O design das guias de esferas é bastante simples, e o mecanismo em si consiste em várias peças principais e algumas auxiliares. Se os primeiros incluem corrediças e esferas de metal, os segundos são representados por vários elementos de travamento e limitadores feitos de metal e plástico.
Para entender o princípio de funcionamento do mecanismo, vamos recorrer ao representante mais simples das guias de esferas — duas seções não separáveis. Neste caso, são dois chamados trilhos, de tamanhos diferentes e com um formato específico em U, o que permite que uma parte seja colocada dentro da outra.
Entre elas (geralmente na parte superior e inferior) há pequenas esferas, que lembram componentes semelhantes de um rolamento. O papel do elemento de travamento, preservando a integridade da estrutura, é desempenhado por uma parte do trilho externo, que em determinado ponto limita o movimento do dispositivo.
Contente
- Tipos de guias de esferas
- O papel das guias de esferas na fabricação de móveis
- Corrediças de gaveta com rolamentos de esferas
- Largura, comprimento e altura da gaveta
- VÍDEO: Como fixar guias de esferas.
- VÍDEO: Substituindo guias telescópicas.
- Corrediças de gaveta com rolamentos de esferas – 50 ideias para fotos:
Tipos de guias de esferas
Dependendo do uso pretendido, as guias de rolamentos de esferas podem assumir diferentes formatos e ter um conjunto exclusivo de funções. Na maioria das vezes, eles são divididos de acordo com as seguintes características:
- Na possibilidade de desmontagem em dobrável e não dobrável;
- PARAo número de "etapas" em duas seções e multisseções;
- TTipos de construção em nível único e multinível.
Como regra, o custo final dos mecanismos não desmontáveis é um pouco menor do que o dos mecanismos fragmentáveis. Tudo isso se deve ao fato de que estes últimos exigem métodos especiais de produção de trilhos e métodos de fixação de bolas neles, o que permitiria que o dispositivo fosse desmontado e montado livremente, sem medo de perder pequenas peças.
O preço final dos guias também é influenciado pelo número de etapas fornecidas, bem como pelo número de níveis envolvidos no sistema. Isso acontece por um motivo semelhante: devido à complicação significativa do design do mecanismo.
O papel das guias de esferas na fabricação de móveis
Apesar de as propriedades úteis dos dispositivos telescópicos terem sido apreciadas em diversas áreas de atividade, a maioria desses mecanismos é utilizada na fabricação de diversos móveis.
Um exemplo marcante são os guarda-roupas com barras dobráveis para cabides, sapateiras e armários com gavetas - em geral, todos aqueles itens que permitem economizar espaço livre no cômodo ou aumentar o conforto de morar nele.
As guias de esferas têm um efeito positivo não apenas na conveniência, mas também na eficiência do uso dos móveis. Fica muito mais fácil guardar e tirar coisas, e graças ao livre acesso, você consegue aproveitar todo o espaço útil do armário.
Corrediças de gaveta com rolamentos de esferas
O objeto de uso mais comum do mecanismo ainda são as gavetas, que são equipadas com todos os tipos de armários e armários. Não é difícil fazer você mesmo os itens domésticos listados, e o desenho do futuro produto só parece complicado.
Depois que todos os cálculos necessários tiverem sido feitos e a estrutura em si tiver sido construída, você deve começar a formar as gavetas e fixar o dispositivo de extração.
Também não haverá problemas em instalar este último em móveis feitos à mão e, antes de calcular os parâmetros das células, você deve selecionar um design específico de guias de esferas. Isso precisa ser feito porque diferentes tipos de mecanismos têm dimensões diferentes (principalmente, espessuras diferentes).
Depois de decidir o tipo de dispositivo telescópico, você pode prosseguir com o cálculo dos parâmetros básicos da gaveta.
Largura, comprimento e altura da gaveta
Ao calcular essa característica, você não pode repetir cegamente as dimensões da caixa.
A isto é necessário adicionar uma lacuna tecnológica, que compensa os erros de medição e garante a livre movimentação dos componentes.
Assim, a largura de uma gaveta é calculada subtraindo-se do parâmetro similar do móvel o dobro da espessura de suas paredes externas, o dobro da espessura do mecanismo e o dobro do tamanho da abertura.
No entanto, seu cálculo é muito mais fácil: basta reduzir a distância disponível pelo tamanho do próximo vão.
Neste caso, a seleção é feita com base nas seguintes considerações:
- Da parte traseira da caixa não deve tocar a parede interna do corpo;
- Do comprimento do dispositivo de extração não deve exceder o comprimento da gaveta, ou isso deve ser levado em consideração no cálculo desta última (adicione o valor necessário ao tamanho da folga);
- EMA altura de uma gaveta geralmente é menor que seu painel frontal. Isso permite que você não se preocupe com o funcionamento do móvel em caso de enchimento excessivo do compartimento.
A abertura tecnológica (gap) não só garante a movimentação das caixas, como também elimina qualquer interação entre elas.
Em outras palavras, é necessário prever uma distância tal que os painéis frontais das seções adjacentes não se toquem, pois esse é o principal motivo dos danos à frente do móvel.
Se as guias não forem removíveis, primeiro você precisará fixá-las nas paredes internas do armário ou suporte e só depois diretamente nas gavetas. No caso de um mecanismo desmontável, não há restrições quanto a isso, ou seja, a instalação das peças correspondentes pode ser realizada em qualquer ordem.
O artigo mais inútil que poderia ser escrito. Água sobre água. Fiquei interessado no tamanho da gaveta para as guias, mas a resposta que recebi não foram números e cálculos, mas algo como: “o tamanho deve ser selecionado com uma lacuna técnica”. Pessoal, ou vocês escrevem normalmente com informações técnicas, ou não escrevem nada.