. Guardanapos para decoupage podem ser comprados em quase qualquer loja de artesanato ou encomendados online.
- Preço baixo do material.
Uma das desvantagens é o tamanho limitado da obra finalizada. Mas essa desvantagem pode ser facilmente eliminada se você usar sua imaginação.
Comparado a outros materiais para decoupage, o guardanapo é a melhor solução, considerando todos os seus aspectos positivos e pequenas desvantagens.
Como fazer decoupage com guardanapos: master class
A ideia principal da decoupage é decorar a superfície de um objeto com um padrão ou ornamento. O processo é criativo e, como em qualquer trabalho criativo, não há conceitos de “certo” ou “errado”.
Se você quer que seu trabalho fique liso, sem rachaduras, abrasões, bolhas, então estas instruções passo a passo para iniciantes ajudarão a evitar tais erros.
Trabalho preparatório
Lembre-se de que uma linda decoupage com guardanapos ficará ótima se a base na qual os guardanapos serão colados estiver bem preparada. Deve ser o mais liso possível, sem saliências, buracos, rachaduras ou fendas.
- Antes de trabalhar na madeira, remova todos os nós ou galhos, trate a superfície com uma lixa grossa e fixe o efeito com uma lixa macia. Prepare a peça de trabalho. Isso é necessário para que o padrão escolhido fique plano e não forme bolhas.
- Para evitar que o desenho escorregue, o vidro ou o plástico devem ser bem desengordurados com álcool ou detergente.
- A preparação para decoupage de uma superfície metálica é semelhante à de vidro ou plástico. Uma preparação mais completa é realizada em casos em que a corrosão, também conhecida como ferrugem, se formou no metal. Definitivamente será necessário removê-lo, caso contrário, manchas amarelas sujas e repugnantes aparecerão no enfeite.
Observe! Não importa o material que você escolher como base, certifique-se de pintar a peça de trabalho com tinta branca após a aplicação do primer, assim o padrão ficará mais brilhante.
Métodos de colagem de guardanapos
Para todos os métodos e técnicas de colagem de guardanapos, há uma regra: use apenas a camada superior do guardanapo, que pode ser facilmente separada das outras camadas. Este artigo apresenta três das técnicas de decoupage mais simples e comuns. Cada um deles é eficaz à sua maneira e é adequado para decorar diferentes itens. Esta seção lhe mostrará como fazer corretamente a decoupage usando guardanapos. A escolha do método fica inteiramente a seu critério.
Usando um arquivo
Antes de começar, prepare:
- água;
- arquivo plástico para guardar documentos;
- cola;
- verniz.
Algoritmo de ações:
- despeje água no centro do arquivo;
- Coloque o enfeite desejado na água, com a face voltada para baixo;
- endireite o desenho e escorra a água;
- Aplicamos o arquivo com o desenho colado na superfície a ser decorada e retiramos lentamente a película;
- fixe o pedaço ainda úmido do guardanapo com cola;
- Após a camada adesiva secar, aplique uma camada de verniz.
É adequado para transferir um fragmento de guardanapo para uma superfície de qualquer formato. Por exemplo, uma forma redonda e plana com bordas adjacentes.
Com um ferro
Aqui precisaremos dos mesmos materiais do método anterior, com a única adição de um ferro de passar.
Algoritmo de ações:
- Aplique uma quantidade generosa de cola sobre a superfície preparada;
- usando um secador de cabelo ou no ar, seque bem a peça de trabalho;
- coloque cuidadosamente o desenho sobre uma superfície seca, alisando-o e evitando dobras;
- passe a peça de trabalho através de um pano ou papel manteiga, movendo das bordas para o centro;
- Revestimos tudo com cola novamente e, depois que seca, cobrimos com verniz.
O método é bem simples, até um iniciante consegue fazer.
Usando uma escova de leque
Materiais necessários:
- cola;
- ornamento;
- escovar;
- água.
Algoritmo de ações:
- aplicar o padrão selecionado à superfície de trabalho;
- despeje água sobre ele;
- Usando uma escova leque, alise delicadamente as dobras com água;
- Cubra o desenho seco com cola e fixe o resultado com verniz.
Nós eliminamos as falhas
Até mesmo artesãs experientes têm falhas de ignição, mas não se preocupe, elas são fáceis de consertar ou prevenir. Se você estiver decorando o produto com pequenos fragmentos de guardanapos rasgados, alise o papel ainda úmido com os dedos ou um pincel molhado; isso ajudará a evitar vincos ao secar. Percebeu a cor irregular no fundo? Sem problemas! Sinta-se à vontade para diluir a tinta com água até o tom desejado e corrigir esse erro. Há alguma saliência ou irregularidade no trabalho seco? Lixe cuidadosamente o trabalho com um abrasivo fino e cubra com várias camadas de verniz.
O próximo passo é projetar as bordas do produto final. Algumas pessoas preferem pintá-los com tinta que combine com a cor de fundo, outras com uma cor escura contrastante, e costureiras ousadas dobram as bordas do guardanapo nas laterais.
Depois disso, vale secar bem o produto; o processo pode ser ligeiramente acelerado usando um secador de cabelo, mas mantenha a unidade a uma grande distância do trabalho, mude constantemente a direção do fluxo de ar para que o produto seque de todos os lados.
Importante! Lembre-se de que metade dos erros pode ser evitada com a técnica correta e a preparação da superfície de trabalho.
Envernizamento
Quando o produto estiver completamente seco, ele deve ser revestido com verniz acrílico à base de água em várias camadas. Algumas obras são cobertas com 100 camadas de verniz! Mas ao decorar pequenas áreas de trabalho, você pode fazer três ou quatro camadas até ter certeza de que não há desnível entre o fundo e o desenho.
Isso ajudará a evitar descamação, bolhas de ar e rachaduras. O verniz deve ser aplicado com um pincel sintético largo que não deixe marcas evidentes. Além disso, torne o processo de envernizamento seguro para sua saúde e trabalhe em uma área bem ventilada!
Nuances e segredos da tecnologia
Aqui estão algumas dicas adicionais para facilitar a decoupage de guardanapos para iniciantes.
Antes de começar a trabalhar, umedeça os fragmentos recortados do desenho com água de um borrifador.
Se ainda assim você tiver dobras, não se desespere. Tente borrifar um pano seco com verniz acrílico em spray. Mas lembre-se que o desenho não deixará a cola passar por si mesmo, por isso vale a pena aplicar o enfeite em uma peça que já tenha sido revestida com cola.
Conclusão
Há um grande número de estilos nessa técnica, cada costureira encontrará algo do seu agrado. Com a ajuda da decoupage, você pode transformar móveis, pratos e vasos completamente comuns em verdadeiras obras de arte.