Ao decorar o quarto de uma criança, os pais são guiados por considerações de praticidade, segurança e apelo visual. Mesmo ao escolher algo como uma colcha para cama de criança, existem algumas nuances. Os acessórios para o quarto de um filho não são menos importantes do que para o quarto de uma filha.
Contente
Como escolher a colcha certa para a cama de um menino
A idade do dono do quarto desempenha um papel importante na escolha da capa para berço. Para a infância, um produto pequeno de 100*150 cm é adequado. O melhor material para um cobertor para um recém-nascido será flanela natural ou flanela. Pais que se preocupam com a saúde do bebê preferem tecidos de algodão natural. Mas tecidos totalmente de algodão amassam facilmente, então a melhor opção pode ser o algodão com uma pequena porcentagem de fibra artificial, pois ele mantém o formato e é mais fácil de lavar. Os tecidos sintéticos não amassam e são fáceis de lavar, mas não deixam passar o ar, não absorvem bem a umidade, acumulam eletricidade estática e atraem poeira. Um coletor de pó que pode causar alergias não tem lugar na cama de um bebê. Crianças pequenas precisam tirar uma soneca durante o dia, então um cobertor macio e quente manterá o bebê aquecido. Mais caro, mas também o mais quente, é um cobertor feito de lã natural de ovelha ou camelo. Mas, como os bebês adoram colocar tudo na boca, um cobertor de lã não seria a melhor escolha.
Ao comprar um cobertor para uma criança mais velha, um aluno mais novo ou um adolescente, a naturalidade e a qualidade do material da colcha não são menos importantes.
Ao contrário da cama dos pais, onde a ordem é rigorosa durante o dia, a cama de uma criança em idade pré-escolar ou adolescente é usada ativamente. As crianças brincam nele, deitam-se, leem livros e até comem. As dimensões do produto são selecionadas para esconder completamente a roupa de cama, o que a protegerá de contaminação. Para a cama de um adolescente, são adequadas colchas com dimensões padrão de 1,5.
Ideias para decoração de quartos infantis
Não há cânones rígidos para decorar um local para dormir, mas para se estabelecer como uma dona de casa de bom gosto e incutir um senso de estilo em seu filho, você deve seguir algumas regras simples:
- Decida você mesmo se a colcha vai se integrar ao design geral do interior ou se vai se tornar um destaque brilhante na decoração do quarto;
- Para um quarto em estilo campestre ou provençal, o modelo de colcha Handmade, confeccionada na técnica patchwork ou em crochê com fios grossos, é ideal;
- Para um adulto, a praticidade vem em primeiro lugar, mas para uma criança, é a atratividade externa. As crianças menores vão adorar colchas com estampas de seus desenhos animados favoritos, enquanto os adolescentes vão adorar formas abstratas, figuras geométricas, carros retrô, estilo urbano e xadrez;
- Ao escolher itens de interior para o quarto de uma criança, é melhor levar em consideração seus interesses e desejos. Para que a pequena pessoa se sinta confortável e tranquila nele;
- Uma ótima opção para quarto infantil é uma colcha dupla face, ela não só dura mais, como também pode ser usada para dar um toque de frescor à decoração do quarto. Selecionando 2 conjuntos de cortinas para combinar com os diferentes lados da colcha, você pode mudar periodicamente o interior do quarto das crianças
- Colchas de seda e cetim ficam chiques no quarto de uma mãe, mas são inapropriadas e desconfortáveis na cama de uma criança.
Cor, textura do tecido e seu significado
A gama de cores das colchas infantis para meninos é ampla e variada. Não importa o quanto você queira fazer do quarto do seu filho um padrão de estilo comprando uma colcha que se encaixe perfeitamente no interior, não se esqueça da opinião da criança. Convencionalmente, podemos distinguir 3 períodos na idade de uma criança:
- De 0 a 3 anos. Nesta fase, o bebê é completamente dependente da mãe. Tons pastéis são adequados: azul, bege, menta com pequenos padrões. Tons delicados têm um efeito calmante e não irritam a psique sensível da criança.
- De 3 a 10 anos. Nessa idade, as crianças procuram ídolos e adoram assistir desenhos animados. Um cobertor com um personagem de desenho animado favorito será do gosto do seu filho. Levando em consideração os gostos e interesses do seu filho, você pode comprar uma capa com cavalos, carros, gatinhos ou equipamentos militares. A estampa baseada no enredo do desenho animado é sempre brilhante e multicolorida e vai decorar o quarto de uma criança.
- De 10 a 16 anos. Um adolescente quer se estabelecer como adulto, então ele rejeita tudo que é infantil. Respeite seus desejos, o interior deve ter formas e linhas rígidas, colchas com formas geométricas, temas urbanos, estilo minimalista japonês, etc. são ideais. As cores preferidas são escuras e ricas: grafite, bordô, azul profundo, marrom e preto.
Para garantir que as cores durem muito tempo e que o produto não fique deformado após lavagens frequentes, você precisa comprar colchas em lojas de tecidos especializadas de fabricantes confiáveis.
Já decidimos que um cobertor para um menino de qualquer idade deve ser macio, agradável ao toque, hipoalergênico e prático. Para entender qual material é o certo para você, vamos comparar os tecidos mais populares:
Têxtil | Prós | contras |
Velo | Macio, quente, barato, fácil de lavar | A fibra artificial, chamada de "pilling", não mantém bem sua forma |
Algodão (flanela) | Natural, respirável, barato, prático, brilhante, higroscópico | Enruga-se facilmente e desbota |
Cetim | Natural, bonito, brilhante, sem rugas, durável, | escorregadio |
Lã | Quente, macio e respirável | Nem todo mundo gosta de pelos, eles podem ser causadores de alergias, lavagens frequentes são contraindicadas |
Microfibra | Não encolhe, absorve bem a água, macio, resistente ao desgaste, respirável | Tecido totalmente sintético, acumula eletricidade estática e atrai poeira, caro, pode causar alergias |
Poliéster | Alta resistência ao desgaste, fácil remoção de sujeira, não estica, não desbota | Eletrifica, não deixa passar ar, não absorve umidade, escorregadio |
Agora está claro que cada tipo de tecido tem suas próprias vantagens e desvantagens. Por isso, os fabricantes encontraram um meio-termo na forma de materiais mistos. A solução ideal para uma colcha para um menino de qualquer idade seria um modelo acolchoado leve feito de algodão com adição de fibras sintéticas. Um cobertor macio, quente, bonito, durável, sem rugas e antiderrapante – o que poderia ser melhor para uma moleca?