Não é segredo que você precisa cuidar da saúde do seu bebê desde o nascimento. E um tapete de massagem é uma ótima maneira de fazer isso.

Contente
Descrição do tapete de massagem: benefícios
Um tapete de massagem não é um brinquedo, mas uma oportunidade de estimular o corpo de uma criança de uma forma fácil e relaxante.
Este dispositivo ajuda:
- Acelerar a função cerebral da criança;
- Desenvolver imunidade;
- Estimular o estado emocional;
- Manter a atividade cardíaca;
- Aliviar a fadiga;
- Desenvolver o aparelho vestibular.
Cientistas fornecem evidências convincentes de que a massagem nos pés tem um efeito positivo na condição dos órgãos internos e na saúde emocional de uma criança.
É muito difícil criar condições para que um bebê seja suficientemente ativo em um apartamento, mas um tapete de massagem ajudará a criança a se desenvolver adequadamente.
Como e quando usar um tapete de massagem em casa
Os pais precisam lembrar que simplesmente comprar um tapete e colocá-lo em um local visível não é suficiente. Ainda assim, antes de mais nada, o tapete é um dispositivo terapêutico sério. Além disso, quando uma criança pisa em uma superfície irregular (ou até mesmo espinhosa), ela não vai querer tocá-la novamente.
As crianças precisam se acostumar a esse dispositivo de forma gradual, cuidadosa e em forma de brincadeira. Tente interessar o bebê.
Para começar, basta colocar seu filho no tapete. Deixe que ele tenha a oportunidade de “conhecer” o acessório, se acostumar com ele e entender que não há nada de errado com irregularidades. Dê tempo para que ele “faça amizade” com o tapete.
Então comece a se mover pela superfície. Nos primeiros anos de vida, não mais do que cinco minutos e não mais do que três vezes ao dia. Os exercícios são básicos: caminhar em velocidades diferentes ou ficar parado no mesmo lugar.
Importante! Se houver diferentes tipos de saliências na superfície, você deve caminhar em uma direção: das saliências menores para as maiores.
Tipos
Formulários
O formulário é selecionado com base em suas preferências, condições e possibilidades pessoais. Círculo, quadrado, retângulo ou oval – a escolha é sua.
Opções retangulares ou quadradas são mais comuns.
Tamanho
Pode ser diferente: desde pequeno (como um tapete de cabeceira) até tamanhos impressionantes. Alguns pais preferem cobrir todo o espaço do berçário com esse tapete. E às vezes eles fazem vários pequenos fragmentos separados com uma superfície de massagem e então os colocam próximos uns dos outros.
Lembre-se, se o tapete for pequeno, será desconfortável fazer exercícios nele. Afinal, é somente no começo que o bebê simplesmente fica em pé; com a idade, será necessário realizar certos exercícios nele.
Materiais
Variações são possíveis aqui. A principal coisa que você precisa é:
- tecido grosso (como jeans);
- uma colcha que você não usa mais;
- um pedaço de borracha ou um tapete de borracha (um tapete de ioga serve);
- laminado.
Elementos para costura
Qualquer coisa que possa ser costurada serve:
- botões;
- contas de madeira e acrílico;
- tampas de garrafas plásticas;
- compressas quentes;
- esponjas para lavar louça;
- argolas de cortina;
- rolinhos;
- lápis;
- recargas para caneta esferográfica;
- grelhas de pia de cozinha;
- fita grossa ou corda.
E essa lista pode ser expandida infinitamente.
Existem opções de roupa de cama com elementos costurados: pequenos sacos cheios de cereal ou areia.
Elementos que podem ser colados
Como dizem, o que não pode ser costurado, pode ser colado. E isso é absolutamente verdade quando se trata de criar uma superfície de massagem.
Você pode colar:
- seixos (naturais do mar ou artificiais para aquários);
- grãos de café;
- feijões ou ervilhas;
- cascas de nozes;
- elementos de madeira: cubos, barras, discos.
