Ao trabalhar no design de cores de interiores, é necessário resolver vários problemas de uma só vez. É necessário levar em conta a influência da cor no comportamento de humor dos moradores da casa, a percepção psicológica dos tons de cor, a influência da cor na percepção do espaço em um determinado esquema de cores. Imagine como a combinação de cores manterá a harmonia no interior e criará aconchego e paz.

Contente
Para quebrar as regras, você tem que conhecê-las
O setor da construção civil oferece tamanha variedade e diversidade de materiais de acabamento em diferentes tonalidades que um tradicionalista, um amante de decisões arriscadas e um modernista podem realizar o sonho de uma casa onde sua alma possa descansar. Você deve começar com a visualização. Entre na sala e olhe ao redor.
O interior das instalações pode ser projetado como um todo (todos os cômodos no mesmo estilo) ou em detalhes. A cor do piso, teto, paredes, rodapés, portas, janelas, móveis, carpetes – tudo é importante.
Tons claros e sombras na sala de estar e no quarto ampliarão visualmente o espaço. Aqui você sempre terá bom humor, paz e bom descanso. Em cômodos voltados para o norte, use amarelo ensolarado.
Combinações delicadas em tons pastéis no piso, paredes e teto de um quarto infantil acalmam, desenvolvem a criatividade e pacificam. O quarto vermelho é bom para brincar e correr, mas é impossível dormir.
Numa cozinha em tons de azul e branco, a fome é saciada com pequenas porções. E onde predominam o amarelo, o laranja e o verde, ele é consumido de forma excelente.
Cores escuras em um ambiente reduzirão visualmente seu tamanho. Um teto escuro fará com que o ambiente pareça mais baixo. Você precisa escolher cores de forma que elas não cansem você, não fiquem chatas facilmente e não irritem você.
O que a cor diz?
- Vermelho é sobre sexualidade, tensão.
- Brown é depressivo.
- Gray está triste.
- Azul – desconfortável, sonolento.
- Amarelo – ensolarado, alegre.
- Verde é vital, alegre.
"Dependência" de cor
A combinação certa de cores pode fazer maravilhas. Por exemplo, escolher a cor do piso. Nós nos concentramos nas paredes e no teto.
- Pisos escuros feitos de madeira natural (parquete, tábua) ou laminado em um ambiente com paredes e teto brancos farão com que o ambiente pareça maior.
- Um piso escuro, teto escuro e paredes claras vão diminuir a altura e ampliar o ambiente.
- Piso de cor clara, papel de parede claro e teto branco aumentarão a altura do teto.
- Pisos claros, paredes escuras e teto claro deixarão o ambiente mais plano.
Na cozinha, a cor do piso depende do tema: estilo campestre, moderno, clássico. A escolha do material – azulejos brancos ou coloridos, madeira natural em tons de bege, marrom, vermelho, pedra lisa ou estampada, até mesmo concreto – enfatizará a individualidade dos proprietários.
Cores escuras de pisos, rodapés e portas, escolhidas para criar contraste, ficam bem em ambientes com paredes e tetos claros. Portas e rodapés brancos com piso em tons escuros criam mais ar no ambiente e suavizam os detalhes.
Móveis brancos parecem elegantes e nobres em um ambiente com piso e paredes escuros e teto claro. A cor preta do piso é uma tendência da moda em design de cores ultimamente. Aqui você precisa tentar combinar os móveis com a cor para não acabar em um ambiente sombrio e deprimente. O preto forte diluirá o branco fresco. O propósito do ambiente determina a escolha da cor. Este conjunto de cores é ótimo para um escritório em casa ou uma pequena sala de estar. Um corredor escuro com móveis brancos e uma porta parece incomum e ousado. Piso preto no banheiro exige espaço, paredes e teto brancos.
Tabela de compatibilidade de cores
Cada pessoa tem seus próprios gostos estáveis e formados. Moda é moda, mas viver em uma casa cujas paredes são cobertas por papel de parede 3D da moda, embora você ainda goste daqueles pintados ou com um padrão pequeno e discreto, rapidamente se tornará desconfortável e você desejará refazer tudo. Mas como? Para ser elegante e original. Caso tenha alguma dúvida, os designers desenvolveram uma tabela de combinações de cores no interior.
Se a escolha de um único esquema de cores não for adequada para você, use a tabela de compatibilidade. Especialistas selecionaram combinações harmoniosas de duas, três ou mais cores que não cansam os olhos, são psicologicamente relaxantes e terão uma aparência fresca e elegante por muito tempo.
Os amantes de contrastes devem conhecer esses pares. Por exemplo:
- vermelho é oposto ao verde;
- lilás - amarelo claro;
- laranja - turquesa;
- azul - amarelo rico;
- roxo - verde claro.
E vice-versa, você não será acusado de mau gosto se estiver no interior predominante:
- adicione um pouco de rosa e roxo ao vermelho;
- azul - turquesa, esverdeado, lilás, violeta;
- verde - verde claro jovem, azul, turquesa;
- amarelo - laranja e verde claro.
Se o teto for inicialmente baixo (2,40 de um lado e 2,15 do outro) e o comprimento da sala for 9 m, um teto alto ficará bem em combinação com paredes e pisos claros?