Sem um elemento como uma dobradiça de móvel, não conseguiremos abrir ou fechar as portas dos armários. Este é um componente importante do mobiliário. Seja um guarda-roupa, uma mesa de cabeceira, um aparador ou uma mesa, com a ajuda das dobradiças podemos abrir as portas para cima, para baixo, para os lados em um determinado ângulo. Hoje em dia, existem muitos tipos de acessórios para móveis, a escolha é simplesmente enorme.
Contente
O que é e como funciona?
O que são dobradiças para móveis? Trata-se de um mecanismo fixado na parede e na parte frontal do móvel, com sua ajuda as portas podem abrir em um ângulo específico. Essas dobradiças diferem em estrutura, sistema de fixação e desempenham funções diferentes.
Dobradiças de quatro dobradiças são comuns hoje em dia. Este design é bastante despretensioso e durável, fácil de instalar. Este mecanismo é tão robusto que você pode abrir e fechar as portas dos móveis infinitamente. Seu ajuste é permitido em três planos. A dobradiça de quatro dobradiças é composta pelos seguintes elementos:
- placa de montagem,
- xícara,
- ombro.
As dobradiças são montadas na fachada com um copo e fixadas na estrutura do móvel com uma placa de montagem. Todo o mecanismo é fixado com parafusos auto-roscantes. O ombro serve como uma espécie de alça e um elo de conexão entre a placa de montagem e o copo. Todos os elementos são conectados entre si por um mecanismo de quatro dobradiças. Há um parafuso de ajuste na barra, ele permite ajustar a fachada em relação à base.
Tipos de dobradiças para móveis
Este tipo de ferragens, como as dobradiças para móveis, que atualmente são produzidas, utilizadas na montagem de móveis e que podem ser adquiridas em qualquer loja de ferragens, estão divididas nos grupos apresentados na tabela.
Tipos de loops | Descrição |
Sobrecarga. | Este tipo permite que você conecte firmemente as portas à base em um ângulo de 90 graus. É usado em todos os lugares, em muitas peças de mobiliário.
|
Semi-aéreo. | Essas dobradiças, em comparação com as dobradiças superiores, diferem porque apresentam uma leve curvatura em sua estrutura. Via de regra, eles são utilizados quando é necessário montar diversas fachadas em uma parede de móveis.
|
Internos ou, como também são chamados, insertos. | Elas são bem parecidas em aparência com as semi-suspensas, mas com a ajuda delas as faixas são montadas dentro da base.
|
Canto. | Elas são instaladas em móveis de canto, as portas são fixadas na base em um determinado ângulo. Essas dobradiças permitem abrir as folhas em 30, 45, 90, 135, 175 graus.
|
Anúncios. | Este tipo de dobradiça conecta as portas ao painel falso. Eles são usados principalmente na montagem de móveis de cozinha, ou seja, armários embaixo da pia. Eles também são montados em uma base colocada diretamente contra a parede.
|
Inverso. | Permite que as portas abram em um ângulo de 180 graus.
|
Piano. | Esse tipo de dobradiça é produzido há muito tempo – até mesmo durante a União Soviética. Hoje em dia, elas raramente são vistas em qualquer lugar, exceto talvez em itens antigos de interior. Eles eram considerados os mais duráveis.
|
Jogos de cartas. | Eles são semelhantes aos de piano; o mecanismo consiste em duas placas, montadas sincronizadamente em uma dobradiça. Eles são usados quando é necessário fazer móveis em estilo retrô.
|
Mezanino. | Mezanino. Este tipo de dobradiça é utilizado para fachadas que abrem verticalmente, ou seja, na vertical. Eles são montados principalmente em armários de cozinha.
|
Secretários. | Eles parecem aqueles de cartas ou de piano. São utilizadas em tipos de móveis onde a porta fica na horizontal e deve abrir para baixo.
|
Lombardo. | Eles são usados principalmente na produção de mesas dobráveis. Neste caso, a faixa pode abrir 180 graus. |
Existem muitas variedades de dobradiças para móveis. Este elemento de encaixe, atualmente produzido, é dividido em tipos que diferem entre si em alguns aspectos:
- em primeiro lugar, o local onde as dobradiças devem ser montadas;
- em segundo lugar, as matérias-primas destinadas à produção;
- em terceiro lugar, a separabilidade da estrutura;
- em quarto lugar, pelo método de fixação;
- em quinto lugar, uma característica distintiva do mecanismo.
