Quer adicionar variedade ao seu interior, mas não tem dinheiro? Então tapetes feitos de sacolas plásticas são a sua história. Custos mínimos e criatividade máxima.

Contente
Vantagens de uma manta de polietileno
Além do preço acessível, este acessório tem uma série de outras vantagens.
- Não absorve água, o que significa que não haverá aumento de umidade no ambiente.
- Fácil de cuidar, fácil de lavar e seca rapidamente ao ar livre. Para lavar algo assim, basta deixá-lo de molho em uma solução de sabão e depois enxaguar.
- Muito quente e agradável ao toque.
- Mantém bem sua forma.
- É antiderrapante, o que o torna um acessório ideal para banheiro.
- Decorará qualquer interior.
Graças a esse elemento decorativo, o ambiente pode ficar aconchegante e elegante. O tapete vai “criar raízes” não apenas no banheiro ou no lavabo, mas também na cozinha ou no corredor. E se o acessório perder o seu charme original, não é uma pena jogá-lo fora e comprar um novo.
Por fim, para aqueles que gostam de criar coisas com as próprias mãos, esta é uma ótima oportunidade de passar algumas noites fazendo o que amam. Qualquer artesã pode fazer algo assim, mesmo com habilidades artesanais mínimas. Sem dúvida, os tapetes de polietileno são convenientes, práticos e econômicos.
Duas maneiras de tecer tapetes
Método pom-pom
Você precisará de:
- "fios" de bolsas;
- base de pompom (cartão redondo ou quadrado);
- tesoura afiada;
- fio forte;
- base de carpete (por exemplo, mosquiteiro).
Todo mundo sabe como fazer um pompom de lã. No entanto, nem toda costureira percebe que essa habilidade ajudará a criar um elemento interior incomum e muito funcional.
Você pode fazer um pompom da maneira clássica: combine dois anéis de papelão e enrole fio ao redor deles. Depois de enrolar o quanto for necessário, cortamos entre os anéis e apertamos com uma linha forte.
Mas isso pode ser feito de uma maneira mais adequada para o polietileno. Para isso você precisará de um quadrado de papelão. Dobramos ao meio e colocamos um fio forte dentro. O principal é que o fio seja longo o suficiente, pois o usaremos tanto para prender o pompom quanto para amarrá-lo na base.
Então, enrolamos o “fio” de polietileno no quadrado dobrado. É melhor que não torça, assim o pompom ficará arejado e fofo. Depois de enrolar o número necessário de círculos, amarramos o fio principal e o cortamos. Depois cortamos as bordas do pompom e começamos o próximo. O número de pompons depende da sua preferência. Você pode fazer um tapete bem denso, então precisará de muitos pompons, ou pode colocar os elementos fofinhos a alguma distância.
Quando todos os elementos estiverem prontos, nós os fixamos na base. Pode ser qualquer tecido de malha. Por exemplo, uma grande tela de janela (mosquiteiro) ou uma base de treliça de borracha.
E tal elemento decorativo decorará dignamente uma sala de estar ou um quarto de criança.
Como você pode ver, a cor e o formato do tapete de polietileno na técnica pompom são escolhidos a seu critério.
Crochê
Importante! A largura dos pedaços cortados da embalagem (em cm) é igual ao número do anzol. Se a agulha for escolhida corretamente, o tecido ficará uniforme e denso.
Vale ressaltar que você pode tricotar a partir de bolsas usando qualquer padrão: desde o “quadrado da vovó” até padrões complexos para guardanapos.
Se você tem pelo menos habilidades mínimas de tricô, então este sapinho fofo (na foto) está bem dentro das suas capacidades.
Este acessório brilhante deixará o corredor mais ensolarado. E tricotar não é nada difícil, o principal é seguir o padrão à risca.
Tapete interessante feito de fragmentos. Um esquema de cores escolhido corretamente permite que você crie algo criativo. Neste caso, é utilizado o princípio do "quadrado da avó". Fragmentos de diferentes cores e tamanhos são conectados uns aos outros e amarrados com debrum.
Métodos de preparação do fio
Para muitos, a dificuldade não está na confecção do tapete, mas no processo de preparação do material – o fio de polietileno.