Modelos táteis
Para criar modelos táteis, é importante usar o máximo possível de elementos “tocáveis” diferentes. Por isso, aos detalhes citados acima são acrescentados velcros, zíperes e tecidos de diferentes texturas.
Modelos de desenvolvimento
Elas são feitas utilizando diferentes objetos e fragmentos, e se distinguem pela presença de números ou letras, diferentes figuras geométricas ou elementos do mundo ao redor (flores, borboletas, rio, ponte, etc.)
Fazendo um tapete de massagem para crianças com suas próprias mãos
Requisitos básicos para um tapete feito por você mesmo
Um tapete feito por você mesmo é uma opção mais econômica do que um comprado em uma loja. Se você levar em conta uma série de recomendações, ele não será inferior em funcionalidade.
- Evite elementos com cantos afiados. É importante que a criança não sinta desconforto ao olhar para o acessório.
- Se o modelo for composto por vários fragmentos com elementos diferentes, providencie as chamadas zonas de descanso, ou seja, áreas macias para as pernas descansarem.
- O tamanho depende não só da área do apartamento, mas também da idade da criança. Um pequeno quadrado é suficiente para um bebê. Mas uma criança mais velha claramente ficará entediada em um tapete pequeno. Para ele, vale a pena considerar um modelo maior e com revestimentos diferenciados.
Para poder adicionar ou remover peças mais tarde, costure velcro nas bordas do tecido principal e nas seções individuais. Então o acessório será “novo” a cada dia.
Com botões
Para este modelo, prepare botões (o máximo possível), tecido grosso para a base, tecido mais fino e agulha e linha.
Os botões são costurados no tecido em ordem aleatória, alternando os grandes e os pequenos, usando linhas fortes. Em seguida, o tecido com botões é conectado a uma base densa. A tela finalizada é finalizada com uma borda.
Se desejar, os botões podem ser dispostos em diferentes formatos. Por exemplo, você pode fazer um sol, uma nuvem e borboletas com botões.
Ortopédico
Para fazer um modelo ortopédico com suas próprias mãos, você precisará de muitos elementos diferentes: rolhas, tampas, fita volumosa, uma toalha e tudo o que estiver à mão.
Areia
Para fazer este tapete em casa, você precisa de um tecido grosso (linho, algodão grosso, jeans), do qual serão costurados grandes bolsos planos. Seus tamanhos e quantidades são arbitrários. Apliques em diferentes estilos são criados nos bolsos.
Os bolsos são preenchidos com diferentes cereais, mas de forma que haja espaço livre. Depois os bolsos são costurados e conectados.
Ferrovia
Seu filho certamente apreciará este acessório de massagem. Afinal, os exercícios em tal tapete não são apenas benéficos para a saúde, mas também muito divertidos.
Para fazê-lo, diferentes elementos são costurados em pedaços separados de tecido grosso, incluindo duas faixas elásticas largas, nas quais são inseridos “travessas” – cilindros de madeira.
De seixos
Talvez a opção mais simples: as pedras são coladas em uma base densa. Primeiro, você precisa verificar a superfície das pedras para ter certeza de que não há cantos afiados ou salientes. O formato e o padrão do tapete são selecionados com base em suas preferências e nos materiais disponíveis.
Tapetes de massagem têxteis
Pode haver variações aqui. Por exemplo, um atributo de massagem montado a partir de muitas pequenas “bolsas” com enchimento.
Você pode montar o modelo na forma de uma brincadeira de "amarelinha". Faça peças de tecido, preencha-as e organize-as em uma determinada ordem.
Tapetes de massagem combinados
O nome fala por si. Esses tapetes combinam até as coisas mais incompatíveis. Eles são feitos de tudo o que estiver à mão: botões, argolas de cortina de chuveiro, zíperes, elementos decorativos de vários formatos, esponjas de prato, tranças e muito mais.
Ao fazer esse acessório com suas próprias mãos, você não está apenas preparando um treinador de saúde, mas também criando um espaço para jogos e desenvolvimento.