De acordo com sua categoria, podem ser divididas em suspensas e de embutir, possuem estrutura em cartão e são fixadas na base e na fachada. A diferença é que para dobradiças de embutir é preciso fazer um pequeno recesso onde a placa deve ser colocada. Entre outras coisas, eles são divididos em destacáveis e universais, e diferem em resistência. O tipo universal de dobradiças pode suportar uma carga substancial, o que significa que a probabilidade de as portas se acomodarem no futuro será significativamente reduzida. Os destacáveis são divididos em esquerdos e direitos - é assim que eles diferem dos universais, que são fixados em uma fachada que abre em qualquer direção.
As dobradiças de parafuso consistem em duas partes proporcionais, que são cilindros, e têm furos para parafusos. Essas dobradiças podem ser instaladas em qualquer porta. Mas elas têm uma desvantagem: as portas, fixadas com dobradiças aparafusadas, não podem ser removidas. A opção mais comum são as dobradiças ocultas. Quando as portas estão fechadas, elas ficam invisíveis. Eles podem ser fixados em qualquer fachada e possuem um mecanismo universal – três eixos rotativos. A instalação é bastante complicada, sendo melhor que seja feita por um especialista. Você também pode encontrar um tipo de laço de dupla face. Permite que as portas abram tanto para fora quanto para dentro.
Seja qual for o tipo de dobradiça, elas devem ser fortes e duráveis - essas são as principais qualidades que devem ser lembradas ao escolher dobradiças para móveis.
Como escolher corretamente as dobradiças dos móveis
Muitos fabricantes de dobradiças para móveis produzem ferragens de baixa qualidade porque querem economizar na produção. Para adquirir um produto de qualidade, vale a pena observar a espessura do metal. Se for fino, é melhor recusar a compra. Vale a pena prestar atenção ao preço equivalente - é melhor não comprar acessórios baratos. A quantidade do produto é baseada no tamanho da fachada e seu peso. As dobradiças devem ser fortes, isso determina quanto tempo elas podem durar.
Para escolher dobradiças para móveis, você precisa considerar como irá instalá-las. Muitas pessoas prestam atenção ao local onde foram feitas. Afinal, a maioria dos acessórios é produzida na China e lá, como se sabe, são fabricados sob diferentes marcas, inclusive algumas bem conhecidas. É importante prestar atenção ao certificado do produto, se a matriz controla a produção, já que a maioria das empresas populares abre filiais na China.
Normalmente, os fabricantes de móveis selecionam cuidadosamente os acessórios, dando preferência a marcas que têm uma reputação positiva.
Como usar dobradiças de móveis corretamente
Para que as portas fechem e abram suavemente, não haja vãos entre a base e a fachada e as portas sejam fixadas de maneira uniforme, é necessário instalar corretamente as dobradiças dos móveis. Como você sabe, as dobradiças têm copos de diâmetros diferentes - é essa parte da estrutura que é inserida no recesso perfurado na madeira. Os mais populares têm um diâmetro de 35 milímetros.
Para instalar corretamente, você precisará de uma fita métrica, um furador, uma furadeira, uma chave de fenda ou uma parafusadeira elétrica, uma furadeira Forstner e parafusos autoatarraxantes. Mas primeiro você precisa fazer marcações e determinar o centro do futuro recesso. É necessário que haja 5 mm do copo até a borda da porta ou 23 mm da borda até o meio do recesso. Agora perfuramos a abertura a uma profundidade tal que o copo caiba completamente ali, o principal é não perfurar o material. Colocamos as dobradiças na fachada preparada e, se necessário, alinhamos com uma tira. Quando tudo estiver alinhado e a tira encaixar como uma luva, fixamos com parafusos usando uma chave de fenda ou uma furadeira.
Como podemos ver, os tipos de dobradiças para móveis podem ser diferentes e sua instalação não apresenta nenhuma dificuldade; todo o trabalho pode ser feito em casa. Nesses casos, quando as portas ficam empenadas e começam a ranger, você pode facilmente substituir os acessórios antigos por novos, e os móveis durarão muito tempo.