No entanto, ao começar a construir uma partição você mesmo, é importante não deixar nada passar. Afinal, somente neste caso você consegue obter qualidade e durabilidade adequadas, evitar preocupações desnecessárias durante o processo de instalação e economizar dinheiro.

Contente
- Por onde começar?
- Cálculo dos materiais necessários
- Preparando a ferramenta
- A chave do sucesso: marcação e instalação corretas
- Trabalhando com perfis metálicos
- Comunicações
- Como evitar erros?
- Revestimento de camada única
- Revestimento de camada dupla
- Arco
- Isolamento térmico e acústico
- Acabamento
- O que procurar
- VÍDEO: Divisória feita de gesso cartonado. Tutorial em vídeo. Nós mesmos fazemos isso. Todas as etapas
- 50 Ideias de Fotos DIY para uma Divisória (Parede) de Gesso Cartonado
Por onde começar?
Depois de decidir o local onde você construirá uma parede de gesso cartonado com suas próprias mãos, você pode começar a criar uma lista de materiais e ferramentas. Nesta fase, você precisará fazer uma série de medições que serão necessárias para cálculos posteriores. Não apenas a altura e a largura do cômodo onde a divisória será erguida são importantes, mas também as dimensões da porta e, se houver, das janelas. Depois de registrar todas as dimensões, você pode se munir de uma calculadora e começar a compilar uma lista dos materiais necessários.
Cálculo dos materiais necessários
A lista básica de materiais é a seguinte:
- perfil de guia e cremalheira;
- fita de vedação;
- parafusos e buchas auto-roscantes para fixação do perfil;
- gesso cartonado;
- parafusos auto-roscantes para fixação de placas de gesso;
- viga de madeira para reforçar o perfil ao redor da porta;
- material isolante de calor;
- manga para isolamento de fiação elétrica.
Para evitar gastos desnecessários ou compra de quantidade insuficiente de material, é aconselhável fazer cálculos preliminares. Com gesso cartonado tudo é muito simples: você precisa determinar a área da futura divisória. Para fazer isso, multiplique a altura do cômodo pela sua largura no local onde a parede de gesso cartonado está instalada e subtraia a área da porta do número resultante. Se for planejado um revestimento de gesso cartonado de camada única, o resultado deve ser multiplicado por 2, no caso de um de duas camadas - por 4. Para a parede, é melhor usar folhas padrão com espessura de 12,5 mm. Dependendo das características do ambiente, você terá que escolher entre gesso cartonado simples e resistente à umidade.
O perfil guia é necessário para conectar a parte de suporte da estrutura com o piso e o teto. Com base nisso, simplesmente multiplicamos o comprimento da futura parede por 2 e obtemos a quantidade de perfil necessária. É um pouco mais complicado com o perfil do rack. A distância recomendada entre os postes é de 60 cm, então primeiro você precisa dividir a largura do cômodo medida em cm por 60, descobrindo assim o número necessário de postes. O número resultante é então multiplicado pela altura da sala. Adicione mais dois comprimentos de parede ao número resultante – estes são lintéis para reforçar a estrutura.
Se os planos incluírem uma porta, os postes adjacentes à porta deverão ser reforçados com uma viga de madeira de espessura apropriada. Uma alternativa à madeira pode ser um perfil AU reforçado com paredes espessas. A quantidade é simples: o comprimento de dois batentes de porta mais a largura da porta.
Preparando a ferramenta
Para evitar problemas durante o processo de construção de uma parede de gesso cartonado com as próprias mãos, é necessário preparar com antecedência as ferramentas necessárias para o trabalho. Você precisará de:
- roleta;
- prumo e nível;
- tesouras para metal;
- faca de construção;
- avião;
- chave de fenda;
- ralador.
A chave do sucesso: marcação e instalação corretas
O momento mais importante e responsável na montagem da estrutura da futura divisória é a marcação. É melhor começar do chão. Depois, com o auxílio de um fio de prumo, são marcadas as paredes e o teto. É muito importante não esquecer algumas nuances:
- Ao marcar uma parede de gesso cartonado, é necessário amarrá-la a duas paredes perpendiculares a ela e fazer a média das leituras. Sem fazer isso, você pode acabar com um cômodo com curvatura visual, já que ângulos retos são muito raros em edifícios, e a parede oposta à divisória pode ficar oblíqua em relação às outras duas.
- A linha que você desenhou é um guia para a colocação do perfil guia e, consequentemente, a divisória se projetará além dessa linha pela espessura das folhas de drywall, gesso e material de acabamento.
Trabalhando com perfis metálicos
Depois de terminar a marcação, você pode começar a fixar o perfil guia. Ela é colocada usando fita de vedação. O perfil guia é fixado com buchas e parafusos auto-roscantes. Deve haver um espaço de no máximo 50 cm entre os fixadores. As bordas do perfil guia devem ser fixadas sem falhas.
