Bordas autoadesivas para móveis
A fita de borda autoadesiva para móveis é uma tira estreita de melamina, cloreto de polivinila, plástico ABS ou outro material.

As bordas dos móveis são um elemento útil tanto para artesãos que fazem móveis com as próprias mãos quanto para qualquer proprietário. Com sua ajuda, você poderá revitalizar utensílios antigos e protegê-los da destruição rápida. Talvez nem todos entendam de que invenção útil estamos falando. Então vamos descobrir o que são bordas para móveis, quais são os tipos e para que servem.

Proteção de borda
Graças à borda, o aglomerado ganha proteção contra lascas, inchaços e outras deformações,

Se você faz móveis com suas próprias mãos, está familiarizado com a necessidade de processar as pontas. Após o corte da laje, esse procedimento é necessário. Será especialmente útil para aglomerado, pois água e sujeira podem entrar em cortes desprotegidos.

Usando bordas de móveis
O uso de bordas para móveis é uma etapa obrigatória na produção de móveis.

Neste caso, o produto se deteriorará mais rapidamente. As bordas de móveis são usadas especificamente para processar cortes.

Postforming e Softforming são métodos de altíssima qualidade para afiar extremidades de aglomerado, feitos em máquinas especiais.
Postforming e Softforming são métodos de altíssima qualidade para afiar extremidades de aglomerado, feitos em máquinas especiais.

Este produto é um material de acabamento, uma tira estreita de melamina ou outros materiais, projetada para fixação nas extremidades dos móveis. Suas principais funções são protetoras e decorativas. Ele esconde os locais onde a camada de aglomerado fica visível por dentro. Sabe-se que este é um material de cavacos de madeira e tem uma aparência um tanto inestética. Nesse caso, as bordas dos móveis são uma verdadeira salvação.

Borda de PVC para móveis
As bordas de PVC para móveis são consideradas, com razão, uma proteção durável e de maior qualidade para a extremidade de uma peça.

A segunda função é protetora. Além de proteger os móveis em si, ajuda a evitar ferimentos e rasgos nas roupas. As bordas serradas do aglomerado são afiadas e muitas vezes danificam roupas, e você também pode se machucar ao usá-las. Eles são especialmente perigosos para a cozinha e o quarto das crianças. Por isso, é essencial processar as bordas. E as bordas para móveis são mais adequadas para esse propósito.

Diferença de borda
Diferença entre revestimento de PVC de 0,4 e 2 mm

Variedades

Tipos de arestas
Tipos populares de bordas para móveis

Existem vários tipos de bordas. Elas variam principalmente dependendo da composição, espessura e aparência.

Borda de melamina
As bordas de melamina com cola são as mais econômicas, mas não as de melhor qualidade.
arquivo:///home/elena/%D0%A0%D0%B0%D0%B1%D0%BE%D1%87%D0%B8%D0%B9%20%D1%81%D1%82%D0%BE%D0%BB/%D1%80%D0%B0%D0%B 1%D0%BE%D1%82%D0%B0/kromka-iz-abs---prochnyj-i-nadezhnyj-termicheskij-plastik-udoben-pri-ehkspluatacii.jpg
Fita de borda ABS – plástico térmico durável e confiável, fácil de usar
Borda de PVC
As bordas de PVC são muito populares para revestir as extremidades dos painéis de aglomerado.

Então, apresentamos os tipos mais populares.

Visualizar Descrição
Melamina O mais comum para uso doméstico. Esta é uma fita de melamina com uma camada de cola na parte de trás que é ativada pelo calor. É barato, mas a qualidade não é ótima; Ele tem medo de umidade e sua vida útil é curta, mesmo com manuseio cuidadoso.
Feito de PVC A melhor opção em termos de preço e qualidade. Usado na maioria dos produtos modernos. É uma fita de PVC de 2 ou 0,4 mm. O mais grosso é usado para processar as laterais externas, e o mais fino é usado para cortes na parte de trás do produto. Esse tipo de processamento é realizado apenas na produção, pois requer uma máquina especial.
Feito de plástico ABS Também é uma boa opção, semelhante à anterior, só que com uma composição mais ecológica. É extremamente raro encontrá-lo à venda. Utilizado na produção de móveis na fábrica.
Perfil T rebaixado É raramente usado na produção moderna, mas pode ser encontrado à venda. Esta é uma opção mais confiável que as anteriores. O perfil T tem uma base mais forte e maior espessura. É feito principalmente de aglomerado laminado. Possui uma junta de espiga. O perfil possui espigas que são inseridas nas ranhuras do móvel (pré-furadas).
Perfil de sobreposição C 18 É usado há bastante tempo. Ele ainda é popular na fabricação de móveis, tanto em fábricas quanto em casa. É uma tira de aglomerado não flexível que é colocada sobre a parte cortada da placa e fixada com pregos líquidos. É muito fácil de usar, por isso é amplamente utilizado na fabricação de móveis "faça você mesmo". A desvantagem é a sua localização. A borda se projeta alguns milímetros além do móvel, aumentando assim seu tamanho, e assim a sujeira fica presa sob a saliência.
Perfil T rebaixado
Perfil T de encaixe – inserido em uma ranhura fresada na extremidade do aglomerado
Perfil U suspenso
O perfil U C18 é uma boa opção, pode ser usado para aglomerado em casa
Folheado para bordas
O folheado não é o material mais popular para bordas; trabalhar com isso requer habilidades especiais

