Durante o processo de movimentação ou utilização do móvel, podem aparecer rachaduras, lascas e arranhões. Às vezes, as finanças não permitem comprar móveis novos e, às vezes, não é prático porque os móveis em si estão em excelentes condições. Um produto profissional – cera para móveis – ajudará a reparar os danos.

Este produto universal, projetado para tratar produtos de madeira, pode ser usado tanto em superfícies limpas quanto em superfícies laminadas e envernizadas.
Esta mistura não pode ser substituída por parafina ou outros análogos tingidos na cor desejada, pois sua textura e propriedades são diferentes. Este produto é fixado com segurança em rachaduras e não sai com água.
Contente
Tipos de cera para móveis
As misturas são divididas nos seguintes tipos:
- Macio;
A cera macia dá às superfícies de madeira um acabamento suave e proporciona o tom desejado aos grãos da madeira. - Sólido;
Esta cera é pré-aquecida para tornar o material de madeira mais macio e facilitar a aplicação. - Líquido.
Todos os cantos, roscas e chanfros são impregnados com essa cera com máxima eficiência.
Macio é usado se você precisa atualizar a aparência dos móveis e dar a eles uma aparência mais atraente, remover pequenos arranhões e pequenas rachaduras e reparar amassados e lascas superficiais.
Antes de aplicar, é necessário preparar a área a ser tratada: secar e remover qualquer resíduo de tinta ou verniz. Em seguida, o produto é aplicado esfregando na quantidade necessária e deixado por 25 minutos.
O excesso é removido com uma faca, e a área tratada é polida com um pano de feltro ou guardanapo de algodão. Se os arranhões forem significativos, o tempo de espera pode ser aumentado.
A cera dura desempenha as mesmas funções restauradoras que a cera macia, mas esse material é mais eficaz na eliminação de danos profundos devido à sua consistência mais espessa e densa. O melhor efeito estético obtido com o uso de material sólido é obtido devido às suas vantagens, como alta resistência e resistência a impactos mecânicos.
É mais trabalhoso de usar, mas restaura perfeitamente defeitos graves. Antes de aplicar, ele deve ser derretido e resfriado por alguns segundos para melhor aderência. Se necessário, retire o excesso com uma faca e limpe com um guardanapo.
A cera líquida contém aditivos sintéticos que ajudam a atingir a consistência líquida necessária. A vantagem desse tipo é a facilidade de aplicação com pincel, penetrando em eventuais rachaduras e arranhões.
A cera de restauração pode ser encontrada na forma de misturas pastosas, cremosas ou oleosas, diferindo em composição, consistência, método de aplicação e natureza do dano (profundidade do arranhão, etc.).
Vantagens e desvantagens do uso
A cera profissional é uma excelente solução se você deseja atualizar a aparência dos seus móveis e, objetivamente, este produto tem muito mais vantagens do que desvantagens.
Entre suas vantagens vale destacar:
- Boas propriedades repelentes de água;
- Removendo lascas, rachaduras, preenchendo juntas e dando uma nova aparência aos móveis;
- Brilho agradável;
A madeira encerada fica sedosa e brilhante. - Material ecológico e uso de diluentes feitos de componentes naturais;
- Preservação do relevo natural;
- Rápida absorção e secagem;
- Variedade de cores.
A cera restaura perfeitamente a textura da madeira, remove arranhões e vários defeitos e torna a cor mais rica e suave.
Entre as desvantagens do uso de tal produto estão suas baixas propriedades de proteção para móveis em comparação ao verniz. Além disso, eles não conseguem “cobrir manchas” que aparecem devido à exposição ao sol, umidade e outros fatores.
Como escolher corretamente
A escolha do agente restaurador depende da cor, tipo e composição.A paleta de cores é bastante impressionante.
Quase todos os tipos são baseados na mesma composição, contendo substâncias naturais:
- Cera (de abelha ou de carnaúba);
- Óleos (oliva, linhaça, etc.);
- Ésteres de coníferas;
- Resina de madeira;
- Óleo secante.
A escolha da consistência depende da área da superfície danificada e da profundidade das fissuras. Cera líquida é adequada para arranhões superficiais e múltiplos.
É melhor escolher uma mistura sólida se as lascas e rachaduras forem grandes e exigirem restauração cuidadosa.
Soft é valorizado por sua rica paleta de cores e facilidade de uso.
A cera vem em diferentes formas. Para remover pequenos danos, será conveniente comprar um lápis de cera.
Para tratar uma área grande, é melhor comprar um recipiente grande.
Como usar
Para que o produto seja bem absorvido pela madeira, é necessário preparar a área a ser restaurada. Para isso, é necessário remover o pó. O revestimento deve ser removido de superfícies envernizadas ou polidas usando um solvente.
Dependendo do tipo de cera, são utilizadas diferentes ferramentas para aplicá-la: espátula, pincel, pincel, etc. A composição final é aplicada em uma camada bem fina e uniforme. É melhor deixar qualquer mistura na superfície por pelo menos uma hora para melhor adesão e endurecimento. O excesso é retirado com uma faca e polido com um guardanapo.
A cera profissional pode dar nova vida a móveis antigos, removendo defeitos como rachaduras, lascas e arranhões. Hoje em dia, ele é cada vez mais utilizado não apenas para fins de restauração, mas também para fins decorativos, no tratamento de móveis novos. Possui propriedades repelentes de água, o que protege contra danos por muitos anos.