A próxima etapa da montagem da estrutura é a instalação e fixação do perfil do rack ao longo das bordas da guia. Em seguida, os postes do batente da porta são instalados frente a frente. A distância entre eles deve levar em consideração o revestimento de gesso cartonado que será instalado. Em seguida, são instalados os demais racks, sendo o primeiro localizado a uma distância de 55 cm da parede, e os subsequentes dispostos em intervalos de 60 cm.
A distância entre os postes é medida a partir de seus centros. Recomenda-se inserir primeiro o perfil de suporte na guia inferior e depois na superior. Os postes são fixados somente após verificação de sua posição com um fio de prumo ou nível. Caso haja um espaço habitável no andar de cima, é aconselhável utilizar película de construção ao assentar o perfil. Colocá-lo no ponto onde dois perfis se encontram ajudará a evitar o rangido característico que ocorre quando a carga aumenta brevemente.
O próximo passo será a instalação de escoras horizontais projetadas para reforçar a estrutura. Para isso, você precisa cortar o perfil no comprimento necessário, que é igual ao intervalo entre os postes mais 30 cm. Em seguida, na base do corte, são feitas marcas de cada lado a 15 cm da linha de corte. Depois disso, a lateral do perfil é cortada em um ângulo de 45 graus, com uma inclinação da borda até a marca, e recebe o formato de U. A peça de trabalho é colocada entre os postes e fixada. As orelhas resultantes são fixadas na parte externa do perfil de suporte.
Os lintéis horizontais das aberturas de portas e janelas são instalados de maneira semelhante. No entanto, se eles forem planejados para serem redondos, será necessário fixar um espaçador adicional entre o poste e o lintel no ângulo necessário.
Comunicações
Um ponto importante ao criar uma parede de gesso cartonado é a instalação da fiação elétrica. Primeiro, ele é passado através de uma capa protetora corrugada de metal ou plástico não inflamável. Em seguida, são feitos furos de diâmetro adequado no perfil de suporte, nos locais necessários. Nesse caso, é importante dobrar as bordas do furo para um lado e dobrá-lo para evitar danos à fiação. Em seguida, os fios são puxados até os pontos necessários da estrutura.
Como evitar erros?
O revestimento de gesso cartonado não é uma tarefa difícil, mas requer o cumprimento de certas regras. Portanto, para evitar o aparecimento de fissuras por recalque, recomenda-se deixar uma folga de 10-15 mm na borda inferior da parede, na junção das placas de drywall com o piso. E os parafusos são aparafusados na placa de gesso com uma profundidade de 1 mm de forma que a cabeça não atravesse a camada superior de papelão.
A estanqueidade das chapas na junta depende do corte correto. O melhor resultado será alcançado com a seguinte ordem de ações. Após colocar a folha sobre uma superfície plana, são tiradas medidas e a borda é marcada com um lápis. Uma camada de papelão é cortada ao longo da linha delineada com uma faca de construção, então a borda do suporte é colocada sob a linha de corte e o gesso é cuidadosamente quebrado. A folha é então virada e colocada novamente com a linha de corte na borda do suporte. A segunda camada de papelão é cortada, mas não completamente, e cuidadosamente lascada.
Revestimento de camada única
Esta é a melhor opção se você não planeja fixar itens pesados nas paredes. Em possíveis pontos de instalação de luminárias de parede, é necessário reforçar a placa de gesso com madeira compensada ou construir um espaçador adicional na estrutura.
Se você só tiver acesso a placas de gesso menores que a altura do seu apartamento, isso pode ser facilmente corrigido sem comprometer a resistência da parede. É simplesmente necessário aproveitar a experiência de profissionais ao criar uma parede com suas próprias mãos. O espaço não coberto pela folha é coberto com fragmentos do tamanho necessário. Neste caso, é necessário evitar que as costuras coincidam no mesmo nível, portanto, em toda a parede, é necessário alternar folhas inteiras e seus fragmentos. Ou seja, se na primeira fileira uma folha for costurada na parte inferior e um fragmento for costurado na parte superior, na próxima fileira deverá haver um fragmento na parte inferior e uma folha inteira na parte superior.
Todas as juntas do drywall devem ser chanfradas. Se não houver afinamento da chapa em direção à borda, ela deverá ser formada usando uma plaina. A borda da folha é afinada em um ângulo de aproximadamente 22 graus, mas de tal forma que uma redução de espessura de no máximo 4 mm seja observada na linha de corte. As bordas da placa de gesso adjacentes aos limites da parede, ao contrário, devem ser isentas de chanfros.