Em condições domésticas, as bordas de melamina são as mais utilizadas. É fácil de usar e está amplamente disponível no mercado de construção.

Borda acrílica
Borda acrílica com imagem 3D (PMMA-3D)
Borda de PVC Rehau
A borda de PVC mais popular na Rússia é a Rehau, que tem uma ampla gama de cores.

Aplicando a borda com as próprias mãos

Nós mesmos colamos a borda
É bem possível obter essa vantagem em casa

Só é possível processar cortes usando bordas de PVC na produção. Este procedimento é fácil de solicitar ao comprar lajes ou como um serviço separado. Mas se você só precisa consertar móveis antigos, ou simplesmente não quer ir até um fabricante, você pode processar os cortes dessa maneira em casa.

Nós colamos a borda
Nós colamos a borda com nossas próprias mãos em casa

Para fazer isso, você precisa comprar bordas de melamina. Prepare também:

  • um secador de cabelo ou um ferro velho
  • lixa;
  • faca de papelaria ou de construção;
  • trapo;
  • um suporte com função de fixar peças (um torno ou a ajuda de alguém bastam).
Ferramentas e materiais
Ferramentas e materiais para afiação

Vamos adquirir mais destreza e podemos começar a trabalhar.

  1. Fixe a peça com o lado de trabalho voltado para cima.

    Nós colocamos a fita
    Colocamos a fita de borda na peça
  2. Meça o comprimento da borda a ser processada e corte a quantidade necessária de borda, deixando alguns centímetros de sobra, pois ela encolherá um pouco quando aquecida.

    Selecionando a aresta
    Selecione a borda e corte no tamanho desejado
  3. Agora aplique o material de revestimento no produto e aqueça-o completamente com um ferro ou secador de cabelo.

    A parte está fixa
    A peça é fixada e a borda é cortada com uma margem de alguns centímetros, aquecida com um ferro
  4. Antes que esfrie e a cola endureça, é preciso passar um pano na superfície, alisando e pressionando o material.

    Nós pressionamos a fita
    Antes que esfrie, você precisa pressionar a fita de borda firmemente com um pano.

Conselho!

Trate áreas de 30-40 centímetros gradualmente. Isso resultará em menos danos e erros.

  1. Depois de trabalhar toda a superfície dessa maneira, passamos para a etapa final. Agora você precisa cortar o excesso. Para fazer isso, pegue uma faca de construção ou de escritório, segure-a em um ângulo em relação à placa e corte o excesso de material.

    Corte o excesso
    O excesso é cortado, primeiro as partes das pontas são cortadas, e depois as que vão junto
  2. Processamos os cortes com lixa, eliminando a afiação dos mesmos. Tenha cuidado ao manusear para não danificar a laje.

    Esfregue com lixa
    Após os restos serem cortados da peça, todas as bordas ao longo das bordas da peça são lixadas com uma faca.
  3. Limpe o produto com um pano úmido para remover poeira e sujeira – o trabalho está feito.

    Borda colada
    Borda colada nas extremidades da peça

Dessa forma, você pode processar itens pequenos, mas os maiores devem ser deixados para um profissional.

Vantagens e desvantagens do processamento doméstico

Sempre haverá vantagens e desvantagens no autoprocessamento. Via de regra, há mais aspectos positivos. Neste caso, a vantagem indiscutível é a rapidez e o preço da obra. Você não precisará esperar o produto chegar da produção, não precisará fazer um pedido e retirá-lo. Naturalmente, se você fizer o trabalho sozinho, você só paga pela vantagem.

A desvantagem é a escolha limitada, já que você só pode aplicar bordas de melamina, sobreposições ou perfis de encaixe (que são bem raros) por conta própria.

É muito fácil tratar uma superfície pequena com bordas de melamina, e é melhor fazer isso em casa. Mas um produto grande que requer bordas de PVC é melhor deixar para profissionais.

Vídeo: Tipos de bordas finais de aglomerado laminado