A parte principal de cada armário são as prateleiras, graças às quais é organizado o armazenamento compacto de vários itens. Uma vida útil longa e de alta qualidade depende diretamente da confiabilidade e da fixação correta das prateleiras.

Não é difícil consertar prateleiras suspensas em um armário; basta fazer marcações, observando níveis horizontais. Caso contrário, o peso será distribuído de forma desigual sobre a superfície da prateleira, e a carga em uma fixação será muito maior do que na outra. No futuro, ele quebrará e a prateleira cairá, havendo a chance de a parede do armário acabar sendo muito danificada.

Contente
Tipos de fixações de prateleiras de armários
A opção mais simples são os parafusos autoatarraxantes. Eles vêm com cabeças escareadas e arruelas de pressão.
Os parafusos têm uma marcação de dois dígitos: o primeiro número indica o diâmetro da rosca, o segundo - o comprimento total. Quanto maiores os valores desses parâmetros, maior pode ser a carga sobre o parafuso.
Para a instalação, utilize uma chave de fenda ou furadeira elétrica. Para evitar rachaduras no produto, utilize uma furadeira com diâmetro de rosca menor para fazer os furos de fixação.
Vantagens de fixar prateleiras com parafusos:
- facilidade de uso;
- baixo custo.
Imperfeições:
- a cabeça do parafuso é visível (pode ser mascarada com tampões especiais);
- baixa carga permitida;
- Após vários ciclos de montagem e desmontagem, as propriedades de fixação serão perdidas.
Os parafusos Euro, ou os chamados confirmats, diferem dos parafusos simples por serem mais grossos, terem um passo de rosca maior, uma cabeça cilíndrica e uma extremidade romba.
Os parafusos Euro mais populares são os de 50 e 75 mm. O primeiro tipo é bom para trabalhar com aglomerado de 16 mm de espessura. O segundo é aconselhável para aglomerado de 26 mm.
Para instalar as prateleiras, utilize uma chave sextavada, uma broca de confirmação ou duas brocas comuns com diâmetro de 5 mm para a rosca e 7 mm para a cabeça. Usando uma broca especial, você tem a capacidade de furar simultaneamente ambos os elementos para a rosca do parafuso e a cabeça.
Vantagens da fixação com parafusos Euro:
- é possível apertar as peças;
- fixação forte;
- parecem mais agradáveis esteticamente do que parafusos autoatarraxantes.
Imperfeições:
- a tampa é visível na superfície (facilmente escondida com tampões),
- como com parafusos simples, instabilidade durante a montagem e desmontagem.
É mais prático usar buchas para móveis em combinação com elementos de aperto: duas buchas e um parafuso Euro têm uma aparência mais estética do que dois parafusos Euro, e a confiabilidade da fixação será muito maior.
Um acoplamento excêntrico, ou o chamado mini-fix, que consiste em uma haste, uma bucha e um excêntrico. Existem modelos sem buchas - então a haste é parafusada na peça, mas essa fixação é menos resistente a repetidas montagens e desmontagens.
O excêntrico pode ser localizado em uma caixa decorativa de metal ou plástico. Você pode escolher uma cor que combine com seus móveis. Tem uma aparência muito original e não há necessidade de escondê-la.
Para instalar a junta usando mini-fixes, você precisará de uma broca de 5 mm com batente e uma fresa Forstner de 20 mm.
Vantagens:
- invisível do lado de fora do móvel;
- não há necessidade de escondê-lo dentro do produto;
- você pode juntar as peças;
- formação de conexão acessível;
- facilidade de fixação de prateleiras;
- Não é proibida a montagem e desmontagem múltipla.
Imperfeições:
- custo relativamente alto;
- disponibilidade de uma ferramenta especial;
- a força de fixação é menor que a dos parafusos Euro.
O encaixe de canto, apesar de uma série de vantagens, praticamente não é utilizado em modelos de móveis modernos, pois é grande e tem aparência inestética.
Este tipo de fixação inclui o próprio acoplador, duas buchas e dois parafusos de cabeça escareada. Para a instalação, você precisará de: uma furadeira, uma chave sextavada, uma chave de fenda para apertar buchas de metal ou um martelo para as de plástico que precisam ser parafusadas.
Vantagens:
- a conexão tem alta resistência;
- marcação básica de furos;
- facilidade de instalação;
- pode ser montado e desmontado muitas vezes;
- invisível do lado de fora do produto;
- existe a possibilidade de apertar as peças.
Imperfeições:
- tamanhos grandes;
- aparência inestética;
- pode interferir na instalação de outros elementos.
Seleção de acessórios para montagem de prateleiras
Prateleiras em estantes e armários de roupas de cama são feitas principalmente de aglomerado, mas os armários de cozinha podem usar metal ou vidro. Portanto, ao escolher ferragens para prateleiras, você deve considerar o material de que elas são feitas e o método de fixação desejado.
Para prateleiras que não serão submetidas a cargas pesadas, qualquer tipo de ferragem pode ser usada.
Prateleiras de vidro devem ser montadas somente em suportes superiores especiais. Em seu interior há uma junta de borracha que evita deformações na frágil superfície do vidro. Se as prateleiras suportarem uma carga pesada, é melhor usar suportes.
Atualmente, o mercado oferece uma grande variedade de modelos de fixadores, mecanismos retráteis e rotativos, fáceis de instalar por conta própria. Escolha apenas acessórios de alta qualidade – eles lhe servirão fielmente por muitos anos.
Eu compro painéis da mesma cor, corto na loja (de graça) no tamanho entre as prateleiras, coloco nas laterais e coloco as prateleiras - as desvantagens são o preço e o estreitamento das prateleiras, caso contrário, as vantagens