Importante! Se você nunca tricotou algo assim antes, tente tricotar um pequeno pedaço de uma das sacolas que você tem. E se tudo der certo, você pode assumir um projeto mais sério.
Para preparar o “fio” dos sacos de lixo, dobre cuidadosamente os sacos no sentido do comprimento e depois corte-os transversalmente em pedaços da mesma largura. Para agilizar o processo, corte não um saco, mas vários de uma vez, empilhando-os cuidadosamente.
Conectamos os segmentos com um nó “anel a anel”.
Outra maneira de conectar peças de polietileno é através do tricô. Quando uma seção termina, a próxima passa por ela e o trabalho continua.
É importante ressaltar que a densidade dos sacos de polietileno varia, e esse fato deve ser levado em consideração na hora de determinar a largura das tiras cortadas. Quanto maior a densidade, mais finas devem ser as listras.
E para criar modelos interessantes e brilhantes você precisará de bolsas de cores diferentes. É melhor que a densidade dos sacos seja a mesma, então o tapete ficará uniforme.
Tapetes de sacolas plásticas: faça você mesmo
Tapete retangular
Alternativamente, um tapete retangular pode ser tricotado a partir de fragmentos multicoloridos.
O fragmento finalizado se parece com isso. E é muito fácil de tricotar.
1 linha. Tricotar 4 pontos corrente e fechar em anel.
Linha 2. No anel resultante, tricote 8 pontos baixos, “diluindo-os” com alças de ar.
Linha 3. Use um marcador de tricô para marcar as linhas dos cantos do fragmento.
Linha 4. Nos cantos, faça 2 pontos baixos e 1 ponto corrente entre os pontos.
O tamanho do fragmento depende apenas do seu desejo e da disponibilidade de “fio”. A cor pode ser alterada durante o processo de fabricação de um fragmento, seguindo o mesmo padrão ou arbitrariamente.
Depois que todas as peças estiverem conectadas, você pode começar a formar o tapete. Para fazer isso, os elementos são dispostos na ordem desejada e depois costurados.
Ou você pode criar uma obra-prima de arco-íris como esta. Este tapete feito de sacos de lixo de cores diferentes é tricotado usando um padrão muito semelhante.
Explore padrões de crochê interessantes que também podem ser usados para criar capachos a partir de sacolas. Com o mínimo de conhecimento e habilidades, você certamente conseguirá implementar esses esquemas na realidade.
Uma combinação interessante de um tapete retangular e redondo não só criará aconchego, mas também deixará o banheiro confortável. Neste caso, não é usado nenhum padrão complexo, mas apenas listras multicoloridas.
Tapete redondo
O padrão mais básico para fazer um tapete de crochê é o seguinte: tricote cinco laçadas de ar e feche-as formando um anel. Faça uma alça de elevação. Em seguida, faça mais um ponto baixo em cada uma das cinco laçadas. Para deixar o círculo plano e não em formato de tigela, adicione de três a cinco pontos em cada carreira subsequente.
O tapete mais simples feito de sacos plásticos tem esta aparência. Apesar de seu laconicismo, tal acessório complementará adequadamente o interior de um banheiro ou corredor.
Tapete feito de fragmentos "Flor africana". Os motivos individuais são conectados uns aos outros durante o processo de tricô ou, depois que o número necessário de elementos foi tricotado, são costurados juntos.
Aqui está uma ideia para um tapete grande. Flores multicoloridas de tamanhos diferentes estão presas umas às outras.
Os modelos redondos, tricotados de acordo com o padrão de uma toalha de mesa ou de um guardanapo grande, parecem especialmente impressionantes.
Esses padrões podem ser facilmente “ajustados” ao tamanho que você precisa. Por exemplo, amarrando o tapete com várias carreiras de pontos altos, ou correntes de 5 (ou 7) laçadas de ar. O principal é escolher o gancho certo para o seu “fio”.
Pode ser vazado ou denso, redondo ou quadrado, tricotado em tecido liso ou a partir de motivos. Um tapete feito de sacos de polietileno com suas próprias mãos é tanto um elemento decorativo para o interior quanto um revestimento prático para o piso.