Revestimento de camada dupla
O revestimento de parede com gesso cartonado de camada dupla é utilizado quando é necessário instalar uma divisória de alta resistência. As regras para revestimento não são muito diferentes do revestimento de camada única, com uma exceção: as juntas das placas de gesso cartonado na camada inferior do revestimento não precisam necessariamente ser processadas formando um chanfro. Ele só será necessário nas folhas da camada superior.
Ao cobrir a moldura, também é importante garantir que as costuras não coincidam. Para fazer isso, a camada superior é costurada com um deslocamento de metade da largura da folha. Além disso, é importante aumentar o número de pontos de fixação. Portanto, se com revestimento de camada única é suficiente fixá-lo com parafusos auto-roscantes em intervalos de 25-40 cm, então com revestimento de camada dupla é necessário fixá-lo em um perfil em intervalos de 15-20 cm.
Arco
Se você quiser fazer uma abertura de porta ou janela semicircular, você mesmo pode dobrar um pedaço do tamanho necessário. Para fazer isso, você precisará de uma moldura com o raio necessário, que pode ser feita com restos da mesma placa de gesso e barras.
Depois de preparar tudo o que é necessário, corta-se um pedaço de placa de gesso do tamanho necessário. Em seguida, uma das suas faces deve ser furada com um rolo de agulhas e umedecida com uma esponja até formar um espelho d'água. Depois disso, a peça de trabalho é movida para uma estrutura pré-preparada e suavemente dobrada. As bordas são fixadas e deixadas nessa posição até secarem. Depois de uma hora, você pode remover os grampos e, se a peça de trabalho não estiver solta ao toque, você pode começar a instalação.
Primeiro, o arco de gesso cartonado é fixado no centro e nas bordas, depois os parafusos são parafusados em todos os pontos de contato entre o gesso cartonado e a estrutura. Ao fixar a chapa inicialmente, é importante não apertar demais os parafusos, deixando a cabeça 1-2 mm acima da superfície. As tampas são afundadas depois que a folha está completamente seca.
Isolamento térmico e acústico
Uma parede de gesso cartonado vazia é como um tambor que não armazena calor. Portanto, cuide imediatamente do isolamento térmico e acústico. A quantidade necessária de material é calculada com base na área da parede e na espessura do perfil. A escolha do material depende inteiramente de suas preferências e capacidades financeiras. Uma análise comparativa dos materiais mais comuns pode ajudar você a se orientar.
Material | Vantagens | Imperfeições |
Lã mineral | Durabilidade
Não queima Não apodrece | Ao colocar, precauções devem ser tomadas
Requer vapor e impermeabilização |
Lã de rocha | Não queima
Não apodrece | Alto custo
|
isopor | Preço acessível
Facilidade de instalação | Está pegando fogo
Requer impermeabilização |
Poliestireno | Força
Facilidade de instalação | Está pegando fogo
O custo é maior que o da espuma de poliestireno |
O material de isolamento acústico é colocado antes de cobrir o segundo lado da parede. É importante compactar o material, evitando espaços entre a estrutura e as camadas de isolamento térmico. Além disso, antes de instalar, certifique-se de que a fiação elétrica esteja conectada a todos os pontos designados na parede.
Acabamento
Primeiro, você precisa colocar uma grade de montagem ao longo das juntas da parede de gesso e nivelar a depressão formada pelos chanfros com o nível geral da parede com massa inicial.
Recomenda-se reforçar o canto da porta usando um canto de construção. Ele é colocado sobre a massa inicial e pressionado firmemente contra a superfície. Em seguida, com o auxílio de uma espátula, retire o excesso de massa, nivelando simultaneamente a divisória ao nível geral. É aconselhável tratar o canto entre as paredes com serpyanka.
O passo final é remover qualquer irregularidade ou aspereza. Para isso, é necessário tratar todos os locais onde os parafusos são fixados com massa de acabamento, tratando simultaneamente todas as fissuras e lascas que aparecem durante o trabalho. Após a secagem da massa, é importante alisar a superfície utilizando uma tela abrasiva e desempenadeiras. Se você planeja pintar a parede ou cobri-la com papel de parede fino no futuro, você definitivamente deve tratá-la com um primer.
O que procurar
É importante realizar todo o trabalho em uma temperatura ambiente não superior a 15 graus. Mesmo que você esteja trabalhando com gesso cartonado impermeável, tome cuidado para impregnar a superfície com um composto impermeabilizante pelo menos na área das juntas. Ao trabalhar com gesso cartonado, evite movimentos bruscos. Este é um material bastante durável e até mesmo folhas grandes podem ser colocadas de forma independente, o principal é fazer isso sem solavancos.
Que mau gosto nas fotos no final, f*da-se. Estilo pathos rural