O uso de elevador a gás em móveis de cozinha é uma das formas mais modernas de melhoria. Este mecanismo simples pode ser instalado por você mesmo em qualquer armário para que as frentes abram bem e fechem suavemente. Este artigo é sobre quais tipos de mecanismos de elevação existem, sua instalação e qual elevador de móveis a gás é melhor.

Um elevador de gás para móveis é uma estrutura específica que abre e segura portas de armários. É feito de aço. O objetivo principal é abrir os armários de parede para cima.

Como funciona um elevador a gás? O princípio é muito simples, baseado na ação de amortecedores hidráulicos e molas a gás. Quando a porta é aberta manualmente em dez graus, seu movimento subsequente de até 90 graus ocorre automaticamente.
O dispositivo consiste em:
- botões;
- corpo cilíndrico externo;
- buchas de plástico;
- canal de reinício de gás;
- mancais de deslizamento;
- válvula de gás;
- haste de elevação;
- cavidades externas e internas;
- antera e selo;
- vedação e pistão.
O design é completamente hermeticamente fechado; o cilindro é preenchido com um gás inerte – nitrogênio – em condições de fábrica, o que cria a pressão necessária durante a compressão. O mecanismo não pode ser desmontado ou reparado.
Vantagens do elevador a gás:
- retenção segura de fachadas abertas na posição superior – vários armários podem ser abertos ao mesmo tempo;
Usar um elevador a gás para armários superiores é conveniente e prático - o movimento da porta é autorregulável;
Abertura e fechamento convenientes de móveis em uma cozinha funcional - pode ser aberto com uma leve pressão, eliminando a necessidade de alças;
- os armários abrem silenciosamente e fecham lentamente;
As portas do armário abrem com facilidade, suavidade e segurança - geralmente o mecanismo tem alta resistência à corrosão;
A qualidade do dispositivo é indicada pelo material de que é feito e pela força necessária para fechar o mecanismo. - Há uma grande variedade de elevadores disponíveis para venda, para fachadas de diferentes tamanhos e pesos.
Contente
Mecanismos de elevação usados para abrir portas
Um elevador de gás de cozinha é uma estrutura de elevação que pertence aos suportes. É usado em armários com portas que abrem para cima. Esta não é a única maneira de abrir fachadas, mas a maioria dos fabricantes a prefere.
Os mecanismos de elevação são um dos tipos mais populares de ferragens para móveis.
Eles vêm em diferentes tipos, com aplicações diferentes:
- mecanismos de elevação dobráveis – para fachadas de vários níveis;
Mecanismo de elevação dobrável para o nível superior com grandes fachadas - dobrável – para os armários mais altos;
Elevador dobrável para armários de parede altos com frentes de duas partes - subindo verticalmente – para todos os armários de parede;
Mecanismo de elevação paralelo - dispositivos rotativos – se houver muito pouco espaço;
O pequeno elevador giratório tem um tamanho de instalação pequeno e é adequado para armários pequenos, como acima da geladeira ou acima do armário de armazenamento. - mecanismo de elevação mecânico - um dispositivo universal que pode abrir para cima, para baixo, para cima e para baixo;
O elevador mecânico é um mecanismo acessível para abrir fachadas de móveis para cima/baixo - elevadores de gás de elevação – abrem silenciosamente, muito suavemente, há um tipo de abertura para baixo, automática e por fricção.
Escolhendo um elevador a gás para armários de cozinha
Elevadores a gás para móveis são selecionados com base em três parâmetros.
- Força de compressão. Primeiro, você precisa determinar o peso da fachada – quanto maior, mais “forte” o elevador a gás deve ser. Os modelos dos fabricantes têm uma classificação de 60-140 Newton. Para determinar com precisão a força de compressão necessária, você precisa multiplicar o peso da porta com ferragens por dez. Isso pode ser feito usando calculadoras especiais de carga de elevação de gás da Internet. Para levantar um kg de fachada são necessários 10 Newtons.
- Dimensões. O comprimento da estrutura de elevação depende diretamente do tamanho da porta que está sendo aberta.
- Estrutura. Pode ser passo a passo ou automático. Passo a passo - esta é uma porta com uma maçaneta. A automática abre com esforço manual mínimo e fecha sozinha depois de algum tempo; não é necessário nenhum identificador para isso.
Qualquer elevador pode ser vendido com ou sem um conjunto de dobradiças. Alguns designs de fabricantes podem ser instalados e removidos sem o uso de ferramentas porque têm um suporte de travamento com formato especial.
Auto-instalação de elevador de gás em armário de cozinha
Elevadores a gás modernos criam condições práticas e confortáveis na cozinha. A vida útil do dispositivo depende diretamente da instalação correta. O processo de instalação não é complicado e pode ser feito facilmente de forma independente.
Regras básicas de instalação:
- É melhor instalar dois elevadores de gás em uma porta para que ela não fique empenada com o tempo;
- mecanismos com força superior a 100 Newton não são muito utilizados, apenas para fachadas grandes e pesadas, e estes são raros;
- A porta com mecanismo de elevação é ajustada por dobradiças com as quais ela é fixada ao batente. As dobradiças podem ser suspensas ou semi-suspensas;
- Antes de montar a caixa, você deve instalar os acessórios nas laterais - isso é mais difícil de fazer em uma caixa já montada;
- o elevador a gás é fixado à fachada quando todo o acabamento estiver concluído e outros acessórios já estiverem seguros;
- O elevador automático é instalado de acordo com as instruções.
Para instalar um elevador a gás, você precisará de uma furadeira, chave de fenda, chave de fenda, fita métrica, régua, martelo, alicate e lápis. Primeiro, são feitas medições e os furos são marcados. Você pode colocar o mecanismo nas paredes do armário da maneira que quiser. Antes da instalação, você deve determinar o ângulo de abertura das portas: quanto mais próximo o ponto de montagem estiver da borda frontal do painel lateral, maior será o ângulo de abertura da porta.
Os elevadores a gás variam em tamanho, características técnicas, etc.
Pelo método de fixação.
- Usando um grampo de mola. Um método simples no qual o dispositivo é montado na cabeça dos fixadores. Isso é feito com um clique, sem necessidade de conhecimento ou ferramentas especiais.
- Usando um prato. A fixação também não é complicada, é feita com parafusos.
Use os segredos da instalação do elevador
O processo leva literalmente alguns minutos. O elevador a gás geralmente é usado nos módulos superiores, o que facilita a abertura. Nas partes inferiores dos móveis, ele atua como um batente quando a porta é aberta para baixo. Para evitar ajustes constantes na fachada, é aconselhável instalar elevadores a gás em ambos os lados.
A parte superior do dispositivo geralmente é fixada na lateral da caixa, por dentro, a 29 mm da parte inferior da prateleira superior e a 37 mm da borda da parede lateral. Seu comprimento depende do tamanho do móvel. A parte inferior é montada na fachada a uma distância da extremidade interna, que depende da altura interna do gabinete:
- se a altura for 190 mm, a distância será 50 mm;
- a uma altura de 264 mm – distância 84 mm;
- se a altura for 365 mm – a distância é 128 mm.
Acontece que o comprimento do suporte na posição aberta será de 164, 244 e 355 mm, respectivamente.
O processo de fixação do elevador a gás na cama também não é complicado, oferecendo muitas vantagens:
- economiza espaço;
- amortecimento de fechamento;
- protege a base da destruição prematura;
- tem durabilidade suficiente;
- proporciona segurança e facilidade de uso;
- O elevador foi projetado para aproximadamente 20.000 ciclos de dobra e desdobramento.
Elevadores a gás para camas podem ser marcados com 600-1200 Newton, dependendo do peso deste móvel. Depois de instalar o elevador a gás na cama, você deve verificar se o dispositivo de elevação está funcionando corretamente. Caso contrário, ajuste.
Conclusão
A fixação conveniente das portas ao armário é o elemento mais importante do seu uso normal. O elevador de gás nas frentes da cozinha simplifica muito a operação, fazendo com que seja possível esquecer a abertura espontânea de portas e portas empenadas. Este produto pode funcionar em quaisquer condições de temperatura.